9 Coisas para Fazer em Cusco à Noite

Quer conhecer Cuzco à noite? Atreva-se a passear pelas suas ruas, visitar os seus miradouros e, acima de tudo, desfrutar da sua vida nocturna.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 8 minutos

9 Coisas para Fazer em Cusco à Noite

Cuzco por la noche |©Leandro Ordonez

Entre os planos que Cuzco oferece, as actividades nocturnas são, sem dúvida, as mais importantes. Embora muitas delas também possam ser feitas durante o dia, a noite dá-lhes um toque místico e mágico que vale a pena experimentar. Desde passear pelas ruas até entrar em museus ou explorar os miradouros, Cuzco reserva-lhe muitas surpresas.

A vida nocturna é muito ativa nesta cidade. É possível visitar bares e discotecas e passar uma noite em grande. Esses lugares oferecem uma variedade de bebidas e comidas que você certamente vai adorar. Se preferir cozinhar para si mesmo, uma aula de culinária nocturna será a melhor opção para si.

1. Fazer um passeio noturno por Cuzco

Ruas de Cuzco à noite|©Saurabh Thakur
Ruas de Cuzco à noite|©Saurabh Thakur

Reservar uma excursão em Cuzco à noite é uma das experiências obrigatórias durante a sua visita a esta mítica cidade peruana. Terá a oportunidade de explorar as principais atracções turísticas e os locais mais famosos. Além disso, à noite, você verá uma perspetiva diferente do que durante o dia, será como conhecer um lugar diferente.

Geralmente, o passeio começa no centro histórico da cidade. Passará pela Praça de São Francisco, pelo jardim botânico, pelo Colégio Nacional de Ciências e Artes e pelo Arco de Santa Clara. Outros pontos de interesse incluem a Plaza de Armas, a Catedral e a Igreja da Companhia de Jesus. Estas duas últimas vão impressioná-lo. De facto, recomendo que reserve o seu bilhete para a Catedral e para a Igreja da Companhia de Jesus.

Finalmente, passará pela Calle del Sol, o Palácio do Inca Pachaquteq, a Igreja de Santo Domingo e o Templo de Qoricancha. A visita completa dura cerca de duas horas e é sempre feita a pé, pelo que convém usar bom calçado.

Reservar uma visita guiada a Cuzco

2. Visitar a Plaza de Armas

Praça de Armas de Cuzco|©Pablo Pola Damonte
Praça de Armas de Cuzco|©Pablo Pola Damonte

A Praça de Armas de Cuzco é um dos lugares mais emblemáticos da cidade. Embora seja normalmente um destino frequente durante o dia, explorá-la à noite tem um toque mais especial. Depois de escurecer, a praça fica iluminada e tudo ao seu redor, inclusive a Catedral. É um cartão postal incrível. Esta praça está normalmente incluída se reservar o autocarro turístico de Cuzco.

A arquitetura colonial deste local tem o poder de transportar os visitantes para uma era passada. Perto da praça também há uma variedade de actividades e lugares que valem a pena visitar, especialmente restaurantes. Pode aproveitar a ocasião para provar um delicioso jantar ao estilo peruano. Alguns dos locais oferecem um ambiente animado com música ao vivo. Outros são lojas de artesanato.

Vale a pena notar que esta praça está muitas vezes incluída nas visitas guiadas à cidade, pelo que pode poupar tempo e dinheiro reservando uma destas visitas. Se não lhe apetecer fazer uma visita guiada por toda a cidade, um passeio pela praça ao pôr do sol é uma excelente forma de terminar o dia. A melhor experiência pode ser apenas sentar-se num dos bancos e desfrutar da atmosfera e ver os habitantes locais a passear.

Reservar o autocarro turístico de Cuzco

3. Acampar na Montanha Arco-Íris

07 Montanha das Cores|©inca travel Agency
07 Montanha das Cores|©inca travel Agency

Reservar uma excursão para a Mont anha das Cores é uma obrigação. Este famoso destino turístico está localizado a apenas algumas horas de Cuzco e é um lugar ideal para acampar.

Se reservar uma excursão de campismo, o guia dar-lhe-á todo o tipo de pormenores sobre o local e a razão das suas cores impressionantes. Antes do pôr do sol, é possível fazer várias paragens ao longo do caminho para apreciar a paisagem - tire todas as fotografias que quiser! Finalmente, chegará à zona de campismo específica. Desfrute do pôr do sol e observe o céu estrelado da noite.

Na manhã seguinte, levante-se cedo para ver o nascer do sol, uma experiência inesquecível! Depois do pequeno-almoço, inicia-se a viagem de regresso à cidade. Antes de chegar, há sempre uma paragem para almoço. O melhor de fazer estas excursões a partir de Cuzco é que os organizadores incluem tudo o que é necessário para garantir o seu conforto.

Reserve uma excursão à Montanha Arco-Íris

4. Não perca o Museu de Arte Pré-Colombiana

Museu de Arte Pré-Colombiana|©Manutses
Museu de Arte Pré-Colombiana|©Manutses

Entre os melhores museus de Cuzco está o Museo de Arte Precolombino que fecha suas portas às 22h. Se você está procurando coisas para fazer à noite em Cuzco, esta é uma das melhores opções. O custo de uma visita a este museu é de aproximadamente 5 euros.

O Museo de Arte Precolombino é o lar de uma impressionante coleção de arte pré-hispânica peruana. Os objectos que poderá ver incluem jóias, têxteis, artigos de metal e cerâmica, entre outros. Todos foram meticulosamente trabalhados pelos povos antigos deste país.

Para além de ver a vasta coleção de arte, pode aprender sobre a história e a cultura peruanas. Os guias do museu explicarão todos os pormenores e factos importantes sobre a história do país. Aproveite esta oportunidade para aprender e ter uma experiência muito enriquecedora. Uma das vantagens mais notáveis de visitar este museu à noite é que encontrará menos pessoas do que durante o dia e a sua visita será mais tranquila e relaxada.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 5 euros.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 8 às 22 horas. A hora máxima de entrada é às 21:30h.
  • Localização: Plaza de las Nazarenas 231, Cuzco, Peru.

5. Passeio pelo bairro de San Blas

Bairro de San Blas -Cuzco-.|©Diego Muñoz
Bairro de San Blas -Cuzco-.|©Diego Muñoz

Entre as melhores atividades que você pode desfrutar em Cuzco estão os passeios noturnos pelo Barrio de San Blas. Este lugar tem uma encantadora atmosfera boémia cheia de magia e música. Poderá passear pelas suas ruas iluminadas por lanternas e fachadas coloniais.

Para além da sua atmosfera pitoresca, o bairro de San Blas tem uma história que remonta aos tempos do Império Inca. Nessa altura, o seu nome era T'oqokachi, que significa "gruta de sal". Tal como hoje, ali viveram importantes famílias dedicadas ao artesanato e à arquitetura.

Ao percorrer o Barrio de San Blas, verá diferentes lojas e oficinas que permanecem abertas até altas horas da noite. Aí encontrará produtos artesanais feitos de têxteis ou metal, e até muitas obras de arte - não hesite em comprar uma e levá-la consigo para casa! Entre os locais específicos que podem ser visitados está a Igreja de San Blas. Depois, pode escolher um dos restaurantes dos arredores para desfrutar de um bom jantar.

6. Visitar os miradouros de Cuzco

Miradouro da Plaza San Blas, Cuzco|©Paul Salisbury
Miradouro da Plaza San Blas, Cuzco|©Paul Salisbury

Ao redor de Cuzco há uma variedade de colinas que oferecem vistas panorâmicas de tirar o fôlego da cidade. É possível visitar os miradouros à noite para ver Cuzco totalmente iluminada e admirar a paisagem.

  • Mirador de San Blas: Este é um dos miradouros mais populares e está localizado numa grande praça com fontes e bancos de onde se pode ver o pôr do sol. Também está localizado a poucos quilómetros da popular pedra dos 12 ângulos, muito popular na cidade.
  • Mirador de San Cristobal: Situado perto da praça principal. Graças à altura da sua localização, poderá obter uma excelente vista panorâmica. Pode chegar-se a ele a partir da Cuesta Suecia e da rua Dom Bosco. Outros miradouros famosos são os miradouros de Santa Ana, Cristo Blanco e Pachacutec.

Explorar estes locais dar-lhe-á algumas das melhores vistas do Peru. Eu recomendo ir ao nascer ou ao pôr do sol para apreciar as melhores cores no céu.

7. Assistir a um espetáculo de dança folclórica

Dançando na praça pública de Cuzco|©German Jesus Galvez
Dançando na praça pública de Cuzco|©German Jesus Galvez

As danças folclóricas peruanas são um espetáculo que você deve ver quando visitar Cuzco. É uma atividade que pode ser desfrutada durante o dia ou à noite. Durante as actuações, poderá ver os trajes coloridos dos dançarinos e as suas coreografias variadas. Tudo o que se vê tem um significado profundo na cultura deste país.

O custo médio destes espectáculos é de cerca de 15 euros e têm uma duração máxima de duas horas. Normalmente, estes espectáculos de dança são realizados em restaurantes perto da Plaza de Armas e o preço indicado inclui jantar e bebidas. Desta forma, pode desfrutar de um delicioso jantar, boa música e dança.

Normalmente, estes espectáculos incluem seis danças e 10 canções. Cada uma delas é executada com instrumentos andinos. Alguns espectáculos contam histórias da região, por isso, para além de se divertir, pode aprender um pouco mais sobre Cuzco. Algumas das danças que provavelmente verá são:

  • A dança da tesoura: É cheia de cor e o "Danzaq" dança com duas tesouras nas mãos.
  • O huayno: É a mais popular e é normalmente executada em várias festividades e carnavais. É considerada como uma dança de namoro ou de enamoramento.

8. Observar o céu noturno no Planetário de Cuzco

Planetário de Cuzco|©Discover Corps
Planetário de Cuzco|©Discover Corps

muitas coisas para fazer em Cuzco. De facto, é uma cidade conhecida pelas suas paisagens. Além das montanhas e das belas vistas panorâmicas, oferece belos céus noturnos. Por esta razão, recomendo que faça um passeio astronómico para explorar as estrelas que iluminam a noite neste canto do planeta Terra.

Por estar localizada nos Andes peruanos, Cuzco tem uma localização privilegiada para a observação de estrelas. É possível encontrar zonas com pouca poluição luminosa que permitem observar as estrelas com maior nitidez. Para fazer este passeio astronómico, é necessário reservar a experiência no Planetário de Cuzco. Normalmente inclui o transporte, uma palestra informativa, uma projeção e a observação das estrelas através de telescópios especiais.

Enquanto se faz esta observação, os guias contarão a história e as curiosidades de cada estrela ou constelação. Para além disso, vai adorar estar neste planetário, pois está rodeado de paisagens naturais. Desfrutará de uma noite tranquila, longe do barulho da cidade e cheia da magia do céu noturno de Cuzco.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 25 euros.
  • Horário de funcionamento: das 18:00 às 20:00 horas.
  • Localização: Fundo Llaullipata, Carretera a Sacsayhuamán Km2.

9. Visitar bares e discotecas em Cuzco

Loki Bar Cusco|©Mark Earley
Loki Bar Cusco|©Mark Earley

Em Cusco também se pode visitar diferentes discotecas e clubes noturnos ideais para passar a noite com os amigos. Há um plano para todos. Dependendo se gostas de dançar, cantar ou apenas beber, encontrarás o plano ideal para ti nesta cidade.

  • Um dos lugares que recomendo é La Chupitería: o bar de shots, onde se pode desfrutar de pequenos shots de licor e boa música para dançar até tarde da noite. Também podes pedir comida para acompanhar as tuas bebidas e ter uma noite melhor.
  • Se preferir um lugar mais relaxado e tranquilo, ideal para comer e beber, recomendo-lhe que visite o Mollys Irish Bar Cusco. Este sítio fica aberto até à uma da manhã, pelo que terá de regressar ao seu hotel a essa hora.
  • Finalmente, podes ter em conta a oferta de bares de karaoke na cidade. Na verdade, há muitos sítios que pode visitar. Por exemplo, o Vocé Karaoke, o Woodstock Karaoke e o My Way Club Karaoke. A maioria destes bares fecha as suas portas às três da manhã.