10 razões pelas quais vale a pena fazer uma excursão a Pompeia a partir de Roma
Visitar Pompeia é algo único que todos nós deveríamos fazer pelo menos uma vez na vida. A sua proximidade com Roma, além disso, torna-a o destino perfeito para uma escapadela de um dia da capital italiana.

Panorâmica de Pompeia | Denise Jones
Sim, já lemos mil vezes que Roma é a Cidade Eterna e, na verdade, o ditado não está errado: Roma é um museu ao ar livre com inúmeras ruas, praças, fontes e recantos para descobrir.
Mas se tiver algum tempo para fazer uma escapadela durante a sua viagem, Pompeia é o destino por excelência: existem várias combinações de excursões já organizadas que lhe permitirão visitar esta joia arqueológica única no mundo sem ter de se preocupar com nada.
Ainda não está convencido? Fazer uma excursão a Pompeia a partir de Roma completará a sua viagem: tome nota destas razões pelas quais visitar Pompeia a partir de Roma é uma boa escolha.
1. Tem um dos sítios arqueológicos mais bem conservados do mundo
A principal razão pela qual vale a pena visitar Pompeia é porque é uma cidade recorde. Apesar de não ter sido vítima da erupção vulcânica mais poderosa da história, é um dos primeiros episódios de erupção de um vulcão narrados e contados em primeira pessoa.
Na manhã de 24 de agosto de 79 (há quase dois mil anos!), o Vesúvio entrou em erupção e destruiu com a sua lava tudo o que encontrava no seu caminho: ruas, casas, templos... Os habitantes da cidade de Pompeia, que nem sabiam que aquela montanha que avistavam no horizonte não era uma montanha, mas um vulcão, mal tiveram tempo de fugir.
O resultado? Uma cidade única no mundo, petrificada sob a lava, da qual grande parte das ruínas se conservou em muito bom estado, apesar das circunstâncias. Não há nenhum lugar igual em todo o planeta e tanto a sua história como a sua paisagem, as suas ruínas e os vestígios do que um dia foi esta antiga cidade romana não deixam ninguém indiferente.
2. É um paraíso para arqueólogos, historiadores e amantes da natureza
Não há dúvida de que Pompeia é a Meca para historiadores e arqueólogos que viajam pelo mundo para admirar os vestígios (incrivelmente bem conservados) desta cidade que ficou paralisada sob um manto de lava.
O plano da cidade é muito fácil de identificar: as suas ruas empedradas mantiveram-se tal como estavam há dois mil anos e irá percorrer templos, casas, palácios... Também foram preservadas as termas, o fórum onde acontecia a vida social da cidade... até mesmo o que parecia ser um bar!
Os vestígios arqueológicos de Pompeia permitiram que historiadores de todo o mundo estudassem e descobrissem como era a vida naquela época e pudessem transmitir isso aos visitantes para que participássemos dessa interessante aventura. Aqui está uma reportagem da National Geographic sobre o assunto que recomendo ler antes de ir a Pompeia.
Terá até a oportunidade de ver os restos petrificados de mais de 10 cidadãos (adultos e crianças) que ficaram paralisados pela lava enquanto tentavam fugir da erupção do Vesúvio. Pompeia é um verdadeiro museu ao ar livre que não tem comparação em nenhum outro lugar do mundo. E poderá ver tudo ao ar livre enquanto dá um passeio!
3. Percorrer as suas ruínas com uma visita guiada é (quase) como viajar no tempo
Se visitar um local histórico com um guia especializado já é um valor acrescentado à visita, se escolhermos Pompeia para fazer uma visita guiada, teremos acertado em cheio. A experiência com um guia profissional fará-nos viajar no tempo: mergulhar-nos-á na vida da antiga Pompeia, nas rotinas dos seus cidadãos, dir-nos-á a que parte da cidade corresponde cada uma das casas ou templos que iremos vendo...
Por um momento, perderá a noção do tempo e terá a sensação de ser mais um cidadão da antiga e dinâmica Pompeia. Além disso, ele contará mais detalhes sobre como foi a erupção do Vesúvio, cuja lava destruiu toda a cidade.
Em suma, prepare-se para mergulhar nos costumes de uma das cidades históricas mais bem preservadas do mundo.
4. Subir ao Vesúvio é uma experiência única
O responsável por tudo isso continua de pé no horizonte, como se guardasse a cidade que ficou paralisada no tempo. A vista panorâmica é espetacular e pode ser apreciada assim que você chega à zona, mas se quiser dar um toque especial à sua visita, não hesite em ir até o Vesúvio e até mesmo subir até o topo para ter as vistas mais espetaculares da baía de Nápoles e das ruínas de Pompeia.
Quantas vezes já viu a cratera de um vulcão? Provavelmente poucas (ou nenhuma), então, nada melhor do que estrear essa experiência subindo um dos vulcões mais famosos do mundo. Não vou enganá-lo, a subida não é muito fácil, é bastante íngreme e requer um mínimo de preparação física, mas garanto que vale a pena. Já que chegou até aqui, como vai perder a joia da coroa?
Leve água (ou compre lá mesmo), proteja-se do frio se for no inverno e não se esqueça de um boné se for na primavera ou no verão e comece a subida sem pensar muito. Vale a pena!
5. Tem afrescos com mais de 2000 anos
Ao longo do percurso pelas incríveis ruas de pedra de Pompeia, você perceberá que há edifícios que ficaram petrificados sob a lava, mas sua estrutura permanece em perfeito estado. Você poderá até ver os detalhes de alguns afrescos que se conservam, apesar de terem mais de 2000 anos!
É claro que o seu anfiteatro não pode competir com o Coliseu Romano, mas a sua autenticidade e o ambiente em que está localizado tornam-no um lugar incrivelmente autêntico. Não será difícil imaginar a vida social que acontecia no fórum, como era a vida dentro das casas, os costumes nos templos...
6. Oferece tranquilidade, natureza e ar livre
É verdade que em Roma passará grande parte do tempo percorrendo suas ruas e praças e desfrutando de seus terraços (que não são poucos!), mas não deixará de estar em uma grande capital onde o trânsito, o barulho e o caos estão na ordem do dia.
Para completar o seu dia com um dia de tranquilidade, ao ar livre e rodeado pela natureza, Pompeia é uma ótima ideia. Assim que chegar, o Vesúvio irá recebê-lo no horizonte, poderá dar um grande passeio pelas ruínas arqueológicas da cidade e, se se atrever, poderá completar o dia com uma subida à cratera do vulcão ou um passeio pela baía de Nápoles à beira-mar. Parece idílico, não é?
Na minha opinião, se procura um verdadeiro contraste em relação à sua visita a Roma, Pompeia é o seu destino. Outras cidades como Florença ou Pisa, ou mesmo a Toscana, também são destinos potenciais, mas precisaria de mais tempo para as visitar e, num único dia, não conseguiria ver nem mesmo o mais relevante. O melhor seria deixá-las para uma viagem futura, onde possa dedicar-lhes mais tempo exclusivamente, e optar por um dia ao sol e ao ar livre na zona de Pompeia e Nápoles.
7. É possível incluir uma visita a Nápoles
A proximidade com Nápoles faz com que muitas das visitas guiadas a Pompeia a partir de Roma incluam uma passagem pela capital da pizza para saborear a verdadeira receita napolitana.
Por um pouco mais do orçamento, poderá incluir esta paragem na sua excursão, o que lhe permitirá fazer uma pausa para comer, ter boas vistas panorâmicas da cidade e assim evitará ter de se preocupar em levar o almoço ou ter de comprar algo de pior qualidade nos arredores de Pompeia.
A sua massa típica com bordas grossas, a exquisez dos seus queijos e a suavidade da base de tomate vão deixá-lo maravilhado, mesmo com uma simples pizza Margarita. E tudo isso acompanhado pelo ambiente napolitano mais autêntico. Um plano fantástico para completar a sua viagem a Roma! Deixo aqui uma lista com os melhores lugares para comer durante a sua excursão a Pompeia.
8. Existem excursões organizadas a partir de Roma
A procura para visitar Pompeia é tanta que saem diariamente de Roma excursões para grupos organizados que incluem ida e volta em transporte privado, entradas com acesso sem filas ao parque arqueológico, visita guiada e até mesmo refeição. O melhor de tudo é que a visita guiada é feita em português, então se não fala inglês ou italiano, não terá problema.
Se também quiser aproveitar para visitar outros locais emblemáticos próximos, como o próprio Vesúvio ou até Nápoles, existem rotas que o levam a conhecê-los no mesmo dia.
Você também pode escolher entre excursões totalmente privadas, nas quais apenas você e seus acompanhantes participarão, ou optar por uma opção mais econômica, na qual você se juntará a um grupo um pouco maior de viajantes. Tudo depende do seu orçamento e do tempo que você tem disponível, então não se preocupe, porque você terá várias opções para escolher:
- Excursão a Pompeia e Monte Vesúvio saindo de Roma: Desfrute de uma excursão de 13 horas na qual poderá visitar as ruínas de Pompeia e, em seguida, visitar o Monte Vesúvio (se for verão) ou conhecer a cidade de Nápoles (se for inverno).
- Excursão a Pompeia e Nápoles a partir de Roma: Aproveite o dia para sair da agitação romana e conhecer, num único dia, Pompeia e Nápoles acompanhado por um guia turístico.
- Excursão a Pompeia, Positano e Costa Amalfitana saindo de Roma: Descubra as ruínas arqueológicas de Pompeia e aproveite a Costa Amalfitana, um dos locais mais turísticos da Itália.
- Excursão de 3 dias a Pompeia, Nápoles, Capri e Sorrento saindo de Roma: Conheça os locais mais importantes do sul da Itália com total conforto, para que você só precise se preocupar em aproveitar.
9. Está à distância perfeita para uma escapadela
Pompéia não é, propriamente, o destino de férias mais popular da Itália e costuma ser visitada como complemento durante uma viagem a outras cidades mais populares do país, como a vizinha Nápoles ou, neste caso, Roma.
Por isso, aproveitar a sua estadia na capital italiana para descobrir Pompeia é uma ótima ideia: leva relativamente pouco tempo para chegar, num dia terá tempo suficiente para absorver o ambiente e a sua história e, em termos de orçamento, é bastante acessível. Na verdade, escrevi um artigo sobre como chegar a Pompeia a partir de Roma que pode ser do seu interesse.
Em conclusão, Pompeia reúne todas as condições para completar a sua viagem a Roma, se tiver tempo suficiente para adicionar esta visita à sua agenda de viagem. Pense que, mesmo que tenha planos para visitar outras cidades em Itália no futuro, como Florença, Veneza ou Milão, as distâncias tornam mais complicado ou mesmo inviável chegar lá se dispusermos de pouco tempo.
10. Mais de 4 milhões de pessoas por ano não podem estar erradas
Na verdade, não sou muito fã do turismo de massa, mas o facto de Pompeia reunir diante de seus vestígios arqueológicos mais de 4 milhões de visitantes que cruzam o mundo todos os anos para visitar suas ruas é um sinal de que esta é uma cidade que devemos marcar no mapa.
E quando chegar lá, verá que vale a pena. Não conheço ninguém que se tenha arrependido de dedicar um tempo da sua viagem a Roma para fugir até aqui e descobrir o cenário de um dos episódios mais trágicos da história da Itália.
