10 coisas para ver e fazer em Roma na primavera

A primavera é a melhor altura para visitar Roma: os seus parques estão em flor, os preços são relativamente baixos e o tempo está bom.

Nuria Rozas

Nuria Rozas

leitura de 8 minutos

10 coisas para ver e fazer em Roma na primavera

Vista do Castelo de Sant`Angelo em Roma | © Nadia Fes

Quer descobrir a "Dolce Vita" italiana? A primavera é a melhor altura para o fazer. Os parques e jardins de Roma estão cheios de flores, as temperaturas são muito agradáveis e a agenda é marcada por uma das festas mais importantes do ano: a Páscoa em Roma.

Tome nota das 10 coisas que pode fazer na capital italiana durante a primavera, a estação mais colorida. Vai ficar surpreendido!

1. Assistir à missa do Papa durante a Semana Santa

A missa do Papa durante a Semana Santa| ©Opus Dei
A missa do Papa durante a Semana Santa| ©Opus Dei

Viajar para Roma durante a Semana Santa é testemunhar uma celebração antiga. As datas variam de ano para ano, mas normalmente celebra-se entre março e abril. Eis um resumo dos principais acontecimentos:

  • Domingo de Ramos: esta missa é assistida por milhares de peregrinos e é um dos momentos mais emocionantes da Semana Santa.
  • Quinta-feira Santa: comemora-se a "Última Ceia".
  • Via Sacra na Sexta-Feira Santa: realiza-se a liturgia da Paixão do Senhor e celebra-se a impressionante Via Sacra nas colinas do Monte Palatino.
  • Dia de recolhimento no Sábado Santo
  • Domingo de Páscoa e Ressurreição de Cristo: o Papa celebra a Santa Missa a partir da Praça de São Pedro.

Se a sua viagem de primavera não coincidir com a Semana Santa, pode sempre reservar bilhetes para a Audiência Papal para dar um toque mais espiritual à sua viagem.

Reservar bilhetes para a Audiência Papal

2. Apreciar a gastronomia pascal

Ovos de Páscoa| ©Monika Grabkowska
Ovos de Páscoa| ©Monika Grabkowska

Já sabemos que Roma tem as melhores pizzas e os melhores gelados, mas conhecia os ovos de Páscoa?

Feitos com chocolate e símbolo de boa sorte, são uma tradição da Páscoa em Itália. Encontramo-los em chocolate negro, com licor, recheados, com uma surpresa.... Há para todos os gostos!

Durante a Páscoa, os restaurantes também preparam menus especiais com borrego e bolos salgados. Aqui estão 10 lugares para comer em Roma, para que possa escolher o que mais lhe agrada.

A "colomba" ou pomba da Páscoa

Quem gosta de doces deve também provar a colomba, o bolo típico da Páscoa em Itália, que tem a forma de uma pomba e simboliza a paz.

A massa é feita com farinha, ovos, açúcar, fermento, manteiga, açúcar e amêndoas. Existem inúmeras variedades e será difícil escolher apenas uma, pois há de coco, de limoncello, de sultana... e até de piña colada! E até piña colada!

Para provar tudo o que é típico da Páscoa, é também uma boa ideia reservar uma visita gastronómica a Roma para que um guia especializado lhe mostre o melhor da época.

Reservar uma visita gastronómica a Roma

3. Celebrar o aniversário de Roma

Na celebração do Natale di Roma| ©carlo
Na celebração do Natale di Roma| ©carlo

Já imaginou assistir a um desfile com mais de 2.000 gladiadores da Roma Antiga? Todos os anos, por volta do dia 21 de abril, celebra-se o aniversário do nascimento da capital italiana: o Natale di Roma, com milhares de pessoas vestidas com trajes da época.

É possível assistir a lutas de gladiadores, corridas de bigas e reconstituições históricas no Circus Maximus e no Fórum Romano. E se quiseres completar o teu dia romano, recomendo que reserves uma visita guiada ao Coliseu com acesso à arena.

Além disso, o programa inclui danças, fogo de artifício, desfiles e espectáculos por toda a cidade. E se todos os combates lhe abrirem o apetite, poderá saborear a cozinha romana.

Reservar uma visita guiada ao Coliseu com acesso à arena

4. Visita à Galeria Borghese

Fachada da Galeria Borghese| ©Leon Reed
Fachada da Galeria Borghese| ©Leon Reed

A primavera é a melhor altura para reservar uma visita guiada à Galeria Borghese, uma das galerias de arte mais prestigiadas do mundo e que alberga grandes jóias de Caravaggio, Rafael e Rubens, entre outros.

Aqui está o guia definitivo sobre o que ver e fazer nos jardins da Villa Borghese nesta época do ano, que estão como nunca antes!

Os seus jardins também merecem uma visita porque é um dos maiores parques urbanos da Europa e um dos mais bonitos. Existe até um jardim zoológico. O jardim zoológico Bioparco, que tem mais de 100 anos de história e é um local dedicado à conservação de espécies em vias de extinção, é uma visita obrigatória se for a Roma com crianças!

Reservar uma visita guiada à Galeria Borghese

5. Fazer um passeio de barco no rio Tibre

Barco no rio Tibre| ©Mauricio Artieda
Barco no rio Tibre| ©Mauricio Artieda

A melhor maneira de apreciar as vistas de Roma é reservar um passeio de barco no rio Tibre. A dada altura da sua viagem, precisará de relaxar um pouco depois de horas a passear e a visitar a Cidade Eterna.

A primavera, com as suas temperaturas mais amenas, é a melhor estação para desfrutar desta atividade.

Permitir-lhe-á ver os monumentos da metrópole de uma perspetiva diferente e descobrir o outro lado de Roma. E se, depois do passeio, o estômago estiver a roncar, dê uma vista de olhos aos melhores restaurantes da capital italiana.

6. Fugir do calor na noite dos museus

A olhar para as obras do Museo dell'Opera del Duomo| ©George M. Groutas
A olhar para as obras do Museo dell'Opera del Duomo| ©George M. Groutas

Em maio, pode evitar as longas filas debaixo do sol para entrar nas galerias de arte, participando na Noite dos Museus, uma iniciativa que se realiza normalmente no final de maio e que permite a entrada gratuita nas galerias de arte.

Se visitar Roma na primavera, mas não coincidir com este evento, sugiro que, se tiver muito calor, aproveite para entrar num dos museus oferecidos pela cidade, pois têm ar condicionado e ficará mais confortável enquanto conhece as obras mais importantes de Itália.

Recomendo que reserve um bilhete para os Museus Capitolinos, considerados os primeiros do mundo e com mais de 2.000 anos de história no seu interior.

Reserve o seu bilhete para os Museus Capitolinos

7. Contemplar o desabrochar de milhares de rosas

Jardim Municipal das Rosas de Roma| ©MM
Jardim Municipal das Rosas de Roma| ©MM

Recomendo uma visita ao Roseiral Municipal, que alberga cerca de 1100 espécies de rosas provenientes de todo o mundo, mesmo de locais tão exóticos como a China e a Mongólia.

Entre as rosas mais curiosas do Roseiral Municipal encontram-se a rosa Chinensis Virdiflora, com as suas pétalas de um verde intenso; a rosa Chinensis Mutabilis, que muda de cor sete vezes em cinco dias; ou a rosa Foetida, uma bela flor amarela... Fedorenta!

Uma das zonas mais interessantes do jardim é a coleção de rosas botânicas, antigas e modernas, apreciadas pelos visitantes pela sua extraordinária beleza. Os exemplares cultivados provêm de todo o mundo.

Informações úteis sobre o Roseiral Municipal de Roma

  • Endereço: Via di Valle Murcia, 6/ Clivo dei Publicii, 3
  • Abertura: durante a floração da primavera, no final de abril.
  • Preço: 5 euros nos dias úteis e 7 euros nos feriados. As pessoas com deficiência, as crianças até aos 14 anos e os idosos com mais de 65 anos têm entrada gratuita.

8. Correr uma maratona por Roma

Participar na Maratona de Roma| ©Greg Johnson
Participar na Maratona de Roma| ©Greg Johnson

No final de março, realiza-se a clássica maratona da primavera, aproveitando a subida das temperaturas e o tempo agradável para praticar este desporto, e todos os anos milhares de italianos e turistas participam neste desafio!

Passará por todos os edifícios emblemáticos, mas a um bom ritmo! A corrida começa no Fórum Romano e continua na Basílica de São Pedro, na Piazza Navona, na Fonte de Trevi, na Escadaria de Espanha e termina no Coliseu.

No entanto, se não se sentir suficientemente forte para os 42 quilómetros, pode participar na corrida divertida de quatro quilómetros, adequada para todos!

9. Vem a Genzano

Tapete tradicional de Genzano| ©Municipality Genzano di Roma
Tapete tradicional de Genzano| ©Municipality Genzano di Roma

A apenas 30 quilómetros de Roma fica a pitoresca aldeia de Genzano, situada acima da cratera de Nemi. Se viajar no final da primavera, em junho, pode assistir à celebração do Domingo de Corpus Christi (a Inforiata del Corpus Dominus).

Milhares de pessoas vêm de toda a Itália para se juntarem à procissão e assistirem ao espetáculo e à exposição de flores.

A rua principal, Via Benardi, transforma-se num enorme tapete de flores e pétalas frescas, enquanto os artistas locais criam desenhos originais. Esta celebração tem mais de 200 anos de história - quase nada!

10. Uma viagem ao Jardim de Ninfa

Jardim das Ninfas| ©Silvia Donatti
Jardim das Ninfas| ©Silvia Donatti

No Jardim de Ninfa pode experimentar a magia do Japão e ver as flores de cerejeira em flor sem sair de Itália.

Dentro deste parque, considerado pelo The New York Times como o mais belo do mundo, verá também macieiras em flor, magnólias, bétulas e uma variedade sensacional de bordos japoneses. É um paraíso na terra!

É acessível ao público e é como uma cidade de conto de fadas!

Informações úteis sobre o Jardim das Ninfas

  • Endereço: localidade Cisterna di latina Via Provinciale Ninfina 68, a setenta quilómetros de Roma.
  • Horário de funcionamento: de março a junho: 9.00 - 18.00 horas/ de julho a setembro: 9.00 - 18.30 horas/ de outubro a novembro: 9.00 - 15.30 horas.
  • Preço: 15,5€ bilhete online. As crianças até aos 12 anos são gratuitas e as pessoas com deficiência pagam uma taxa de entrada reduzida de 8 euros.
  • São permitidos cães? É claro!
  • Quanto tempo dura a visita? Cerca de uma hora.

Qual é a temperatura na primavera em Roma?

Passear em Roma| ©Danila Giancipoli
Passear em Roma| ©Danila Giancipoli
  • março: a temperatura mínima é de 6°C e a máxima de 15°C.
  • abril: o termómetro regista temperaturas entre os 9°C e os 19°C.
  • maio: as temperaturas situam-se entre os 13 e os 23°C.
  • junho: o termómetro sobe, registando temperaturas mínimas de cerca de 17º C e máximas de 27º C.

Quando é que o sol nasce e se põe em Roma na primavera?

Nascer do sol no Coliseu Romano| ©Michael Giugliano
Nascer do sol no Coliseu Romano| ©Michael Giugliano

Nesta estação, os dias começam a ficar mais longos, podemos desfrutar de mais horas de luz do dia e os planos começam a ser feitos nas ruas.

  • Roma em março: o nascer do sol é às 6h20 e o pôr do sol é às 18h20.
  • Roma emabril: os dias começam a ficar mais longos. O nascer do sol é às 6h30 e o pôr do sol é por volta das 20h.
  • Roma emmaio: o nascer do sol é por volta das 5h47 e o pôr do sol por volta das 20h30
  • Roma em junho: o nascer do sol é por volta das 5h30 e o pôr do sol por volta das 21 horas.

Temos o melhor do verão: boas temperaturas, muitas horas de luz do dia, mas sem o calor da época estival.

Como fazer a mala para uma viagem de primavera a Roma?

Arrumar a sua bagagem| ©Oliur
Arrumar a sua bagagem| ©Oliur

Muito dependerá do facto de viajar em março, quando as temperaturas são frescas e é necessário levar um casaco, ou em junho, quando o tempo está completamente de verão. Mas, em geral, é obrigatório:

  • Sapatos confortáveis
  • Lenço de pescoço para os dias mais frios (março/abril)
  • Um guarda-chuva (há 25% de hipóteses de chuva).
  • T-shirts de manga curta
  • Casaco
  • Casaco
  • Proteção solar e chapéu
  • Calções

Em resumo, compare as diferentes alturas para visitar Roma

  • inverno
  • dezembro - março
  • Clima: gelado
  • Máximo 16º C
  • Mínima 2º C
  • Ideal para visitar museus
  • primavera
  • março - junho
  • Clima: Temperado
  • Máxima 27ºC
  • Baixa 4ºC
  • Ideal para actividades ao ar livre
  • verão
  • junho - agosto
  • Clima: Quente e húmido
  • Máximo 31º C
  • Mínima 14º C
  • Ideal para actividades ao ar livre
  • outono
  • setembro - novembro
  • Clima: Temperado
  • Máxima 27ºC
  • Mínima 6ºC
  • Ideal para actividades ao ar livre