10 coisas para fazer em Roma em novembro

Em novembro, embora o inverno se aproxime, é a altura ideal para se sentar num café e dar um passeio tranquilo sem as multidões de turistas.

Carmen Navarro

Carmen Navarro

leitura de 9 minutos

10 coisas para fazer em Roma em novembro

Vista da Catedral de Manila | ©Ray in Manila

Não vos vou enganar. No mês de novembro, a probabilidade de chuva é bastante elevada. Por esta razão, quero dar-lhe opções para se abrigar naqueles dias que não dão tréguas. Nos dias de sol, aproveite para visitar os monumentos mais emblemáticos sem esperar.

Quando o dia ameaçar chuva, vá a uma galeria de arte para admirar a exposição do mês. novembro é também a altura do Festival Roma Europa, que oferece várias peças de teatro, concertos e espectáculos de dança. Pode também aproveitar o espetáculo noturno do Fórum Augustus, que se prolonga até à primeira semana de novembro, e há muito para fazer!

1. Explore a Capela Sistina sem as multidões

Capela Sistina| ©Richard Mortel
Capela Sistina| ©Richard Mortel

Visitar a Capela Sistina é, sem dúvida, uma das principais coisas a fazer em Roma. No entanto, dependendo da época do ano, pode sentir-se como uma sardinha numa lata e não conseguir apreciar a beleza deste lugar de tirar o fôlego. Não estou a exagerar quando digo que novembro é provavelmente a época menos turística do ano. Isto é, com exceção do dia 1 de novembro, Dia de Todos os Santos.

novembro é um mês de pontes. Representa a calma que antecede o frenesim do Natal, uma época em que Roma volta a encher-se de gente. Por isso, mesmo que o dia esteja cinzento, chuvoso ou um pouco mais frio do que o habitual, não importa, porque novembro permitir-lhe-á desfrutar de Roma quase só para si.

Porque é que novembro é importante para a Capela Sistina?

Sabia que novembro é um mês importante para a Capela Sistina? Neste mês, foram inaugurados os frescos no teto deste lugar sagrado. Mais concretamente, isso aconteceu a 1 de novembro de 1512. Nesse dia, Miguel Ângelo soltou os seus pincéis e exibiu, perante todos, a sua enorme obra, uma obra que agora tem a oportunidade de admirar quase exclusivamente.

Reservar bilhetes sem fila para a Capela Sistina

2. Entrar na Basílica de São Pedro gratuitamente e sem filas

Vista da Basílica de São Pedro| ©Michał Kostrzyński
Vista da Basílica de São Pedro| ©Michał Kostrzyński

Aentrada na Basílica de São Pedro é gratuita, mas entrar sem filas é mais difícil. No entanto, em novembro, que é um dos meses do ano com menor número de turistas, a combinação dos dois factores é possível. A basílica é uma das atracções turísticas mais importantes da cidade, por isso, como a entrada é gratuita, é normalmente necessário ficar na longa fila.

Em novembro, a fila é muito mais curta, por isso, especialmente se se levantar cedo, pode entrar na Basílica de S. Pedro sem filas e subir à cúpula de S. Pedro de uma só vez. Neste mês, tudo são vantagens!

Reservar bilhetes para a Basílica e a Cúpula de São Pedro

3. Visite as exposições de novembro nas galerias de arte

Pormenor do interior da Galleria| ©Unsplash
Pormenor do interior da Galleria| ©Unsplash

Se gosta de arte, não hesite em explorar algumas das galerias de arte mais interessantes de Roma. É um ótimo plano, especialmente nos dias chuvosos de novembro. Pode começar o seu passeio nas mais famosas, como a Galeria Borghese ou a Galeria Nacional de Arte Moderna. Estas têm normalmente exposições temporárias, por isso, quem sabe, talvez gostes da deste mês!

A Galleria Doria Pamphilj é outra das que deves ter na tua máquina fotográfica, pois é a galeria de arte privada mais importante da capital italiana. Inclui também a Galleria Spada, que alberga uma coleção de arte que abrange os séculos XVI e XVII. Por fim, destaque para o Palazzo delle Esposizioni, onde, para além de exposições temporárias, realiza outros eventos e actividades ao longo do ano, pelo que o mês de novembro não ia ser diferente.

Reservar uma visita guiada à Galeria Borghese

4. Ir a um jogo de futebol

Num jogo de futebol| ©M.Peinado
Num jogo de futebol| ©M.Peinado

Por que não ir a Roma e assistir a um jogo de futebol? Consulte a lista de jogos de novembro para ver qualquer uma das duas equipas da cidade, AS Roma e S.S. Lazio, em ação.

Se é fã de futebol, ir a um jogo em Roma pode ser a cereja no topo do bolo da sua viagem. Além disso, os bilhetes são muito mais baratos nesta altura do ano. Não é de estranhar que a única forma de visitar o Stadio Olimpico, casa de ambos os clubes, seja num jogo.

Reserve o seu bilhete para o Stadio Olimpico em Roma

5. Ver o espetáculo noturno no Fórum de Augusto

Ver o Fórum Romano com um guia| ©Victor Malyushev
Ver o Fórum Romano com um guia| ©Victor Malyushev

As noites de verão em Roma são especiais. As temperaturas amenas permitem que muitos dos monumentos mais importantes da cidade sejam palco de espectáculos noturnos. Geralmente, os espectáculos noturnos encerram quando as temperaturas descem. Por isso, aconselho-o a aproveitar os últimos dias do espetáculo noturno do Fórum de Augusto. Normalmente, decorre até à primeira semana de novembro, pelo que ainda tem algum tempo!

Se ficou impressionado com a sua visita ao Fórum Romano, este espetáculo vai cativá-lo. O Fórum de Augusto é transformado num incrível espetáculo multimédia que traça a história desta importante relíquia histórica. O jogo de luz e som permite que o espetador seja transportado para o que era este lugar durante a Roma Antiga. Recomendo que verifique os horários, mas normalmente há três espectáculos durante o mês de novembro: às 19:15, 20:15 e 21:15 horas. Vale mesmo a pena!

Marque a sua visita ao Coliseu e ao Fórum Romano

6. Comer panetones, o doce de Natal italiano por excelência

Um pedaço de panetone de Natal| ©blackieshoot
Um pedaço de panetone de Natal| ©blackieshoot

Em Roma não se pode comer apenas os melhores gelados ou as melhores pizzas. Desde há alguns anos, os supermercados vendem alguns doces que são obrigatórios na véspera do Natal. De tanto os vermos (e comermos) ano após ano, integrámos os panetones na nossa tradição natalícia, mas a verdade é que estes doces semelhantes a brioches são de origem italiana. Normalmente, aparecem em Itália por volta de novembro, por isso, prepare-se para a festa!

O melhor dos panetones é que estão disponíveis em diferentes variedades e formatos. Pode encontrá-los com sultanas e frutas cristalizadas, com chocolate, com chocolate branco, com açúcar em pó... Não terá qualquer dificuldade em encontrá-los, pois estão por todo o lado, adornando as montras das pastelarias de Roma. Muito semelhante é o pandoro, outro doce italiano um pouco mais geométrico que o panetone.

As melhores pastelarias de Roma onde comprar um panetone

Como já disse, pode encontrar estes deliciosos doces em quase todas as padarias ou pastelarias de Roma. Claro que também os pode encontrar nos supermercados, embora, claro, não seja uma opção tão artesanal ou caseira. Aqui estão algumas das melhores padarias de Roma para comprar um panetone:

  • Antico Forno Roscioli. Esta é uma das padarias lendárias de Roma, uma obrigação em todos os guias de viagem. Fica na Via dei Chiavari, 34.
  • Grué. Uma pastelaria em Trastevere que vende panetone durante todo o ano. Fica em Viale Regina Margherita, 95.
  • Pasticceria Bompiani. A mais premiada e, para muitos, a melhor pastelaria de Roma. Imperdível. Fica no Largo Benedetto Bompiani, 8.

Reservar um tour gastronómico em Roma

7. Celebrar o dia de Santa Cecília no bairro de Trastevere

Dentro das Catacumbas de São Calixto| ©Wikipedia - GerardM
Dentro das Catacumbas de São Calixto| ©Wikipedia - GerardM

O dia 22 de novembro é o dia da festa de Santa Cecília, uma das mártires da capital italiana mais veneradas pela Igreja Católica. No ano de 822, o seu corpo foi encontrado nas Catacumbas de São Calisto e daí foi trasladado para a basílica que hoje tem o seu nome, situada no bairro de Trastevere.

Visitar esta igreja no dia 22 de novembro pode ser uma experiência muito comovente, uma vez que a Basílica de Santa Cecília presta homenagem a esta santa, padroeira dos músicos. Se passar por aqui durante o seu passeio, não hesite em visitar as actividades em sua honra.

Reservar uma visita guiada ao Trastevere

8. Conhecer o Festival Roma Europa

Desfrutar do Festival Roma Europa| ©Claudia Rolando
Desfrutar do Festival Roma Europa| ©Claudia Rolando

Um dos festivais mais importantes de Roma tem lugar no outono. Por isso, está com sorte porque, com certeza, se viajar para Roma em novembro, chegará a tempo de assistir a algumas das actividades programadas. O Festival Roma Europa é um evento cultural que inclui diferentes peças de teatro, musicais, espectáculos, dança, etc.

. Tem lugar em diferentes locais, dependendo do espetáculo. Alguns dos locais incluídos neste festival são o Auditorium Parco della Musica, o Teatro Vascello, Mattatoio ou o Teatro Biblioteca Quarticciolo, entre muitos outros. O melhor do Festival Roma Europa é que há um espetáculo todos os dias, pelo que um deles coincidirá com os dias da sua visita à capital italiana.

9. Assistir ao Dia das Forças Armadas

Piazza Venezia com o Monumento Vittoriano| ©Renata Rodrigues
Piazza Venezia com o Monumento Vittoriano| ©Renata Rodrigues

Todos os dias 4 de novembro é feriado bancário em Itália, comemorando a vitória da Itália na Primeira Guerra Mundial. É um dia de marcado carácter patriótico em que se realizam alguns eventos de interesse, como exibições aéreas do exército italiano, cerimónias de troca da guarda, etc.

Não lhe vou dizer para alterar as datas da sua viagem só para coincidir com este evento, mas se estiver em Roma, pode ter interesse em visitar alguns pontos da cidade. Por exemplo, o Monumento Vittoriano, pois o Presidente da República costuma vir depositar uma coroa de flores e a expetativa está no auge.

10. Visitar a casa do Pai Natal

Natal em Castello Di Lunghezza| ©Donatella Toletti
Natal em Castello Di Lunghezza| ©Donatella Toletti

Não é necessário viajar até à Lapónia para conhecer o Pai Natal! Pode fazê-lo durante a sua viagem a Roma. Este plano é perfeito se viajar para Roma com crianças, mas também o pode fazer até com amigos se viajar para Roma na época do Natal porque, não sei quanto a si, mas eu adoro tudo o que cheira a Natal. Desde novembro, a casinha do Pai Natal está instalada no Castello Di Lunghezza, situado nos arredores de Roma, pelo que é uma das excursões que se podem fazer a partir de Roma.

É um castelo com séculos e séculos de história que, todos os Natais, tem um convidado de honra nos seus quartos. Durante a sua visita, terá a oportunidade não só de apertar a mão ao Pai Natal (e puxar-lhe a barba!), mas também de deixar as suas cartas nos correios, visitar a fábrica de brinquedos, conhecer a fada da neve e até ver onde o Pai Natal dorme. Um ótimo plano, não acha?

O Castello Di Lunghezza transforma-se num parque temático durante os meses de novembro e dezembro, onde haverá espectáculos com ursos polares, duendes, bonecos e árvores de Natal. A entrada custa cerca de 16 euros, embora as crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 11 anos possam beneficiar de uma tarifa reduzida. As crianças com menos de 2 anos têm entrada gratuita.

Como chegar à casa do Pai Natal?

O Castello Di Lunghezza está localizado na Via Tenuta del Cavaliere n.º 230. Pode apanhar um comboio regional a partir do terminal Tiburtina. Sair na estação de Lunghezza. A duração da viagem é de cerca de 15 minutos. A partir de Lunghezza, são apenas alguns minutos a pé.

Temperaturas em Roma em novembro

Santa Maria em Trastevere| ©Unsplash
Santa Maria em Trastevere| ©Unsplash

O tempo em Roma em novembro é muito variável e o início do mês não tem nada a ver com o fim do mês. Enquanto nos primeiros dias de novembro pode nem sequer precisar de um casaco para andar nas ruas, no final de novembro precisará certamente não só de um casaco mais grosso, mas também de um cachecol, luvas e um guarda-chuva.

Nos dias mais quentes, pode desfrutar de temperaturas diurnas de cerca de 16°C. No entanto, à medida que o tempo aquece, notará que a temperatura em Roma sobe e desce. No entanto, à medida que o tempo aquece, notará que as máximas não ultrapassam os 10ºC. Isso, meus amigos, é frio. Já para não falar da chuva, que é uma constante quase todos os dias.

Recomendamos que consulte um gráfico do tempo histórico para ter uma ideia de como será o tempo na sua viagem a Roma em novembro. Se olhar para o gráfico, a temperatura mínima que pode ser atingida é de 7 ºC. É um inverno em pleno, por isso é melhor planear com antecedência a sua viagem a Roma e trazer muita roupa quente. Por fim, não se esqueça de ler o post Coisas para ver e fazer em Roma, para que possa planear a sua viagem da melhor forma possível.

Reservar uma visita guiada privada a Roma