Mais sobre: Os 7 melhores tours pelo Panteão de Roma
É impossível falar de Roma sem remontar ao apogeu romano e à fascinante história que esta cidade possui em cada recanto. Roma emana cultura, arte e magnificência. O Panteão é uma grande prova disso. É visitado anualmente por milhares de turistas ávidos por conhecimento e desejosos de retratar a incrível arquitetura do local.
Sem dúvida, é um local imperdível em Roma, e vou contar-lhe porquê e como pode descobri-lo nos diferentes tipos de passeios disponíveis, entre os quais pode escolher. Também vou dizer-lhe como visitar ao seu ritmo e sem esperas com os bilhetes sem filas.
1. Tour autoguiado ao Panteão com audioguia

Este tour é perfeito se não tem muito tempo para visitar os locais mais emblemáticos de Roma, mas mesmo assim quer conhecer em primeira mão a riqueza cultural dos melhores locais históricos
Toda a história que o Panteão esconde, os seus segredos, curiosidades e lendas. Também pode adicionar ao tour a visita guiada pelas igrejas mais importantes nas proximidades e pelas praças circundantes.
Esta visita com audioguia pelo Panteão tem uma duração de cerca de 35 minutos, que é a duração da gravação, mas poderá seguir ao seu ritmo durante todo o tempo que quiser, percorrendo o monumento.
2. Visita guiada pelo Panteão e Santa Maria Sopra Minerva de Roma

Se gosta de explorar locais históricos e grandes monumentos que testemunharam a história da civilização moderna, então este tour é ideal para si.
O que irá conhecer?
Um passeio especial pela Roma mais religiosa, com o Panteão de Agripa e a Basílica de Santa Maria Sopra Minerva como pontos centrais do tour.
Poderá observar túmulos antigos, aprender sobre a arquitetura da época e admirar obras de arte requintadas.
A duração do tour é de aproximadamente 1h30.
3. Tour completo ao Panteão de Roma

Este tour é perfeito para quem quer conhecer mais a fundo todos os detalhes do Panteão de Roma.
O que irá conhecer?
Com guias especializados que contarão os maiores mistérios da construção do monumento, a incrível história dos famosos irmãos Rómulo e Remo, o tribunal contra hereges e bruxas chamado Dominican e muitos mais detalhes.
Este tour é personalizado e os grupos nunca excedem 15 pessoas, por isso é recomendável reservar com antecedência.
A duração do tour é de 1 hora de pura história romana.
4. Tour enológico e gastronómico pela Fontana di Trevi, o Panteão e o mercado de Campo Dei Fiori

Este tour de meio dia permite combinar o prazer da boa comida típica italiana, os melhores vinhos e os locais históricos mais importantes do bairro de Trevi.
O que irá conhecer?
Nada melhor do que degustar uma seleção cuidada de queijos e prosciutto, acompanhados por vinhos italianos de autor em frente aos locais mais emblemáticos da capital italiana, como a Fontana di Trevi, o Panteão do século II e a Piazza Navona.
O tour inclui uma visita ao mercado de agricultores de Campo de Fiori, onde poderá comprar iguarias locais e produtos frescos de produção artesanal.
Sem dúvida, é um tour diferente e divertido que, de forma criativa, convida-o a desfrutar do melhor da cidade. Recomendo que continue a ler este artigo se estiver à procura de outras atividades para desfrutar em Roma.
Outros circuitos gastronómicos nas proximidades do Panteão
A principal rota turística que começa na famosa Fontana de Trevi e chega diretamente ao Panteão de Roma é imperdível em uma tarde ensolarada de primavera.
Poderá perder-se nas ruelas de pedra e descobrir novos locais atraentes ao seu próprio ritmo.
Se o seu alojamento fica perto da zona, pode começar o dia tomando o pequeno-almoço numa mesa na rua, num dos muitos bares da zona, para depois iniciar o passeio com toda a energia.
Os restaurantes e barracas de comida são ótimos para conhecer a comida típica da Itália, como a pizza napolitana!
5. Autocarro turístico por Roma com paragem no Panteão de Ágrio

Os grandes autocarros panorâmicos com teto conversível são um clássico das grandes cidades de todo o mundo. E Roma não é exceção!
São perfeitos se quiser aproveitar o tempo numa escala longa, se tiver poucos dias em Roma ou simplesmente se gosta de ser levado aos melhores pontos turísticos.
Os autocarros têm muitas paragens ao estilo Hop-on Hop-off, ou seja, pode entrar e sair quando quiser.
Pode comprar bilhetes para um ou mais dias, dependendo do seu itinerário. Recomendo estes autocarros turísticos de Roma
6. Passeio a pé por Roma com o Panteão e a Fontana de Trevi

Roma oferece uma grande variedade de atividades e passeios, e cada turista pode escolher de acordo com seus gostos e orçamento. Por isso, nesta oportunidade, vou falar sobre um excelente e econômico passeio a pé pelos locais mais emblemáticos da cidade.
O que irá conhecer?
Poderá descobrir de uma forma divertida os diferentes locais históricos da cidade, como o Panteão de Roma, a Fontana di Trevi, a popular Piazza Navona e a Piazza Barberini.
Poderá fotografar e descobrir a história da igreja de Sant'Ignazio e viver a cultura local acompanhado por um guia especializado que lhe contará todos os detalhes.
Este passeio termina perto da Praça do Vaticano e é ideal se você planeia visitar esta zona à tarde.
7. Passeio para desfrutar do Panteão de Roma em família e com crianças

Quem disse que não se pode visitar museus e locais históricos com crianças pequenas?
O que irá conhecer?
Embora seja verdade que a concentração de uma criança é menor do que a de um adulto e que alguns detalhes podem não interessar a todas as idades, existem maneiras criativas e inovadoras de aproveitar ao máximo a sua viagem a Roma com a família.
Neste caso, o passeio é personalizável e foi concebido para que adultos e crianças se divirtam igualmente com caça ao tesouro, curiosidades e informações interessantes para todas as idades.
Os guias são especialistas em contar histórias e informações às crianças para captar o seu interesse. Além disso, como o passeio é apenas para famílias, será muito fácil conhecer outras crianças durante o percurso.
O melhor? Todos poderão fazer juntos uma deliciosa degustação do autêntico gelato italiano.
O passeio tem duração aproximada de 2h30 e termina no ponto de encontro previamente acordado. Aproveito para recomendar este artigo se quiser conhecer 10 coisas que pode fazer em Roma com crianças.
E se eu quiser visitar o Panteão por conta própria?

Se preferir visitar o Panteão de Roma ao seu próprio ritmo e concentrar-se nos detalhes que mais lhe interessam, tem a opção de fazê-lo sem se juntar a uma visita guiada. Visitar por conta própria é uma forma muito flexível de descobrir este impressionante monumento, pois pode entrar na hora que mais lhe convier, parar em cada canto pelo tempo que quiser e organizar a sua visita com total liberdade. Além disso, é uma alternativa perfeita se quiser um plano mais tranquilo ou se já conhece parte da sua história e só quer reviver a experiência.
Para evitar as longas filas que costumam se formar na entrada, especialmente na alta temporada, recomendo reservar com antecedência uma destas opções de acesso prioritário:
- Entrada rápida no Panteão de Roma: perfeita se você só quer garantir o acesso sem filas e explorar o interior com total liberdade.
- Entrada sem filas com audioguia: inclui um audioguia digital no seu idioma para que não perca os detalhes mais interessantes enquanto visita o templo ao seu ritmo.
- Rome Explorer Pass: um passe turístico que inclui o Panteão e outras atrações de Roma, ideal se planeia visitar vários locais e poupar nos seus ingressos.
Desta forma, poderá desfrutar da espetacular cúpula e da atmosfera única do Panteão sem esperas desnecessárias e com toda a liberdade para se movimentar ao seu ritmo.
O que verá numa visita ao Panteão

Do exterior, o Panteão é imponente e já pode ser avistado da Place de la Rotonde, uma famosa praça de Roma situada no bairro Trevi.
Mesmo ao lado, pode-se vislumbrar um obelisco egípcio e uma fonte muito bonita. Mas toda a beleza do lugar está, sem dúvida, no interior. É grandioso!
A forma do Panteão é bastante surpreendente e difere de todos os templos de Roma construídos até então.
Na verdade, mistura três formas diferentes:
- A sua estrutura é retangular
- A sua entrada é realçada por um frontão triangular
- O seu interior é um cilindro coroado por uma cúpula
Um pouco de história e curiosidades sobre o Panteão

Como já mencionei, o Panteão foi construído por volta de 27 a.C. Foi obra de Agripa, um general e político, sob o comando de Augusto, o primeiro grande imperador romano.
O monumento foi construído com pedras, tijolos e argamassa.
Este templo é dedicado a todos os deuses, independentemente da sua origem, e em particular a Marte e Vénus. Daí vem o significado da palavra «Panteão»: «pan» significa «todos» e «theos» significa «deuses».
O Panteão de Agripa foi incendiado durante o Grande Incêndio de Roma no ano 80, mas depois foi reconstruído entre 118 e 125 sob o imperador Adriano.
É uma verdadeira proeza arquitetónica! A sua cúpula foi durante muito tempo a maior do mundo, com 43 metros de diâmetro.
Na verdade, o próprio Miguel Ângelo disse que o edifício tem uma aparência angelical e não humana.
Em 609, o Panteão tornou-se uma igreja cristã depois de ter sido entregue ao Papa Bonifácio IV. Também serviu de mausoléu para alguns reis da Itália, como Victor Emmanuel II, e outros grandes homens da nação, como o pintor Rafael.
Curiosidades sobre o Panteão Romano
- O famoso óculo foi concebido, desde o início, para que a luz penetrasse no panteão de forma perpendicular, tanto no equinócio de outono como na primavera.
- Ao observar o teto, é possível notar cinco níveis, cada um deles simbolizando as esferas celestes do antigo sistema planetário.
- Sobre a nave do Panteão, encontrará 7 altares destinados aos deuses astrais: a Lua, o Sol, Vénus, Marte, Mercúrio, Saturno e Júpiter
- Tanto a altura do panteão como o seu diâmetro medem exatamente o mesmo. Ou seja, 43,4 metros
- Embora o panteão seja um grande monumento de valor histórico incalculável, ainda funciona como igreja e até mesmo celebra certas cerimónias e casamentos.
Incrível, não é?
Onde fica o Panteão?
Onde fica o Panteão?

O Panteão de Agripa está localizado na Praça Rotonda, nas ruas estreitas do bairro do Centro Histórico, muito perto da Praça Navona.
O Panteão de Roma fica a 7 minutos a pé da Fontana de Trevi e a 15 minutos da Piazza di Spagna.
Pode chegar de metro, apanhando a linha A e descendo na estação «Barberini», ou também de autocarro, com várias linhas que o deixam perto.
A história do Panteão é tão rica e esconde tantos mistérios que seria uma pena perder!