10 mercados de Natal de visita obrigatória em Roma

Gosta de mercados de Natal? Não perca estes 10 mercados de Natal em Roma para visitar este ano e onde pode oferecer a si mesmo uma lembrança única.

Isabel Catalán

Isabel Catalán

leitura de 8 minutos

10 mercados de Natal de visita obrigatória em Roma

Piazza Navona no Natal | ©Seanfoneill

Roma é uma cidade com uma atmosfera especial, cheia de monumentos e de história, e na época do Natal torna-se ainda mais mágica graças aos presépios, grinaldas e abetos que decoram as ruas da cidade, sem esquecer os mercados de Natal!

De finais de novembro a princípios de janeiro, os mercados de Natal de Roma inundam as praças para vender artesanato, brinquedos e doces típicos. Aproveite a sua estadia para passear, desfrutar do ambiente e comprar alguns presentes - de certeza que vai encontrar algo único para oferecer nesta época festiva!

1. Visitar a feira da ladra na Piazza Navona

Mercado de Natal da Piazza Navona| ©Jamie Heath
Mercado de Natal da Piazza Navona| ©Jamie Heath

O mercado de Natal da Piazza Navona é o mercado de Natal mais típico de Roma. Situa-se no centro antigo da cidade (onde outrora se encontrava o Estádio de Domiciano), num belo cenário barroco presidido pela igreja de Santa Inês e pelo Palazzo Pamphili, junto à famosa Fontana dei Quattro Fiumi de Bernini, uma das mais belas fontes de Roma.

Durante pouco mais de um mês, a praça é transformada num belo mercado de Natal que parece saído de um conto de fadas. Para além das belas bancas que decoram este local, existem outras atracções na Piazza Navona, como um carrossel vintage, um grande presépio e uma árvore de Natal e até um evento com o Pai Natal e a bruxa Befana, duas personagens cativantes durante esta época festiva em Itália.

Esta é uma zona muito agradável para passear, por isso é altamente recomendável fazer a visita guiada às Fontes e Praças de Roma, onde um guia especializado lhe contará todos os pormenores desta praça única. Muitos artistas de rua, tais como músicos e mágicos, vêm animar o ambiente e vai passar um bom bocado.

  • Endereço: Piazza Navona
  • Como chegar lá: De metro, linha A, estação Barberini.
  • Horário de abertura: Aberto até 6 de janeiro, das 10h à 1h.

Reservar uma visita guiada às fontes e praças de Roma

2. Decore a sua casa no mercado da Piazza Risorgimento

Visitar o mercado da Piazza Risorgimento| ©Maximilian
Visitar o mercado da Piazza Risorgimento| ©Maximilian

Depois de visitar a Basílica de São Pedro ou a Capela Sistina, pode aproveitar para visitar outro dos mercados de Natal de Roma, o da Piazza Risorgimento, mesmo à saída das muralhas do Vaticano. Aí pode encontrar muitas coisas, e não só relacionadas com o Natal. Desde artigos decorativos para a casa a utensílios de cozinha feitos à mão e bijutaria, ficará surpreendido com a variedade de produtos!

A decoração do mercado de Natal da Piazza Risorgimento talvez não seja tão típica como a da Piazza Navona, pois parece mais uma feira moderna. No entanto, vale a pena visitá-lo porque o ambiente também é festivo e vendem tantas coisas diferentes que é provável que acabe por comprar algo para comer.

  • Endereço: Piazza San Pietro, 00120. Cidade do Vaticano.
  • Como chegar lá: De metro, linha A, estação Ottaviano.
  • Horário de abertura: Aberto até 6 de janeiro, das 10 às 20 horas.

Reserve o seu bilhete para a Capela Sistina

3. Encontrar as melhores antiguidades na Piazzale Ankara

Trabalhar no Mercado de Natal| ©Marco Stetter
Trabalhar no Mercado de Natal| ©Marco Stetter

Outro dos mercados de Natal de Roma a visitar durante a sua viagem é o Piazzale Ankara, famoso pelas suas bancas de antiguidades e comércio justo cujos lucros revertem a favor da caridade.

Encontrá-lo-á não muito longe das lardinas da Villa Borghese, um dos mais belos parques de Roma. Por isso, se reservar uma visita guiada à Galeria Borghese, não hesite em visitar o mercado de Natal na Piazzale Ankara - é uma óptima coisa para fazer depois de um passeio por este parque onde a natureza e a arte se fundem perfeitamente.

Presidido por uma enorme árvore de Natal, aqui pode comprar todo o tipo de artigos, desde decorações de Natal e comida deliciosa a presentes giros. E se lhe apetecer fazer algo diferente, a Piazzale Ankara também tem uma pista de pat inagem onde pode mostrar os seus dotes de patinagem no gelo. É um ótimo lugar para fazer em Roma durante a época natalícia- vai divertir-se imenso!

  • Endereço: Piazzale Ankara
  • Como chegar lá: De metro, linha A, estação Spagna ou Flaminio.
  • Horário de abertura: Aberto às terças-feiras, das 7h às 14h.

Reservar uma visita guiada à Galeria Borghese

4. Experimente a tradição da Piazza Caprera

Piazza Caprera em Roma| ©Percossi/Ansa
Piazza Caprera em Roma| ©Percossi/Ansa

Se gosta dos mercados de Natal tradicionais do Norte da Europa, não perca o mercado de Natal da Piazza Caprera em Roma, que recria a atmosfera mágica e invernal tão típica dos mercados alemães.

As bancas deste mercado oferecem uma grande variedade de produtos para oferecer como presentes nesta época festiva (antiguidades, bijutaria, perfumes, roupas...), embora a comida e os doces típicos de diferentes regiões italianas aqui vendidos sejam um verdadeiro deleite**(recomendo experimentar o panetone e o struffoli napolitano**). Se gosta de doces, é uma boa altura para os provar e acompanhá-los com um copo de vinho quente ou uma chávena de chocolate.

Tal como outros mercados de Natal em Roma, o da Piazza Caprera também tem um programa divertido de actividades para animar o ambiente, como música tradicional, contos e palhaços. Por isso, se estiver a visitar a cidade em família durante o Natal, este é um dos locais a visitar com crianças em Roma, juntamente com a feira da ladra da Piazza Navona. Coloque-o na lista depois da visita guiada ao Vaticano e à Capela Sistina para crianças.

  • Endereço: Piazza Caprera
  • Como chegar lá: De metro, linha B, estação de Bolonha.

Reservar uma visita guiada ao Vaticano para crianças

5. Mergulhe na atmosfera natalícia do Mercado Monti

Entrada para o Mercado Monti| ©RYU_T_08
Entrada para o Mercado Monti| ©RYU_T_08

Embora o Mercato Monti esteja aberto durante todo o ano, durante a época natalícia o mercado fica imerso numa atmosfera muito natalícia e muitos romanos vêm aqui aos fins-de-semana para procurar os seus presentes de Natal. Por isso, é um ótimo lugar para visitar e comprar lembranças da sua viagem.

Além disso, o Mercato Monti tem o Coliseu como pano de fundo, por isso, antes ou depois de visitar este mercado de Natal, pode fazer uma visita guiada ao Coliseu, o que é altamente recomendado em qualquer altura do ano.

  • Endereço: Via Leonina, 46/48, 00184 Roma
  • Como chegar lá: De metro, linha B, estação de metro Cavour.
  • Horário de abertura: Aberto todos os fins-de-semana do ano, das 10 às 20 horas.

Reservar uma visita ao Coliseu, ao Fórum e ao Monte Palatino

6. Desfrute das melhores vistas na feira da ladra da Piazza di Spagna

Escadaria Espanhola| ©Daniel Basso
Escadaria Espanhola| ©Daniel Basso

Há muito para ver na Piazza di Spagna (é uma das praças mais famosas de Roma) e, claro, tem o seu próprio mercado de Natal nesta época festiva.

Não é muito grande, mas tem uma localização fantástica, junto à Fontana della Barcaccia e em frente à escadaria monumental que leva à igreja da Santissima Trinità dei Monti, de onde se tem uma das melhores vistas de Roma. É um local muito frequentado por romanos e turistas.

  • Endereço: Piazza di Spagna, 00187 Roma
  • Como chegar lá: De metro, linha A, estação Spagna.
  • Horário de funcionamento: Aberto de 1 de dezembro a 6 de janeiro.

Reservar uma visita guiada às fontes e praças de Roma

7. Entrar na feira da ladra do Museu de Criminologia

Dentro do Museu de Criminologia| ©Rita Kamel
Dentro do Museu de Criminologia| ©Rita Kamel

Se está interessado no mundo da criminologia, além de se divertir neste museu em Roma, pode aproveitar para visitar o seu mercado de Natal, que é promovido pelo Departamento de Administração Penitenciária de Itália. Aqui encontrará produtos de qualidade fabricados pelas prisões do país, como nougat, panetone, mel, queijo e t-shirts, entre muitos outros.

Se é um apaixonado pela cozinha italiana e já conhece os melhores sítios para comer em Roma, esta é uma boa oportunidade para comprar algumas coisas e ajudar uma boa causa. Para além disso, durante a abertura do mercado de Natal, a entrada no Museu Criminológico de Roma é gratuita.

E se quiser aproveitar ao máximo o dia, este museu está localizado muito perto da Piazza Navona, pelo que pode reservar o seu bilhete para o metro da Piazza Navona, antes ou depois da visita.

  • Endereço: Via del Gonfalone, 29.
  • Como chegar lá: De autocarro, linhas 23, 40, 62, 64.
  • Horário de funcionamento: Aberto de 11 a 18 de dezembro, das 10h às 19h.

Reserve o seu bilhete para o metro na Piazza Navona

8. Explore a cultura japonesa no Mercatino Giapponese

No Mercatino Giapponese| ©Mercatino Giapponese
No Mercatino Giapponese| ©Mercatino Giapponese

A edição de Natal do Mercatino Giapponese é uma das mais curtas (dura apenas dois dias!), mas oferece muita diversão em poucos dias. É um pouco isolado, no bairro PratiBus, mas pode aproveitar para alugar uma scooter em Roma e ficar a conhecê-lo. Verá que tem um pouco de tudo para os visitantes de todas as idades desfrutarem: desde espectáculos e demonstrações, a workshops de culinária e artes marciais. Há até uma grande praça de alimentação.

Além disso, se for fã do tema japonês, as bancas do Mercatino Giapponese terão certamente o presente que procura (jóias, acessórios, arte, objectos decorativos, etc.), seja para os seus entes queridos ou para si próprio!

O acesso ao mercado de Natal de Roma não é gratuito - a entrada custa cerca de 4 euros - mas vale bem a pena a visita. Apenas as crianças com menos de 14 anos e as pessoas com deficiência podem entrar gratuitamente.

  • Endereço: Via Biordo Michelotti, 2, 00176 Roma
  • Como chegar lá: De metro, linha C, paragem Malatesta e/ou Pigneto.
  • Horário de abertura: Aberto em meados de dezembro, das 10h às 19h30m.

Alugar uma Vespa em Roma

9. Procure os presentes mais curiosos na Piazza Mazzini

Mercado da Piazza Mazzini| ©HEN-Magonza
Mercado da Piazza Mazzini| ©HEN-Magonza

Não muito longe da Piazza Risorgimento, num dos bairros mais ricos de Roma, encontra-se o mercado de Natal da Piazza Mazzini, em Prati, especializado em mobiliário, antiguidades e artigos vintage.

Apesar de este mercado não ser tão espetacular como o da Piazza Navona, fazem um grande esforço para o decorar com motivos natalícios e de inverno e criar uma atmosfera íntima. A Piazza Mazzini é também uma praça muito bonita, adornada com jardins e fontes renascentistas, pelo que vale a pena visitá-la. Recomendo que reserve uma visita guiada às fontes e praças de Roma para este efeito.

Para além dos produtos habituais desta feira da ladra, durante esta época do ano alargam a sua oferta para vender decorações de Natal de qualidade, artesanato em madeira e muitas ideias para presentes, como roupa, bijutaria ou incenso. Recomendo que compre aqui alguns doces típicos italianos (por exemplo, da Sardenha ou da Sicília), porque o mercado de Natal da Piazza Mazzini é famoso por eles.

  • Endereço: Piazza Mazzini
  • Como chegar lá: De metro, linha A, estação Re di Roma.
  • Horário de abertura: Aberto desde o início de dezembro até à véspera de Natal, das 8 às 20 horas.

Reservar uma visita guiada às fontes e praças de Roma

10. Divertir-se como uma criança no Natale all'Auditorium

Sinal de entrada do Mundo de Natal| ©Sara Cacciarini
Sinal de entrada do Mundo de Natal| ©Sara Cacciarini

Outro dos mercados de Natal de Roma que pode visitar durante a sua estadia na cidade é o do Auditorium Parco della Musica, que também acolhe a exposição Christmas World, uma exposição dedicada à celebração do Natal e ao encontro entre diferentes culturas.

O mercado de Natal Natale all'Auditorium tem também um programa especial dedicado às crianças, com espectáculos, actividades e workshops para as entreter enquanto os adultos percorrem as bancas do mercado e fazem algumas compras de Natal.

Há muitos presentes para escolher: desde doces típicos a belos artesanatos, encontrará certamente uma lembrança para levar para casa da sua viagem a Roma!

  • Endereço: Via Pietro de Coubertin, 30
  • Como chegar lá: De autocarro, linha 910, Terminal Termini/Piazza Mancini
  • Horário de funcionamento: Aberto de 4 de dezembro a 9 de janeiro.

Reservar um Autocarro Turístico da Cidade