O que fazer em Nápoles

Se está a pensar viajar para Itália e quer descobrir algo autêntico, não hesite: visitar Nápoles é uma das melhores experiências que pode ter.

Vicky Del Moral

Vicky Del Moral

leitura de 8 minutos

O que fazer em Nápoles

Telhados de Nápoles | ©Mathias Bach

Colorida, pitoresca, histórica, apaixonante, cultural, caótica e saborosa, Nápoles é uma cidade que não o deixará indiferente. Está também muito perto de verdadeiras jóias como Capri, Herculano, Pompeia e a Costa Amalfitana. Vamos dar uma olhadela aos 10 lugares imperdíveis em Nápoles e arredores.

1. Passear pela grande Piazza del Plebiscito

Praça do Plebiscito| ©Gabriele Ravanetti
Praça do Plebiscito| ©Gabriele Ravanetti

A imensa Piazza del Plebiscito, uma das maiores de Itália, é também um dos maiores emblemas de Nápoles. Situada no final da Via Toledo, é possível observar a vida quo tidiana da cidade e visitar os importantes edifícios que a rodeiam, como o Palácio Real, o Palazzo Salerno, a Basílica de San Francesco di Paola e o Palácio da Prefeitura.

Uma boa maneira de aprender tudo sobre a história da Piazza del Plebiscito é visitá-la como parte de um passeio guiado a pé pela cidade.

Reservar uma visita guiada a pé em Nápoles

2. Passeio pela majestosa Galleria Umberto I

| ©Dave & Margie Hill / Galería de Umberto I
| ©Dave & Margie Hill / Galería de Umberto I

Perto da Piazza del Plebiscito, encontrará outro dos lugares essenciais para ver em Nápoles, a formidável Galleria Umberto I. Semelhante à Galleria Victor Emmanuel II de Milão, esta elegante galeria comercial é composta por quatro corredores com piso de mármore cobertos por uma estrutura de ferro e vidro que convergem sob uma impressionante cúpula.

Uma visita a esta galeria está incluída em vários passeios a pé em Nápoles. Aproveite a oportunidade para desfrutar de um momento relaxante passeando pelas várias lojas ou saboreando um típico café expresso num dos cafés.

3. Entrar na Catedral de Nápoles

| ©Andrea Schaffer / Interior de la Catedral de Nápoles
| ©Andrea Schaffer / Interior de la Catedral de Nápoles

A Catedral Metropolitana de Santa Maria Assunta ou San Gennaro é o edifício religioso mais importante de Nápoles. Esta magnífica catedral foi construída em 1314 no local de um antigo templo dedicado ao deus Apolo, e apresenta uma mistura de estilos gótico, barroco e neo-gótico.

O seu interior alberga obras de grande valor, como o batistério mais antigo do Ocidente e a inesquecível "Capela do Tesouro", que alberga mais de 50 figuras de prata, incluindo o santo padroeiro de Nápoles, San Gennaro, com o seu sangue.

Horário de abertura: de segunda a domingo, das 8h00 às 12h30 e das 16h30 às 19h00, com entrada gratuita.

Se quiser mergulhar na surpreendente Nápoles subterrânea, uma visita à Basílica dell'Incoronata Madre del Buon Consiglio é obrigatória. Outra visita obrigatória é às Catacumbas de San Gennaro, onde uma verdadeira cidade se encontra debaixo da própria Nápoles.

Outra das capelas que deve visitar é a Capela Sansevero, mais conhecida como a igreja de Santa Maria della Pietà, onde descobrirá uma escultura única do pouco conhecido arquiteto Giuseppe Sanmartino. Estamos a falar da conhecida estátua do Cristo Velado.

Reservar uma visita guiada ao Cristo Velado em Nápoles

4. Surpreender-se com o Castel dell'Ovo

| ©JJ Merelo / Castell dell’Ovo
| ©JJ Merelo / Castell dell’Ovo

Nápoles é uma cidade de fortificações impressionantes. O Castell dell'Ovo, literalmente "Castelo do Ovo", é um dos melhores, tanto pela sua arquitetura imponente e pelas vistas da sua Terrazza dei Cannoni sobre o Golfo de Nápoles, como pela lenda escondida dentro das suas muralhas que lhe deu o seu curioso nome.

Segundo a lenda, o poeta latino Virgílio, considerado um mágico na Idade Média, escondeu um ovo nos seus alicerces. Dizia-se que, enquanto o ovo não fosse partido, o castelo e a cidade estariam protegidos. Se quiser conhecer toda a sua história e pormenores, visite este castelo no âmbito de uma visita guiada a Nápoles.

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9h00 às 19h00 (fecha às 13h00 aos domingos).

Reservar uma visita guiada ao castelo em Nápoles

5. Prove a pizza mais autêntica do mundo

Chefe napolitano a preparar uma pizza| ©Kelly Hau
Chefe napolitano a preparar uma pizza| ©Kelly Hau

Conhecer um lugar é também compreender a sua gastronomia. Em Nápoles, isto é especialmente importante quando se descobre que esta cidade é o berço de um dos alimentos mais populares do mundo, a pizza. Foi aqui que o pizzaiolo Raffaele Esposito preparou uma massa com tomate, mozzarella, azeite e manjericão em honra da Rainha Margherita e da bandeira italiana, nascendo assim a autêntica pizza Margherita.

Mas a tradição gastronómica da cidade não se fica por aqui, devendo também saborear pratos como a sua pizza a portafoglio (dobrada), limoncello, mozzarella di Bufala, taralli, pastiere e croquetes recheados.

As pizzarias mais famosas de Nápoles

Terá a sorte de encontrar uma mesa na L'Antica Pizzeria da Michele, a mais popular e cenário de filmes como "Come, Pray, Love", mas também provará as melhores pizzas da sua vida no Gino Sorbillo, Napoli in Bocca, Pizzeria Sorbillo ou Di Matteo. Um percurso gastronómico de comida de rua napolitana ajudá-lo-á a descobrir os melhores locais para apreciar estes sabores.

Vicky's Traveller tip

Nápoles é uma cidade fascinante que pode ser percorrida a pé e numa viagem de cerca de 3 dias, mas se não quiser perder os seus maravilhosos arredores, reserve um par de dias extra para a sua viagem.

6. Visitar o Castel Nuovo (Maschio Angioino)

Castelo Novo| ©Robert Emperley
Castelo Novo| ©Robert Emperley

O Castel Nuovo é uma fortaleza medieval de estilo renascentista construída em 1282 e outro símbolo de Nápoles. Outrora centro cultural e fortaleza de defesa, hoje alberga o Museu Cívico e é palco de espectáculos. O seu interior foi restaurado, embora permaneçam vestígios do século XIV, como a Capella Palatina, mas só para entrar e ver o seu fosso e a grande muralha que une as suas cinco torres vale a pena.

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9h00 às 19h00 (encerra às 13h00 aos domingos).

7. Passeio por Spaccanapoli

Spaccanapoli| ©yashima
Spaccanapoli| ©yashima

A Nápoles original está aqui, em Spaccanapoli. O seu nome, em espanhol "rompenápoli", deve-se ao facto de ser a zona que divide a cidade velha entre o norte e o sul, indo dos também interessantes "quartieri spagnoli" (bairros espanhóis) até ao bairro de Forcella. Aqui poderá apreciar cenas da verdadeira vida napolitana, com os seus artistas de rua, ruas caóticas coroadas por filas de roupa pendurada e muitas motas.

Além disso, nesta zona encontram-se vários dos locais de interesse obrigatório de Nápoles, como o Duomo, a Piazza del Gesù e a Basílica de San Domenico Maggiore, que podem ser explorados num passeio a pé com um guia, se quiser enriquecer a sua visita.

8. Desça até às entranhas de Nápoles no "Underground Naples".

Nápoles subterrânea| ©Feline DaCat
Nápoles subterrânea| ©Feline DaCat

Escondida sob as ruas estreitas de Nápoles encontra-se outra cidade, uma cidade subterrânea, que esconde uma história fascinante e uma das maiores redes de túneis da Europa. A origem desta "Nápoles subterrânea", com 40 metros de profundidade, remonta aos gregos, que a escavaram como reservatório subterrâneo de água.

Na época romana, foi alargado como pedreira para a construção da cidade e foi utilizado como abrigo antiaéreo durante a Segunda Guerra Mundial. Esta área acabou por se tornar uma gigantesca lixeira que permaneceu no esquecimento até ao século XIX, quando foi resgatada e se tornou uma das principais atracções de Nápoles, que pode ser apreciada com uma visita guiada.

Reservar uma visita aos subterrâneos de Nápoles

9. Visitar o Museu Arqueológico Nacional de Nápoles

Mosaico de Pompeia| ©Bradley Griffin
Mosaico de Pompeia| ©Bradley Griffin

O Museu Arqueológico Nacional é o ponto de encontro cultural obrigatório em Nápoles, pois é considerado um dos museus arqueológicos mais importantes da Europa. Instalado num palácio que remonta a 1585, é recomendável fazer uma visita guiada à sua enorme coleção, que está dividida em 4 pisos e alberga importantes vestígios das antigas cidades de Pompeia e Herculano, obras do Antigo Egipto e um formidável Salão do Relógio de Sol, que faz lembrar o Salone del Cinquecento no Palazzo Vecchio em Florença.

Horário de abertura: de quarta a segunda-feira, das 9.00 às 19.30 horas.

Reservar bilhetes para o Museu Arqueológico Nacional de Nápoles

10. Descubra os deslumbrantes arredores de Nápoles

Sorrento| ©makitdev
Sorrento| ©makitdev

Ficar apenas na cidade de Nápoles, embora seja capaz de satisfazer a curiosidade de qualquer viajante, é perder grande parte da riqueza que a bela região da Campânia tem para oferecer. Recomendo que reserve alguns dias da sua viagem para conhecer os arredores de Nápoles, onde pode deslocar-se da forma mais cómoda e durante o dia graças à multiplicidade de excursões organizadas que cobrem as melhores coisas para ver nos arredores de Nápoles.

Se tiver, por exemplo, três dias em Nápoles, pode ver maravilhas como a idílica ilha de Capri, cidades fascinantes como Pompeia e Herculano e o vulcão que as enterrou há séculos, o imponente Monte Vesúvio.

Se tiver a sorte de ter cinco dias para viajar, pode fazer um passeio inesquecível pela Costa Amalfitana, uma das mais belas de Itália e declarada Património da Humanidade por aldeias idílicas como Sorrento, Amalfi e Positano.

Para saber o que cada destino tem para oferecer ou como chegar a cada um deles, deixo-lhe esta lista dos melhores posts:

Pompeia, um destino único

É verdade que a cidade napolitana pode ser vista em um ou dois dias. No entanto, falar de Nápoles e não falar de Pompeia é impossível, por isso não pode perder esta maravilha arquitetónica numa das excursões ao Vesúvio e Pompeia a partir de Nápoles.

Em apenas 25 minutos de carro pode estar na lendária cidade soterrada por um dos vulcões mais activos da Europa, o Monte Vesúvio. Mas ir por conta própria e numa aventura pode, por vezes, ser uma dor de cabeça, por isso vou dar-te alguns links para que possas descobrir como chegar lá, o que ver e as melhores excursões com bilhetes para Pompeia e Vesúvio:

Dicas para a sua viagem a Nápoles

Apesar de Nápoles ser uma cidade relativamente pequena, tem muitas atrações para visitar, por isso uma das dicas que dou para não perder nada é alugar um dos autocarros turísticos da cidade. Quer seja no verão ou no inverno, esta é sem dúvida a melhor opção para conhecer a capital da Campânia. Se viajar na época do Natal, também poderá desfrutar da iluminação especial dos seus monumentos.

Finalmente, quer chegue de avião, comboio ou navio de cruzeiro, recomendo que planeie bem os transferes entre o aeroporto e Nápoles e que não perca tempo desnecessário uma vez lá.