13 Coisas para Fazer em Nápoles no Verão

Aqui está um resumo das melhores actividades que o convencerão a visitar Nápoles no verão.

Carla Yaquer

Carla Yaquer

leitura de 12 minutos

13 Coisas para Fazer em Nápoles no Verão

Itália | ©Alessio Maffeis

O verão é a altura perfeita para mergulhar no Dolce Vita napolitano. A cidade oferece muitas possibilidades para passar o seu tempo livre entre festivais, festas locais, eventos gratuitos, as melhores aulas e eventos com pizza napolitana, praias, arte e natureza.

As coisas para ver e fazer em Nápoles são numerosas e, por essa razão, deixo-lhe a melhor lista completa do que não deve perder durante esta estação: Está pronto? Vamos começar.

1. Participar no melhor festival gastronómico do mundo

Vila da Pizza| ©Fabiana Bianchi
Vila da Pizza| ©Fabiana Bianchi

A fama da delicada pizza napolitana é bem conhecida e, sem dúvida, poderá prová-la se contratar um irresistível passeio gastronómico por Nápoles. Mas gostaria de fazer parte do melhor festival gastronómico do mundo? Se sim, participe no Pizza Village, o Festival da Pizza de Nápoles.

Junte-se ao maior encontro de Itália centrado no seu Património Imaterial da Humanidade, a arte da pizza napolitana. Este festival realiza-se todos os anos ao longo da Rua Lungomare Caracciolo ou do Passeio Marítimo de Nápoles, transformado naquela que é conhecida como a maior pizzaria do mundo desde 2011.

O programa do Festival da Pizza de Nápoles, também conhecido como Pizzafest, inclui não só deliciosas pizzas confeccionadas pelos mestres pizzaiolos mais famosos do mundo, mas também concursos, concertos, exposições, palestras, aulas, seminários e surpresas todos os anos. A celebração da Aldeia da Pizza tem lugar nas últimas semanas de junho.

Reservar uma visita gastronómica a Nápoles

2. Participe nas Festas de San Gennaro

Igreja de San Gennaro all'Olmo| ©Luca Aless
Igreja de San Gennaro all'Olmo| ©Luca Aless

As ruas napolitanas organizam procissões e ritos solenes à volta da Igreja de San Gennaro all'Olmo. Durante 8 dias, o Município de Nápoles e a Igreja unem esforços para celebrar este evento gratuito. Entre desfiles, procissões religiosas e espectáculos musicais, o santo padroeiro percorre o Duomo acompanhado por bispos, presidentes de câmara, paroquianos e curiosos que se deixam levar pelo ambiente festivo.

Todos os anos, a 19 de setembro, Nápoles celebra o seu santo padroeiro: San Gennaro. A Igreja Católica fez do mártir napolitano um santo após o seu sofrimento às mãos de Diocleciano, o imperador romano. Desde 1497, quando o seu corpo foi devolvido à cidade, foi conservado um coágulo de sangue seco do Bispo Gennaro, que milagrosamente se torna líquido em ocasiões especiais.

A festa de San Gennaro tornou-se uma atração turística popular. O júbilo dos napolitanos é capaz de contagiar até os menos crentes e uma visita às Catacumbas de San Gennaro faz parte do roteiro completo para a ocasião.

Reservar uma visita guiada às Catacumbas

3. Deixe-se deslumbrar por Capri

Capri| ©ale
Capri| ©ale

Uma das coisas imperdíveis para fazer em Nápoles no verão é reservar uma excursão a Capri e deixar-se deslumbrar por todo o seu encanto.

A excursão, com uma duração aproximada de 8 horas, é a melhor forma de conhecer esta maravilhosa ilha, uma vez que inclui a recolha no hotel e o cruzeiro a partir do porto de Nápoles, bem como o acompanhamento de um guia especializado que lhe dará todos os pormenores ao longo do percurso e também poderá responder a quaisquer perguntas que possa ter.

Terá também tempo suficiente para explorar a ilha por sua conta a partir do momento em que desembarcar, mas não antes de admirar do mar alguns sítios únicos como a Grotta Bianca, Grotta Verde, Arco Naturale, Villa Malaparte, Punta Carena ou Faraglioni.

Reservar uma excursão a Capri

4. Surpreender-se com os castelos de Nápoles

Castelo de Nápoles| ©Victor R. Ruiz
Castelo de Nápoles| ©Victor R. Ruiz

E outra proposta ideal para o verão é reservar uma visita guiada aos castelos de Nápoles, que inclui um itinerário pelas duas fortalezas mais importantes da cidade: Castel dell'Ovo e Maschio Angioino e, além disso, visitará outros locais de grande valor como Borgo Marinari, Piazza del Plebiscito, Galleria Umberto I ou Maschio Angioino.

Este passeio pela cidade dura cerca de 4 horas e será acompanhado por um guia especializado que lhe contará todas as histórias e anedotas relacionadas com os dois imponentes castelos.

Reservar uma visita guiada aos castelos

5. Visitar as praias napolitanas

As praias de Miseno| ©Carlo Gargiulo
As praias de Miseno| ©Carlo Gargiulo

No verão, as praias são um must para os visitantes de Nápoles. Aqui estão as minhas 3 preferidas.

A escolha mais popular: a praia de Schiacchetello

Se procura uma praia com águas cristalinas, de fácil acesso, com um cenário onde o Vesúvio é o centro das atenções, Schiacchetello é a resposta. No entanto, tenha em atenção que a sua localização é estratégica e a praia enche facilmente, pelo que deve chegar cedo para conseguir um lugar, e as escadas para lá chegar não o devem desmotivar, pois no final da caminhada encontrará um tesouro natural que vale a pena apreciar.

  • Localização: Bacoli, cidade metropolitana de Nápoles. A poucos minutos do memorial de guerra (ai caduti in guerra), no número 80070 de Bacoli.
  • Como chegar: Do Castelo Aragonês de Baia, 11 minutos pela Via Risorgimento.

A minha escolha preferida: as praias de Miseno e Miliscola

Uma bela dupla com vista panorâmica para as coloridas ilhas de Procida e Ischia.

  • Localização: Encontrará a praia de Miseno na Via Miliscola, 30, 80070 Bacoli.
  • Como chegar lá: a 10 minutos pela Via Miliscola.

A minha escolha exclusiva: Praia della Gaiola

Uma praia que, graças aos seus lugares limitados, protege a flora e a fauna marinhas presentes. Há dois turnos, de manhã e à tarde. Em cada um deles são permitidas 75 pessoas. Além disso, os barcos a motor e a pesca são proibidos. É um paraíso marinho para os amantes do mergulho e para aqueles que desfrutam do mar sem multidões.

  • Localização: Discesa Gaiola, 14, 80123 Napoli.
  • Como chegar: apanhar a Via Discesa Coroglio durante 20 minutos a partir do estádio Diego Armando Maradona.

:::link|text=Reservar uma excursão à ilha de Procida|element=pa-4647:::

6. Viva o Ferragosto em grande estilo

Excursão a Herculano| ©Pablo Cabezos
Excursão a Herculano| ©Pablo Cabezos

O dia 15 de agosto é o dia da Assunção da Virgem Maria, que se refere ao dia em que Maria subiu ao céu sem ter morrido. É uma das celebrações de verão mais sagradas da Igreja Católica. No entanto, em Itália, celebram-se as Festas de agosto, mais conhecidas como Ferragosto, que lhe darão a oportunidade de desfrutar de uma variedade de eventos.

A história desta celebração remete-nos para o ano 18 a.C., quando as festividades da data foram reconhecidas com o nome do imperador Augusto, governante da época. Assim nasceu a "feriae Augusti".

Esta festa, que todos os anos é acrescentada ao itinerário de Ferragosto, inclui muitas actividades:

  • A Noite de Tammorra: o concerto gratuito que celebra o folclore napolitano e a cultura popular.
  • O Festival Gastronómico e Cultural de Nápoles: comer em Nápoles é uma experiência que, por si só, justifica a sua visita à cidade. Em Ferragosto faltarão dias para desfrutar de todas as opções. Recomendo que escolha entre os melhores passeios gastronómicos para esta data.
  • A Festa da Batata Agerolesa: onde se podem provar as famosas brochettes de batata, os Tubettoni lardellati al agerolese com flocos de queijo fumado, a versão local das tapas, os crostini Agerola, o clássico gnocchi de queijo e novos pratos muitas vezes combinados com carne de porco e bom vinho. Para além disso, há os concursos e concertos típicos deste evento em Agerola.
  • Actividades especiais no Parque Arqueológico de Pausilypon.
  • O espetáculo de luzes na Fonte de La Mostra d'Oltremare em Nápoles.
  • Actividades especiais em Herculano.
  • Missas especiais em todas as capelas e igrejas da cidade.

Reservar uma visita gastronómica a Nápoles

7. Descobrir as festas da Madonna del Carmine

Basílica do Santuário de Maria Santissima del Carmine Maggiore| ©Maurizio rea
Basílica do Santuário de Maria Santissima del Carmine Maggiore| ©Maurizio rea

Entre junho e julho, uma outra festa de verão reúne milhões de paroquianos e habitantes locais, a Madonna del Carmine, que é melhor reconhecida no país se procurarmos o Carmine Maggiore ou a Madonna del Carmine.

A Basílica Santuario di Maria Santissima del Carmine Maggiore reúne milhões de fiéis de todo o mundo para venerar a Madonna Bruna em ação de graças pelos favores alcançados ou para rezar por milagres futuros.

A festa da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo é muito querida pelos napolitanos. O encontro começa no dia 16 de julho com missas a todas as horas. A celebração circunda a Piazza Mercato, no berço do legado histórico napolitano. A minha recomendação é complementar a visita a este património histórico local com uma visita ao subsolo de Nápoles.

Reservar uma visita ao subsolo de Nápoles

8. Apreciar a noite das estrelas

Anfiteatro Campano de Santa Maria Capua Vetere| ©Graham Currey
Anfiteatro Campano de Santa Maria Capua Vetere| ©Graham Currey

Música, vinho e arte juntam-se todas as noites de verão sob o teto do Anfiteatro Campano de Santa Maria Capua Vetere, o segundo maior anfiteatro do mundo a seguir ao Coliseu. Quem quer perder o evento?

O local é muito especial e, pela sua proposta sazonal completa, pode ser acrescentado entre os melhores passeios e excursões a partir de Nápoles. O programa do evento reúne os compositores mais modernos, os nostálgicos e os melhores cantores da Campânia para celebrar A Noite das Estrelas como parte da Arena do Festival Spartacus. De notar que o festival está dividido em quatro zonas:

  • Zona Audiovisual: A secção de cinema homenageia os clássicos da sétima arte e as ofertas modernas para contrastar todas as épocas. Inclui longas-metragens vencedoras de prémios da Academia e clássicos de culto. Pode comprar os seus bilhetes por apenas 5 euros.
  • Music Zone: Bandas locais de renome prestam homenagem às lendas do universo musical de diferentes gerações. A partir de 15 euros, pode desfrutar de concertos.
  • Zona doteatro: Comédias e dramas como A Guerra de Troia levantam frequentemente a cortina entre espectáculos de luxo. As escolas de teatro do Município de Campania promovem uma rede cultural para jovens e idosos a partir de 10 €.
  • Zona Arqueológica: Esta é uma secção fixa do Anfiteatro de Santa Maria Capua Vetere. A partir de € 2,5 você pode entrar nesta área para visitar o Anfiteatro da Campânia e o Museu dos Gladiadores.

Enquanto participa no evento, pode também parar para comer um lanche ou uma boa pizza napolitana na área da cafetaria, onde encontrará o restaurante Amico Bio Spartacus Arena, o primeiro restaurante biológico do mundo num sítio arqueológico. De que está à espera para se inscrever neste plano? O programa completo está disponível no sítio Web do anfiteatro.

Reservar uma visita guiada a Nápoles

9. Conheça o Festival de Lucerna e o Riti Settennali

Riti Settennali| ©giuseppe melone
Riti Settennali| ©giuseppe melone

A Festa de Lucerna

De quatro em quatro anos, o encantador bairro de Casamale recorda as suas raízes antigas, quando a atmosfera medieval ganha vida na Festa das Lâmpadas, também conhecida como Festa de Lucerna. Embora esta celebração do ciclo da vida seja sobretudo conhecida na Suíça, onde se realiza anualmente, o sotaque napolitano granjeou-lhe fama na capital da Campânia.

Durante esta festa, a aldeia de Casamale ilumina-se em todo o seu esplendor com fetos coloridos e ramos de castanheiro. As muralhas aragonesas que rodeiam a aldeia ainda estão intactas. Antes de visitar o Monte Vesúvio e o vulcão de Pompeia, os turistas têm o ritual estival de passar pelo bairro de Casamale. Não perca a maravilhosa vista deste tesouro napolitano!

Riti Settennali

Continuo a atravessar a Idade Média e, desta vez, subo 60 km para norte para chegar a Guardia Sanframondi, onde o Riti Settennali faz renascer uma atmosfera tipicamente medieval! É um acontecimento espantoso que se repete na primeira segunda-feira a seguir ao dia 15 de agosto , de sete em sete anos.

Durante o Riti Settennali, os habitantes de Guardia Sanframondi descobrem que a sua cidade é invadida por estranhas figuras encapuzadas que representam os mistérios do Antigo e do Novo Testamento em honra da Virgem da Assunção.

São sete dias de sacrifício que têm vindo a reunir multidões desde 1620. Se alguma vez estiver em Itália e quiser viver ao vivo os costumes medievais, não deixe de passar pela Guardia Sanframondi antes de 31 de agosto.

Reservar uma excursão a Pompeia e ao Monte Vesúvio

10. Celebrar a Festa da Virgem de Piedigrotta

Festa da Virgem de Piedigrotta.| ©Luca Aless
Festa da Virgem de Piedigrotta.| ©Luca Aless

O dia 8 de setembro em alguns países católicos marca a Consagração à Virgem Maria, e em Nápoles marca o início da Festa da Virgem de Piedigrotta. Durante 10 dias, representantes da arte napolitana desfilam à volta da Piazza del Plebiscito. A origem oficial da festa remonta a 1487, quando Di Joampiero Leostello, personagem ilustre, mencionou uma festa de Santa Maria della Grotta à qual "todos" acorriam na noite de 7 para 8 de setembro.

Posteriormente, entre 1554 e 1744, a realeza habituou-se a que a festa fosse acompanhada de uma parada militar. Foi Carlos III quem ordenou as luzes e a decoração das varandas. Ao longo dos anos, a festa tornou-se uma referência cultural com um dos melhores espectáculos de luzes do mundo. Este espetáculo nasceu como uma versão do carnaval napolitano. Carros alegóricos que representavam Masaniello, Pulcinella e San Gennaro, bebidas, danças e banquetes completavam o evento.

O musical de Piedigrotta foi oficialmente inaugurado a 8 de setembro de 1839 e essa data foi oficializada. Durante a década de 1920, foi introduzido o desfile de óperas e, mais tarde, foi inaugurado o concurso de vestidos de papel. A este conjunto de tradições juntou-se a procissão da Virgem. Depois de ultrapassar a censura, no meio de uma polémica sobre as excentricidades do evento, na segunda metade do século passado, o Festival de Piedigrotta foi restaurado em 2007.

11. Assistir ao Festival de Teatro de Nápoles

Napoli Teatro Festival Italia| ©Salvatore Pastore
Napoli Teatro Festival Italia| ©Salvatore Pastore

Mais uma vez, a cidade prova que não é apenas a capital da pizza e das praias sublimes, o seu património cultural é um íman para os turistas. Não perca a oportunidade de assistir a este festival de teatro!

Depois de ganhar o concurso do Ministério do Património e das Actividades Culturais da Campânia, a capital desta província italiana disse sim ao teatro e a tradição do Festival de Teatro de Nápoles nasceu em 2007. Este espetáculo de verão reúne uma vasta gama de teatros e produções do palco italiano no contexto histórico de Nápoles. Durante 3 semanas, entre junho e julho, mergulha os espectadores numa atmosfera artística de vanguarda.

O Teatro San Carlo, o Castel San Elmo, o Teatro Bellini, bem como o Hotel dei Poveri ou o Palazzo Fuga emprestam frequentemente os seus espaços ao festival. Os bilhetes para estes espectáculos custam a partir de 8 euros. Com o seu programa de classe mundial e o seu toque napolitano, o festival atrai todos os anos um público numeroso e entusiasta de todo o mundo.

12. Não perca o Dia da Criança

Museu Pietrarsa| ©Mirta
Museu Pietrarsa| ©Mirta

O festival do Dia da Criança em Nápoles tem lugar a 14 de agosto. Uma oportunidade ideal para visitar o maior parque infantil do sul de Itália com preços especiais em todas as suas atracções. Na Edenlandia, a entrada é gratuita e as atracções são tão variadas como a clássica montanha russa ou a moderna Escape Room.

As actividades do festival não terminam e durante o Ferragosto há também outros eventos culturais, tais como:

  • Visitas em família ao Museu Pietrarsa em Nápoles a um preço reduzido, a partir de 10€.
  • Um dia de leitura no Museu Capodimonte ou o festival do livro em Stabia para estimular o conhecimento da literatura clássica e dos artistas modernos entre as crianças.

E muito mais. Não hesite em consultar o programa Ferragosto.

13. Fazer um passeio de caiaque em Posillipo

Passeio de caiaque em Posillipo| ©italiers
Passeio de caiaque em Posillipo| ©italiers

Como já deve ter visto, há muitas coisas para ver e fazer em Nápoles, mas não podia terminar esta lista das 10 melhores coisas para fazer no verão em Nápoles sem lhe recomendar um passeio de caiaque em Posillipo.

Esta é uma das zonas exclusivas do sul da cidade. É ladeada por belos edifícios. O mar azul é limpo e limpo, perfeito para uma aventura. Durante os meses de julho e agosto, esta atividade está disponível ao longo da costa de Posillipo. A excursão abrange quatro villas:

  • Villa Volpicelli.
  • Villa do Barão de Karnapp.
  • Villa Lauro.
  • Villa Roccaromana.

O percurso esconde histórias místicas e lendas que percorrem séculos de trabalho, desde a fundação do Partenope pelos gregos até ao monte Posillipo, nome pelo qual se conhece o local.

Como é o passeio de caiaque em Posillipo?

  • O que está incluído na excursão: Quase todas as excursões incluem um aperitivo numa das aldeias. Também fornecem a canoa e as renas, o equipamento de segurança e um saco para guardar os objectos pessoais.
  • O que deve trazer: Toalha, roupa lavada, fato de banho, bebidas e os aperitivos que desejar.
  • Duração dopasseio: Cerca de 2 horas.
  • Localização: Encontro na Via Ferdinando Russo 13, em frente a Giuseppone a Mare, em direção ao Palazzo Donn'Anna.
  • Preço: A partir de 25 euros.
  • Como reservar: Pode saber como reservar neste sítio Web.