Mais sobre: 5 coisas para ver e fazer perto de Pompéia
A pouco mais de 20 quilómetros da bela Nápoles encontra-se Pompeia, a cidade romana petrificada sob a lava do Vesúvio. A sua localização geográfica estratégica torna-a apenas uma das paragens que se podem fazer ao longo de um percurso por esta bela região de Itália.
Se já fez o seu dever de casa reservando a sua excursão a Pompeia e Nápoles a partir de Roma e tem tempo para planear como continuar a explorar a região, anote os locais imperdíveis perto de Pompeia e considere até mesmo contratar uma visita guiada privada a Pompeia. Se, por outro lado, preferir explorá-la livremente, pode reservar a sua entrada para Pompeia e ir por conta própria.
1. Suba ao Vesúvio
É, sem dúvida, o temido protagonista da história de Pompeia. Quando entrou em erupção há quase 2.000 anos, soterrou a cidade (e muitos dos seus cidadãos). Tem várias opções para ir, dependendo se parte de Nápoles ou de Roma. Aqui estão as principais:
- Excursão a Pompeia e ao Monte Vesúvio saindo de Roma.
- Excursão a Pompeia e ao Monte Vesúvio a partir de Nápoles.
Se já visitou Pompeia, pode chegar ao Vesúvio de autocarro por menos de 3 €. Uma vez lá, se tiver tempo e energia suficientes, recomendo 100% a subida ao vulcão. Verá a cratera em todo o seu esplendor e terá as melhores vistas de Pompeia e arredores.
Se quiser aproveitar ao máximo a visita, não hesite em reservar uma excursão de caminhada pelo Monte Vesúvio a partir de Pompeia ou também pode viver uma experiência única reservando um passeio a cavalo no Monte Vesúvio com transporte a partir de Pompeia.
2. Continue a viajar no tempo em Herculano
Declarada Património Mundial da UNESCO juntamente com Pompeia, Herculano foi outra das cidades vítimas da lava do Vesúvio. Se quiser chegar confortavelmente, tem várias opções a partir de Nápoles:
- Excursão a Herculano a partir de Nápoles.
- Excursão a Pompeia, Herculano e Monte Vesúvio a partir de Nápoles.
Uma vez lá, verá vários templos, vestígios das termas... Em geral, pode-se dizer que esta cidade está ainda melhor conservada do que Pompeia, pois há alguns edifícios que conseguiram preservar os seus dois andares. Na verdade, a altura de algumas das colunas que permanecem de pé é realmente incrível.
Também verá mosaicos e vestígios de uma cidade que, em tempos, reuniu habitantes com um poder aquisitivo ainda maior do que os de Pompeia. Completar a sua viagem com uma visita guiada privada a Pompeia será uma ótima opção, pois, além disso, é menos turística e a visita é muito autêntica. Neste pequeno documentário, tem um aperitivo para saber o que o espera.
3. Perca-se em Nápoles
Nápoles é caótica, é o coração da Itália mais tradicional, o berço da gastronomia italiana e do amor pela família e pela «mamma». As suas vistas para o mar, a sua baía excecional, o clima temperado praticamente durante todo o ano e as suas pizzas requintadas fazem dela uma das cidades mais visitadas de Itália. Se estiver em Roma, aconselho-o a reservar uma excursão a Nápoles e Pompeia ou mesmo uma excursão de três dias a Nápoles, juntamente com outras cidades como Pompeia, Capri e Sorrento, e desfrutar de todos os seus encantos.
E, claro, se foi especificamente a Pompeia, não hesite em visitar Nápoles. Fica a pouco mais de 20 quilómetros e pode chegar lá de comboio em cerca de 40 minutos. Não pode perder esta oportunidade.
Uma vez lá, reserve um tour por Nápoles e visite tudo o que é essencial: a incrível Piazza del Plebiscito e a famosa Galeria Umberto I. E não hesite em perder-se pelas ruas do Quartiere Spagnolo e da zona de Spaccanapoli para descobrir a verdadeira essência de Nápoles.
4. Viva alguns dias de cinema em Capri
Banhada pelo Mar Tirreno, a idílica Capri é uma ilha colorida e cheia de vida que lhe permitirá viver a Bella Vita em todo o seu esplendor. A sua famosa gruta azul e a rocha de Faraglioni não lhe permitirão guardar a máquina fotográfica nem por um segundo. Por isso, não hesite e reserve uma excursão. A seguir, indico várias sugestões:
- Excursão a Capri saindo de Roma.
- Excursão a Capri e à Gruta Azul a partir de Roma.
- Excursão de três dias a Capri, Nápoles, Pompeia e Sorrento.
- Excursão a Capri saindo de Nápoles.
- Excursão a Capri e Pompeia a partir de Nápoles.
Uma vez lá, não deixe de visitar a praça da cidade para tomar um aperitivo sob os últimos raios de sol do dia. Sentir-se-á como um verdadeiro ator ou atriz de cinema italiano. O ambiente luxuoso é totalmente cinematográfico. E durante o dia, aproveite para dar um passeio de barco e mergulhar nas águas cristalinas do Tirreno. Uma forma ideal de esquecer o mundo exterior: Capri é um sonho e você não vai querer acordar!
5. Visite a Costa Amalfitana
Banhada pelo mar Tirreno e no meio do golfo de Sorrento, ao sul de Nápoles, encontra-se a belíssima Costa Amalfitana. Praiano ou Ravello são apenas algumas das maravilhas que esta costa lhe proporcionará.
Casinhas coloridas, terraços com vista para o mar, vilas encantadoras... Umas férias na Costa Amalfitana são a quinta essência da vida italiana: aqui o tempo pára e parece que toda a gente está de férias. Com um Aperol na mão, desfrute de uma boa massa com amêijoas e dê um mergulho todas as manhãs enquanto contempla falésias cheias de cor e bom gosto.
Se estiver hospedado em Roma ou Nápoles, tem várias opções para chegar:
E se estiver em Pompeia, pode reservar a excursão a Amalfi, Positano, Sorrento e Ravello a partir de Pompeia.