O que Fazer Perto de Pompeia

Pompeia está muito bem localizada, não só para visitar o seu sítio arqueológico, mas também para apreciar a natureza e a paisagem. Aqui está uma lista dos meus sítios preferidos

Carmen Navarro

Carmen Navarro

leitura de 5 minutos

O que Fazer Perto de Pompeia

Vistas de Pompeia | iStock

A pouco mais de 20 quilómetros de Bella Napoli encontra-se Pompeia, a cidade romana petrificada sob a lava do Vesúvio. A sua localização geográfica estratégica faz com que seja apenas uma das paragens que se pode fazer ao longo de um percurso por esta bela parte de Itália.

Se já fez o seu trabalho de casa ao reservar a sua excursão a Pompeia e Nápoles a partir de Roma e tem tempo para planear como continuar a percorrer a área, tome nota dos locais imperdíveis perto de Pompeia e considere mesmo reservar uma visita guiada privada a Pompeia. Se, por outro lado, preferir passear livremente, pode reservar o seu bilhete para Pompeia e ir ao seu próprio ritmo.

1. Escalar o Vesúvio

Subir ao Vesúvio| ©_M_V_
Subir ao Vesúvio| ©_M_V_

É, sem dúvida, o temido protagonista da história de Pompeia. Quando entrou em erupção há quase 2.000 anos, enterrou a cidade (e muitos dos seus cidadãos). Existem várias opções, consoante se parta de Nápoles ou de Roma. Aqui estão as principais:

Se tiver visitado Pompeia, pode ir de autocarro até ao Vesúvio por menos de 3 euros. Uma vez lá, se tiveres tempo e energia suficientes, recomendo a 100% a subida ao vulcão. Verás a cratera em todo o seu esplendor e terás as melhores vistas de Pompeia e da área circundante.

Se quiser aproveitar ao máximo a sua visita, não hesite em reservar uma excursão ao Monte Vesúvio a partir de Pompeia ou pode também viver uma experiência única reservando um passeio a cavalo no Monte Vesúvio com transporte a partir de Pompeia.

Reservar uma excursão ao Monte Vesúvio a partir de Roma

2. Viajar no tempo em Herculano

Visitar Herculano| ©Pablo Cabezos
Visitar Herculano| ©Pablo Cabezos

Declarada Património Mundial da Unesco juntamente com Pompeia, Herculano foi outra das cidades vítimas da lava do Vesúvio. Se quiser lá chegar confortavelmente, tem várias opções a partir de Nápoles:

Uma vez lá, verá vários templos, restos dos banhos termais ..... Em geral, pode dizer-se que esta cidade está ainda mais bem preservada do que Pompeia, pois há alguns edifícios que conseguiram preservar as suas duas alturas. De facto, a altura de algumas das colunas que ainda estão de pé é verdadeiramente incrível.

Verá também mosaicos e os restos de uma cidade que, na sua época, albergava habitantes que tinham um poder de compra ainda maior do que os de Pompeia. Completar a sua viagem com uma visita guiada privada a Pompeia é uma óptima opção, uma vez que também é menos turística e a visita é muito autêntica. Neste pequeno documentário tem um aperitivo para lhe dar uma ideia do que o espera.

Excursão a Herculano a partir de Nápoles.

3. Perder-se em Nápoles

Descubra o encanto de Nápoles| ©Tom Podmore
Descubra o encanto de Nápoles| ©Tom Podmore

Nápoles é caótica, é o coração da Itália mais tradicional, o berço da gastronomia italiana e do amor à família e à "mamma". As suas vistas para o mar, a sua baía excecional, o seu clima ameno praticamente durante todo o ano e as suas pizzas requintadas fazem dela uma das cidades mais visitadas de Itália. Se estiver em Roma, recomendo-lhe que reserve uma excursão a Nápoles e Pompeia ou mesmo uma viagem de dois dias a Nápoles, juntamente com outras cidades como Pompeia, Capri e Sorrento, e desfrute de todos os seus encantos.

E, claro, se já esteve em Pompeia especificamente, não hesite em vir a Nápoles. Fica a pouco mais de 20 quilómetros de distância e pode ser alcançada de comboio em cerca de 40 minutos. Não pode perder a oportunidade.

Uma vez lá, reserve uma visita guiada a Nápoles e visite todos os locais de visita obrigatória: a incrível Piazza del Plebiscito e a famosa Galeria Umberto I. E não hesite em perder-se nas ruas do Quartiere Spagnolo e da zona de Spaccanapoli para descobrir a verdadeira essência de Nápoles.

Reservar uma excursão a Nápoles

4. Viva uns dias de cinema em Capri

Deixe-se deslumbrar por Capri| ©Kim
Deixe-se deslumbrar por Capri| ©Kim

Banhada pelo mar Tirreno, a idílica Capri é uma pequena ilha colorida e cheia de vida que lhe permitirá viver a Bella Vita no seu melhor. A sua famosa gruta azul e o rochedo dos Faraglioni não o deixarão largar a sua máquina fotográfica nem por um segundo. Por isso, não hesite e reserve uma excursão. Eis algumas sugestões:

Uma vez lá, não pode perder a oportunidade de ir à praça da cidade para um aperitivo sob os últimos raios de sol do dia. Sentir-se-á como um verdadeiro ator ou atriz de cinema italiano. O ambiente de luxo é totalmente cinematográfico. E durante o dia, aproveite para fazer um passeio de barco e nadar nas águas cristalinas do Mar Tirreno. Uma maneira ideal de esquecer o mundo exterior: Capri é um sonho e não vai querer acordar!

Reservar uma excursão a Capri a partir de Roma

5. Visitar a Costa Amalfitana

Aprecie as belas vistas da Costa Amalfitana a partir de Praiano| ©Gianfranco Vitolo
Aprecie as belas vistas da Costa Amalfitana a partir de Praiano| ©Gianfranco Vitolo

Banhada pelo Mar Tirreno e no meio do Golfo de Sorrento, a sul de Nápoles, encontra-se a bela Costa Amalfitana. Praiano e Ravello são apenas algumas das maravilhas que esta costa tem para oferecer.

Casinhas coloridas, terraços com vista para o mar, aldeias encantadoras... Umas férias na Costa Amalfitana são a quintessência da vida italiana: aqui o tempo pára e parece que toda a gente está de férias. Aperol na mão, desfrutar de uma boa massa com amêijoas e dar um mergulho todas as manhãs enquanto contempla as falésias coloridas e de bom gosto.

Se estiver alojado em Roma ou Nápoles, tem várias opções para lá chegar:

E se estiver em Pompeia, pode escolher entre as seguintes excursões:

Reservar uma excursão à Costa Amalfitana a partir de Roma