O Cristo Velado em Nápoles: bilhetes, horários etc.

Já reservou um voo para Nápoles? Ótimo! Antes de partir, não se esqueça de comprar um bilhete para ver a obra-prima do escultor Giuseppe Sanmartino.

Matteo Gramegna

Matteo Gramegna

leitura de 7 minutos

O Cristo Velado em Nápoles: bilhetes, horários etc.

Museu Cristo em Véu Cappella Sansevero | ©get directly down

A estátua do Cristo Velado é conservada no interior da Capela de Sansevero, também conhecida como a igreja de Santa Maria della Pietà. Este local de culto nasceu como um modesto santuário no final do século XVI, mas foi apenas graças ao Príncipe Raimondo di Sangro que se tornou a joia que conhecemos hoje.

O aristocrata era maçon e alquimista e os seus contemporâneos afirmavam que chamas e luzes infernais saíam da cave da sua residência. Foi também ele que encomendou quase todas as obras de arte do interior da igreja. Por isso, podemos dizer que é graças a ele que a Capela de Sansevero é uma das atracções imperdíveis de Nápoles

A melhor opção

Excursão guiada pelo Cristo Velado em Nápoles

Saiba mais sobre o valor desta escultura essencial de Nápoles com um guia especializado.

Esta visita guiada vale a pena, pois descobrirá a história do Cristo Velado e fará também um passeio pela cidade com o seu guia.

Graças a esta visita guiada ao Cristo Velado de Nápoles, compreenderá a importância histórica e o valor artístico da obra-prima de Sanmartino. O guia que o acompanhará durante o percurso de cerca de 3 horas contará as histórias e as lendas que estão por detrás desta escultura.

Para além de analisar e contemplar a figura de Jesus Cristo e o seu véu de mármore na Capela de Sansevero, esta visita permitir-lhe-á visitar outras igrejas da cidade e descobrir lugares que, se for sozinho, podem passar despercebidos.

Recomendado se... Como eu, prefere que lhe contem os pormenores dos monumentos mais importantes das cidades que visito. Compreender o contexto e a história que lhes está subjacente faz com que os locais para onde viajo fiquem na minha memória e os aprecie muito mais.

Quanto custam os bilhetes para o Cristo Velado em Nápoles?

Dinheiro em euros| ©Pixabay
Dinheiro em euros| ©Pixabay

Um bilhete normal custa 8 euros, um valor mais do que acessível para uma obra de arte como esta.

Se estiver a viajar com pessoas entre os 10 e os 25 anos de idade, o preço a pagar é de 5 euros. Finalmente, se estiver a viajar com crianças com menos de 10 anos, ficará satisfeito por saber que o bilhete é gratuito.

O meu conselho é tentar obtê-los com antecedência. Para o fazer, basta ir ao site oficial do museu San Severo, embora tenha de pagar mais 2 euros pela taxa.

Há visitas guiadas ao Cristo Velado e vale a pena?

Conhecer o Cristo Velado| ©Luciano Apice
Conhecer o Cristo Velado| ©Luciano Apice

A ermida não tem um serviço oficial de guias no local, mas várias agências de turismo compensam a falta de um. É o caso da Hellotickets, que oferece esta visita guiada ao Cristo Velado de Nápoles, que também inclui um passeio pela cidade para conhecer outros lugares emblemáticos.

Na minha opinião, vale a pena fazer uma visita guiada para descobrir as histórias das estátuas e a vida única do Príncipe Raimondo di Sangro. A duração da visita depende do Cicerone, mas, em geral, dura cerca de uma hora.

Se quiser ficar na zona depois da visita, tem muito por onde escolher. A uma curta distância a pé da capela encontra-se o Museu Lapis (um caminho através das antigas cisternas de um aqueduto romano), a Igreja Gótico-Angevina de San Domenico Maggiore e o acesso ao subsolo de Nápoles.

Reservar uma visita guiada ao Cristo Velado

Como obter os bilhetes na bilheteira

No interior da Capela| ©italiers
No interior da Capela| ©italiers

Pode comprar os bilhetes no próprio museu, mas aconselho-o a não o fazer. É um destino muito cobiçado e normalmente há fila de espera. Além disso, a lotação é limitada e pode correr o risco de ficar de fora. Compre os seus bilhetes com antecedência para evitar qualquer imprevisto.

Os bilhetes para o Cristo Velado estão incluídos em algum dos passes turísticos da cidade?

Capela de São Severo| ©Matias
Capela de São Severo| ©Matias

Infelizmente não. Tanto na cidade como na região, o passe mais famoso e mais utilizado é o The Naples Pass, mas não inclui a Capela de Sansevero.

Felizmente, o preço de um bilhete único é baixo a 8 euros, especialmente em comparação com as tarifas de outras atracções em Nápoles e outras cidades italianas.

Como chegar ao Cristo Velado em Nápoles

Autocarro de Nápoles| ©Paul Burroughs
Autocarro de Nápoles| ©Paul Burroughs

A famosa estátua que representa Jesus está localizada na Capela Sansevero, um templo com numerosos símbolos esotéricos e religiosos.

Situa-se no coração de Nápoles (Via Francesco de Sanctis 19/21) e é facilmente acessível de metro. As paragens Dante e Duomo (ambas da linha 1) ficam a menos de dez minutos a pé.

Pode também optar pela paragem Cavour (linha 2). Se preferir viajar acima do solo, as opções são as seguintes:

  • Trolleybus. A linha 202 pára no Corso Umberto I, mesmo em frente à Universidade Federico II. A partir daqui, basta caminhar durante cerca de dez minutos. Para mais informações, recomendo que consulte o sítio Web oficial da empresa de transportes local.
  • Elétrico. Se estiver alojado perto da linha 1, pode sair na paragem Marina - Duomo e caminhar durante cerca de 15 minutos.
  • Autocarro, a opção ideal se estiver a viajar a partir da estação ferroviária central. Neste caso, apanhe a linha 151 e saia na paragem Marchese Campodisola Il Pomodorino. A Capela Sansevero fica a cerca de dez minutos a pé.

Está hospedado nas proximidades e pensa que a Capela Sansevero poderia ser o seu primeiro destino? Então recomendo-lhe que leia o artigo sobre os transferes entre o aeroporto e Nápoles.

É aconselhável ir ao Cristo Velado com crianças?

O Cristo Velado| ©ManhathanTravel283
O Cristo Velado| ©ManhathanTravel283

Claro que sim! Nunca é demasiado cedo para introduzir as crianças na arte. A escultura é única no seu género: nenhuma outra figura no mundo reproduz um tecido fino com tanta mestria. Os mais pequenos ficarão impressionados com a sua singularidade; não lhe poderão tocar, mas esta limitação não diminui a sua beleza.

Existe também um audioguia para crianças entre os 6 e os 12 anos. Neste caso, o narrador é Gennarino, fiel servidor do Príncipe de Sansevero. Entre os idiomas disponíveis também está o espanhol, enquanto o custo é de cerca de 3 €.

Se você estiver interessado em outras atividades com as crianças, recomendo que leia o post sobre visitas a Pompéia com crianças. Se preferir ficar na cidade, pode levá-los ao Ospedale delle Bambole (uma oficina onde bonecas e animais de peluche são reparados, Via San Biagio Dei Librai 39), alugar um riquexó à beira-mar ou visitar a cidade da ciência (Via Coroglio 57/104).

Reservar uma visita guiada ao Cristo Velado

O que não se pode perder no Cristo Velado em Nápoles

Túmulo de Cecco di Sangro| ©Andreas
Túmulo de Cecco di Sangro| ©Andreas

O Cristo Velado é o protagonista indiscutível da igreja. Esta figura extraordinária foi esculpida a partir de um único bloco de pedra e é a principal obra de Giuseppe Sanmartino, um arquiteto que não tem a fama que merece. O véu é tão realista que alguns acreditam que foi marmorizado através de um processo alquímico... No entanto, esta peça não é a única atração da capela:

  • O túmulo de Cecco di Sangro, um monumento funerário que glorifica a sua mais famosa façanha. Durante a campanha da Flandres, conseguiu entrar na fortaleza de Amiens, fechando-se numa arca.
  • Símbolos maçónicos. O aristocrata Raimondo di Sangro era apaixonado pelo esoterismo e pela alquimia. Encomendou ao pintor Francesco Maria Russo a decoração da capela de Sansevero com ícones típicos destas disciplinas. Os frescos estão magnificamente conservados e nunca foram restaurados?
  • La Pudicizia velata e il Disinganno. Representam a mãe e o pai do príncipe Raimondo di Sangro. Tal como o Cristo, a figura da mãe também está coberta por um véu, enquanto o pai segura uma rede esculpida com grande pormenor.
  • Piso do labirinto. Em 1760, o artista Francesco Celebrano criou um pavimento em tons de azul a branco. No interior, uma linha de mármore branco e cruzes e quadrados concêntricos alternados. Infelizmente, não podemos apreciar plenamente a obra de Celebrano. Um deslizamento de terras no final do século XIX destruiu-o quase por completo.
  • Esqueletos petrificados. Segundo a lenda, eram os dois servos do príncipe

Reservar uma visita guiada ao Cristo Velado

Horário de abertura do Cristo Velado de Nápoles

Visitar o Cristo Velado| ©David Sivyer
Visitar o Cristo Velado| ©David Sivyer

A esplêndida estátua de mármore criada por Giuseppe Sanmartino pode ser visitada durante toda a semana, exceto às terças-feiras. Nos outros dias, a Capela Sansevero abre às 9:00 e fecha às 19:00.

Note-se que a última entrada é meia hora antes da hora de encerramento. Para evitar desilusões, é aconselhável reservar com antecedência.

Quanto tempo é necessário para visitar o Cristo Velado?

Pessoa no Cristo Velado| ©János Korom
Pessoa no Cristo Velado| ©János Korom

Dependede si. Pode demorar apenas 30 minutos ou até duas horas. De notar que as explicações do audioguia duram cerca de 25 minutos.

Outro fator que pode influenciar o tempo total é a afluência de pessoas. A capela é uma paragem obrigatória em qualquer viagem à cidade do Vesúvio.

Reservar uma visita guiada ao Cristo Velado

Dicas para visitar o Cristo Velado

Interior da Capela| ©Anik Messier
Interior da Capela| ©Anik Messier

O artigo explica em pormenor todas as informações de que necessita. No entanto, há mais algumas dicas úteis:

  • A Capela de Sansevero é imperdível. Reserve os seus bilhetes com antecedência ou reserve uma visita guiada ao Cristo Velado de Nápoles.
  • Não é permitido fotografar ou gravar vídeos no interior do museu.
  • Se visitar Nápoles na altura do Natal, está com sorte. A capela acolhe habitualmente um concerto de música clássica. Os bilhetes custam cerca de 50 euros e a lotação máxima é de cerca de 100 pessoas.
  • As visitas abrem o estômago e perto da igreja encontrará um típico petisco napolitano: il Cuoppo. É um alimento frito servido num cone de papel e há muitas versões. Os fritos tradicionais são os de peixe (anchovas, bacalhau, lulas e polvo) e os de terra (com croquetes de batata, arancini, legumes panados e omeletes de massa). O bar está situado na Via San Biagio dei Librai 23, a dois passos da capela.