O que fazer em Milan

Cidade monumental e cosmopolita, centro económico e industrial e capital da moda, tome nota das suas visitas obrigatórias!

Vicky Del Moral

Vicky Del Moral

leitura de 7 minutos

O que fazer em Milan

Galeria Vittorio Emmanuele | ©Daryan Shamkhali

Milão combina todas as vantagens de uma grande cidade com o conforto de um pequeno centro histórico. O Duomo, o La Scala, o Castelo e "A Última Ceia" de Leonardo Da Vinci são algumas das suas grandes atracções. Eis o que fazer em Milão:

1. Admirar o Duomo, a Catedral de Milão

O Duomo de Milão| ©John Seb Barber
O Duomo de Milão| ©John Seb Barber

É uma visita obrigatória nesta cidade. Sem o Duomo, Milão não seria Milão. Esta impressionante catedral gótica, a quinta maior do mundo, fica na praça com o mesmo nome, a Piazza del Duomo, no coração da cidade.

Demorou quase seis séculos a ser construída e destaca-se pela beleza da sua fachada de mármore branco-rosado, pelos seus pináculos e torres coroados por estátuas, por um esplêndido terraço no telhado que oferece as melhores vistas da cidade e por um altar de estilo renascentista que aparentemente alberga um dos pregos da Cruz de Cristo.

O Duomo é o local mais visitado de Milão. Obter um bilhete rápido para evitar as longas filas ou reservar uma visita guiada ao Duomo de Milão para enriquecer a sua visita é uma óptima maneira de o ver. O horário de abertura é das 8:00 às 19:00 (o terraço abre às 9:00) todos os dias.

Reserve os seus bilhetes para o Duomo de Milão

2. Ver "A Última Ceia" de Da Vinci

A
A "Última Ceia" de Leonardo Da Vinci.| ©Dimitris Kamaras

Na parede da sala de jantar de um antigo convento dominicano, a Igreja de Santa Maria delle Grazie, pode admirar de perto uma obra-prima: "A Última Ceia" de Leonardo Da Vinci.

Este fresco, que sobreviveu a séculos de bombardeamentos e intempéries, é uma peça-chave da história da arte pela sua mestria e representação original de um dos momentos mais dramáticos do Novo Testamento.

Para visitar a obra, é necessário reservar o seu bilhete com bastante antecedência ou reservar uma visita guiada a "A Última Ceia". Santa Maria delle Grazie está aberta de terça-feira a domingo, das 8h15 às 18h45.

Reserve os seus bilhetes para ver "A Última Ceia"

3. Perder-se no Castelo Sforza

Pormenor do Castelo Sforzesco| ©Herbert Frank
Pormenor do Castelo Sforzesco| ©Herbert Frank

Este é outro dos principais marcos de Milão. Em 1801 foi demolido por Napoleão, mas foi reconstruído um século depois com o aspeto que tinha no tempo da família Sforza, a família que há muito tempo lutou para fazer dele uma das mais majestosas cortes de Itália e a quem deve o seu nome.

É possível visitá-lo por conta própria e reservar bilhetes para o Castelo Sforza, ir a bordo de um autocarro turístico ou numa das excursões que percorrem a cidade. Atualmente, o Castelo Sforzesco alberga dezenas de museus, alguns dos quais muito interessantes:

Reservar bilhetes para o Castelo Sforzesco

4. Passeio pela Galeria Vittorio Emanuele II

Galeria Vittorio Emanuele II| ©Bernt Rostad
Galeria Vittorio Emanuele II| ©Bernt Rostad

É o primeiro centro comercial de Itália e um dos primeiros do mundo. Construído no século XIX, destaca-se pelos mosaicos que decoram os seus pavimentos e paredes e por uma grande cúpula de vidro que liga a Piazza La Scala à Piazza del Duomo.

Atualmente continua a ser um corredor comercial onde se concentram algumas das boutiques mais luxuosas da cidade, cafés históricos, como o Biffi, e restaurantes com esplanadas animadas. A entrada é gratuita, mas pode ser visitada reservando uma visita guiada a Milão.

Esta galeria é especialmente iluminada para o Natal, o que a torna imperdível se visitar Milão na época natalícia. Embora a iluminação se mantenha durante os meses de dezembro ou janeiro.

Reservar uma visita guiada a Milão

5. Sonhar no Teatro alla Scala

Dentro do Teatro alla Scala| ©Anna & Michal
Dentro do Teatro alla Scala| ©Anna & Michal

O Teatro alla Scala é um dos mais famosos e antigos teatros de ópera do mundo, imperdível para quem gosta de ópera ou não. Os seus interiores datam do século XVIII e têm uma beleza antiga que permeia o seu foyer, auditório e interessante museu.

Recomendo que marque uma visita ao Teatro alla Scala de Milão para ver os adereços e instrumentos de compositores como Chopin, Verdi, Puccini e Mozart. Mas também porque é a forma mais completa de conhecer a sua rica história e anedotas.

Nos seus palcos actuaram algumas das maiores obras da história, como Otello e Madame Butterfly, e cantores como María Callas, Pavarotti e Plácido Domingo.

Marcar uma visita ao Teatro alla Scala de Milão

6. Descubra o bairro boémio de Brera

Bairro de Brera| ©Cristiano Gelato
Bairro de Brera| ©Cristiano Gelato

Para conhecer uma cidade, não se deve visitar apenas os seus monumentos. Um passeio por alguns dos seus bairros mais característicos é a melhor forma de descobrir a sua cultura e modo de vida.

Em Milão, um desses bairros é Brera. Brera fica no centro histórico, em ruas de paralelepípedos e entre cafés e lojas originais que convivem com edifícios do século XVIII, como a Pinacoteca de Brera, um dos museus mais renomados do mundo, que recomendo reservar uma visita guiada.

Lá também verá até quatro igrejas importantes: a Basílica de San Simpliciano, a Chiesa di San Marco, a Chiesa di Sant'Angelo e a Chiesa Santa Maria del Carmine. Mas também o Jardim Botânico e o Observatório Astronómico.

Reserva para a Pinacoteca de Brera

7. Explorar os arredores de Milão

O Grande Canal de Veneza| ©JAYAKODY ANTHANAS
O Grande Canal de Veneza| ©JAYAKODY ANTHANAS

A localização de Milão torna-a um ponto de partida perfeito para explorar outras áreas próximas que valem realmente a pena visitar, tais como:

  • Veneza e Verona: duas das cidades mais famosas de Itália. As excursões são normalmente de um dia e serão acompanhadas por um guia.
  • Cinque Terre: declarada Património Mundial, é uma bela zona costeira constituída pelas cidades de Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore.
  • Lago di Como: conhecido pelas suas incríveis paisagens alpinas.
  • Lago di Garda: é o maior lago de Itália e a sua beleza deixá-lo-á de boca aberta.
  • Cidade de St. Mortiz: fica no sopé dos Alpes suíços e pode ser alcançada através de um comboio histórico que atravessa o Estreito de Bernina.

Se dispuser de dois ou mesmo três dias na sua viagem a Milão, não hesite. Pode organizar as suas próprias visitas ou conhecer estes lugares de uma forma muito prática, confortável e eficiente em termos de tempo com uma das muitas excursões organizadas a partir de Milão.

Reservar uma excursão ao Lago di Como

8. Percorrer a cidade em autocarro turístico

Turistas em cima de um autocarro turístico em Milão| ©David Davies
Turistas em cima de um autocarro turístico em Milão| ©David Davies

Milão é uma daquelas cidades que apetece percorrer a pé e descobrir todos os seus recantos. Mas o autocarro turístico é, sem dúvida, uma excelente opção para se deslocar confortavelmente entre os principais pontos de interesse.

Permite-lhe entrar e sair do autocarro sempre que quiser passear por uma determinada zona. Além disso, é perfeito se viajar para a cidade italiana no inverno, uma vez que as temperaturas frias podem dificultar a sua deslocação.

Ao reservar um lugar no autocarro turístico de Milão, poderá percorrer três rotas diferentes e certificar-se de que não perde nada. E enquanto se desloca pela cidade, não terá de abdicar das maravilhosas vistas que as suas ruas têm para oferecer.

Reservar o autocarro turístico de Milão

9. Passeio pela Piazza Mercanti

Piazza Mercanti| ©pedrik
Piazza Mercanti| ©pedrik

A Piazza Mercanti é um recanto medieval no centro de Milão e uma das praças mais bonitas da cidade. Durante a Idade Média, foi o centro comercial e governamental de Milão, pelo que conserva alguns dos seus edifícios mais notáveis e curiosos. Aqui poderás ver:

  • O Palazzo della Ragione, datado de 1233 e que alberga os Tribunais de Justiça.
  • O Palazzo delle Scuole Palatine, a escola superior mais prestigiada de Milão durante a Idade Média.
  • A bela Casa dei Panigarola, em estilo gótico.
  • A Loggia degli Osii, decorada com estátuas e brasões e que alberga os gabinetes dos juízes.

Recomendo que reserve um passeio de bicicleta por Milão, porque muitos deles param ou passam por esta praça.

Reservar um passeio de bicicleta em Milão

10. Visitar o Cemitério Monumental de Milão

Túmulo do Cemitério Monumental de Milão| ©Shadowgate
Túmulo do Cemitério Monumental de Milão| ©Shadowgate

O Cemitério de Milão é uma das visitas mais recomendadas e surpreendentes da cidade. Longe de ser sombrio, este cemitério do século XIX é um autêntico museu ao ar livre de 250.000 metros quadrados, repleto de túmulos de grande valor artístico, esculturas, templos gregos e até mesmo uma pirâmide.

Também possui o chamado "Hall of Fame", que contém os túmulos de algumas das figuras mais importantes do país. Para não perder nada no Cemitério Monumental, compre uma visita guiada a este e a outros pontos de interesse importantes de Milão.

  • Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h00 às 18h00, com entrada gratuita.

11. Relaxar no Parque Sempione

Parque Sempione| ©Alejandro
Parque Sempione| ©Alejandro

Como uma grande cidade com tanto para ver e fazer, pode precisar de uma pausa para relaxar durante a sua descoberta de Milão.

Esse lugar é o Parque Sempione, onde se pode passear por um espetacular jardim de estilo inglês, no meio da natureza, de um lago artificial e de monumentos como o Arco della Pace, que comemora as vitórias de Napoleão. Sem dúvida, um dos planos essenciais se viajar para Milão com crianças.

  • Horário de visita: todos os dias, das 6h30 às 21h.