Milão em 3 Dias: dicas, pontos turísticos, e muito mais

Aproveite a sua estadia em Milão para descobrir a sua beleza natural, apreciar a sua imponente arquitetura e provar a gastronomia local.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

Milão em 3 Dias: dicas, pontos turísticos, e muito mais

Milão | ©Tove Liu

Muitos turistas pensam que é muito pouco tempo para visitar os museus, parques, castelos e outras atracções da cidade italiana. No entanto, se fizer uma lista de actividades diárias e começar a sua visita turística de manhã cedo, chegará a tempo. No primeiro dia, pode explorar os principais pontos turísticos do centro histórico. No dia seguinte, faça compras e prove a grande variedade gastronómica da cidade e, finalmente, chegará a tempo de visitar o bairro de Porta Nova, em Milão.

Dia 1: Visita ao centro histórico de Milão com um passeio turístico pelas principais atracções

Por dentro do Duomo| ©Jorge Láscar
Por dentro do Duomo| ©Jorge Láscar

A melhor maneira de conhecer Milão é passar um dia inteiro a percorrer o centro histórico da cidade. Ficará surpreendido com a beleza arquitetónica das suas praças e edifícios.

Deslumbre-se com o Duomo de Milão

A sua aventura começa no Duomo de Milão, considerado uma das jóias arquitectónicas da cidade. Poderá contemplar desde o primeiro momento o estilo gótico predominante nas suas portas, no telhado e nas paredes externas e internas. É um verdadeiro exemplo de história e arte.

O custo dos bilhetes para o Duomo de Milão pode variar consoante a zona que vai visitar. A este respeito, poderás escolher entre:

Claro que recomendo que reservem os vossos bilhetes para o Duomo de Milão com antecedência porque é um momento muito visitado. Sem dúvida, tudo o que vais ver dentro do Duomo faz valer a pena a despesa, especialmente se decidires subir ao terraço para desfrutar das vistas.

Reservar uma visita guiada ao Duomo em Milão

Visitar a Galleria Vittorio Emanuele II

A Galleria Vittorio Emanuele II é um edifício antigo construído no período de 1865 a 1877 que exibe a majestade arquitetónica do século XIX. Oferece um cenário elegante para jantar, fazer compras, fotografar e está incluído em muitas das visitas guiadas de Milão. No final da sua visita ao Duomo, pode ligar-se diretamente à Galleria Vittorio Emanuele II, uma vez que os dois locais estão próximos um do outro.

Ao entrar nesta galeria comercial, apreciará o luxo e a beleza da sua estrutura: um par de arcos perpendiculares, que foram cobertos por uma esplêndida abóbada que combina ferro e vidro. Para além disso, a cúpula incorpora um incrível mosaico que presta homenagem aos continentes: africano, americano, asiático e europeu.

Na Galleria Vittorio Emanuele, encontrará lojas de famosos designers italianos e casas de moda. Além disso, franchisings de restaurantes mundialmente famosos e outros estabelecimentos milaneses icónicos.

Reservar uma visita guiada a Milão

Entrar no Museo Teatrale alla Scala

Para continuar o seu primeiro dia de visita ao centro histórico de Milão, deve caminhar na direção de Alessandro Manzoni. Desta forma, encontrará o Museo Teatrale alla Scala, o único na cidade dedicado à ópera e ao teatro, aberto ao público das 9h00 às 17h30.

Se reservar a sua visita ao Teatro alla Scala, entrará nas suas salas e verá verdadeiras relíquias do mundo da ópera, tais como:

  • A primeira espineta usada pelo compositor romântico Giuseppe Verdi.
  • A bela batuta com instruções obtida pelo compositor após o sucesso da sua ópera Aida.
  • As partituras originais, com a caligrafia do próprio Verdi.
  • Uma série de instrumentos antigos conservados no Museo Teatrale alla Scala.
  • Retratos feitos dos actores das obras teatrais, esboços das cenografias utilizadas e manuscritos.
  • Uma grande coleção de pinturas a óleo, que decoram as paredes do edifício e reflectem a estreita relação entre o teatro e a ópera.

Reserve a sua visita ao Teatro alla Scala

Não perca o Castelo Sforzesco

Castelo de Milão| ©Agnieszka Rysio
Castelo de Milão| ©Agnieszka Rysio

Se ainda tiver algum tempo, pode ir à via Dante para visitar o Castelo de Milão, que abre as suas portas das 7h às 19h30m. Pode entrar no imponente Castelo Sforzesco e visitá-lo gratuitamente. Em alternativa, tem a opção de pagar uma taxa de entrada e visitar os museus internos. Neste último caso, é melhor reservar um bilhete para o Castelo Sforza com antecedência.

Durante a visita, verá todos os arredores das muralhas e contemplará a arquitetura medieval predominante. Também irá passear pelos belos pátios do castelo, que mudam de acordo com a estação: no inverno estão cobertos de neve e luzes de Natal, enquanto noutros meses estão verdes e floridos. Por outro lado, se dispuser de pelo menos quatro horas para a visita, o ideal é entrar nos cinco museus:

  • Museu do Instrumento: aí, encontrará nas salas instrumentos antigos representativos do panorama europeu.
  • Museu Arqueológico: nestas salas encontrará amostras de arte pré-histórica.
  • Museu Antigo: este é um espaço que abriga as últimas obras de Michelangelo e outros artistas do Renascimento. Há também a Pietà de Rondanini.
  • Museu do Mobiliário: encontrará peças de artesanato feitas entre os séculos XV e XXI.
  • Galeria de Arte: poderá ver mais de 1.500 peças representativas da pintura italiana do século XIII ao século XVIII.

Reserve o seu bilhete para o Castelo Sforzesco

Visitar a Pinacoteca de Brera

Visite a Pinacoteca de Milão, localizada na Piazza Pio XI, no centro histórico, e tenha um encontro com a arte. Nesta galeria, poderá desfrutar de um total de 24 salas. Todas elas organizadas cronologicamente, começando com a famosa coleção do Cardeal Federico Borromeo, e continuando com obras de Da Vinci, Ticiano, Botticelli, entre outros expoentes do Renascimento.

No museu, aberto das 10 às 18 horas, descobrirá cerca de 1500 obras sobre tela, madeira e cobre, entre as quais se destacam:

  • Painel da Escola de Atenas. Esta é uma das maiores pinturas sobreviventes do período renascentista italiano, pertencente a Rafael.
  • Madonna del Padiglione de Sandro Botticelli.
  • Adoração dos Magos, de Ticiano.

Definitivamente, uma atividade adequada para toda a família, que pode incluir entre as 10 coisas para fazer em Milão com crianças. Além disso, como o museu fecha cedo, terá tempo para comer num restaurante. Por exemplo, se caminhar em direção ao Duomo, encontrará o Restaurante Al Mercante, que fecha todos os dias às 22 horas.

Reservar bilhetes para a Pinacoteca Brera

Dia 2: Descobrir o bairro de Porta Nuova

Biblioteca Alberi| ©Lorenzo Percosini
Biblioteca Alberi| ©Lorenzo Percosini

Visitar Porta Nuova depois de visitar o centro histórico de Milão permitir-lhe-á contrastar a arquitetura medieval e moderna da cidade. Será uma experiência única, que o fará sentir como se tivesse viajado do passado para o presente.

Maravilhe-se com a Biblioteca Alberi

A sua viagem de um dia a Porta Nuova pode começar no seu conhecido pulmão verde, a Biblioteca degli Alberi, um parque público com uma área de mais de nove hectares e um surpreendente desenho geométrico que combina belos bosques circulares, caminhos lineares e grandes campos irregulares. Para além disso, este espaço natural alberga 135.000 plantas e 500 árvores. Uma opção para o visitar é reservar o passeio de bicicleta de Milão.

Ao entrar na "Biblioteca das Árvores", como é conhecido este parque botânico, desfrutará de uma atmosfera pacífica onde pode respirar ar fresco e relaxar enquanto admira a natureza. Além disso, se visitar Milão na época natalícia e se aproximar do parque, este estará coberto de neve e de luzes cintilantes.

Além disso, durante o passeio, poderá ver uma série de frases botânicas e placas informativas, que o ajudarão a conhecer e identificar rapidamente cada uma das 100 espécies de plantas e 21 espécies de árvores que existem no parque. Em geral, verá arbustos, videiras, sebes, plantas aquáticas e ornamentais, bétulas, choupos, cedros, carvalhos, entre outros.

Reservar um passeio de bicicleta em Milão

Passeio pela Piazza Gae Aulenti

Nas imediações da Biblioteca degli Alberi, encontra-se a Piazza Gae Aulenti, que se destaca pelo seu peculiar desenho arquitetónico e pelo sistema de iluminação sustentável. Uma área imperdível que proporciona uma atmosfera verdadeiramente futurista. Pode lá chegar confortavelmente se reservar o autocarro turístico de Milão.

Ao chegar à Piazza Gae Aulenti, a primeira coisa que chamará a sua atenção é a forma circular do pódio, cuja altura atinge 6 metros acima da rua. A partir daí, verá os imponentes arranha-céus como o Unicredit e alguns edifícios modernos. Além disso, se visitar esta praça depois do pôr do sol, desfrutará de um espetáculo incrível que combina água e um sistema de luzes LED. Tudo isto é ativado por tecnologia fotovoltaica.

E se passear por esta importante praça milanesa na época do Natal, verá uma enorme árvore de Natal e um fabuloso ringue de patinagem. Todas estas razões são suficientes para que este passeio faça parte da sua lista de 10 coisas para fazer em Milão à noite.

Reservar o autocarro turístico de Milão

Fazer compras em Corso Como

Em Corso Como| ©a_marga
Em Corso Como| ©a_marga

Corso Como é uma rua pedonal muito frequentada por turistas, onde se descobre um ambiente diferente do resto da cidade. É normalmente uma das paragens se reservar uma visita guiada a Milão. Durante o dia, pode fazer compras nas lojas da moda e comer em restaurantes ou cafés luxuosos. E quando o sol se põe, a vida nocturna começa em todos os bares e discotecas. Esta zona foi submetida a várias renovações arquitectónicas, com o objetivo de a tornar a face vanguardista de Milão.

Também se pode sentar confortavelmente num terraço de um café ou restaurante para relaxar e admirar os arredores. Depois de uma longa tarde de compras, terá a oportunidade de provar um dos famosos aperitivos milaneses para aquecer um pouco antes de se divertir numa discoteca - e mantenha os olhos bem abertos, porque se tiver sorte poderá encontrar uma celebridade!

Como chegar: No final da sua visita à Piazza Gae Aulenti, basta atravessar uma ponte pedonal e chegará a Corso Como.

Reservar uma visita guiada a Milão

Ver o UniCredit e a Floresta Vertical

O edifício UniCredit é considerado o maior arranha-céus de Itália, um imponente edifício de 231 metros de altura que faz parte da fase de renovação da cidade. É um verdadeiro marco da história da arquitetura de Milão. Tem um pináculo de cerca de 80 metros de altura que complementa a estrutura. Além disso, a zona em forma de pináculo está coberta de luzes LED, o que à noite é muito apelativo do ponto de vista visual.

Da mesma forma, no bairro mais jovem da cidade, encontra-se a Floresta Vertical, um par de torres cujo exterior foi coberto com cerca de 2.000 espécies de plantas. Estas torres com apartamentos totalmente habitáveis promovem um tipo de arquitetura sustentável, que beneficia o homem, respeita a natureza e proporciona uma bela vista.

Reservar o autocarro turístico de Milão

Ver a vida nocturna em Porta Nuova

Porta Nuova é onde se encontra o melhor da vida nocturna de Milão. Enquanto o resto da cidade dorme, este bairro da moda é o lugar para estar. Encontrará dezenas de discotecas e bares à sua disposição.

Por exemplo, depois de reservar uma excursão de comida de rua em Milão, pode ir para Corso Como e, uma vez lá, há o:

  • LoolaPaloosa, Hollywood Rythmoteque e 11Clubroom: três das discotecas mais populares que têm as portas abertas até de madrugada.
  • Lounge Bar: a 14 minutos da Piazza Gae Aulenti e a 9 minutos da Floresta Vertical.
  • Cost Discopub: a 6 minutos da Piazza Gae Aulenti e a 9 minutos do Bosque Vertical.

Reservar uma excursão de comida de rua em Milão

Dia 3: Fazer compras de recordações e desfrutar da cultura do aperitivo

Chinatown, Milão| ©IK's World Trip
Chinatown, Milão| ©IK's World Trip

Depois de percorrer o Centro Storico e Porta Nuova, estará familiarizado com as ruas, o que lhe permitirá deslocar-se de um bairro para o outro sem problemas. Assim sendo, pode passar o terceiro dia da sua viagem a passear pela cidade, a fazer compras e a desfrutar da cultura do aperitivo.

Passear pela Chinatown de Milão

Visitar a Chinatown de Milão proporcionar-lhe-á uma experiência multiétnica que recordará para sempre. Este bairro oferece uma vasta gama de produtos asiáticos e italianos. Além disso, durante a sua visita, desfrutará de uma atmosfera colorida, graças aos candeeiros chineses pendurados nos tectos ao longo da rua.

Durante a sua visita, poderá fazer compras nos mercados alimentares, provar a gastronomia do Leste Asiático e pratos tradicionais italianos. Tem também a possibilidade de provar a comida de rua ou de beber uma deliciosa chávena de chá verde com dangos.

Em seguida, pode dirigir-se ao centro cultural no interior de Chinatown, onde está habitualmente patente uma exposição de arte contemporânea. Depois, desfrute de um aperitivo na lendária Cantine Isola.

Passear pelo Cemitério Monumental de Milão

A poucas ruas da Chinatown, encontra-se o Cemitério Monumental. Trata-se de uma construção imponente que não pode deixar de visitar, sobretudo se for um entusiasta do necroturismo ou do turismo cemiterial. Poderá contemplar esculturas incríveis sobre os túmulos, realizadas por artistas renascentistas.

Durante a visita, descobrirá o património histórico, arquitetónico e artístico deste recinto. Percorrerá mais de 250.000 metros quadrados, onde descobrirá obeliscos, esculturas funerárias, alguns templos de estilo grego e muito mais.

Por exemplo, entre os túmulos mais famosos encontram-se:

  • Coluna de Trajano à escala.
  • Túmuloda família Campari com uma representação em tamanho real da Última Ceia.
  • Túmulodo famoso designer de moda Antonio Bernocchi com a representação da vida de Jesus numa torre branca.
  • Túmuloda família Bruni com a representação de uma pirâmide egípcia.

Encontrará também uma secção especial com uma exposição de fotografias antigas, que lhe mostrará a evolução histórica do cemitério. Além disso, poderá ver alguns carros funerários dos anos 20 e uma espécie de sala da fama, onde poderá descobrir quais são os túmulos mais visitados, juntamente com uma pequena resenha.

  • Horário de funcionamento: O Cemitério Monumental está aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 18h.
  • Preço: A entrada é gratuita.

Visitar os canais de Naviglio

Naviglio à noite| ©Groume
Naviglio à noite| ©Groume

O próximo ponto do itinerário é a visita guiada a Navigli, cujo nome deriva dos canais que o atravessam. Um bairro visitado diariamente por turistas e habitantes locais, devido à sua atmosfera pitoresca e animada. Aí, encontrará mercados onde poderá comprar algumas recordações e uma grande variedade de produtos. Também encontrará bares e restaurantes para um aperitivo.

Se tiver sorte, a sua estadia pode coincidir com a Feira de Sinigaglia, que se realiza todos os sábados do ano no canal Naviglio. Pode comprar comida local para levar ou comer no local. Também encontrará produtos novos e em segunda mão no mercado : roupas étnicas femininas, sapatos, bolsas, acessórios, banda desenhada de coleção, muitos artesanatos, entre outros.

Além disso, se passear ao longo de uma das secções do canal Naviglio no último domingo de cada mês, encontrará mais de 400 expositores, que constituem o famoso mercado de antiguidades do distrito.

Reservar uma visita guiada a Navigli

Explorar o Quadrilátero da Moda

Perto da Piazza Duomo, entre as ruas Corso Venezia, Via della Spiga, Via Montenapoleone e Via Manzoni, encontra-se o Quadrilátero da Moda, assim chamado porque as ruas que circundam as lojas formam uma forma geométrica.

O Quadrilátero da Moda é um bairro luxuoso onde se encontram casas de estilistas famosos como Versace, Dior, Gucci, entre outros. Há também boutiques, cabeleireiros, restaurantes e cafés. Sem dúvida, é um bairro que não deve perder. Ficará maravilhado com a beleza arquitetónica dos edifícios e com as montras das lojas da moda. No entanto, não se esqueça que este é um local muito caro, visitado por celebridades de todo o mundo.

Três dias serão definitivamente suficientes para desfrutar de tudo o que há para ver e fazer em Milão. Só tem de organizar o seu horário e lembrar-se que num dia pode visitar vários sítios, como lhe mostrei.