Mais sobre: Os 8 melhores tours de bicicleta em Milão
Os passeios de bicicleta por Milão estão a tornar-se cada vez mais populares entre os turistas. Através deste tipo de passeios, pode visitar os locais mais emblemáticos da cidade. Além disso, irá conhecer a história dos monumentos, parques e edifícios, enquanto pratica uma atividade desportiva ao ar livre.
1. Passeio de bicicleta pelo lago Navigli
Se vai ficar em Milão por poucos dias, terá que aproveitar cada minuto para explorar a cidade. Por isso, uma boa recomendação é participar num dos populares passeios de bicicleta pelo lago Navigli. Desta forma, poupará tempo ao não ter que usar um mapa, pois pedalará ao lado de um guia turístico profissional.
Durante o passeio, poderá desfrutar da vista mais impressionante do lago Navigli a partir dos canais. Isso é possível graças ao calor e ao brilho projetados pelas luzes artificiais que rodeiam o local. Além disso, os guias costumam fazer uma parada para você beber ou comer um lanche em um piquenique à beira do lago.
E se você fizer esta atividade de cicloturismo no último domingo de qualquer mês, encontrará um bazar colorido com centenas de antiguidades. Não pense mais e inclua esta atividade na sua seleção de coisas para fazer em Milão à noite.
Informações práticas
- Duração: da(s) 2 horas 30 minutos à(s) 3 horas
- Preço: 40 €
- Vantagens desta opção: Contemplará uma paisagem noturna dos canais de Navigli e poderá saborear um aperitivo ou comprar alguma lembrança.
2. Passeio de bicicleta elétrica pelas florestas urbanas de Milão
Visitar Milão não é só subir à Terraça do Duomo ou explorar o exterior e o interior da catedral gótica. Também pode fugir do trânsito da cidade e participar num passeio de bicicleta elétrica para conhecer Boscoincittà , conhecida como os bosques urbanos escondidos de Milão.
Para este passeio, você sairá de Navigli numa bicicleta elétrica via Novara, onde fica o Parque Botânico Boscoincittà. Lá, você poderá percorrer mais de 110 hectares, compostos por trilhas, áreas especiais para piqueniques, lagoas, arrozais, um apiário, fazendas e muito mais.
Enquanto pedala, ficará deslumbrado com a beleza natural que envolve esta região. Além disso, a sua mente ficará mais clara e relaxará ao respirar o ar fresco do campo e sentir os raios de sol na sua pele.
Informações práticas
- Duração: 3 horas.
- Preço: O preço médio deste passeio é de 115 euros por pessoa.
- Vantagens desta opção: Com este passeio, conhecerá parte da beleza natural de Milão sem ter de se afastar muito da cidade.
3. Passeio de bicicleta pelos principais locais históricos de Milão
Talvez não saiba o que ver e fazer em Milão em 2 dias, pois é muito pouco tempo para visitar todos os seus locais históricos, apreciar a beleza arquitetónica da cidade e conhecer a sua evolução ao longo dos anos.
Se for esse o caso, pode participar num passeio de bicicleta elétrica ou tradicional pelo centro de Milão. Desta forma, poderá explorar os principais locais de interesse. Tudo isso acompanhado por um guia nativo, que contará a história das ruas, monumentos e edifícios. Assim, compreenderá a importância cultural e arquitetónica da cidade.
Estes passeios costumam oferecer duas opções:
- Passeio com informações históricas, no qual você passará por locais icónicos de Milão, como a Ópera, o teatro La Scala e o Duomo. Além disso, você terá a oportunidade de pedalar pelos arredores da Galleria Vittorio Emanuelle, uma galeria comercial construída no século XIX, com lojas de alimentos, joalharias, casas de moda, entre outras.
- Passeio com informações arquitetónicas. Lá, você observará a beleza medieval e renascentista de edifícios como o Castelo Sforzesc , no centro histórico, para em seguida contrastar esse estilo com a arquitetura moderna presente no distrito de Porta Nuova.
Informações práticas
- Duração: 3,5 horas (aproximadamente).
- Preço: O preço médio é a partir de 50 euros por pessoa.
- Vantagens desta opção: Irá explorar a cidade e aprender sobre a história por trás dos principais monumentos e edifícios. Além disso, poderá aprender sobre a evolução arquitetónica que Milão passou ao longo dos anos.
4. Passeio por Milão ao seu próprio ritmo sobre duas rodas
Para percorrer Milão, não precisa necessariamente de subir num dos melhores autocarros turísticos ou juntar-se a um passeio guiado. Também tem a opção de fazer um passeio de bicicleta ao seu próprio ritmo, utilizando o sistema de bicicletas partilhadas em Milão.
Poderá circular pelas ruas de Milão sem inconvenientes, uma vez que a cidade é plana, pequena e possui ciclovias para maior segurança. Além disso, ao parar em cada atração , encontrará uma área especial de estacionamento, já que o uso de bicicletas é muito comum para os milaneses.
Só terá de encontrar um serviço interurbano com estações perto de si. É o caso do RideMovi, BikeMi ou qualquer outro. Em seguida, terá de descarregar a aplicação para desbloquear a bicicleta. Poderá pagar o aluguer semanal ou por horas, conforme lhe for mais conveniente.
O melhor é que encontrará bicicletas tradicionais, elétricas e com assento especial para levar as crianças durante o passeio. Portanto, poderá incorporar este tipo de atividades às coisas para fazer em Milão com crianças.
Informações práticas
- Duração: Poderá desfrutar do serviço de bicicletas partilhadas a partir de 30 minutos e até uma semana.
- Preço: O preço médio do aluguer das bicicletas é a partir de 2 euros por hora.
- Vantagens desta opção: Poderá conhecer Milão ao seu próprio ritmo, sem qualquer limitação de tempo, pois tem a possibilidade de parar em qualquer atração quando quiser.
5. Passeio de bicicleta pela arquitetura da zona Gae Aulenti em Milão
Se estiver interessado em conhecer em detalhe o estilo arquitetónico moderno de Milão, deve visitar a zona de Gae Aulenti de bicicleta.
Ficará maravilhado com os seus edifícios inovadores e arranha-céus modernos, enquanto a elegância de cada uma das suas praças captará toda a sua atenção.
O guia responsável irá levá-lo pelos edifícios do Bosque Vertical, considerados como uma das maiores atrações de Gae Aulenti. Trata-se de duas torres com apartamentos habitáveis, cujos exteriores foram revestidos por mais de 2000 espécies de plantas.
Da mesma forma, neste bairro de Milão, caracterizado pelo seu estilo arquitetónico moderno, encontrará a Unicredit Tower. Trata-se de um edifício impressionante com 231 metros de altura, considerado o arranha-céus mais alto de toda a Itália.
Informações práticas
- Duração: 3,5 horas.
- Preço: O preço médio do passeio é de 50 euros por pessoa.
- Vantagens desta opção: Poderá contrastar o antigo e o moderno da arquitetura milanesa, já que a zona de Gae Aulenti tem edifícios inovadores e praças elegantes.
6. Cicloturismo guiado em Milão e entrada sem filas para ver A Última Ceia de Leonardo Da Vinci
Se tem poucos dias para ficar em Milão, mas quer conhecer os principais locais históricos e visitar A Última Ceia de Da Vinci em Milão sem perder tempo em filas, convém juntar-se a um passeio de cicloturismo guiado, já que o guia responsável irá levá-lo diretamente a cada ponto de interesse.
Em apenas três horas, percorrerá as ruas de Milão numa confortável bicicleta. Enquanto pedala na companhia de um guia nativo, irá deliciar-se com a beleza do ambiente e aprender sobre a história de cada edifício e monumento observado.
Verá o Duomo di Milano, o Palazzo Marino, o teatro da Ópera, o Arco do Triunfo de Napoleão e a Câmara Municipal.
Além disso, o passeio inclui a entrada no Convento Dominicano Santa Maria delle Grazie, onde terá aproximadamente 15 minutos para apreciar e fotografar A Última Ceia de Dan Vince. Uma obra declarada pela UNESCO como património da humanidade.
Informações práticas
- Duração: 4 horas.
- Preço: O preço médio não excede 100 euros por pessoa.
- Vantagens desta opção: Conhecerá o centro histórico da cidade de Milão e terá a oportunidade de parar para admirar A Última Ceia de Leonardo Da Vinci.
7. Passeio personalizado de bicicleta
Se não sabe o que ver e fazer em Milão em 3 dias, durante a sua estadia deve considerar fazer um passeio personalizado de bicicleta pela cidade.
Esta é uma atividade turística bastante popular, que pode ser realizada em grupos reduzidos, ou seja, apenas com os seus companheiros de viagem e um guia profissional designado.
Existem várias rotas utilizadas para os passeios personalizados, sendo uma delas a que começa em Porta Nuova, especificamente nos impressionantes edifícios Bosque Vertical. O passeio continua pela vibrante rua Corso Como até chegar ao popular e movimentado Barrio Chino milanês, que fica na periferia do Centro Histórico.
Há também o passeio pelos longos canais do Rio Navigli ou a rota do Centro Storico, que vai de San Babila a Cadorna. Esta última é uma trajetória para a qual você precisará pedalar alguns quilómetros e na qual poderá desfrutar de um caminho desobstruído.
Informações práticas
- Duração: 3 horas.
- Preço: O preço médio não excede 50 dólares por pessoa.
- Vantagens desta opção: Você percorrerá a cidade com a ajuda de um guia e na companhia de um pequeno grupo de três a cinco pessoas.
8. Passeio de bicicleta pelo parque Sempione e conheça o pulmão natural de Milão
Muito perto do Duomo de Milão encontra-se o parque Sempione, considerado um dos principais pulmões naturais da cidade italiana. Trata-se de uma área turística com uma extensão de 380 000 metros quadrados, onde se destacam trilhos, lagoas e pontes.
Este espaço verde serve de ponto de encontro para os amantes da natureza que, como você, querem conhecer Milão e fazer cicloturismo durante a sua estadia na cidade.
Nesta excursão guiada, poderá descer da bicicleta para conhecer a Biblioteca Parco Sempione, que fica na região nordeste do parque. Além disso, se se dirigir para a parte oeste, encontrará a imponente Torre Branca. Ao subir a este edifício, terá uma bela vista panorâmica do parque Sempione.
Além disso, se desejar, poderá fazer o passeio ao seu próprio ritmo. Para isso, tem a opção de alugar uma bicicleta na entrada do parque.
Informações práticas
- Duração: De 2 a 3 horas.
- Preço: O preço médio é de 30 euros por pessoa.
- Vantagens desta opção: Percorrerá o parque Sempione e contemplará a beleza de um dos pulmões naturais de Milão.
O que levar para um passeio de bicicleta por Milão?
Se estiver em Milão e contratou um passeio de bicicleta, deverá levar consigo alguns itens de uso pessoal para essa atividade. Para isso, precisará de uma mochila pequena para ter as mãos livres no guiador. Da mesma forma, terá que escolher roupas e calçados adequados para pedalar com conforto.
Dentro da mochila, pode guardar as chaves, a carteira e os documentos de identificação. Assim, evitará que caiam do bolso e se percam. Da mesma forma, leve consigo protetor solar para o rosto e alguns lenços ou uma toalha facial. Eles serão necessários para remover o excesso de suor.
Além disso, tenha à mão uma garrafa de água, seja na mochila ou no suporte para garrafas da bicicleta. O importante é manter-se hidratado durante todo o percurso e, assim, combater a sensação de calor.
Recomendações básicas para andar de bicicleta nas ruas de Milão
Se durante a sua passagem por Milão participar num passeio de bicicleta, deve ter cuidado ao conduzir nas vias públicas e seguir algumas recomendações básicas. Por exemplo:
- Verifique a bicicleta que alugou e certifique-se de que o sistema de travões está em boas condições.
- Se o passeio for à noite, verifique se a bicicleta tem luzes traseiras e dianteiras. Assim, não passará despercebido na via.
- Sempre que possível, pedale nas ciclovias.
Lembre-se de que Milão é uma cidade que apoia o uso de transportes sustentáveis. Por isso, a maioria das ruas possui ciclovias. No entanto, há áreas que não as possuem, pelo que deve ter cuidado para garantir a segurança dos peões e a sua como ciclista.