Melhores Passeios Ciclísticos em Milão

Descubra os tesouros históricos de Milão e testemunhe a evolução arquitetónica da cidade. Tudo isto enquanto percorre a cidade de bicicleta com um guia nativo.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

Melhores Passeios Ciclísticos em Milão

Andar de bicicleta em Milão | ©Sunny

Os passeios de bicicleta em Milão estão a tornar-se cada vez mais populares entre os turistas. Através destes passeios, é possível visitar os pontos altos da cidade e conhecer a história dos monumentos, parques e edifícios, enquanto se pratica uma atividade desportiva ao ar livre. Além disso, aprenderá sobre a história dos monumentos, parques e edifícios, enquanto pratica uma atividade desportiva ao ar livre.

Há várias opções quando se trata de cicloturismo. Pode juntar-se a um grande grupo de turistas para percorrer as ruas da cidade italiana ou, se preferir, optar por um passeio personalizado. Há também percursos que, dependendo do terreno e da duração, oferecem bicicletas de montanha ou bicicletas eléctricas. Aqui estão alguns passeios recomendados para que não tenha de se preocupar com o que ver e fazer em Milão durante a sua estadia.

1. Aprecie a vista nocturna do Lago Navigli enquanto anda de bicicleta com um guia turístico

Navigli, Itália| ©JasonParis
Navigli, Itália| ©JasonParis

Se vai estar em Milão durante alguns dias, terá de aproveitar cada minuto para explorar a cidade. Por isso, uma boa recomendação é juntar-se a uma das populares excursões nocturnas de bicicleta ao Lago Navigli. Desta forma, poupará tempo por não ter de utilizar um mapa, uma vez que estará a pedalar juntamente com um guia turístico profissional.

Durante o passeio, desfrutará da vista mais impressionante do Lago Navigli a partir dos canais. Isto é possível graças ao calor e à luminosidade projectados pelas luzes artificiais que rodeiam o local. Além disso, os guias costumam fazer uma paragem para tomar uma bebida ou um aperitivo num dos restaurantes e bares circundantes.

E se fizer este passeio de bicicleta no último domingo de qualquer mês, encontrará um bazar colorido com centenas de antiguidades. Não hesite e adicione esta atividade à sua seleção de coisas para fazer em Milão à noite.

Informações práticas

  • Duração: 3 horas
  • Preço: O preço médio deste passeio não excede 100 euros por pessoa.
  • Vantagens desta opção: Poderá desfrutar de uma vista nocturna dos canais de Navigli e tomar um aperitivo ou comprar algumas lembranças.

2. Explore as florestas urbanas de Milão de bicicleta eléctrica e escape ao trânsito da cidade

Boscoincittà| ©maria patrizia r
Boscoincittà| ©maria patrizia r

Visitar Milão não é apenas subir ao terraço do Duomo ou explorar o exterior e o interior da catedral gótica. Também é possível escapar ao trânsito da cidade e participar num passeio de bicicleta eléctrica para descobrir Boscoincittà, conhecida como a floresta urbana escondida** de** Milão.

Para este passeio, sairá de Navigli numa bicicleta eléctrica via Novara, onde se encontra o Parque Botânico Boscoincittà. Aí, percorrerá mais de 110 hectares, compostos por trilhos, áreas especiais para piqueniques, lagos, arrozais, um apiário, quintas e muito mais.

Ao pedalar, ficará deslumbrado com a beleza natural que rodeia esta região. Também vai limpar a sua mente e relaxar enquanto respira o ar fresco do campo e sente os raios de sol na sua pele.

Informações práticas

  • Duração: 3 horas.
  • Preço: O preço médio desta excursão é de 115 euros por pessoa.
  • Vantagens desta opção: Com esta excursão, poderá conhecer algumas das belezas naturais de Milão sem ter de se afastar muito da cidade.

Reservar um passeio de bicicleta em Milão

3. Percorra Milão ao seu próprio ritmo em duas rodas.

Bicicletas BikeMi| ©Britta Frahm
Bicicletas BikeMi| ©Britta Frahm

Para percorrer Milão de bicicleta, não é necessário entrar num dos principais autocarros turísticos ou participar numa visita guiada. Em alternativa, tem a opção de embarcar num passeio de bicicleta ao seu próprio ritmo, utilizando o sistema de partilha de bicicletas em Milão.

Poderá deslocar-se pelas ruas de Milão sem qualquer inconveniente, uma vez que a cidade é plana, pequena e tem ciclovias para segurança. Além disso, quando parar em cada atração, encontrará uma área de estacionamento especial, uma vez que o uso de bicicletas é muito comum para os milaneses.

Só precisa de encontrar um serviço interurbano com estações perto de si. É o caso do RideMovi, BikeMi ou qualquer outro. Depois, descarrega a sua aplicação para desbloquear a bicicleta. Pode pagar um aluguer semanal ou por hora, consoante o que mais lhe convier.

O melhor é que encontrará bicicletas tradicionais e eléctricas, bem como bicicletas com um assento especial para levar os mais pequenos a passear. Assim, é possível incorporar este tipo de atividade nas actividades a realizar em Milão com crianças.

Informações práticas

  • Duração: Pode usufruir do serviço de partilha de bicicletas a partir de 30 minutos e até uma semana.
  • Preço: O preço médio do aluguer de bicicletas é de 2 euros por hora.
  • Vantagens desta opção: Poderá explorar Milão ao seu próprio ritmo sem qualquer limitação de tempo, uma vez que tem a possibilidade de parar em qualquer atração sempre que quiser.

4. Desfrute de um passeio de bicicleta pelos principais locais históricos de Milão e aprenda sobre a evolução arquitetónica da cidade

La Scala, Milão, Itália| ©Veselina Dzhingarova
La Scala, Milão, Itália| ©Veselina Dzhingarova

Talvez não saiba o que ver e fazer em Milão em 2 dias, pois é pouco tempo para visitar todos os seus locais históricos, apreciar a beleza arquitetónica da cidade e conhecer a sua evolução ao longo dos anos.

Se for este o caso, pode juntar-se a um passeio de bicicleta eléctrica ou tradicional no centro de Milão. Desta forma, poderá explorar os principais locais de interesse. Será acompanhado por um guia nativo que lhe contará a história das ruas, monumentos e edifícios. Desta forma, compreenderá a importância cultural e arquitetónica da cidade.

Estas visitas oferecem geralmente duas opções:

  • Umpasseio com informações históricas, no qual passará por locais icónicos de Milão, como a Ópera, o teatro La Scala e o Duomo. Além disso, terá a oportunidade de percorrer os arredores da Galleria Vittorio Emanuelle, que é uma galeria comercial construída no século XIX, com lojas de produtos alimentares, joalharias, casas de moda, entre outras.
  • Visita com informações arquitectónicas. Aí, poderá observar a beleza medieval e renascentista de edifícios como o Castelo Sforzesc, no centro histórico, e depois contrastar este estilo com a arquitetura moderna presente no bairro de Porta Nuova.

Informações práticas

  • Duração: 3,5 horas (aprox.)
  • Preço: O preço médio é a partir de 50 euros por pessoa.
  • Vantagens desta opção: Explorará a cidade e conhecerá a história por detrás dos principais monumentos e edifícios. Além disso, poderá conhecer a evolução arquitetónica que Milão conheceu ao longo dos anos.

Comprar bilhetes para o Duomo de Milão

5. Participe de um passeio de bicicleta e maravilhe-se com a arquitetura da área de Gae Aulenti, em Milão

Praça Gae Aulenti| ©Daniel
Praça Gae Aulenti| ©Daniel

Se estiver interessado em obter uma visão detalhada do estilo arquitetónico moderno de Milão, deve visitar a área de Gae A ulenti de bicicleta.

Ficará maravilhado com os seus edifícios inovadores e arranha-céus modernos, enquanto a elegância de cada uma das suas praças irá captar a sua atenção.

O guia responsável irá levá-lo através dos edifícios da Floresta Vertical, considerada uma das maiores atracções de Gae Aulenti. Trata-se de um par de torres com apartamentos habitáveis, cujo exterior foi coberto por mais de 2000 espécies de plantas.

Também neste bairro de Milão, caracterizado pelo seu estilo arquitetónico moderno, encontrará a Torre Unicredit. Trata-se de um surpreendente edifício de 231 metros de altura, considerado o arranha-céus mais alto de Itália.

Informações práticas

  • Duração: 3,5 horas.
  • Preço: O preço médio da excursão é de 50 euros por pessoa.
  • Vantagens desta opção: Poderá contrastar a antiga e a nova arquitetura milanesa, uma vez que a zona de Gae Aulenti tem edifícios inovadores e praças elegantes.

6. Faça um passeio guiado de bicicleta em Milão e veja a Última Ceia de Leonardo Da Vinci sem fazer fila

A Última Ceia de Da Vinci| ©Dimitris Kamaras
A Última Ceia de Da Vinci| ©Dimitris Kamaras

Se você tem poucos dias para passar em Milão, mas quer ver os principais locais históricos e visitar a Última Ceia de Da Vinci em Milão sem perder tempo em filas, você pode querer participar de um passeio de bicicleta guiado, pois o guia responsável irá levá-lo diretamente para cada ponto de interesse.

Em apenas três horas você vai pedalar pelas ruas de Milão em uma bicicleta confortável. Enquanto pedala na companhia de um guia nativo, irá deliciar-se com a beleza dos arredores e aprender sobre a história de cada edifício e monumento observado.

Verá o Duomo di Milano, o Palazzo Marino, a Ópera, o Arco do Triunfo de Napoleão e a Câmara Municipal.

Além disso, o passeio inclui a entrada no Convento Dominicano Santa Maria delle Grazie, onde terá cerca de 15 minutos para apreciar e fotografar a Última Ceia de Dan Vince. Uma obra declarada Património Mundial pela UNESCO.

Informações práticas

  • Duração: 4 horas.
  • Preço: O preço médio não ultrapassa os 100 euros por pessoa.
  • Vantagens desta opção: Conhecerá o centro histórico da cidade de Milão e terá a oportunidade de parar para admirar a Última Ceia de Leonardo Da Vinci.

Reservar uma visita guiada à Última Ceia

7. Na sua viagem a Milão, faça um passeio de bicicleta personalizado e descubra as atracções turísticas da cidade

Chinatown, Milão| ©IK's World Trip
Chinatown, Milão| ©IK's World Trip

Se não sabe o que ver e fazer em Milão em 3 dias, deve considerar fazer um passeio de bicicleta personalizado pela cidade durante a sua estadia.

Esta é uma atividade turística popular que pode ser feita em pequenos grupos, ou seja, apenas com os seus companheiros de viagem e um guia profissional designado.

Existem vários percursos utilizados para passeios personalizados, um dos quais começa em Porta Nuova, especificamente nos fantásticos edifícios da Floresta Vertical. O passeio continua ao longo da vibrante rua Corso Como até chegar à popular e movimentada Chinatown milanesa, que faz fronteira com o Centro Storico.

Há também a rota ao longo dos longos canais do rio Navigli ou a rota do Centro Storico, que vai de San Babila a Cadorna. Este último é um percurso para o qual será necessário pedalar apenas alguns quilómetros e onde se desfrutará de um caminho desimpedido.

Informações práticas

  • Duração: 3 horas.
  • Preço: O preço médio não ultrapassa os 50 dólares por pessoa.
  • Vantagens desta opção: Percorrerá a cidade com a ajuda de um guia e na companhia de um pequeno grupo de três a cinco pessoas.

8. Faça um passeio de bicicleta pelo Parque Sempione e conheça o pulmão natural de Milão

Parque Sempione| ©Alejandro
Parque Sempione| ©Alejandro

Muito próximo ao Duomo de Milão está o Parque Sempione, considerado um dos principais pulmões naturais da cidade italiana. É uma zona turística com uma área de 380.000 metros quadrados, com caminhos, lagoas e pontes.

Este espaço verde serve de ponto de encontro para os amantes da natureza, como você, que querem conhecer Milão e fazer cicloturismo durante a sua estadia na cidade.

Nesta visita guiada, pode descer da bicicleta para visitar a Biblioteca Parco Sempione, que está localizada na parte nordeste do parque. Além disso, se se dirigir para o lado oeste, irá encontrar a imponente Torre Branca. Ao subir a este edifício, terá uma bela vista geral do Parque Sempione.

Além disso, se desejar, pode fazer o passeio ao seu próprio ritmo. Tem a possibilidade de alugar uma bicicleta na entrada do parque.

Informações práticas

  • Duração: 2 a 3 horas.
  • Preço: O preço médio é de 30 euros por pessoa.
  • Vantagens desta opção: Irá pedalar pelo Parque Sempione e contemplar a beleza de um dos pulmões naturais de Milão.

O que levar num passeio de bicicleta por Milão?

De bicicleta para o trabalho| ©Alejandro
De bicicleta para o trabalho| ©Alejandro

Se estiver em Milão e tiver reservado um passeio de bicicleta, terá de levar consigo alguns objectos pessoais. Para isso, precisará de uma pequena mochila para ter as mãos livres no guiador. Também precisa de escolher roupa e calçado adequados para pedalar confortavelmente.

Dentro da mochila, pode guardar as chaves, a carteira e as credenciais de identificação. Desta forma, evita-se que caiam do bolso e se percam. Além disso, leve protetor solar para o rosto e alguns lenços de papel ou uma toalha de rosto. Vai precisar deles para limpar o excesso de suor.

Tenha também à mão uma garrafa de água, seja na mochila ou no suporte para garrafa de água da bicicleta. O importante é manter-se hidratado durante todo o percurso, combatendo assim a sensação de sobreaquecimento.

Recomendações básicas para andar de bicicleta nas ruas de Milão

Bicicletas em Milão| ©Alejandro
Bicicletas em Milão| ©Alejandro

Se participar num passeio de bicicleta em Milão, deve ter cuidado ao andar na via pública e seguir algumas recomendações básicas. Por exemplo:

  • Verifique a bicicleta que alugou e certifique-se de que o sistema de travagem está em boas condições.
  • Se o passeio for noturno, verifique se a bicicleta tem luzes dianteiras e traseiras. Desta forma, não passará despercebido na estrada.
  • Sempre que puder, pedale ao longo das ciclovias.

Lembre-se que Milão é uma cidade que apoia o uso de transportes sustentáveis. Por isso, a maioria das ruas tem ciclovias. No entanto, há zonas que não têm, pelo que terá de ter cuidado para garantir a segurança dos peões e a sua como ciclista.