Museu Nacional de Ciência e Tecnologia Leonardo da Vinci em Milão
Saiba como comprar os seus bilhetes para este museu emblemático da cidade de Milão: o Museu da Ciência e da Tecnologia.
Na cidade de Milão, o nome de Leonardo Da Vinci é muito importante, e o Museu de Ciência e Tecnologia de Milão é um espaço dedicado especialmente à vida do artista. É mais conhecido como o Museu Leonardo Da Vinci, foi fundado em 1953 e lá encontrarás amostras claras da sua criatividade e da sua história, e é uma das melhores coisas para fazer em Milão nas tuas férias.
Leonardo Da Vinci era um artista, um inventor, um cientista e também um pintor; assim, as obras que verás dentro do Museu vão desde invenções, desenhos, planos, obras e até elementos criados. O curioso de todos estes elementos é o facto de terem constituído uma parte essencial da evolução científica e tecnológica do mundo ao longo da história.
Quanto custam os bilhetes para o Museu Leonardo Da Vinci?
A entrada no Museu tem os seguintes preços:
- Entrada geral: 10€.
- Entrada reduzida: 7,50 euros (pessoas dos 3 aos 26 anos de idade, e os maiores de 65 anos)
- Gratuito: crianças com menos de 3 anos
Não se esqueça de trazer um documento de identificação para verificar o tipo de bilhete que está a pagar. Pode comprar o seu bilhete na bilheteira ou pode reservar o seu bilhete online.
Como adquirir bilhetes para o Museu Leonardo Da Vinci na bilheteira
Se preferir, pode comprar os seus bilhetes na bilheteira do Museu. Esta possibilidade é apenas para os bilhetes para as exposições, uma vez que para as visitas guiadas é necessário reservar online. Falarei mais sobre este assunto na secção seguinte.
Os bilhetes têm o mesmo preço, quer sejam comprados na bilheteira ou através do sítio Web do Museu. A bilheteira encontra-se à porta do Museu, Via San Vittore 21, Milão.
Existem visitas guiadas ao Museu Leonardo Da Vinci - vale a pena?
Sim, existem visitas guiadas ao Museu Leonardo Da Vinci, com as quais se pode visitar tanto o Museu como o interior do Submarino de Todi, a estrela do Museu.
Para ter acesso a elas, é necessário pagar a entrada no Museu e, para além disso, o custo da visita, que explicarei a seguir.
As visitas ao Submarino têm uma procura muito elevada, pelo que recomendo que marque a sua visita com antecedência, mas também pode comprá-la na bilheteira, se desejar e se houver disponibilidade. Não é possível comprar a visita guiada separadamente da entrada no museu, é necessário comprar os dois bilhetes ao mesmo tempo.
As visitas guiadas são efectuadas em grupos de, no máximo, 25 pessoas e existem dois tipos de visitas: uma de 55 minutos e outra de 110 minutos. A visita pode ser efectuada em inglês ou italiano. Infelizmente, não existem visitas guiadas ao Museu noutras línguas.
Os preços das visitas guiadas são os seguintes
- 55 minutos: 90 euros + bilhete de entrada
- 110 minutos: 150 euros + bilhete de entrada
Os bilhetes de entrada para o Museu Leonardo Da Vinci estão incluídos em algum dos passes turísticos da cidade?
Sim, estão incluídos no Milan Pass. Todos os titulares do passe têm acesso gratuito ao Museu. As visitas guiadas não estão incluídas.
Horário de funcionamento do Museu Leonardo Da Vinci
-
Terça-feira a sexta-feira: das 9h30 às 17h00
-
Sábados, domingos e feriados: das 9h30 às 18h30.
Horário de verão (de 21 de junho a 11 de setembro)
- Terça-feira a sexta-feira: 10hs às 18hs
- Sábados, domingos e feriados: 10hs às 19hs.
Como chegar ao Museu Leonardo Da Vinci
Há várias maneiras de chegar ao Museu Leonardo Da Vinci, que vou detalhar abaixo:
-
De autocarro turístico: Milão tem um excelente sistema de autocarros turísticos quecobre tudo o que precisa de ver na cidade. Independentemente da duração do seu passe, pode chegar à estação de San Ambrosio, que o deixará a apenas alguns metros do Museu Leonardo Da Vinci.
-
De Metro: Se viajar por Milão de Metro, apanhe a linha M2 e saia na estação de San Ambrogio. A partir de qualquer ponto da cidade, pode sair na estação Milano Centrale e depois mudar para a linha M2.
-
De autocarro: Se preferir viajar de autocarro, as linhas 58 e 94 deixam-no no Museu. A linha 58 deixa-o na paragem Museo della Scienza, mesmo em frente ao Museu; e a linha 94 deixa-o na paragem Carducci, onde pode caminhar alguns metros e chegar ao Museu de forma fácil e confortável.
-
De comboio: é necessário chegar a uma das principais estações da cidade de Milão. Quer seja Milano Centrale, Porta Garibaldi, Lambrate FS ou a estação de Cadorna, pode apanhar a M2 em direção a Abbiategrasso para a estação de San Ambrogio.
-
De carro: O Museu Leonardo Da Vinci está situado no centro da cidade de Milão. Se chegar de carro, recomendo-lhe que estacione facilmente perto do Museu no Carducci Parking na via Olona.
-
Do aeroporto: Se chegar ao aeroporto de Malpensa, pode apanhar o serviço Malpensa Express até à paragem Cadorna - Centro da cidade. A partir daí, apanhe o metro M2 em direção a Abbiategrasso, até à estação de San Ambrogio.
Se chegar ao aeroporto de Linate, pode apanhar o autocarro 73 até à paragem Viale Campania Viale Corsica, e depois o autocarro 91 até à paragem Loreto. Aí, pode apanhar o metro M2 em direção a Abbiategrasso até à estação de San Ambrogio.
É aconselhável ir ao Museu Leonardo Da Vinci com crianças?
Sim, é aconselhável ir ao Museu Leonardo Da Vinci com crianças. O facto é que o Museu terá muitos objectos que irão captar a atenção dos mais pequenos e é uma atividade altamente recomendada para fazer com a família durante a sua visita a Milão.
Ao longo dos anos, este enorme museu foi modernizado várias vezes e hoje tornou-se muito mais interativo. De facto, as crianças podem até explorar os laboratórios especiais onde podem fazer experiências sozinhas.
Além disso, se fizerem a visita guiada, podem aventurar-se no Submarino de Todi. Esta parte da visita é uma experiência de cair o queixo tanto para adultos como para crianças, tornando-a um ótimo plano quando se decide o que fazer em Milão com crianças.
Principais obras a não perder no Museu Leonardo Da Vinci
A coleção do museu é realmente extensa e ocupa diferentes edifícios onde cada um é dedicado a um tema diferente. Pode aprender sobre metalurgia, fundição e transporte, medição do tempo, ótica, cinema, astronomia, acústica, física, impressão, telefone, fotografia e televisão.
Eis uma lista dos principais sítios a visitar durante a sua visita.
Sala Leonardo Da Vinci:
Esta é a sala mais importante, uma vez que o museu tem o nome de Leonardo da Vinci. Aqui, encontrará diferentes invenções reais e modelos de invenções antigas, criadas por esta personagem ao longo da sua vida. O que impressiona é a variedade destas máquinas desenhadas por Da Vinci, já que encontrará mais de 30 objectos que vão desde materiais domésticos, veículos militares, carros, barcos e até um espetacular modelo do que Da Vinci considerava uma cidade ideal.
Os modelos de madeira são algo a não perder nesta visita. De facto, está provado que muitos modelos não eram possíveis na altura em que foram criados, mas hoje seriam invenções que poderiam ser facilmente realizadas. Claro que já existem invenções muito mais modernas, por isso não vale a pena fazê-las.
Explorar em pormenor o nascimento de invenções tão importantes para a história do mundo e da humanidade é o que faz valer a pena esta visita e o que atrai a atenção de tantos turistas que o visitam todos os anos.
A biblioteca do Museu
Esta enorme biblioteca tem cerca de 40.000 exemplares, 1700 volumes, uma coleção de 1000 livros dedicados a Leonardo Da Vinci, mais de 800 revistas com artigos ao longo da história sobre esta personagem e muito mais.
São milhares de páginas de cadernos e diários de Leonardo Da Vinci onde se pode ver a mente avançada que ele tinha, e as ideias variadas que tocaram todos os campos: projectos de helicópteros, tanques de batalha ou submarinos são apenas alguns exemplos.
Esta incrível exposição tem peças tanto científicas como artísticas, e é um registo sem paralelo da evolução da tecnologia e da indústria italiana, desde o século XIX até aos dias de hoje.
Sala dos Transportes:
Recomendo vivamente a visita a esta sala do Museu, pois considero-a um dos melhores locais que irá encontrar. Aqui, poderá contemplar grandes máquinas e encontrar grandes curiosidades que nunca imaginou, como a primeira locomotiva de Itália, um enorme navio e até um submarino. Este é o sector preferido de todas as crianças, que ficam muito surpreendidas ao encontrar estes grandes objectos dentro de um museu fechado. Não perca!
Quanto tempo é necessário para visitar o Museu Leonardo Da Vinci
O tempo que precisarás de passar sozinho no Museu dependerá do grau de detalhe que precisares para avaliar cada invenção e cada objeto que faz parte das exposições.
Como a coleção é muito extensa, poderás passar longas horas a explorar os arredores do Museu e as suas curiosidades. Há também muita informação interessante sobre Leonardo Da Vinci e sobre a história da ciência e da tecnologia.
Numa visita de uma hora, poderá ver superficialmente o conteúdo do Museu, mas não aprofundar demasiado a informação ou os pormenores.
Se fizer a visita guiada, a visita durará 55 minutos ou 110 minutos, dependendo da visita que escolher. Após a visita, pode ainda permanecer no Museu para rever o que mais gostou ou tirar fotografias do que achou mais interessante.
Conselhos para visitar o Museu Leonardo Da Vinci
-
Se não tem muita informação prévia sobre esta personagem, a sua vida e o seu impacto na história da humanidade, recomendo que faça a visita guiada ao Museu. Há muito para ver e a visita guiada pode dar-lhe a ordem e a informação de que necessita para tirar o máximo partido da sua visita ao Museu.
-
Embora os modelos e as invenções sejam imperdíveis, a explicação de um guia ajudá-lo-á a compreender o contexto e a finalidade para que foram criados, uma vez que é difícil imaginar a vida quotidiana há tantos anos.
-
A visita ao Museu é facilmente combinada com outras actividades durante o dia, uma vez que se situa no centro da cidade de Milão, onde há muitas coisas para ver e fazer. Para dar uma ideia, o convento de Santa Maria delle Grazie, onde se encontra a Última Ceia de Leonardo da Vinci, fica a apenas 400 metros de distância; é outro ponto obrigatório durante a sua estadia em Milão. Depois, pode visitar a Basílica de Sant'Ambrogio, também a 400 metros, e o Museu Arqueológico de Milão, a cerca de 600 metros.