10 Melhores Tour Gastronômicos e de Vinho em Lucca

Uma das grandes atracções de Lucca é a sua gastronomia. Mostro-lhe os melhores passeios para a apreciar com os cinco sentidos.

Sonsoles Jimenez

Sonsoles Jimenez

leitura de 10 minutos

10 Melhores Tour Gastronômicos e de Vinho em Lucca

Jantar em Lucca | Herbert Frank

A gastronomia toscana é tão variada quanto deliciosa e Lucca é o local perfeito para a provar, incluindo alguns pratos típicos locais. Massas, carnes, carnes frias e queijos, acompanhados por um bom vinho local, são os protagonistas de receitas e preparações autênticas a que não conseguirá resistir.

Pode provar estas iguarias por si próprio, mas uma das melhores coisas que pode fazer em Lucca é participar numa visita guiada à sua gastronomia. Vais descobrir osterias típicas, estabelecimentos onde podes provar comida de rua e adegas onde podes participar em provas. E tem mais, eu conto a seguir.

1. Passeio gastronómico a pé por Lucca

Ruas de Lucca| ©Pug Girl
Ruas de Lucca| ©Pug Girl

Neste passeio, pode mergulhar no melhor de Lucca. Por um lado, no seu encantador centro histórico. Por outro lado, na sua rica gastronomia. Acompanhado por um guia especializado, descobrirá todos os segredos da cidade: os que se podem ver e os que se podem provar.

Este é um dos melhores passeios em Lucca, porque poderá provar algumas das iguarias típicas da Toscana. Para começar bem o passeio, alguns começam com um pequeno-almoço onde se pode experimentar um clássico expresso ou cappuccino, acompanhado por uma pastelaria ou bolo. Se tiver oportunidade, prove o buccellato, um pão doce típico de Lucca.

De seguida, descubra a beleza do Duomo de Lucca, a igreja de San Michele in Foro ou a Piazza dell'Anfiteatro, o verdadeiro coração da cidade e o local perfeito para um aperitivo ou almoço. O que não pode faltar? Por exemplo, as** carnes curadas e os queijos da Toscana, especialmente o pecorino de Gargagnana**, que é produzido perto de Lucca.

Detalhes interessantes

  • Preço: este passeio gastronómico custa cerca de 70 euros por pessoa.
  • Duração: a visita dura normalmente cerca de duas horas e meia.
  • Vantagens desta opção: durante a visita, verá os principais pontos turísticos de Lucca e terá a oportunidade de provar o mais típico da sua gastronomia.
  • Desvantagens desta opção: na maioria das excursões não há tempo para visitar os monumentos de Lucca.

Comprar uma visita guiada a Lucca

2. Visita de vinhos nas colinas da Toscana

Degustação de vinhos| ©TuscanyEvents
Degustação de vinhos| ©TuscanyEvents

Se há uma paisagem típica da Toscana, é a dos vinhedos intermináveis que cobrem as colinas até onde a vista alcança. Pode juntar-se a uma das excursões de Lucca para visitar a zona vinícola de Chianti. Mas não é preciso ir muito longe para visitar uma adega e provar vinhos deliciosos.

Nestas excursões, terá a oportunidade de passear pelas vinhas perto de Lucca e aprender sobre o processo de vinificação numa adega local. Trata-se de um processo artesanal que tem sido efectuado nesta zona há séculos. Um enólogo especializado explicar-lhe-á todos os segredos.

Depois, como é óbvio, poderá participar numa prova de vinhos para descobrir os aromas e as nuances destes vinhos, reconhecidos internacionalmente pela sua qualidade. Vinhos que podem ser acompanhados por um pequeno aperitivo com carnes frias e queijos da região, que também são deliciosos.

Detalhes de interesse

  • Preço: a excursão custa aproximadamente 92 euros por pessoa.
  • Duração: esta experiência dura cerca de cinco horas.
  • Vantagens desta opção: não terá de se afastar muito de Lucca para conhecer toda a história e tradição vinícola da Toscânia.
  • Desvantagens desta opção: são normalmente excursões de dia inteiro, por isso, se não tiver tempo suficiente para ver toda a cidade, não é recomendável.

Visitar uma adega em Lucca

3. Tomar um aperitivo como um local

Crostini| ©Nathalie
Crostini| ©Nathalie

Não se pode visitar Lucca e ir embora sem experimentar uma das tradições italianas mais enraizadas: o aperitivo. Se quiser mergulhar na atmosfera da cidade e sentir-se como um local, esta experiência é perfeita para si.

Pode ver Lucca num dia e depois desfrutar do aperitivo. A hora é uma das particularidades deste costume. O aperitivo é tomado à tarde, quando o sol começa a pôr-se. É nessa altura que as ruas e os bares se enchem de vida e de encontros animados.

Não só na cidade, mas também se pode tomar um aperitivo numa bodega nos arredores da cidade, enquanto se observa o pôr do sol no horizonte. É um plano perfeito se preferir afastar-se da azáfama do centro histórico.

O que vai provar? Acima de tudo, os tradicionais crostini, que são aperitivos servidos numa fatia de pão torrado. Pode também provar o salame tradicional da zona ou o queijo pecorino, típico da Toscânia. Claro, tudo acompanhado por um bom vinho produzido nas caves de Lucca.

Detalhes interessantes

  • Preço: esta experiência custa cerca de 57 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de duas horas.
  • Vantagens desta opção: é uma das actividades mais divertidas para conhecer as tradições enraizadas da cidade.
  • Desvantagens desta opção: não irá provar os pratos mais típicos de Lucca, é apenas uma aproximação à gastronomia da zona.

Reservar uma excursão nocturna

4. Aula de confeção de massas com degustação

Fazer massa| ©joeymanley
Fazer massa| ©joeymanley

A massa é quase uma arte em Itália. Se gosta de cozinhar, vai certamente gostar de aprender a fazê-la de forma tradicional, como as mammas fazem há séculos. Aprenderá todos os segredos da cozinha típica para que o resultado seja aquela massa que todos adoram.

Nesta experiência, aprenderá a preparar pelo menos três receitas autênticas de diferentes tipos de massa à moda de Lucca. E o melhor é que pode fazê-lo em casa de um habitante local, pelo que a experiência será muito mais autêntica.

A recompensa não é só o facto de poder levar estas receitas para casa para as preparar e surpreender os seus convidados. Também vai poder comer os pratos que preparou em casa com a sua família e aprender muito sobre cozinha, tradições e outros factos interessantes.

Detalhes interessantes

  • Preço: a aula e a degustação custam cerca de 150 euros por pessoa.
  • Duração: esta experiência dura cerca de três horas.
  • Vantagens desta opção: para além de provar alguns dos pratos típicos da Toscana, aprenderá a prepará-los.
  • Desvantagens desta opção: toda a experiência decorre num espaço fechado e não inclui uma visita guiada a Lucca.

5. Visita ao mercado local e aula de culinária

Tordelli de Lucca| ©My Travel in Tuscany
Tordelli de Lucca| ©My Travel in Tuscany

Uma das melhores maneiras de mergulhar na gastronomia local é visitar os mercados. Acompanhado por um habitante local, ficará a conhecer os produtos mais típicos da cozinha de Lucca: legumes, charcutaria, queijos, carnes e, claro, massas.

Desfrutará também do ambiente animado dos mercados e descobrirá a forma local de fazer compras. Depois das compras, esta atividade inclui uma aula de culinária em casa do anfitrião da experiência. Aprenderá a confecionar alguns dos pratos mais deliciosos da gastronomia de Lucca.

O que pode aprender a fazer? Dependerá dos seus gostos, mas entre as possibilidades estão os tordelli de Lucca, uma massa em forma de meia-lua recheada com carne, legumes ou carnes frias; ou os matuffi lucchesi, um prato em que se alternam camadas de polenta e ragu de várias carnes.

Não faltam doces. Para além do tradicional tiramisu, pode aprender a fazer bucellato, um pão doce tradicional, bem como sobremesas cujo ingrediente principal são as castanhas, muito apreciadas em Lucca.

Detalhes interessantes

  • Preço: o custo da experiência é de cerca de 190 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de quatro horas e meia.
  • Vantagens desta opção: trata-se de uma experiência totalmente imersiva que permite conhecer não só as receitas, mas também a origem e a qualidade dos ingredientes.
  • Desvantagens desta opção: vai precisar de meio dia, pelo que, se só vai estar pouco tempo em Lucca, pode condicionar e reduzir muito o resto da visita.

6. Experiência de prova de vinhos

Dia de prova de vinhos| ©Anastasia Fuller
Dia de prova de vinhos| ©Anastasia Fuller

Se gosta de tudo o que está relacionado com a enologia, em Lucca pode aprender muito sobre a elaboração dos vinhos toscanos. Acompanhado por um especialista, aprenderá a diferenciar as nuances dos diferentes vinhos da região: brancos, tintos, rosés e prosecco, um vinho espumante utilizado para fazer um cocktail muito típico: o spritz.

Pode provar estes vinhos num pequeno passeio pela cidade com uma paragem num bar típico do centro histórico. O ideal é uma visita guiada, pois só um especialista pode levá-lo aos melhores estabelecimentos, aconselhá-lo sobre os vinhos locais mais apreciados e mostrar-lhe porque são especiais.

Detalhes interessantes

  • Preço: a experiência custa cerca de 15 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de uma hora e meia.
  • Vantagens desta opção: trata-se de uma experiência indispensável para os amantes do vinho.
  • Desvantagens desta opção: é um passeio básico e rápido, só vai ficar a conhecer alguns dos vinhos da região.

7. Um passeio para descobrir a comida de rua de Lucca

Focaccia| ©stu_spivack
Focaccia| ©stu_spivack

Se quiser conhecer em profundidade a gastronomia de Lucca, não deve apenas provar os seus pratos típicos, mas também a sua comida de rua. Ficará surpreendido com a sua variedade e qualidade. Em todo o centro histórico há um bom número de locais onde se pode provar e sentir-se como um local.

Se optar por uma visita guiada, aprenderá também uma série de factos interessantes. Um guia especializado explicar-lhe-á os pratos mais tradicionais e como são confeccionados. Além disso, ele ou ela irá falar-lhe dos locais por onde passar.

Pode provar os autênticos paninis e focaccias. Também recomendo que prove os enchidos típicos de Lucca, como o biroldo, que é uma espécie de morcela. E, se gostar de doces, não perca os necci, uma espécie de panquecas de farinha de castanha recheadas com virolo ou ricotta.

Detalhes interessantes

  • Preço: este passeio começa em cerca de 90 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de três horas.
  • Vantagens desta opção: durante a visita, irá provar vários pratos, tanto doces como salgados, que representam bem os sabores da cozinha de Lucca.
  • Desvantagens desta opção: a experiência pode ser cansativa.

8. Caça às trufas com almoço

Trufas em Lucca| ©jennconspiracy
Trufas em Lucca| ©jennconspiracy

Perto de Lucca, em San Miniato, foi encontrada há quase setenta anos a maior trufa branca do mundo. Pesava nada menos que 2.520 quilos. Pode tentar a sua sorte e ir em busca desta iguaria enquanto explora os bosques da zona.

Será acompanhado por um especialista e por cães especialmente treinados para encontrar estas trufas, que dão um sabor especial aos pratos. Pratos que, aliás, também poderão ser degustados, pois esta é também uma experiência gastronómica. De facto, costumam oferecer um almoço gourmet acompanhado de um bom vinho local.

Detalhes interessantes

  • Preço: esta experiência custa cerca de 170 euros por pessoa.
  • Duração: aproximadamente três horas.
  • Vantagens desta opção: é uma experiência que permite não só desfrutar de sabores requintados, mas também passear por belos espaços naturais.
  • Desvantagens desta opção: depende das condições climatéricas, embora se as condições climatéricas o impedirem de o fazer, pode alterar a data ou pedir o reembolso.

9. Experiência de degustação de azeite

Prova de azeite| ©Ryan O'Connell
Prova de azeite| ©Ryan O'Connell

Um dos produtos mais famosos da Toscana, para além do vinho, é o azeite. Este ouro líquido é o protagonista de muitas das receitas tradicionais da cozinha da região. Nos arredores de Lucca existem também olivais e lagares de azeite onde o azeite é produzido de forma tradicional.

Uma forma de mergulhar nesta tradição é visitar uma destas quintas. Mas sem sair do centro histórico de Lucca, tem a oportunidade de o conhecer de outra forma: provando-o. Aprenderá a distinguir todas as suas nuances e a apreciar as diferenças entre alguns azeites e outros.

Em alguns casos, estas experiências são também combinadas com uma prova de alguns dos vinhos locais. Desta forma, aprenderá todos os segredos destes dois produtos, o vinho e o azeite, indispensáveis em qualquer mesa de Lucca.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 100 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de duas horas
  • Vantagens desta opção: aprenderá a diferenciar os aromas e os sabores do azeite com um profissional.
  • Desvantagens desta opção: não há degustação de pratos elaborados da Toscana.

10. Aula de gelado

Gelado em Lucca| ©Nancy
Gelado em Lucca| ©Nancy

O gelado italiano é diferente. Num passeio por Lucca, pode comê-los numa das tradicionais gelatarias. Apreciarás aquele sabor especial e, acima de tudo, aquela textura que os torna únicos, mas sabes como obter essas características que os tornam irresistíveis?

Uma das experiências mais doces que pode ter em Lucca é aprender como estes gelatos são feitos de forma tradicional. E fá-lo-á com um mestre gelateiro que lhe ensinará as chaves para distinguir o autêntico gelato italiano das cópias e dos outros que são industriais.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 60 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de 45 minutos.
  • Vantagens desta opção: é uma experiência curta, perfeita para quem não vai ficar muito tempo em Lucca.
  • **Desvantagens desta opção: só aprenderá os segredos de uma sobremesa, não de outros doces ou pratos típicos.

Dicas para um passeio gastronómico em Lucca

Panzanella| ©Mel Hill Photography
Panzanella| ©Mel Hill Photography

A primeira dica é não desistir de apreciar os sabores de Lucca. Se não vai ficar muito tempo na cidade, tem sempre a oportunidade de fazer pequenos passeios onde pode provar alguns pratos típicos, como aperitivos ou comida de rua.

Se vai ficar mais de um dia, escolha um passeio mais longo. Alguns permitem-lhe conhecer a cidade enquanto descobre a sua gastronomia. Outros levam-no a apreciar as fantásticas paisagens toscanas que também rodeiam Lucca e que são espectaculares.

Especialmente na época alta, é importante reservar com bastante antecedência. Desta forma, terá a garantia de um lugar na excursão escolhida e poderá planear muito melhor a sua estadia na cidade para não perder nenhum dos seus encantos.

Quer se trate de um passeio gastronómico pelas ruas de Lucca ou de uma visita a uma vinha, não se esqueça de usar sapatos confortáveis. No caso do centro histórico, algumas das ruas são empedradas e por vezes difíceis de percorrer.

Quais são as vantagens de fazer uma visita gastronómica guiada a Lucca em vez de a fazer por conta própria?

Comércio gastronómico em Lucca| ©Jimmy Pierce
Comércio gastronómico em Lucca| ©Jimmy Pierce

Pode organizar a sua própria visita gastronómica a Lucca, mas é muito fácil não ver alguns dos melhores locais para provar a comida e o vinho locais. Tenha em mente que o mais turístico nem sempre é o mais autêntico.

Numa visita guiada, será sempre levado aos locais onde pode provar a autêntica cozinha de Lucca e os seus melhores vinhos. E tudo isto acompanhado pelas explicações e comentários de guias especializados que o ajudarão a apreciar melhor todos os sabores e aromas. E, já agora, ficará também a conhecer melhor a cidade.

E, para além de tudo isto, há algumas experiências gastronómicas que não podem ser reservadas a título particular e que só são possíveis no âmbito de uma visita guiada.

Visitar uma adega em Lucca