Melhores Passeios Turísticos de Lucca

Quer conhecer uma das cidades mais pitorescas da Toscana? Então tem de visitar Lucca e as suas belas atracções.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

Melhores Passeios Turísticos de Lucca

Lucca | ©Cristina Gottardi

Lucca é uma cidade italiana situada nas margens do rio Serchio, na região da Toscana. A caraterística mais famosa desta cidade são as suas muralhas renascentistas que foram muito bem preservadas ao longo dos anos. Entre as melhores coisas para fazer em Lucca estão, sem dúvida, as visitas guiadas a esta paisagem histórica fenomenal.

Para além dos passeios que se podem fazer para ver as muralhas e o centro histórico, Lucca oferece outros planos de entretenimento. Pode escolher um passeio gastronómico com uma prova de vinhos italianos ou uma aula de culinária italiana e outras formas destes passeios incluem bicicletas eléctricas e carruagens. Gosta da ideia? Então prepare-se para uma aventura em Lucca!

1. Visita de uma hora ao centro histórico e às muralhas renascentistas de Lucca

Muralhas de Lucca| ©Yuri Rapoport
Muralhas de Lucca| ©Yuri Rapoport

Um passeio de uma hora pelo centro histórico é uma excelente opção se você estiver viajando para Lucca por um dia. Este tipo de visita custa em média 100 euros. Poderá percorrer os pontos altos desta zona acompanhado por um guia que lhe contará todos os pormenores, histórias e curiosidades de Lucca.

Lucca é uma cidade medieval encantadora, famosa pelas suas muralhas, torres, portas, igrejas, palácios históricos e ruas estreitas. Depois de conhecer o seu guia, pode começar o seu passeio. A primeira coisa que verá neste tipo de passeio são as Muralhas de Lucca, com cerca de quatro quilómetros de comprimento.

As Muralhas de Lucca foram construídas no século XVI para proteger a cidade. Atualmente, as muralhas fazem parte de um belo parque público ideal para passear e apreciar a vista da paisagem circundante. Depois de ver este sítio, o seu guia levá-lo-á ao centro histórico de Lucca, a parte mais antiga da cidade.

Durante a visita, passará pela Piazza Napoleone e pela Piazza San Michele (onde verá a igreja de San Michele). Outros destaques do passeio incluem a Catedral de San Martino, a Torre delle Ore, a Via Fillungo (onde pode fazer compras) e a Basílica de San Frediano.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 100 ¤.
  • Duração: cerca de 1 h.
  • Meios de transporte: trata-se de um passeio a pé. Pode chegar de transportes públicos ao centro histórico para iniciar a visita com o seu guia.
  • Vantagens desta opção: terá a oportunidade de caminhar e de conhecer a cidade de perto.
  • Desvantagensdesta opção: dura apenas uma hora, pelo que não terá muito tempo para explorar em profundidade todos os recantos do centro histórico.

Comprar uma visita guiada a Lucca

2. Visita guiada de bicicleta eléctrica e prova de vinhos

Dia de prova de vinhos| ©Anastasia Fuller
Dia de prova de vinhos| ©Anastasia Fuller

Gosta de andar de bicicleta e sentir o vento no seu rosto? Bem, quando visitar Lucca poderá fazê-lo enquanto conhece esta bela cidade. Acompanhado pelo seu guia local, terá a oportunidade de explorar os pontos altos da cidade. No final do passeio, poderá desfrutar de uma prova de vinhos italianos. Tudo isto tem um custo médio de 100 € e dura aproximadamente quatro horas.

Se não sabe andar muito bem de bicicleta, não se preocupe, neste tipo de passeio pode utilizar uma bicicleta eléctrica. Também lhe será fornecido um capacete para maior segurança. Antes de começar, ser-lhe-á dada uma pequena palestra para aprender as noções básicas sobre este veículo. Quando tudo estiver pronto, pode começar o passeio com um pequeno grupo de 10 pessoas.

Em todos os momentos, estará a seguir o seu guia através das ciclovias de Lucca. Seguirá o caminho marcado pelas Muralhas de Lucca até o seu guia indicar a próxima paragem. Não se preocupe se a estrada se tornar íngreme nesse momento, a bicicleta fará o trabalho duro por si.

Para terminar, fará uma paragem numa propriedade vinícola local. Aqui poderá provar alguns vinhos requintados. Aproveite a oportunidade para os acompanhar com pequenos petiscos toscanos. Se ainda tiver fome de mais comida italiana, recomendo-lhe que faça um passeio gastronómico em Lucca.

Pormenores interessantes

  • Preço: cerca de 100 euros.
  • Duração: cerca de 4 h.
  • Meio de transporte: bicicleta eléctrica.
  • Vantagens desta opção: em vez de andar a pé, o que pode ser muito cansativo, pode andar de bicicleta sem qualquer problema.
  • Desvantagens desta opção: não estão previstas paragens longas durante o passeio.

Alugar uma bicicleta em Lucca

3. Tour privado das Cinque Terre a partir de Lucca

Conhecer as Cinque Terre| ©Asar Studios
Conhecer as Cinque Terre| ©Asar Studios

Se está à procura de uma viagem única e inesquecível ao longo da costa italiana, então uma excursão de Lucca a Cinque Terre é o que procura! Esta incrível aventura começa na bela cidade de Lucca, com a sua arquitetura deslumbrante. Devido a tudo o que estes passeios normalmente incluem, o preço médio é de 1000 euros e a duração é de aproximadamente nove horas.

Durante o passeio, o seu guia irá mostrar-lhe todos os lugares incríveis que o parque nacional de Cinque Terre tem para oferecer. No total, há cinco cidades que visitará por esta ordem: Vernazza, Corniglia, Monterosso al Mare, Manarola e Riomaggiore. Aqui poderá desfrutar de uma variedade de paisagens de montanha e de praia.

A deliciosa comida italiana e os vinhos locais não faltarão neste passeio. Os gelados italianos são também um must. O vosso guia não deixará de vos levar a comer gelado italiano em Corniglia. Para além de comer, poderá visitar belas aldeias históricas e parques naturais. Terá também tempo para desfrutar da praia de Monterosso, nadar e apanhar sol.

Em cada localidade desfrutará de uma vista única e de um dia diferente. O seu guia levá-lo-á sempre aos pontos altos do local para tirar as melhores fotografias. Lembre-se que o preço que paga inclui a viagem de ferry, o transporte em veículo privado do hotel e o regresso.

Detalhes de interesse

  • Preço: cerca de 1000 euros.
  • Duração: aproximadamente 9 horas.
  • Meio de transporte: veículo privado e ferry.
  • Vantagens desta opção: conhecer o primeiro parque nacional italiano e o mais pequeno, mas atualmente o mais variado.
  • Desvantagens desta opção: pode ser necessário realizar muitas actividades num curto espaço de tempo e não desfrutar plenamente das diferentes aldeias.

4. Visita ao mercado e aula de culinária em Lucca

Fazer massa| ©joeymanley
Fazer massa| ©joeymanley

A comida é definitivamente uma das coisas que não se pode perder quando se viaja para Lucca. A gastronomia italiana tem um património culinário extenso e variado que vale a pena admirar. É por isso que um dos passeios mais recomendados inclui uma visita ao mercado e uma aula de culinária. Esta experiência tem uma duração média de cinco horas e custa cerca de 150 euros.

Se gosta de partilhar a sua paixão pela comida, este passeio é ideal para si. Poderá conversar com outros turistas e até trocar receitas italianas. Juntos, podem visitar o mercado local indicado pelo seu guia. Aí poderá ver todos os ingredientes e alimentos que são preparados. Também o ajudarão a escolher tudo o que precisa para cozinhar.

Depois de visitar o mercado, o seu guia levá-lo-á à casa onde poderá ter a sua aula de culinária. Uma vez lá, poderá seguir todas as instruções do seu anfitrião. Aprenderá os melhores segredos de como escolher os melhores ingredientes para tornar os seus pratos deliciosos. Enquanto cozinha, pode também saborear alguns petiscos.

Entre os pratos a preparar, encontram-se massas e tiramisu. No final, poderás saborear a tua preparação. Também poderá provar os deliciosos vinhos locais. Esta experiência é a escolha perfeita para quem deseja conhecer a verdadeira gastronomia regional italiana através de contactos genuínos, comida e amizade.

Detalhes de interesse

  • Preço: cerca de 150 euros.
  • Duração: cerca de 5 h.
  • Meio de transporte: a pé.
  • Vantagens desta opção: poderá aprender sobre a gastronomia italiana com um especialista nativo.
  • Desvantagens desta opção: se não for muito bom na cozinha, pode ser mais difícil preparar as receitas. No entanto, o guia certifica-se sempre de que todos os participantes atingem o objetivo.

Dica de viajante
As visitas gastronómicas são as mais divertidas para algumas pessoas. Para que possa desfrutar ao máximo, caso tenha alguma alergia ou proibição, verifique os ingredientes. Também é importante chegar a horas à aula de culinária para não perder nenhum dos passos.

5. Passeio de carruagem ao longo das muralhas renascentistas de Lucca

Passeio de carruagem| ©Frank Kresin
Passeio de carruagem| ©Frank Kresin

Quer sentir-se como se estivesse num conto de fadas? Então recomendo que passeie ao longo das muralhas renascentistas de Lucca numa bela carruagem. Esta é uma forma diferente e original de visitar esta cidade italiana. A experiência é quase mágica e tem um custo médio de 90 euros para um passeio de cerca de uma hora.

Para começar este passeio, deve dirigir-se ao ponto de encontro indicado pelos organizadores deste passeio. Em cada carruagem só podem viajar três pessoas: o condutor, o cliente e um acompanhante. É de notar que, ao longo do percurso, não haverá um guia que lhe conte histórias e factos sobre cada local. Este passeio é mais focado em observar as ruas e desfrutar da experiência.

Entre os sítios que irá ver estão as muralhas renascentistas de Lucca. Também irá caminhar a partir do topo do centro histórico. De seguida, visitará a Torre Guinigi, a Catedral de San Martino e o Jardim Botânico de Lucca.

Os últimos destaques deste passeio são a Via del Fosso di Lucca e o Palazzo Pfanner. Após este circuito, pode regressar ao ponto de partida. A partir daí, recomendo-lhe que escolha outro plano para continuar a explorar a cidade. Como tem uma duração média de uma hora, terá tempo para incluir outro plano mais completo.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 90 euros.
  • Duração: aproximadamente 1 hora.
  • Meio de transporte: carruagem.
  • Vantagens desta opção: é uma forma diferente de conhecer a cidade e explorar as suas ruas medievais.
  • Desvantagensdesta opção: neste tipo de passeio não será possível fazer paragens nos pontos altos do percurso. Além disso, se tiver um pouco de medo de cavalos, este pode não ser o melhor plano para si.

Alugar uma carruagem puxada por cavalos

O que levar para um passeio em Lucca?

Ruas de Lucca| ©Pug Girl
Ruas de Lucca| ©Pug Girl

Quando visitar a cidade toscana de Lucca, deve ter em conta o tempo durante o período da sua viagem. Desta forma, poderá escolher as roupas mais adequadas para colocar na sua mala. Desta forma, poderá enfrentar dias quentes ou frios.

As temperaturas em Lucca não costumam descer abaixo dos -3°C e não ultrapassam os 34°C no verão. Deve trazer um casaco e um mackintosh para os dias frios e roupas muito leves para o verão.

Muitas destas excursões são passeios a pé, pelo que terá de usar sapatos confortáveis para poder andar à vontade. Algumas excursões de Lucca vão até à praia, por isso, se for esse o seu plano, não se esqueça do seu melhor fato de banho. Traga-o juntamente com o seu protetor solar, lembre-se que a saúde é a coisa mais importante.

Reservar uma excursão nocturna

Porquê fazer uma excursão em Lucca?

Catedral de San Martino| ©Med Cruise Guide
Catedral de San Martino| ©Med Cruise Guide

Lucca é uma das cidades mais bonitas da Toscana e merece uma visita. Encontrará belos edifícios, ruas e estruturas de estilo medieval. Uma visita a este lugar será como viajar no tempo.

Visitar Lucca na companhia de um guia local é a melhor opção, pois esta pessoa conhece em pormenor todas as direcções da cidade. Além disso, no caminho, enquanto vê os novos sítios, poderá aprender com todo o conhecimento histórico e cultural que o guia tem. Desta forma, poderá regressar das suas férias sabendo muito mais sobre esta pequena cidade italiana.

Por outro lado, as excursões privadas incluem normalmente um transporte confortável. Isto evita que se preocupe com os transportes públicos ou com a forma de se orientar num novo local. Basta seguir o guia turístico e aprender sobre tudo o que está à sua volta.

As excursões privadas também costumam incluir diferentes tipos de transporte que dão um toque original à viagem. Podem ser carros normais, mas também bicicletas eléctricas ou carruagens. Quando são desse estilo, o passeio torna-se mais divertido e agradável. Outros se diferenciam por terem lanches, visitas guiadas, entre outros.

Vamos comparar as opções

  • Passeio de uma hora pelo centro histórico e suas muralhas renascentistas em Lucca
  • Preço: cerca de 100 euros.
  • Duração: cerca de 1 h.
  • Meios de transporte: trata-se de um passeio a pé. Pode chegar de transportes públicos ao centro histórico para iniciar a visita com o seu guia.
  • Vantagens desta opção: terá a oportunidade de caminhar e de conhecer a cidade de perto.
  • Desvantagens desta opção: dura apenas uma hora, pelo que não terá muito tempo para explorar em profundidade todos os recantos do centro histórico.
  • Passeio guiado de bicicleta eléctrica com prova de vinhos.
  • Preço: cerca de 100 euros.
  • Duração: cerca de 4 horas.
  • Meio de transporte: bicicleta eléctrica.
  • Vantagens desta opção: em vez de andar a pé, o que pode ser muito cansativo, poderá ir de bicicleta sem qualquer problema.
  • Desvantagens desta opção: não estão previstas paragens longas durante o passeio.
  • Visita privada das Cinque Terre a partir de Lucca
  • Preço: cerca de 1000 euros.
  • Duração: cerca de 9 h.
  • Meio de transporte: veículo privado e ferry.
  • Vantagens desta opção: conhecer o primeiro parque nacional italiano e o mais pequeno, mas atualmente o mais variado.
  • Desvantagens desta opção: pode ter de cobrir muitas actividades num curto espaço de tempo e não desfrutar plenamente das diferentes aldeias.
  • Visita ao mercado e aula de culinária em Lucca
  • Preço: cerca de 150 euros.
  • Duração: cerca de 5 h.
  • Meio de transporte: a pé.
  • Vantagens desta opção: poderá aprender sobre a gastronomia italiana com um especialista nativo.
  • Desvantagens desta opção: se não for muito bom na cozinha, pode ser mais difícil preparar as receitas. No entanto, o guia garante sempre que todos os participantes atinjam o objetivo.
  • Passeio de carruagem ao longo das muralhas renascentistas de Lucca
  • Preço: cerca de 90 euros.
  • Duração: cerca de 1 h.
  • Meio de transporte: carruagem.
  • Vantagens desta opção: é uma forma diferente de conhecer a cidade e explorar as suas ruas medievais.
  • Desvantagens desta opção: neste tipo de passeio não será possível fazer paragens nos pontos altos do percurso. Além disso, se tiver um pouco de medo de cavalos, este pode não ser o melhor plano para si.