Melhores Passeios Diurnos saindo de Lucca

Lucca tem uma localização privilegiada. A partir desta cidade é possível visitar alguns dos mais belos recantos da Toscana, como vos mostro a seguir.

Sonsoles Jimenez

Sonsoles Jimenez

leitura de 10 minutos

Melhores Passeios Diurnos saindo de Lucca

Lucca | ©Javier Pereda

A Toscana está repleta de aldeias medievais, paisagens mágicas e cidades cheias de arte e história. Lucca é um excelente ponto de partida para descobrir muitos dos tesouros da região.

Se planeia passar vários dias na cidade, depois de descobrir tudo o que há para ver e fazer em Lucca, recomendo que se deixe levar pela magia da Toscana e embarque numa excursão aos arredores. Irá descobrir lugares fantásticos, e os que lhe mostro a seguir são apenas algumas possibilidades.

1. Fazer uma excursão a Pisa

Pisa| ©Jose Palao Chinchilla
Pisa| ©Jose Palao Chinchilla

Pisa é uma daquelas cidades que, uma vez visitada, fica para sempre na memória. A experiência de ver de perto a sua torre inclinada é razão suficiente para fazer uma viagem a partir de Lucca.

Mas há muitos outros tesouros arquitectónicos em Pisa que vai adorar. Por exemplo, a sua magnífica catedral que, quando a vires, certamente te fará lembrar o Duomo de Lucca ou a Igreja de San Michele in Foro, também nesta cidade. Há uma razão para isso: foram construídas ao mesmo tempo.

O Batistério, o Cemitério Monumental e a Piazza dei Cavalieri são algumas das outras jóias que fazem de Pisa uma cidade única. E o melhor é que esta cidade fica apenas a 20 quilómetros de Lucca, pelo que pode visitá-la numa manhã ou numa tarde.

Pisa fica apenas a 20 quilómetros de Lucca. Por isso, se fores desportista e o tempo estiver bom, podes fazer uma visita autoguiada numa bicicleta de trekking ou eléctrica, se não quiseres ficar muito cansado. Visitará uma cidade única e, ao mesmo tempo, verá as paisagens típicas da Toscana.

Comprar uma visita guiada a Lucca

2. Desfrute de uma visita às vinhas da Toscana

Vinhedos da Toscana| ©.waldec
Vinhedos da Toscana| ©.waldec

Uma das imagens mais típicas e encantadoras da Toscana é a das suas colinas salpicadas de vinhas. Aqui se produzem vinhos fabulosos, sendo os mais conhecidos talvez os da zona de Chianti, mas muito mais perto de Lucca há vinhas e adegas fantásticas para visitar.

Não só as adegas, mas também as visitas guiadas dão-lhe a oportunidade de visitar algumas destas vinhas. Se gostas de tudo o que está relacionado com a enologia, recomendo esta experiência. Aprenderá tudo sobre o processo de vinificação e poderá provar alguns dos melhores vinhos da região.

Estas excursões são normalmente de meio dia, por isso, se não se importar com a hora do dia, recomendo que faça a visita à tarde. Se tiveres a sorte de ver o pôr do sol sobre os campos, poderás captar na tua mente uma das mais belas vistas da Toscana.

Visitar uma adega em Lucca

3. Não perca um passeio colorido pelas Cinque Terre

Conhecer as Cinque Terre| ©Asar Studios
Conhecer as Cinque Terre| ©Asar Studios

As Cinque Terre constituem um dos mais espectaculares cartões postais de Itália. Fica a menos de uma hora e meia de carro de Lucca, por isso esta excursão é imperdível. Descobrirá aldeias encantadoras com vista para o mar a partir das falésias da costa da Ligúria. As suas casas coloridas e ruas íngremes são encantadoras à primeira vista.

Riomaggiore, Corniglia, Vernazza, Manarola e Monterosso são as cidades que compõem as Cinque Terre, que são Património Mundial pela sua beleza única. Se fizer a viagem por terra, não perca a Via dell'amore, um passeio romântico ao longo do mar entre Riomaggiore e Manarola.

Mas a minha recomendação é que, para além de passear por estas aldeias, as veja a partir do mar, juntando-se a um dos passeios de barco nas Cinque Terre que pode escolher. A experiência será certamente inesquecível.

Fazer uma paragem em La Spezia

Algumas das excursões às Cinque Terre fazem uma paragem em La Spezia, que é o prelúdio deste trecho de costa de beleza única. Aqui recomendo que visitem o castelo de San Giorgio, a catedral, a abadia de Santa Maria Assunta ou o Museu Naval, o maior de Itália.

Mas, para além de tudo isto, podem admirar o golfo de La Spezia, ou o golfo dos Poetas, como também é chamado. Como se pode imaginar pela alcunha, este troço de costa é extremamente belo. Dica: tanto para as Cinque Terre como para La Spezia, leve o telemóvel ou a bateria da máquina fotográfica bem carregada.

4. Desfrute de uma visita guiada às pedreiras de Carrara

Pedreiras de Carrara| ©Elpidio Lara
Pedreiras de Carrara| ©Elpidio Lara

Muitos dos monumentos e esculturas mais famosos do mundo são revestidos ou esculpidos em mármore de Carrara. A menos de 60 quilómetros de Lucca, é possível visitar as pedreiras de onde a pedra é extraída há séculos e ir até às entranhas da terra para ver o processo de extração.

As visitas guiadas têm lugar em veículos todo-o-terreno que permitem subir as rampas das pedreiras ao ar livre. O cenário que o espera é espetacular: enormes feridas brancas nas montanhas que contrastam com o verde das zonas inexploradas. Verá também como se trabalha para extrair este tesouro em pedra.

Mas não verá apenas as pedreiras ao ar livre, numa viagem às pedreiras de Carrara poderá também entrar nas entranhas da terra para visitar uma pedreira subterrânea. É espetacular, especialmente se tivermos em conta que o mármore é extraído aqui há dois mil anos.

5. Visitar o berço do Renascimento: Florença

Florença| ©dorfun
Florença| ©dorfun

Esta cidade é muito mais do que a capital da Toscana, é uma cidade onde se respira arte em cada canto. É por isso que vale a pena percorrer os 80 quilómetros de Lucca para descobrir tudo o que há para ver em Florença. Vai precisar de um dia inteiro.

Admirar a beleza do Duomo e do Campanário, passear pela Praça da Signoria, visitar o Palazzo Vecchio ou atravessar a Ponte Vecchio são experiências a não perder. E se gosta de arte, a Galeria Uffizi é obrigatória. E se fizer tudo isto com um guia especializado, terá a visão mais completa da cidade.

Mas em Florença descobrirá muito mais, por exemplo, o melhor da gastronomia toscana: a ribollita, que é uma sopa com feijão; o polpettone alla fiorentina, que é uma enorme almôndega comida em fatias; ou o bistec a la florentina, uma vitela local grelhada. Experimente também os gelatos, que o farão suspirar de prazer.

6. Dê um passeio por San Miniato para procurar trufas

San Miniato| ©Michela Simoncini
San Miniato| ©Michela Simoncini

Tem um paladar requintado e é um verdadeiro gourmet? Então saberá que as trufas têm um enorme valor gastronómico pelo sabor único que conferem aos pratos. De facto, o seu preço é exorbitante. Por esta razão, a experiência de caçar trufas é uma atividade que vai adorar.

Não muito longe de Lucca existem locais ideais para este tipo de caça ao tesouro, um deles é San Miniato, que fica a menos de 50 quilómetros. Não só se divertirá enquanto procura trufas, como também passeará por bosques cheios de encanto durante a exploração.

Além disso, não estará sozinho na aventura, será acompanhado por um tartufaio, um especialista na recolha destes preciosos cogumelos. E verá em ação os cães especialmente treinados para os encontrar.

E, para terminar esta atividade única, nada como um pequeno almoço onde provará alguns pratos típicos temperados com estes tesouros gastronómicos. Uma delícia, não acha?

7. Passeio pelos olivais de Lucca

Prova de azeite| ©Ryan O'Connell
Prova de azeite| ©Ryan O'Connell

A Toscana é o aroma do vinho, mas é também o sabor do ouro líquido que é o azeite. Vinhedos e olivais podem ser encontrados em toda a região, inclusive nos arredores de Lucca. Se quiser descobrir uma das suas tradições seculares, há excursões que o levarão pelos chamados trilhos do vinho, do azeite e dos sabores.

Ao longo do percurso, visitará pequenas quintas e lagares dedicados à produção dos azeites que dão sabor à rica gastronomia toscana. Aprenderá também como, nalguns deles, o processo é inteiramente artesanal. Naturalmente, também será possível degustar estes extraordinários azeites.

Em alguns casos, as excursões incluem um pequeno aperitivo ou uma refeição ligeira para que se possa também saborear algumas das iguarias típicas desta região, como o pão toscano com azeite ou a focaccia com tomate.

8. Visitar San Gimignano

San Gimignano| ©Not So Dusty
San Gimignano| ©Not So Dusty

Lucca é conhecida como a "cidade das cem torres e das cem igrejas". San Gimignano tem sido chamada de "Manhattan medieval". Quando se vê a sua silhueta ao aproximar-se da cidade, compreende-se porquê. Em tempos, teve mais de 70 torres, das quais apenas 15 permanecem atualmente.

Porquê tantas torres? Porque era a forma de os nobres medievais demonstrarem o seu poder. Quanto mais alta a torre, mais poderoso era o senhor. A mais alta das torres sobreviventes é a que tem 54 metros de altura. Não se esqueça que estamos a falar da Idade Média e que esta torre já tem 800 anos.

Mas estes arranha-céus medievais não são o único tesouro de San Gimignano. De facto, passear pelo seu centro histórico é quase como recuar no tempo. As suas ruas empedradas, praças e pequenos palácios são simplesmente encantadores. E fica a menos de 90 quilómetros de Lucca.

Incluindo uma extensão a Siena

Algumas das excursões organizadas para ver San Gimignano estendem o seu percurso para conhecer uma das cidades medievais mais encantadoras da Toscana. Sem dúvida, recomendo uma visita porque Siena tem muito para ver e desfrutar.

A singular Piazza del Campo em forma de leque e o magnífico Palazzo Publico vão surpreendê-lo. Mas ainda há muito mais para ver: o Duomo de Siena, o Batistério, o miradouro do que era para ser uma grande extensão da catedral ou a Piazza Salimbeni são outros locais a não perder.

Aproveitar a oportunidade para conhecer Volterra

Outra possibilidade oferecida por algumas excursões é visitar San Gimignano e depois Volterra. Esta é uma cidade muito diferente das outras da Toscana, e o motivo? O seu passado etrusco, do qual ainda existem inúmeros vestígios, incluindo o seu traçado urbano. Se gostas de história, recomendo uma visita.

Mas esta é também uma cidade medieval, pelo que verás torres altas, palácios, uma catedral de grande beleza e ruas e praças que te farão recuar no tempo. Uma dica, se puder, reserve um tempo para visitar o Museo Etrusco Guarnacci, é espetacular.

9. Passear pela histórica Villa Reale di Marlia

Villa Reale di Marlia| ©giovanni Campus
Villa Reale di Marlia| ©giovanni Campus

Se não tiver tempo para se afastar muito de Lucca, uma visita à Villa Reale di Marilia é uma escolha perfeita. Aqui poderá conhecer um pouco da história da região e desfrutar dos magníficos jardins que o farão esquecer o tempo.

A villa foi construída no século XVII, mas antes disso já existia uma fortaleza e uma propriedade medieval nos terrenos. A propriedade passou por diferentes famílias nobres ao longo da sua história. Chegou mesmo a pertencer, durante algum tempo, a Elisa Bonaparte, irmã de Napoleão.

Mas o que é realmente espetacular são os jardins que rodeiam a villa. A água é a espinha dorsal dos jardins. Passeará entre fontes, lagos e quedas de água. Também verá avenidas arborizadas, esculturas, um teatro de vegetais ao ar livre onde o compositor Niccolò Paganini actuou em serões musicais com Elisa Bonaparte como anfitriã.

10. Faça uma visita guiada para admirar a beleza de Garfagnana

Garfagnana| ©riccardo santi
Garfagnana| ©riccardo santi

A Garfagnana é uma região montanhosa que esconde algumas aldeias muito bonitas. Visitá-la permitir-lhe-á desfrutar de uma visão completamente diferente daquela que poderá ter da Toscana. Aqui são as montanhas e as florestas que dominam a paisagem.

Ao longo do percurso, também poderá ver lugares tão únicos como a Ponte Maddalena, curiosa pela sua forma e pela lenda que a rodeia. Diz-se que foi o próprio demónio que a construiu, em troca da alma do construtor que lhe pediu ajuda. A história acaba bem, mas vale a pena descobri-la quando a visitar.

Durante a excursão, visitará também uma aldeia que está incluída na lista das mais belas de Itália: Barga. Vai gostar dela porque está situada no topo de uma colina com vista para um anfiteatro de montanha. Mas há também sítios interessantes para visitar, como a sua catedral milenar, o Palazzo del Podestà ou a Casa Pascoli.

Preço e duração das excursões a partir de Lucca

Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran
Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran

Tanto o preço como a duração das excursões dependerão em grande parte das distâncias e do número de paragens que fizer nas excursões. Se quiser aproveitar ao máximo o seu tempo, as excursões de meio dia são perfeitas porque pode combinar duas num só dia.

Para lhe dar uma ideia, Florença, Cinque Terre ou San Gimignano demoram cerca de nove horas. Outras, como uma visita a uma adega ou uma visita às pedreiras de Carrara, duram entre duas horas e meia e cinco horas.

Em termos de preços, as excursões mais caras são obviamente as mais longas, mas também as que incluem comida ou, como no caso das Cinque Terre, um pequeno cruzeiro. O preço destas começa em cerca de 160 euros. As excursões mais curtas custam, em média, cerca de 70 euros.

Vantagens destas excursões guiadas a partir de Lucca

Ruas de Lucca| ©Pug Girl
Ruas de Lucca| ©Pug Girl

É verdade que pode visitar os tesouros em torno de Luccapor si próprio ou mesmo organizar algumas das experiências de forma independente. No entanto, poderá perder algumas das atracções que só os guias especializados conhecem.

Com estas visitas guiadas, poderá apreciar o lado mais conhecido de uma parte da Toscana: aldeias medievais cheias de encanto, paisagens de postal e uma capital que é arte na sua forma mais pura. Mas também descobrirá um outro lado menos conhecido, onde descobrirá recantos secretos e algumas lendas muito curiosas.

E, claro, estas excursões são perfeitamente planeadas para desfrutar de cada segundo sem ser demasiado. É a melhor maneira de conhecer Lucca e, claro, a idílica região da Toscana.