10 Coisas para fazer em Jerusalém no Natal

Visitar Jerusalém no Natal é uma forma ideal de apreciar as festas locais, a comida tradicional e a história desta festa universal.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 Coisas para fazer em Jerusalém no Natal

Christmas tree in Jerusalem |©ilanakri

Jerusalém é um dos destinos mais atractivos se planear passar o Natal em Israel. Fica muito perto de Belém e Nazaré, pelo que pode completar o puzzle da história da Natividade. Para além disso, as celebrações de Natal fundem-se com o Hannukah, um ritual anual muito especial. Na cidade, encontrará feiras da ladra, boa comida, um ambiente festivo e a oportunidade de assistir à missa da meia-noite.

Eventos como o acender das luzes são também muito especiais e cheios de carisma. As festas também não faltam, dando um toque de música, cor e sensações à celebração. Nesta altura do ano, pode também aproveitar algumas das melhores coisas para fazer em Jerusalém, pois as actividades tornam-se ainda mais especiais com o calor do Natal. Aqui estão todas as coisas que não pode perder!

1. Véspera de Natal e missa da meia-noite entre Jerusalém e Belém

Véspera de Natal|©philip touitou
Véspera de Natal|©philip touitou

O Natal é uma época mágica no Oriente, devido às tradições locais e às histórias relacionadas com a vida de Jesus. Se planeia passar a véspera de Natal em Israel, pode aproveitar a excursão anual que oferece uma visita de Jerusalém a Belém e que normalmente inclui uma degustação de shakshuka. Este é o prato tradicional de Natal, que inclui tomate, especiarias e ovos cozidos em lume brando. Este tipo de experiência começa em 255 euros e permite-lhe desfrutar da missa da meia-noite, que é uma tradição cristã que remonta ao século V e envolve a comemoração do nascimento de Jesus com ritos e cânticos de louvor.

Além disso, esta experiência permite-lhe visitar locais emblemáticos como:

  • Igreja do Santo Sepulcro: localizada na Cidade Velha de Jerusalém, aqui está localizada a Pedra da Unção onde Jesus foi embalsamado e o Monte Calvário que é uma representação do monte da crucificação. A igreja está sob a custódia de uma família muçulmana desde 1192, a melhor parte é que a entrada é gratuita.
  • Monte das Oliveiras: é conhecido por ser um monte de oração, que aparece em várias parábolas da Bíblia. Oferece vistas da Cidade Velha, do cemitério judeu e da Cúpula Dourada.
  • Belém: Se a sua excursão ou itinerário incluir um passeio por Belém, sairá à noite para jantar perto da Praça da Manjedoura. Também pode passear pelas ruas decoradas e maravilhar-se com o espírito natalício.

Esta é uma das melhores excursões a partir de Jerusalém, uma vez que é frequentemente combinada com uma visita a Belém, o local onde Jesus nasceu. Também pode incluir paragens em Jericó e no rio Jordão. É certamente uma experiência única, que só pode ser feita na véspera de Natal. É ideal se não tiver planos para as férias, por isso lembre-se de trazer o seu passaporte e ter um seguro de viagem válido.

Reserve uma excursão para Belém, Jericó e o Rio Jordão a partir de Jerusalém

2. Passeio pelo bairro cristão até à Torre de David

Bairro Cristão - Museu da Torre de David|©Carmen Teira
Bairro Cristão - Museu da Torre de David|©Carmen Teira

As luzes de Natal do Bairro Cristão são um espetáculo espantoso que vale a pena ver. Esta área acolhe uma variedade de actividades ao ar livre, como feiras de alimentos e mercados de pulgas. Se planeia passar pelo menos 3 dias em Jerusalém, sugiro que aproveite os concertos de Natal na zona. Normalmente, realizam-se em várias igrejas, como a Igreja de São Salvador e na sala acústica da Custódia da Terra Santa.

Também nesta zona da cidade se contam histórias sobre a origem do Natal. Enquanto passeia pelas ruelas, pode apanhar o autocarro público ou um autocarro turístico para a Torre David, situada a menos de 7 minutos de distância. É um plano que o fará sentir-se como um local, uma vez que as ruas estão repletas de bancas de comida de rua e de artesanato.

Também pode encontrar espectáculos noturnos de Natal, ou pode fazer a visita guiada de Natal no Museu da Torre de David, considerado um dos melhores museus de Jerusalém. Durante a visita, é explicado o motivo da decoração das árvores, o simbolismo do acender das luzes, o significado do Pai Natal e a tradição dos presentes. À noite faz um pouco de frio, por isso sugiro que se agasalhe bem.

Reservar uma visita guiada de autocarro a Jerusalém

3. Procure actividades de Natal no Shabbat.

pessoas que se reúnem no Shabbat|©Ulrike Parnow
pessoas que se reúnem no Shabbat|©Ulrike Parnow

Se a sua viagem de Natal coincidir com o Shabbat ou o Sabbath, ou se estiver a planear actividades de fim de semana em dezembro, há muitas opções. O Shabbat é um dia de descanso e de culto, em que a maior parte das lojas estão fechadas e os transportes públicos não funcionam tão bem. É celebrado todas as semanas, de sexta-feira à tarde a sábado à noite. Envolve uma variedade de rituais, como a leitura da Torah (lei judaica) e a realização de orações matinais.

No Natal, a cidade está mais movimentada, mas o Shabbat é respeitado a todo o custo. Os transportes públicos são difíceis de encontrar, no entanto, os autocarros de turismo da cidade fazem visitas a locais de interesse não relacionados com monumentos judaicos. Pode aproveitar esta opção para explorar outras zonas locais, sem perder o seu fim de semana. Durante o dia, pode tirar partido de algumas das melhores coisas para fazer em Jerusalém, tais como:

  • Dar as boas-vindas ao Sabbath no Muro das Lamentações, onde são realizados cânticos e rituais tradicionais.
  • Apreciar a mudança de rotina - assim que os sinos tocam, os judeus correm para casa, fecham a maioria das lojas e reúnem-se em família para partilhar o tradicional jantar de sexta-feira. Normalmente, comem jraime, um prato de peixe com um molho de tomate, alho, azeite e especiarias.
  • Visite os bairros tradicionais, que são turísticos e oferecem actividades natalícias como bazares, mercados de rua, concertos, bancas de comida, espectáculos de entretenimento e visitas guiadas. Os mais emblemáticos são os bairros judeu, muçulmano, cristão e arménio.
  • Participar num jantar de Sabbath, alguns hotéis e hostels oferecem frequentemente esta experiência.

Reservar uma excursão de autocarro de meio dia a Jerusalém

4. Celebrar o Hanukkah em Jerusalém

velas na janela|©Meir Pavlovsky
velas na janela|©Meir Pavlovsky

O Hanukkah é uma celebração judaica de 8 dias com uma variedade de tradições especiais. Durante estes dias, a cidade está repleta de turistas, bem como de israelitas vindos de todo o país. Normalmente, começa nos primeiros dias de dezembro. É de salientar que, durante estes feriados, os preços sobem consideravelmente.

No Hannukah também se encontram eventos e actividades natalícias, como uma escavação nas grutas subterrâneas dos Macabeus que estuda a história do Natal. Há também workshops e celebrações temáticas de Natal no Bairro Judeu, por isso não se esqueça de incluir isto no seu itinerário. Pode até participar numa aula de fabrico de velas em forma de cacau, cupcake ou cerveja.

Desfrute das actividades do Hanukalaim na Cidade Velha e na Praça Romana

Na Cidade Velha, a atmosfera do Hanukkah é única, com uma variedade de actividades para toda a família desfrutar. Ao passear pela zona, encontrará entretenimento ao vivo, teatro de rua, exposições culturais, visitas guiadas e bancas de donuts tradicionais. É sem dúvida uma das melhores coisas para fazer em Jerusalém nesta altura do ano.

A maior parte das actividades são gratuitas, pelo que vale a pena visitá-las. Pode aproveitar para assistir a um espetáculo cultural, como o Hasmonean Experience. Trata-se de um evento na Praça Romana repleto de desafios, jogos e quebra-cabeças, campeonatos e vistas de tirar o fôlego. O mais interessante é andar numa viga e ver o fabrico de pingentes Hasmoneanos. Note-se que para ir da Cidade Velha até à praça, pode caminhar cerca de 7 minutos.

Reservar uma visita guiada ao bairro judeu ortodoxo de Jerusalém

5. Aproveite a oportunidade para fazer compras no mercado de Natal

Mercado Al-Qattanin|©Teodor-Ion
Mercado Al-Qattanin|©Teodor-Ion

Os mercados de Natal são imperdíveis, oferecendo contrastes de sons, cheiros, costumes e sensações. Em Jerusalém há uma variedade de opções, onde se pode comprar presentes, inscrever-se numa experiência gastronómica, apreciar artesanato e ver de perto o modo de vida local. São também uma das melhores coisas para fazer no inverno na cidade, pois o bom ambiente mantê-lo-á quente.

Alguns dos mercados que recomendo que visite são:

  • Mercado Machaneh Yehudah: este é um dos mercados ao ar livre mais importantes do país, onde pode estimular os seus sentidos com uma variedade de atracções. Tem lugar na Rua Jaffa, onde se encontra uma atmosfera movimentada com bancas de diferentes opções. A maioria das pessoas faz compras de especiarias, nozes, doces iraquianos, iguarias turcas e muito mais.
  • Mercado de Natal do Bairro Cristão: Realizado perto da Porta Nova, este mercado oferece um agradável ambiente festivo. Chega normalmente a meio do mês à cidade e está disponível até à véspera de Natal. Pode desfrutar de concertos, bancas de comida, lojas de artesanato, exposições criativas e muito mais.
  • Mercado Al-Qattanin: Este é o mercado mais antigo da cidade, de facto, estima-se que tenha sido construído em 1336.

6. Assista à iluminação da árvore de Natal de Jerusalém

Iluminação da árvore|©KURDISTAN🌟 كوردستان
Iluminação da árvore|©KURDISTAN🌟 كوردستان

A iluminação da árvore de Natal na Terra Santa é um momento muito especial. Tem lugar em meados de dezembro, normalmente junto à Porta Nova. Para celebrar este momento, é organizada uma festa que começa com a contagem decrescente para a iluminação. Além disso, pode haver animação ao vivo, espectáculos de fogo de artifício e desfiles nas imediações.

Embora haja uma árvore grande todos os anos, também se acendem árvores mais pequenas por toda a cidade. Além disso, é possível fazer uma viagem de Jerusalém a Belém para ver a árvore local e as actividades de Natal. Os primeiros dias do mês marcam também o início do período do Advento, com tradições fascinantes. De facto, é nesta altura que os presentes e as árvores são abençoados no Custódio da Terra Santa.

7. Participe na cerimónia de acendimento de velas no Muro das Lamentações

pessoas perto do Muro das Lamentações|©Normann
pessoas perto do Muro das Lamentações|©Normann

O Muro das Lamentações é um local sagrado, onde se realizam rituais tradicionais em diferentes alturas. Se planeia passar pelo menos 3 dias em Jerusalém, pode aproveitar a oportunidade para viver uma das mais belas actividades cristãs-judaicas do Natal israelita. Trata-se do acendimento das velas do candelabro de Hanukkah, que dá início às celebrações do Hanukkah.

As velas simbolizam o milagre do azeite, pois conta-se que, após a vitória da rebelião macabeia, só havia azeite suficiente para acender o candelabro ou menorah durante um dia. Inesperadamente, multiplicou-se por 8 dias e deu-lhes tempo para produzirem mais. Por conseguinte, as velas são acesas durante oito dias consecutivos. É uma celebração sagrada, em que se deve manter uma atitude de respeito. A muralha está normalmente mais cheia do que o habitual, porque é uma atividade gratuita, pelo que também pode testemunhar a tradição noutros locais menos turísticos.

8. Experimente os pratos tradicionais de Natal e Hannukah.

Húmus|©Scott Stadum
Húmus|©Scott Stadum

Os feriados são a melhor altura para comer comida deliciosa. Tanto no Hannukah como no Natal, os habitantes locais preparam pratos coloridos que lhe darão a conhecer a cultura através do paladar. Os fritos, o peixe e os guisados são as principais estrelas das mesas de Jerusalém.

Pratos típicos de Hanukkah

  • Alimentos fritos: churros kosher, empanadas, mas sobretudo os típicos sufganiot ou donuts de Hanukkah. Trata-se de uma variante recheada com fruta e geleia, embora também se possa encontrar recheio de creme de café, chocolate, leite-creme e outros sabores deliciosos.
  • Chicken Levivot: Mistura de frango frito e frito, mergulhado em alho, limão, pimentos africanos, azeite e especiarias.
  • Pezzeti fritti: uma espécie de massa de legumes fritos, que é considerada uma receita judaico-italiana.

Pratos típicos de Natal

  • Hummus: uma pasta de grão-de-bico, que deve ser provada durante a sua estadia em Israel. É consumido durante todo o ano, mas é um prato obrigatório na mesa de Natal.
  • Donuts: semelhantes aos do Hannukah, mas disponíveis durante todo o mês de dezembro. Os melhores locais para os provar são normalmente o Roladin e o Holy Moses.
  • Shakshuka: uma refeição clássica do Médio Oriente com tomates, especiarias e ovos cozinhados a baixas temperaturas.

9. Desfrute das festas de dezembro

Jardim Botânico de Jerusalém|©Shalva Mamistvalov
Jardim Botânico de Jerusalém|©Shalva Mamistvalov

O Hannukah funde-se com o Natal, oferecendo incríveisopções de entretenimento. Os festivais locais são uma atração a não perder, pois são algumas das melhores coisas para fazer na cidade. No final de dezembro, mesmo antes da véspera de Natal, pode desfrutar do Festival Hanukkah em Ein Yael. Aqui pode fazer velas de cera, cozer pita, fazer o seu próprio óleo, preparar chá de ervas, assistir a espectáculos tradicionais e muito mais. É ideal se for com crianças, com preços de entrada a partir de 9 euros.

O Festival das Luzes de inverno realiza-se todos os anos no Jardim Botânico de Jerusalém. É notável pelas suas exibições de luzes, bem como pelas actividades para crianças. Este festival também custa cerca de 9 euros. Se ainda quiser experimentar outro festival, pode assistir ao Kakadu Art Festival, onde há exposições de peças de arte, maioritariamente em madeira. Há também peças natalícias, ideais para uma recordação de Israel. As entradas custam a partir de 13 euros.

10. Suba o Trilho da Natividade e descubra a história de Natal

pessoas a subir uma montanha|©Hillel Steinberg
pessoas a subir uma montanha|©Hillel Steinberg

Se planeia passar alguns dias no Natal, não pode deixar de subir o Trilho da Natividade. Para além de oferecer vistas fantásticas, é também um destino fora dos circuitos habituais. De acordo com as lendas locais, Maria e José tiveram de percorrer este caminho para chegar a Belém. Normalmente, não é muito concorrido, pelo que pode desfrutar de uma experiência privada e enriquecedora.

Naturalmente, este plano é ideal para fazer caminhadas e aproveitar as actividades ao ar livre que a Terra Santa tem para oferecer. Recomendo que o considere se planeia passar pelo menos 3 dias em Jerusalém. E, se o seu plano é ficar e explorar o Médio Oriente durante alguns meses, lembre-se que legalmente só pode ficar 90 dias. Mas não se preocupe, se passar esse tempo, ainda pode juntar-se aos arménios para continuar a celebrar o Natal em janeiro e descobrir mais sobre a história desta época especial.

Além disso, algumas pessoas optam por passar o Ano Novo em Jerusalém, uma vez que os seus eventos reflectem a diversidade cultural e religiosa. No entanto, Israel também celebra o Ano Novo judaico em setembro. É conhecido como Rosh Hashanah e reúne religião, tradições antigas, cultura e boa comida.