Melhores passeios de Jerusalém

Jerusalém é a capital de Israel e uma das cidades mais fascinantes do Médio Oriente. Com uma história antiga e alguns dos locais sagrados mais famosos do mundo, uma das melhores formas de explorar este destino é participar numa visita guiada.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 9 minutos

Melhores passeios de Jerusalém

Vista de techo con imágen |©Joachim Tüns

Jerusalém não é apenas a capital de Israel e um dos territórios mais disputados do Médio Oriente devido à sua importância histórica para os seguidores das três religiões monoteístas, é também um dos destinos mais fascinantes do mundo com o seu património antigo. Com uma vasta gama de ofertas religiosas e culturais, a variedade de actividades oferecidas pelas visitas guiadas da cidade permitir-lhe-á descobrir o seu espírito único.

Algumas das melhores coisas para fazer em Jerusalém incluem uma visita ao Bairro Judeu Ortodoxo, percorrer os pontos de referência da cidade num autocarro turístico, visitar a Cidade Santa numa visita guiada, caminhar no Monte das Oliveiras e descobrir o Deserto da Judeia numa excursão de aventura em veículo todo-o-terreno.

1. Visita ao bairro judeu ortodoxo de Jerusalém

Homens judeus ortodoxos|©Damon Lynch
Homens judeus ortodoxos|©Damon Lynch

Se quiser descobrir a essência de Jerusalém durante a sua viagem, uma visita ao bairro judeu ortodoxo é obrigatória. Esta visita guiá-lo-á pelas ruas estreitas e calcetadas deste bairro histórico e dar-lhe-á a conhecer uma das primeiras povoações hebraicas da região. No coração deste bairro, poderá explorar as antigas sinagogas, algumas das quais foram construídas no século XIX para albergar a população judaica local, que era uma minoria na altura.

Durante estas experiências, é habitualmente possível interagir com a comunidade local, aprendendo sobre os seus costumes, rituais e estilo de vida. Poderá também saborear a cozinha kosher em pequenos restaurantes familiares, onde cada prato lhe permitirá descobrir o património e as raízes culturais deste bairro. Se planear visitar Jerusalém durante o inverno, poderá também viver os feriados religiosos da época, como o Hanukkah.

O itinerário destas excursões não só lhe dará uma visão aprofundada da vida quotidiana em Mea Shearim, como é chamada em hebraico, mas também revelará a rica história que moldou este lugar ao longo dos séculos. Com a ajuda de um guia local especializado, este passeio levá-lo-á numa viagem no tempo, revelando os segredos mais bem guardados de um bairro que resistiu ao teste do tempo para se tornar um tesouro cultural inestimável.

Detalhes de interesse

  • Preço: cerca de 41 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de 2 horas e meia.
  • Vantagens destas visitas: poderá visitar um dos locais mais emblemáticos de Jerusalém e o epicentro da cultura judaica na capital israelita.
  • Desvantagens destas visitas: são visitas muito intensivas, pelo que não terá muito tempo livre para explorar o sítio por si próprio.

Participe numa visita guiada ao bairro judeu ortodoxo

2. Visita de autocarro a Jerusalém

Pessoas a sair do autocarro|©velaparatodo
Pessoas a sair do autocarro|©velaparatodo

Uma das melhores maneiras de visitar Jerusalém de forma ordenada é optar pelo autocarro turístico de dia inteiro. Esta opção conveniente permite-lhe desfrutar das vistas de Jerusalém a partir do conforto de um espaçoso autocarro com ar condicionado, enquanto é assistido por um guia local especializado e aprecia as vistas panorâmicas da cidade.

Durante a visita, o itinerário leva-o normalmente através da rica história e da diversidade cultural de Jerusalém. Do Monte das Oliveiras, terá uma vista panorâmica da Cidade Velha, antes de continuar a visita a locais emblemáticos como o Muro das Lamentações, a Via Dolorosa e a Igreja do Santo Sepulcro.

Além disso, a excursão de autocarro levá-lo-á através de bairros vibrantes e modernos, dando-lhe uma visão abrangente da vida contemporânea em Jerusalém, que não se limita apenas aos seus antigos locais religiosos. Desde mercados movimentados a ruas de paralelepípedos cheias de atividade juvenil, cada local dar-lhe-á uma imagem diferente e eclética da capital israelita.

Nestas excursões, ficará também a conhecer os melhores museus de Jerusalém, embora tenha em atenção que esta excursão não inclui paragens, pelo que terá de os visitar por sua conta, fora do itinerário do autocarro.

Informações úteis

  • Preço: cerca de 67 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de 8 horas.
  • Vantagens destas excursões: Terá acesso a um itinerário organizado e limpo através de uma das cidades mais famosas do Médio Oriente, que se distingue pela variedade de atracções que oferece.
  • Desvantagens destas excursões: é uma experiência que não inclui paragens livres, pelo que terá de respeitar o itinerário proposto pelo prestador de serviços.

Reservar uma excursão no autocarro turístico

3. Visita à cidade santa de Jerusalém

Monte do Templo, Jerusalém|©. Ray in Manila
Monte do Templo, Jerusalém|©. Ray in Manila

Não se pode dizer que se conheceu Jerusalém até se entrar nas ruas estreitas da Cidade Santa, e uma das melhores maneiras de o fazer é optar por uma visita guiada. Durante estas experiências, poderá explorar este local rodeado de antigas muralhas e antigos edifícios religiosos.

Nesta visita, descobrirá também o passado de Jerusalém numa viagem que o levará do movimentado Souk e da Cúpula da Rocha à serena esplanada do Muro Ocidental e à Sinagoga do Cardo. Cada paragem deste itinerário revelará capítulos fascinantes da história desta cidade que atrai peregrinos, historiadores e amantes da cultura.

Durante estes passeios, terá também tempo livre para percorrer os mercados de produtos tradicionais, dando-lhe uma perspetiva diferente de uma cidade muitas vezes envolta em mistério devido à sua veneração religiosa.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 47 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de 3 horas.
  • Vantagens destas excursões: poderá ver os principais edifícios religiosos da cidade numa visita guiada por um guia local especializado.
  • Desvantagens destas excursões: a excursão inclui uma caminhada muito cansativa, que pode ser um pouco incómoda durante os dias quentes de verão e não é geralmente recomendada para os idosos ou pessoas com mobilidade reduzida.

4. Excursão ao Monte das Oliveiras

Monte das Oliveiras - Cúpula da Rocha|©Konrad Summers
Monte das Oliveiras - Cúpula da Rocha|©Konrad Summers

O Monte das Oliveiras é um dos locais mais famosos de Jerusalém, mas é também um dos locais sagrados incluídos no roteiro bíblico da cidade. Do alto desta colina, é possível descobrir a linha do horizonte da Cidade Velha e compreender o seu significado espiritual, cultural e histórico.

Nesta visita, é habitual visitar locais emblemáticos como a Capela da Ascensão e a Igreja de Todas as Nações. Estes templos não são apenas testemunhos arquitectónicos, mas também guardam histórias milenares que moldaram a identidade de Jerusalém.

O significado histórico do Monte das Oliveiras, por outro lado, remonta à Antiguidade, tornando-o uma testemunha silenciosa da evolução de Jerusalém ao longo dos séculos. Durante a visita, guias especializados partilharão consigo histórias sobre as diferentes culturas e acontecimentos que deixaram a sua marca neste local, e a sua exploração levá-lo-á pelos mesmos caminhos que são descritos na Bíblia.

Do Monte das Oliveiras, em dias claros, também terá acesso a vistas deslumbrantes sobre a Cisjordânia, um dos destinos mais populares para as melhores excursões a partir de Jerusalém.

Detalhes interessantes

  • Preço: aproximadamente 36 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de 3 horas.
  • Vantagens destas excursões: descobrirá as melhores vistas panorâmicas da cidade a partir de um dos pontos mais altos do centro histórico de Jerusalém.
  • Desvantagens destas visitas: a visita guiada não inclui a visita ao Getsémani, situado no sopé do Monte das Oliveiras.

Comprar uma visita guiada à Cisjordânia

5. Passeio em veículo todo-o-terreno pelo deserto da Judeia

deserto da judéia|©Israel-Reiseleiter Ushi Engel
deserto da judéia|©Israel-Reiseleiter Ushi Engel

Se pensa que uma experiência de aventura em Jerusalém não é possível, é porque não optou pelos passeios em veículos todo-o-terreno no deserto da Judeia. Estas excursões em camião permitem-lhe descobrir a beleza desta paisagem árida e antiga de uma forma divertida e menos solene do que as excursões religiosas que caracterizam a região.

Nos últimos tempos, estas excursões de aventura tornaram-se uma escolha popular para aqueles que procuram explorar fora dos trilhos batidos e descobrir a natureza selvagem da região. O deserto da Judeia, com a sua vastidão e mistério, é um testemunho da história bíblica e um cenário único que desperta a curiosidade dos viajantes mais curiosos.

Estas experiências levam-no a terrenos acidentados e a paisagens deslumbrantes, revelando maravilhas antigas como oásis escondidos, grutas inexploradas e formações rochosas únicas. Para além disso, estas aventuras permitirão explorar um deserto que testemunhou acontecimentos históricos e narrativas sagradas ao longo dos séculos.

Este passeio também pode fazer parte de um itinerário mais alargado que inclua uma visita a Massada e ao Mar Morto, uma vez que se encontra a caminho de Jerusalém. Combinando estes destinos nas melhores excursões a partir da capital israelita, terá uma experiência completa que combina a magnitude natural dos arredores de Jerusalém com a narrativa histórica.

Detalhes de interesse

  • Preço: cerca de 79 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de 4 horas.
  • Vantagens destas excursões: viverá uma aventura a poucos minutos da Cidade Velha de Jerusalém e verá um sítio histórico da capital israelita de uma forma diferente.
  • Desvantagens destas excursões: não inclui paragens no deserto ou passeios ao pôr do sol, apenas de manhã e ao início da tarde.

Participe numa excursão a Massada e ao Mar Morto

Como reservar uma excursão em Jerusalém?

pessoa com portátil|©Sergey Zolkin
pessoa com portátil|©Sergey Zolkin

Pode reservar qualquer uma das excursões de Jerusalém com antecedência online ou optar por reservá-las quando estiver na cidade. Se planeia visitar a capital de Israel por 3 dias ou menos, aconselho-o a reservar antes de chegar para garantir o seu lugar na experiência e poupar dinheiro, uma vez que poderá congelar a tarifa, que é normalmente dinâmica.

Também recomendo que organize um itinerário antes da sua visita, e a reserva antecipada também o ajudará a tirar o máximo partido do seu plano de viagem e a obter uma visita organizada a um dos locais mais visitados do Médio Oriente, que é conhecido pela sua riqueza de atracções e actividades para os visitantes.

Conselhos para uma viagem a Jerusalém

Observar as pessoas em Jerusalém|©romainkrauze
Observar as pessoas em Jerusalém|©romainkrauze

Jerusalém é uma cidade antiga, que combina muitos anos de história com uma comunidade religiosa que tem as suas origens no cristianismo, no islamismo e no judaísmo, por isso aconselho-o a explorar este destino de diferentes perspectivas. No seu passeio verá igrejas cristãs, mesquitas e sinagogas, bem como os diversos bairros que deram origem à cidade.

Por outro lado, se a aventura estiver entre as suas prioridades, não perca a oportunidade de fazer um passeio em veículo todo-o-terreno pelo deserto da Judeia. Não se esqueça de levar roupa confortável e protetor solar, pois o sol pode ser intenso nesta região, especialmente durante o verão. Além disso, considere incluir no seu itinerário uma visita a Belém, Jericó, Massada ou ao Mar Morto, para uma experiência completa que também inclui as maravilhas naturais.

Além disso, ao explorar a Cidade Santa e os seus arredores, não se esqueça de se misturar com a cultura local. Interaja com os habitantes do Bairro Judeu Ortodoxo, prove a cozinha kosher e aproveite a oportunidade para descobrir artesanato e lembranças únicas nos mercados de rua. Em suma, planear com antecedência, ser flexível e estar aberto a novas experiências são dicas vitais para desfrutar de uma excursão a Jerusalém.

Reserve uma excursão a Belém, Jericó e ao rio Jordão

Porquê fazer uma excursão em Jerusalém?

Visitantes de Jerusalém|©Sebastian Wallroth
Visitantes de Jerusalém|©Sebastian Wallroth

Explorar Jerusalém numa visita guiada é altamente recomendado devido à riqueza única que esta cidade tem para oferecer. Este destino é uma complexa encruzilhada de culturas, religiões e histórias, tornando-o um local ideal para quem procura mergulhar na diversidade cultural e espiritual que uma visita guiada pode ajudar a desvendar.

O significado histórico de Jerusalém também é inegável, pois é o lar de locais icónicos como a Cidade Velha. Uma visita guiada a este local, única forma de o conhecer em profundidade, permitir-lhe-á descobrir os seus mistérios e atracções, desde o Monte das Oliveiras ao Muro das Lamentações.

Por outro lado, o conforto e a eficácia de uma visita guiada são também factores fundamentais. Com guias especializados e transportes organizados, pode otimizar o seu tempo e concentrar-se totalmente na experiência, o que é ideal num local que apresenta frequentemente dificuldades linguísticas.

Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada em relação a visitar os sítios de Jerusalém por minha conta?

Rua em Jerusalém|©Simon Baldwin
Rua em Jerusalém|©Simon Baldwin

Optar por uma visita guiada ao explorar os sítios de Jerusalém oferece inúmeras vantagens que enriquecem a sua experiência de viagem. A cidade é um caldeirão de culturas e tradições, e ter um guia local experiente permitir-lhe-á obter uma compreensão mais profunda da história e do significado de cada local de forma mais eficaz do que uma visita por conta própria.

A eficiência é, portanto, uma vantagem significativa das visitas guiadas. Um itinerário bem planeado permite-lhe otimizar o seu tempo e visitar uma variedade de locais emblemáticos num curto espaço de tempo, o que pode ser ideal para a sua viagem, especialmente se planear visitar Jerusalém durante uma curta estadia de 3 dias ou mesmo menos.

Por outro lado, a segurança e o conforto são também considerações muito importantes quando se escolhe uma visita guiada. Jerusalém pode ser um lugar difícil para os visitantes, mas um guia local que conheça os melhores itinerários e lhe dê recomendações facilitará a descoberta da capital israelita sem problemas.