Mais sobre: 10 coisas para fazer em Budapeste no inverno
Os invernos em Budapeste são frios, não há como negar. No entanto, também há muitas coisas para fazer em ambientes fechados, como um passeio pela ópera, visitar os mercados de Natal e os bares em ruínas, os mais animados nesta época do ano. E, claro, não se esqueça de aquecer e curar o corpo em um dos spas de Budapeste nesta estação do ano.
1. Mergulhe numa das termas de Budapeste
Uma das atividades mais apetecíveis em Budapeste no inverno é mergulhar num banho termal quente. Por serem alimentados por nascentes naturais ricas em cálcio, magnésio e flúor, estes banhos têm grandes propriedades curativas e purificadoras. Os preços dos ingressos variam entre 12 e 22 euros, dependendo dos banhos e do pacote. Os banhos estão abertos das 9h às 19h todos os dias da semana.
Entre os melhores spas de Budapeste está o Széchenyi, que possui 3 piscinas climatizadas ao ar livre. Outros banhos termais populares para visitar em Budapeste são o Gellert, Kiraly ou Lukacs Baths. Cada um deles tem características diferentes, alguns têm piscinas com várias temperaturas, saunas, massagens e tratamentos de spa.
2. Refugie-se nos bares em ruínas
Como dica para a sua visita à cidade, recomendo fazer um tour por esses bares nos meses de dezembro e janeiro. Nessa época, além da aparência chamativa e características marcantes, esses bares são um refúgio nos dias frios e ventosos. Poder desfrutar de uma grande variedade de bebidas e delícias da estação é algo que se agradece.
- Szimpla Kert: foi o primeiro bar em ruínas que se estabeleceu na cidade e um dos locais que mais recomendo visitar no seu passeio pelos bairros judeus de Budapeste.
- Ankert: se prefere planos noturnos pela cidade, este está localizado no distrito 6 e oferece algumas das melhores experiências noturnas com música e espetáculos.
Há mais de uma dúzia de bares em ruínas em Budapeste e muitas vezes permitem passeios especiais para que os turistas possam experimentar a cidade enquanto provam alguns dos seus vinhos locais e o «unicum», um licor de ervas típico de Budapeste.
3. Patinagem na pista de gelo do City Park
A pista de gelo do City Park de Budapeste é, sem dúvida, o destino de patinagem mais famoso da região, se não de toda a Europa. Localizada em frente ao castelo de Vajdahunyad, na orla do parque da cidade, os patinadores lotam a pista todos os invernos, entre o final de novembro e meados de fevereiro.
O horário é das 9h às 13h e das 17h às 21h. E os preços de entrada são os seguintes:
- Adultos: 5 euros.
- Famílias: 11 euros (2 adultos e uma criança).
- Crianças, estudantes e aposentados: cerca de 3 euros.
Inaugurada pela primeira vez em 1870, esta pista de gelo é uma das mais antigas e maiores da Europa. Mas, se for a Budapeste no verão, o que verá é um extenso lago de água.
4. Desfrute do espetáculo de luzes da Basílica
A Basílica de Santo Estêvão é um belo edifício, mas o que é ainda mais agradável aos olhos é o maravilhoso espetáculo de luzes durante o inverno, especialmente se visitar a cidade em dezembro e janeiro. O espetáculo de luzes acontece a cada meia hora, entre 16h30 e 22h.
Para se manter atualizado, recomendo visitar este site.
A temporada de inverno oferece a melhor experiência do espetáculo de luzes, onde histórias religiosas e fábulas são recitadas com luzes coloridas e som. As deslumbrantes animações 3D transmitidas na parte da frente do edifício criam um efeito ótico incrível.
5. Descubra a Avenida Andrassy e a Rua da Moda
Fazer compras em Budapeste durante o inverno é uma experiência mágica. Não só poderá passear pelas melhores boutiques e aproveitar os melhores descontos do ano, como também poderá desfrutar do espírito natalício nas avenidas lindamente decoradas. A Avenida Andrassy e a Rua da Moda são dois dos destinos comerciais e turísticos mais populares nesta época do ano. As lojas aqui costumam estar abertas das 10h às 21h nos meses de inverno.
Estendendo-se entre a Praça dos Heróis e a Praça Elizabeth, a Avenida Andrassy abriga Gucci, Ralph Lauren, Louis Vuitton, Burberry e Rolex, para citar alguns. Além disso, a avenida é coberta por milhares de luzes e árvores de Natal.
Enquanto isso, na Fashion Street, há uma grande variedade de boutiques que margeiam a passarela que leva à praça Vörösmarty. A rua movimentada se tornou uma grande atração turística graças às suas exposições e instalações que ajudam a tornar a temporada de inverno ainda mais especial.
6. Experimente a comida tradicional húngara de inverno no Grande Mercado Central
Nagy Vásárcsarnok (o Grande Mercado) é um dos locais ideais para um tour gastronómico por Budapeste e uma visita obrigatória se estiver na cidade durante o inverno. No segundo andar, há algumas bancas que servem pratos e vinhos tradicionais húngaros da época . É difícil resistir ao cheiro da comida caseira e dos strudels recém-assados! Recomendo que peça os pratos especiais de inverno, se quiser provar a autêntica gastronomia tradicional húngara.
O Grande Mercado Central também é um local para se aquecer, pois é sempre climatizado. E não perca os famosos lángos fritos na sua frente, embora seja preferível consumi-los quando visitar Budapeste no verão.
O mercado está aberto das 6h às 18h de segunda a sexta-feira e das 6h às 15h aos sábados. Aos domingos, o mercado está fechado.
7. Desfrute de um passeio de elétrico no inverno
Durante o inverno em Budapeste, principalmente em dezembro e janeiro, há bondes especiais cobertos com luzes de fada que percorrem os locais mais turísticos da cidade e chamam a atenção por sua estética exterior marcante. Além disso, são uma opção perfeita para se deslocar nas noites frias. Estes bondes são conhecidos como Fényvillamos e, além de meio de transporte, são uma atração turística.
Se estiver interessado em andar de bonde para visitar a cidade com muito estilo, pode encontrar estes bondes iluminados ao longo das rotas populares de Budapeste. Eles começam a operar após as 17h todas as noites. Um bilhete de elétrico custa cerca de 380 HUF (1 euro).
Lembre-se de que esta linha não funciona na véspera de Natal e na véspera de Ano Novo.
8. Não perca a Ópera Estatal Húngara
A Ópera Estatal Húngara abre as suas portas no inverno para que possa desfrutar de uma noite acolhedora repleta de música e bom ambiente. Que melhor forma de combater os dias frios e tristes do que com ritmo e arte expressiva. Não só poderá desfrutar da música, mas também poderá fazer um tour pelo edifício, já que se trata de um local histórico e com muito para ver.
Projetada pelo renomado arquiteto Miklós Ybl, a Ópera Estatal Húngara, concluída em 1884, continua exatamente igual a quando foi construída há mais de 130 anos. O impressionante edifício é usado regularmente em filmes de sucesso e se tornou um tesouro nacional icónico. Os fãs de ballet e ópera são atraídos por este lugar devido às apresentações de alta qualidade de espetáculos que incluem "O Quebra-Nozes", "La Boheme", "Billy Elliot", "A Flauta Mágica" e "Tosca".
E se é apaixonado por música clássica e quer mais, também recomendamos que vá ao concerto de órgão na Basílica de Santo Estêvão para se deliciar com peças de compositores como Vivaldi ou Beethoven.
9. Mergulhe na magia dos mercados natalinos
Embora seja um evento natalino em Budapeste, não deixa de ser uma atração turística se visitar a cidade no inverno. Vinho quente, strudel natalino, pratos tradicionais e artesanato se alinham nas barracas dos mercados natalinos da Praça Vörösmarty e da Basílica de Santo Estêvão.
A decorrer de novembro até ao início de janeiro de cada ano e aberto das 10h às 22h, os mercados recebem um grande número de visitantes de todo o mundo e oferecem uma autêntica experiência natalícia húngara que nunca irá esquecer.
O mercado da Praça Vörösmarty é um dos mais populares da Europa Central, bem como um dos mais antigos da Hungria. É famoso pela sua comida tradicional húngara, que inclui bolo de chaminé, salsichas locais e uma grande variedade de guloseimas à escolha em mais de 120 barracas.
Enquanto isso, o mercado de Natal da Basílica de Santo Estêvão fica em frente ao espetacular edifício da basílica, com mais de 160 barracas repletas de bolos, doces, artesanato, vinho quente e presentes tradicionais de Natal. A entrada em ambos os mercados é gratuita.
10. Não se esqueça do Carnaval de Budapeste
No inverno também se celebra o carnaval de Budapeste ("Farsang", como é normalmente chamado em húngaro). Este evento ocorre sempre entre a Epifania e a Quarta-feira de Cinzas. Por isso, se o seu principal plano turístico é ver o Farsang, deve visitar a cidade em fevereiro.
A época do Carnaval de Budapeste é um festival de vida, cor e alegria para ser apreciado por todos, independentemente das crenças religiosas. Para muitos, tornou-se mais do que um evento social, com eventos tradicionais como o Busójárás que expressam as raízes e a cultura do país, enquanto se despede do inverno e se dá as boas-vindas à primavera com entusiasmo.
Também pode dar uma olhada no desfile "Busó" de Mohács sem sair de Budapeste. No "Busó", os homens vestem-se com fantasias assustadoras usando máscaras de madeira e chifres e perseguem as mulheres.
Clima de Budapeste no inverno
O inverno em Budapeste geralmente vai de dezembro a fevereiro, com toques de inverno em novembro e março. A temperatura média é entre 1ºC e 4ºC. No entanto, se visitar a cidade em janeiro, não se surpreenda se as temperaturas caírem para -7ºC.
Como a maioria dos lugares na Europa que passam por um inverno, Budapeste tende a ser fria e cinzenta no inverno, com poucos dias de sol.
De meados de dezembro a meados de fevereiro, é comum ver neve pela cidade.
Itens essenciais na mala para a sua viagem a Budapeste no inverno
Em primeiro lugar, considere um casaco pesado com capuz ou um casaco de penas. Também vai precisar de camisolas de lã, camisas de manga comprida ou gola alta, um bom par de luvas e um chapéu de malha ou de pele quente.
Como os húngaros estão habituados ao frio, considere também deixar espaço na sua mala para alguma peça de roupa da moda de Budapeste. Lembre-se de que no inverno há promoções em várias lojas, e ainda mais se for a Budapeste no Natal.
Como se deslocar em Budapeste no inverno
Budapeste tem um sistema de transporte público variado e que funciona bem. Durante o inverno, a sua melhor opção é o metro: tem 4 linhas e passa por quase todas as principais atrações turísticas.
A única exceção é o Distrito do Castelo, onde se encontram o Castelo de Buda e a Igreja de Matias, mas também é facilmente acessível por autocarro ou elétrico.
O elétrico 2 é uma das melhores linhas turísticas, não deixe de usá-lo! Ele o levará a um passeio ao longo do rio, como se fosse uma excursão pela Curva do Danúbio. Além disso, oferece as melhores vistas da colina Gellért, da zona do castelo e do Parlamento.