12 Coisas para Fazer em Budapeste no Natal

Desfrute de um Natal especial numa das cidades mais visitadas da Europa de Leste durante a época mais mágica do ano.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

12 Coisas para Fazer em Budapeste no Natal

Luzes do mercado de Natal, Praça de Santo Estêvão. | ©Matt Kieffer

Quando se pensa em destinos de Natal e de inverno, vêm-nos à cabeça cidades como Paris, Londres, Praga ou Viena. Mas ultimamente, os países da Europa de Leste começaram a eclipsar os seus vizinhos ocidentais no que diz respeito ao espírito festivo e aos destinos de Natal. Um excelente exemplo é a Hungria e, mais especificamente, Budapeste.

Se visitar Budapeste na época do Natal, poderá desfrutar dos tradicionais mercados de Natal ao estilo húngaro, dos espectáculos de luz na Basílica de Santo Estêvão, do fogo de artifício na véspera de Ano Novo e dos festivais de música e ópera com um toque natalício.

1. Aquecer-se no Spa Széchenyi

Spa Széchenyi| ©AGirau ...
Spa Széchenyi| ©AGirau ...

Uma das actividades obrigatórias na sua viagem de Natal a Budapeste é uma experiência relaxante no Spa Széchenyi. Esta é uma experiência obrigatória em qualquer altura do ano, mas no Natal, devido ao contraste de temperaturas, pode desfrutar de um banho quente no exterior, apesar do frio intenso. O vapor de água condensar-se-á e haverá uma névoa espessa à sua volta.

No Spa Széchenyi, pode banhar-se num total de 15 piscinas interiores e 3 piscinas exteriores gigantes, experimentar as saunas e os quartos de vapor e relaxar nos jactos de massagem.

E depois do banho, pode entrar no Museu Palinka, onde um guia local especializado o levará numa visita guiada pela história da bebida nacional húngara. Uma exposição interactiva onde terá a oportunidade de fazer uma degustação.

Reserve o seu bilhete para o Spa Széchenyi

2. Fazer um cruzeiro no Danúbio em Budapeste

Cruzeiro no rio Danúbio| ©Manuel Arcos
Cruzeiro no rio Danúbio| ©Manuel Arcos

Neste cruzeiro de 70 minutos no Danúbio, em Budapeste, poderá admirar os pontos turísticos mais populares da capital húngara, como a Ponte das Correntes, o Parlamento e o imponente Castelo de Buda, entre outros.

Pode também usufruir de um voucher para uma bebida alcoólica ou não alcoólica, incluindo champanhe, vinho, cerveja, limonada, refrigerantes ou água mineral. E para que não perca nenhum pormenor e conheça a história de Budapeste, estará disponível um audioguia ao longo do percurso.

A última paragem deste cruzeiro, que tem uma duração aproximada de 70 minutos, é a Ilha Margarida, onde poderá dar um passeio.

Reservar um cruzeiro no rio Danúbio em Budapeste

3. Visitar a Praça Óbuda

Praça Óbuda| ©Christo
Praça Óbuda| ©Christo

Para uma autêntica experiência de férias húngara, dirija-se à Praça Óbuda, situada do outro lado do rio Danúbio e muito a norte. Esta praça e as suas decorações podem parecer bastante pequenas e modestas em comparação com os mercados maiores do centro, mas fique um pouco e verá que o encanto pitoresco e simplista de Óbuda é exatamente o que a torna tão cativante.

A praça de Óbuda é também o local onde se encontra uma árvore de Natal muito especial chamada "A Árvore da Caridade". Feita inteiramente de madeira, tem um espaço interior oco que se assemelha a uma capela onde as pessoas podem caminhar ou sentar-se em silêncio. Todas as noites, durante a feira de Natal, é lindamente iluminada com luzes multicoloridas. Além disso, o ambiente nesta praça é muito mais próximo, onde as famílias saem para passear e comprar comida ao ar livre, graças às várias bancas de street food.

No entanto, só depois das festividades é que a Árvore da Caridade cumpre o seu objetivo mais importante. Quando as decorações são retiradas, a madeira da árvore é doada a famílias carenciadas. Segundo os criadores, a instalação representa a importância da comunidade, uma vez que no Natal também é importante pensar nos milhares de famílias húngaras que têm problemas de aquecimento.

Reservar uma visita guiada a Budapeste

4. Mercados de Natal de Budapeste

Mercado de Natal de Budapeste| ©Liam McKay
Mercado de Natal de Budapeste| ©Liam McKay

O que torna muitos dos mercados de Natal em Budapeste realmente atractivos e notáveis é o facto de haver um foco notável na tentativa de preservar a autêntica arte popular húngara, as tradições e a oferta de artesanato de boa qualidade em vez de presentes de Natal comerciais.

Os mercados de Natal estão espalhados por todo o centro da cidade, pelo que recomendo que os descreva um a um, sendo que o melhor sítio para começar é a Praça Vörösmarty. Os mercados de Natal no centro da cidade começam normalmente muito antes do previsto, mesmo no final de novembro. No entanto, a melhor maneira de os apreciar é visitar Budapeste em dezembro.

várias coisas que pode fazer nestes mercados de Natal:

  • Comprar pequenos presentes feitos à mão.
  • Beber vinho quente.
  • Comer bolos húngaros (como os "Kurtos kalacs").
  • Comer comida tradicional de rua (salsichas, sandes, castanhas assadas, etc.).
  • Divertir-se a conversar e a ouvir os agradáveis musicais de Natal nos palcos dos mercados.

Reservar uma visita gastronómica a Budapeste

5. Apreciar o bailado Quebra-nozes na Ópera de Budapeste

Ballet Quebra-nozes| ©HungaroTour
Ballet Quebra-nozes| ©HungaroTour

Assistir ao espetáculo de ballet "O Quebra-Nozes no Natal" é uma tradição natalícia que há anos ultrapassa os EUA. Se é fã de arte musical e expressiva, concordará comigo que um Natal sem este espetáculo é um feriado sem graça. Por isso, se estiver de visita a Budapeste em dezembro, não perca um espetáculo da Ópera Húngara. Os concertos começam a meio do mês e as actuações mais importantes estão reservadas para 25 de dezembro e 6 de janeiro.

A Ópera é um dos locais culturais mais impressionantes de Budapeste. O famoso edifício, na minha opinião, não tem nada a invejar à Ópera de Viena. Os preços situam-se normalmente entre os 8 e os 50 euros por pessoa. E a entrada é totalmente gratuita para crianças com menos de 6 anos. Para mais informações, visite o sítio Web do evento.

Reservar o Budapest Sightseeing Pass

6. Visitar a Praça Vörösmarty

Mercado de Natal na Praça Vörösmarty| ©Top Budapest
Mercado de Natal na Praça Vörösmarty| ©Top Budapest

O mercado de Natal propriamente dito tem lugar na Praça Vörösmarty, uma das praças icónicas da cidade e uma das mais atmosféricas durante a época festiva. É também uma das mais populares, por isso prepare-se para uma praça cheia de barracas de madeira e filas de pessoas a comprar comida de rua.

Apesar das multidões, vale bem a pena uma visita, pois é um ótimo ponto de partida para um passeio até aos mercados de Natal mais próximos e até para visitas guiadas a Budapeste. Na Praça Vörösmarty, pode desfrutar de música ao vivo, comer comida tradicional, para além de ser um dos melhores locais para desfrutar de Budapeste à noite.

Reservar uma visita guiada a Budapeste

7. Assista a um concerto de órgão na Basílica de Santo Estêvão

Igreja de São Matias| ©Thaler Tamas
Igreja de São Matias| ©Thaler Tamas

Uma das coisas mais encantadoras para fazer em Budapeste no Natal é assistir a um concerto de órgão ** na Basílica de Santo Estêvão**, um dos mais belos edifícios neoclássicos da cidade, que o surpreenderá com a sua acústica.

Desfrute de autênticas peças clássicas de Mozart, Bach, Beethoven, Schubert e Vivaldi num ambiente de sonho, com este concerto de órgão que dura aproximadamente 70 minutos. Ouvirá excelentes artistas e músicos húngaros famosos.

Reservar um concerto de órgão na Basílica de Santo Estêvão

8. Dar um passeio nos eléctricos de Natal

Elétrico de Natal em Budapeste| ©Accept001
Elétrico de Natal em Budapeste| ©Accept001

Alguns dos eléctricos de Budapeste tornam-se muito festivos na época do Natal. São cobertos com milhares e milhares de luzes LED, o que torna a deslocação em Budapeste uma experiência única. As linhas de elétrico de Natal seguem normalmente os percursos das linhas 2, 19, 41 e 69.

Recomendo que apanhe a linha 2 do elétrico para um passeio panorâmico ao longo do rio Danúbio, uma opção excelente e barata se não puder optar por uma viagem ao longo da Curva do Danúbio.

Para viajar no elétrico de Natal de Budapeste, pode utilizar o seu Budapest Card ou o passe de transporte público. Para mais informações sobre horários e frequências, visite o seguinte link.

Reservar o Cartão Budapeste

9. Ver o fogo de artifício na véspera de Ano Novo

Fogos de artifício em Budapeste| ©Janos Virag
Fogos de artifício em Budapeste| ©Janos Virag

Embora não haja fogo de artifício "oficial" na passagem de ano em Budapeste, muitos municípios suburbanos e residentes locais organizam as suas próprias celebrações. O melhor sítio para ver o fogo de artifício é na Colina Gellert, no lado de Buda de Budapeste.

Quanto às celebrações de rua da passagem de ano, a zona de Váci utca, Erszebet ter e os bairros judeus de Budapeste estarão cheios de pessoas a festejar a passagem de ano até altas horas da madrugada. A música e as barracas de comida também não costumam faltar.

10. Visitar Szentendre

Visitar Szentendre| ©Mariel D
Visitar Szentendre| ©Mariel D

Szentendre é uma pequena aldeia artística situada a cerca de 40 minutos de Budapeste, uma das excursões mais frequentes a partir de Budapeste. A aldeia é, para além do centro de Budapeste, o melhor local para desfrutar da época festiva, porque em Szentendre o Natal tem muito valor.

A aldeia está cheia de pequenos e encantadores museus, bem como de lojas e galerias, todos com luzes de Natal. A alegria do Natal é facilmente percetível nesta área. Há um presépio no centro e muitos dos artistas locais enchem a cidade com música e recitais. É claro que não se pode vir aqui sem visitar o Mercado de Natal de Szentendre, um dos mais famosos da Hungria. Abre no início do Advento, pelo que uma visita em meados de dezembro seria o ideal.

Para chegar a Szentendre, apanhe o comboio H5 de Batthyány Tér ou Margit Híd até à paragem de Szentendre. A viagem demora cerca de 40 minutos e custa menos de 2 euros.

11. Espetáculo de luzes na Basílica de S. Stefano

Luzes na Basílica de S. Stefano| ©Jorge Láscar
Luzes na Basílica de S. Stefano| ©Jorge Láscar

A Basílica de Santo Estêvão é um belo edifício arquitetónico, mas o que a torna ainda mais agradável aos olhos é o espetáculo de luzes projetado na sua fachada.

Pode assistir a histórias religiosas e contos de fadas tradicionais projectados com luzes coloridas, animações 3D deslumbrantes, sons de acompanhamento, ilusões gráficas e muito mais. Se estiver a viajar com crianças, não perca esta experiência. O espetáculo de luzes tem lugar de meia em meia hora, entre as 16h30 e as 22h00, durante a época festiva. Para mais informações, visite o sítio Web da basílica.

12. Provar as especialidades típicas de Natal

Doce tradicional bejglit| ©Hu Totya
Doce tradicional bejglit| ©Hu Totya

As famílias húngaras reúnem-se frequentemente em casa na véspera de Natal para comerem pratos tradicionais de Natal, como sopa de peixe, couve recheada, assado recheado (normalmente peru recheado com castanhas) e, claro, doces como o bejglit (rolo de massa recheado com um recheio de sementes de papoila) ou o bolo zerbó (recheado com compota e nozes). Os vinhos tradicionais, como o Kadarka ou o Tokaji aszú, acompanham a comida.

Recomendo que experimente estas saborosas especialidades e alguns dos melhores locais para ir são o Centrál Cafe & Restaurant (um dos mais antigos cafés-restaurantes de Budapeste), o Gerbeaud Cafe & Confectionery (um dos locais mais especializados na gastronomia húngara).

Temperaturas de Natal em Budapeste

Budapeste no Natal| ©James Walsh
Budapeste no Natal| ©James Walsh

Se visitar Budapeste no Natal, deve saber que as temperaturas podem variar entre 3,4°C e -1°C em média, sendo janeiro o mês mais frio do ano. Lembre-se também de que as horas de luz do dia são mínimas, pelo que não é invulgar que a maioria das actividades natalícias se realizem com pouca luz ou na escuridão (embora, graças às luzes de Natal espalhadas pela maior parte da cidade, seja pouco provável que passe algum tempo às escuras).

O nascer do sol é normalmente às 7h20 e o pôr do sol às 16h.


O que não pode faltar na sua mala quando visitar Budapeste na altura do Natal

Bagagem| ©nappy
Bagagem| ©nappy

Não se esqueça da roupa de inverno, camisolas de lã, calças grossas, meias de esqui, gorros, cachecóis, casacos de inverno e botas de neve ou sapatos impermeáveis.

Embora os gorros, luvas e cachecóis sejam os melhores aliados para os dias de neve na cidade, não se esqueça da chuva, especialmente em novembro e fevereiro, pelo que um guarda-chuva e um mackintosh são imprescindíveis.

É aconselhável visitar Budapeste no Natal?

Natal em Budapeste| ©Matt Kieffer
Natal em Budapeste| ©Matt Kieffer

A cidade torna-se um lugar mágico no Natal, pelo que vale a pena visitá-la se o frio do inverno não o incomodar. Além disso, nesta altura do ano, pode desfrutar de um mercado de Natal que, por vezes, parece uma cidade à parte dentro de Budapeste, para não falar dos milhões de luzes cintilantes que iluminam todos os cantos da capital. E, claro, uma data marcada por algumas das delícias gastronómicas da Hungria.