Passeios Gastronômicos em Budapeste

Para além dos seus monumentos fantásticos e da sua história fascinante, descubra a sua cultura gastronómica saborosa e um pouco desconhecida. Eu digo-lhe como!

Joaquín Montaño

Joaquín Montaño

leitura de 9 minutos

Passeios Gastronômicos em Budapeste

Catedral de Budapeste | ©Dominika Gregušová

É muito provável que o que o levou a visitar a capital húngara tenha sido o seu vasto património cultural. Provavelmente está a planear o que ver e fazer em Budapeste antes da sua viagem, mas recomendo que não perca de vista as outras facetas que a cidade tem para oferecer a todos os seus visitantes. O melhor exemplo é, sem dúvida, a sua cultura gastronómica.

Para saber como e o que se come em Budapeste, nada melhor do que fazer uma das visitas guiadas gastronómicas que aí existem. Não só poderá provar os seus pratos e vinhos mais tradicionais, como também são uma óptima forma de entrar nas suas ruas e mercados para testemunhar a relação dos húngaros com a sua comida e, de certa forma, fazer parte dela.

1. Primeiro contacto com uma visita ao mercado central

Dentro do Mercado Central| ©Thanate Tan
Dentro do Mercado Central| ©Thanate Tan

Para começar a conhecer a gastronomia de Budapeste, nada melhor do que este passeio que o leva por um dos seus locais mais emblemáticos: o Mercado Central. Apesar de hoje em dia estar muito virado para o turismo, este mercado sempre foi o local onde os melhores chefs da capital iam comprar o que precisavam para as suas criações.

Acompanhado por um guia, poderá conhecer alguns dos produtos mais típicos do país, desde o colorau à carne de porco mangalica. Naturalmente, durante a visita, poderá provar alguns dos pratos tradicionais húngaros, enquanto o guia explica a sua história e os relaciona com a cidade.

Não pode faltar uma explicação sobre os vinhos do país, que, juntamente com a comida, constituem uma parte substancial da cultura húngara.

Informações gerais

  • Onde se situa: Esta excursão centra-se principalmente no Mercado Central de Budapeste.
  • Quanto custa: a partir de cerca de 30 euros
  • Quantotempo demora: cerca de 1 hora e 30 minutos
  • O que está incluído: um passeio pelo mercado enquanto o guia explica os ingredientes mais importantes da cozinha do país. Durante o passeio poderá provar alguns dos pratos mais típicos.
  • Recomendado para: quem procura uma pequena introdução à gastronomia do país num local emblemático.

Reservar uma visita gastronómica a Budapeste

2. Prove os pratos e vinhos mais tradicionais durante um passeio por Budapeste.

Pastelaria típica de Budapeste| ©Genesis Vera
Pastelaria típica de Budapeste| ©Genesis Vera

Um dos melhores passeios em Budapeste é o dedicado à comida tradicional húngara. Não só descobrirá os seus sabores e vinhos mais clássicos, como também visitará alguns dos seus recantos mais interessantes e entrará nas lojas mais badaladas do sector culinário.

Naturalmente, este tipo de visita começa no Mercado Central, onde o guia lhe dará a conhecer a grande variedade de ingredientes que caracterizam a cozinha do país. Além disso, receberá informações interessantes sobre o próprio edifício, que faz parte da história da capital húngara.

Ainda no interior do mercado, depois de ter aprendido algo sobre como beber e comer em Budapeste, poderá provar alguns petiscos que fazem parte da cultura da cidade,

. Depois de sair do Mercado Central, percorrerá algumas das ruas do centro da cidade e fará várias paragens em alguns estabelecimentos gastronómicos. Neste itinerário não deixará de provar alguns dos bolos típicos, bem como o famoso chocolate tão tradicional se for a Budapeste no Natal.

Para completar o passeio costumamos proceder à degustação de alguns vinhos locais acompanhados de queijos artesanais.

Informações gerais

  • Em que zona se situa: começa normalmente no Mercado Central de Budapeste e pára em quatro ou cinco outros locais no centro da cidade.
  • Quanto custa: cerca de 92 euros.
  • Quantotempo demora: cerca de 4 horas.
  • Oque está incluído: O preço inclui cerca de 5 paragens em vários locais gastronómicos em Budapeste. O almoço, uma prova de vinhos e um desconto para compras numa loja de vinhos também estão incluídos.
  • Recomendado para: aqueles que querem provar algumas das especialidades da comida húngara num pequeno grupo.

Reservar uma visita gastronómica a Budapeste

3. Conheça a gastronomia do bairro judeu de Budapeste.

Comer Flodni no bairro judeu| ©TasteHungry
Comer Flodni no bairro judeu| ©TasteHungry

Uma das excursões mais interessantes que pode fazer em Budapeste é a que passa pelo Bairro Judeu. Se juntarmos a isso a oportunidade de provar a comida que é servida lá, a experiência é ainda mais recomendável. Para tornar esta excursão ainda melhor, os grupos são sempre pequenos, para que cada uma das actividades possa ser desfrutada de perto.

O Bairro Judeu é conhecido pela riqueza cultural e gastronómica da comunidade judaica. Atualmente, este bairro está situado no Sétimo Distrito da cidade e, nos últimos anos, transformou-se numa das zonas mais modernas e animadas da capital húngara. De facto, é uma das melhores zonas se quiser desfrutar da vida nocturna em Budapeste.

A visita guiada que proponho leva-o normalmente a percorrer o bairro acompanhado por um guia que lhe contará a história da comunidade judaica até à Segunda Guerra Mundial. Como em tantos outros países, o conflito criou um gueto que aprisionou os seus habitantes. Além disso, muitos deles foram vítimas dos horrores nazis.

Nas suas ruas poderá ver casas antigas e algumas sinagogas neoclássicas, bem como entrar em vários restaurantes para provar especialidades tradicionais judaicas. Neste passeio gastronómico, poderá provar pratos como flodni, turos taska, torresmos e salsichas.

A excursão também inclui um almoço composto por comida tradicional judaica, bem como uma degustação de palinka kosher num bar de ruínas local.

Informações gerais sobre a visita guiada

  • Onde fica a zona: A excursão leva-o através do Bairro Judeu de Budapeste, no 7º distrito da cidade.
  • Quanto custa: O preço é de cerca de 110 euros.
  • Quantotempo demora: A excursão dura normalmente cerca de 4 horas.
  • O que está incluído: Para além de um guia especializado, o passeio inclui várias provas de comida, almoço com vinho, prova de palinka e entrada numa sinagoga.
  • Recomendado para: Para aqueles que preferem grupos pequenos e querem experimentar uma gastronomia com carácter próprio em Budapeste.

Reservar uma visita gastronómica a Budapeste

4. Aprenda sobre o vinho húngaro e os aperitivos que o acompanham

Vinhos húngaros| ©Ignacio Blanc
Vinhos húngaros| ©Ignacio Blanc

Para além de o ajudar a conhecer a comida húngara, as visitas gastronómicas à capital têm também como objetivo aprender um pouco sobre a sua produção de vinho. Estes, praticamente desconhecidos no estrangeiro, podem ser degustados em muitas das lojas de vinhos, restaurantes e bares da cidade.

Neste caso, o itinerário conduz a uma das lojas especializadas neste sector. Aí, um especialista em vinhos conduzirá uma prova de vinhos na qual poderá experimentar até 8 variantes diferentes seleccionadas para obter uma visão geral da produção vinícola húngara.

Como parte da atividade, são também oferecidas dicas sobre como combinar o vinho com diferentes alimentos, desde o pão fresco até ao chamado "hidegtál", uma variedade de charcutaria e queijos típicos do país.

Uma das vantagens desta visita é o número limitado de lugares no grupo. O número máximo de participantes é de 14 pessoas, o que garante um serviço muito mais personalizado por parte do especialista que orienta a atividade.

Informações gerais

  • Em que zona se realiza: normalmente realiza-se numa das principais lojas de vinhos situadas no centro histórico da cidade.
  • Quanto custa: a partir de cerca de 53 euros.
  • Quantotempo demora: A sessão completa dura cerca de 2 horas.
  • O que está incluído: Acompanhado por um sommelier, uma degustação de 8 vinhos diferentes combinados com os aperitivos tradicionais do país.
  • Recomendado para: todos aqueles que queiram conhecer uma das áreas menos conhecidas da gastronomia húngara, os seus vinhos.

Reservar uma visita gastronómica a Budapeste

5. Participe numa excursão Etyek para provar queijo, chocolate e vinho.

Prova de vinhos em Etyek| ©Peter Sziklai
Prova de vinhos em Etyek| ©Peter Sziklai

Para saborear a comida e a bebida húngaras, pode também fazer uma excursão aos arredores de Budapeste. Especificamente, durante cinco horas, pode visitar a região de Etyek, famosa pela sua produção de vinho e queijo.

Esta excursão começa normalmente com uma interessante degustação de outro dos produtos mais famosos da região, o chocolate. Esta tem lugar numa oficina artesanal, tal como a prova de queijo que pode escolher.

A parte mais interessante da excursão é, sem dúvida, a visita a uma adega local. Aqui poderá provar vários tipos de vinho para ficar a conhecer as diferentes variedades produzidas na zona. Finalmente, a excursão termina com uma excelente refeição de 2 pratos com uma seleção dos pratos mais tradicionais do país.

Informações gerais

  • Onde fica a região: Etyek situa-se a pouco mais de 30 minutos de carro do centro de Budapeste.
  • Quanto custa: a atividade completa custa cerca de 100 euros.
  • Quantotempo demora: A excursão dura quase 5 horas.
  • O que está incluído: Prova de chocolate ou queijo, visita a uma adega familiar com uma pequena prova e almoço tradicional
  • Recomendado para: aqueles que querem sair da cidade e provar os fabulosos vinhos da região de Etyek.

Reservar uma excursão gastronómica a Budapeste

6. Um pequeno extra: jantar num pequeno cruzeiro no Danúbio

Cruzeiro no rio Danúbio| ©Jaime
Cruzeiro no rio Danúbio| ©Jaime

Embora não se trate de uma excursão gastronómica propriamente dita, não posso deixar de recomendar este cruzeiro noturno no Danúbio, que inclui um excelente jantar e que também será útil para conhecer a cultura culinária do país.

Durante a viagem no rio, pode desfrutar de excelentes vistas da cidade. Poderá ver, por exemplo, o fantástico Castelo de Buda, o Parlamento ou a Ponte das Correntes, enquanto a música ao vivo toca no barco.

No jantar buffet não faltam algumas das mais deliciosas especialidades da gastronomia húngara. Os pratos típicos incluem o goulash, o tradicional creme de torresmo, o delicioso frango com paprika ou o strudel para a sobremesa.

Informações gerais sobre a cidade

  • Onde se situa: Os cruzeiros partem normalmente do centro da cidade, de um cais situado entre o Parlamento e a Ponte das Correntes.
  • Quanto custa: a partir de 27 euros
  • Quantotempo demora: A duração varia normalmente entre 1,5 e 2 horas.
  • O que está incluído: Um passeio extraordinário pelo centro da cidade, jantar buffet e música ao vivo.
  • Recomendado para: Aqueles que procuram o passeio mais romântico de Budapeste enquanto provam a comida deliciosa.

Reservar uma visita gastronómica a Budapeste

O Mercado Central: a catedral da gastronomia de Budapeste

Topo do Mercado Central| ©Steve Knight
Topo do Mercado Central| ©Steve Knight

Muitas das excursões gastronómicas de Budapeste começam (ou passam) no Mercado Central da cidade. Não há dúvida de que este grande edifício se tornou num dos melhores locais para experimentar a comida húngara e é um ponto de visita obrigatório durante uma estadia na capital.

A história deste mercado é bastante convulsiva. Foi construído no final do século XIX, quando cinco mercados foram erguidos por toda a cidade. O Mercado Central era o maior de todos, mas muitos cidadãos de Budapeste protestaram contra ele, pois consideravam que tinha provocado o aumento dos preços dos géneros alimentícios.

O edifício foi gravemente danificado no final da Segunda Guerra Mundial e tornou-se cada vez menos importante nos anos seguintes. De facto, em 1991 foi declarado em ruínas e encerrado ao público. Felizmente, alguns anos mais tarde, começou a ser restaurado para o que é hoje.

O Mercado Central está aberto todos os dias da semana, exceto aos domingos. O edifício alberga cerca de 180 lojas de todos os tipos, desde comida a lembranças para turistas, restaurantes e estabelecimentos de bebidas.

Apesar da sua popularidade como atração turística, o mercado não perdeu o seu estatuto de local de compras para os residentes de Budapeste. Tanto os húngaros como os visitantes podem ser encontrados nos seus estabelecimentos de restauração em busca de pratos tradicionais como o goulash. Destacam-se também as suas pastelarias, onde poderá descobrir o lado mais doce da gastronomia do país.

Pratos típicos que encontrará em Budapeste

Goulash húngaro| ©Csaba Nagy
Goulash húngaro| ©Csaba Nagy

Se as visitas gastronómicas a Budapeste lhe vão servir para alguma coisa, é para conhecer uma cozinha que não está muito difundida no resto do continente. Para lhe dar uma pequena ideia do que vai provar, eis quatro exemplos de pratos tradicionais.

  • Goulash: embora se possa encontrar durante todo o ano, se for a Budapeste no inverno, não há comida mais apropriada para aquecer do que o goulash. É uma sopa espessa (ou um guisado com muito caldo, se preferir) com legumes, carne de vaca e paprika.
  • Csirkepaprikás: O principal problema que terá ao encontrar este prato em Budapeste é saber como pronunciar o seu nome. Em suma, é uma receita de frango estufado com paprica, natas azedas e vários legumes.
  • Lángos: Este prato pode ser visto como a contribuição da cozinha húngara para a comida rápida. Os lángos, pão frito quente coberto com vários ingredientes (como uma espécie de tosta frita), podem ser encontrados em muitas ruas da cidade ou nas bancas do Mercado Central.
  • Kolbász: este nome refere-se, de facto, a diversas variedades de salsichas fabricadas na Hungria. A receita varia consoante a região do país e pode encontrá-las cozidas, fumadas ou secas.