10 Coisas para Fazer em Budapeste no Verão

Budapeste não precisa de praia para lhe proporcionar um ambiente estival digno de ser visto. É aqui que se encontram os melhores festivais, as festas ao ar livre mais animadas, as piscinas mais vistosas e vários concertos de renome.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

10 Coisas para Fazer em Budapeste no Verão

verão na Praça dos Heróis | ©Shoot Zürich

No meio da cidade, também pode relaxar no Parque da Cidade, andar de teleférico, desfrutar de um pôr do sol panorâmico e até aprender a remar - há tanto para fazer em Budapeste e muito mais para ver!

1. Desfrutar de um pôr do sol em Budapeste com um cocktail panorâmico

No Bar 360| ©1n0nlyjacqeline
No Bar 360| ©1n0nlyjacqeline

Com vistas deslumbrantes sobre as atracções de Budapeste, os rooftop hangouts da cidade ganham vida no verão. Alguns estão localizados no topo de hotéis de luxo, outros no topo de edifícios históricos em locais de prestígio. Os locais específicos incluem o E360 Bar e o High Note SkyBar.

O E360 Bar é um terraço icónico em Budapeste e, com um panorama de 360 graus, as vistas são de cair o queixo. O 360 Bar está situado no topo do edifício mais alto da Avenida Andrássy, pelo que oferece uma vista perfeita da Basílica de Santo Estêvão, da Cidadela, do Parlamento e, basicamente, de toda a cidade de Budapeste. Se quiser visitar o Parlamento de Budapeste, uma das melhores formas de apreciar a sua arquitetura exterior é a partir do Bar E360, devido à proximidade e altura deste bar.

O High Note SkyBar é outro bar e restaurante no telhado do deslumbrante Aria Hotel. Este local proporcionar-lhe-á uma experiência única graças ao seu telhado ajardinado e à vista de 360 graus de cortar a respiração.

Reservar uma visita guiada a Budapeste

2. Dar um mergulho na praia de Lupa

Praia de Lupa| ©Antonio L
Praia de Lupa| ©Antonio L

O parque de praia de Lupa, com palmeiras, aproxima a costa de Budapeste nos meses de verão. A praia estende-se ao longo de dois quilómetros de costa perto de Budakalász, e este parque de lazer oferece uma verdadeira experiência de férias. Para ser claro, não se trata de uma praia propriamente dita, mas sim de um lago muito bem cuidado, adequado para nadar.

Para além das estâncias balneares de Budapeste, existem muitas ofertas desportivas, como o voleibol de praia e o andebol, mas também encontrará treinos de rua e teqball. Há também o maior centro de wakeboard da região, flyboard, mergulho; além de muitos buffets, restaurantes e bares de cocktails.

Este parque de lazer à beira-mar e centro desportivo é uma das melhores atracções de Budapeste de maio a setembro. No entanto, se visitar Budapeste em agosto, poderá assistir a festivais e desfrutar de música ao vivo.

Reservar um bilhete para o spa

3. Fazer um passeio de teleférico sobre as colinas de Buda

Teleférico Zugliget| ©JaJonhson
Teleférico Zugliget| ©JaJonhson

Quando o verão na cidade se torna avassalador, pode escapar às multidões com uma viagem de um dia às Colinas de Buda, onde o teleférico Zugliget o levará a subir a encosta da Colina János durante cerca de 15 minutos. A partir daqui, pode chegar à Torre de Observação Erzsébet, o ponto mais alto de Budapeste. O teleférico é operado pela empresa de transportes urbanos BKK, custando um bilhete único 1200 HUF (3,28 €) ida e 1600 HUF (4,38 €) ida e volta.

O teleférico Zugliget (Libegő) é um modo de transporte alternativo e divertido nas Colinas de Buda, transportando passageiros entre Zugliget e a estrada que leva à Torre de Observação Erzsébet, enquanto oferece vistas panorâmicas dos arredores de Buda. O passeio de teleférico é uma experiência especial para fazer no verão, uma vez que não está disponível no inverno.

Pode lá chegar apanhando o autocarro 291 da estação de Nyugati até à sua paragem final. A propósito, ao comprar o Cartão Budapeste tem direito a utilização ilimitada dos transportes públicos e a muitos outros benefícios.

Reservar o Cartão Budapeste

4. Festa na Marcha do Orgulho

Festa na Marcha do Orgulho| ©ZOLTAN BALOGH
Festa na Marcha do Orgulho| ©ZOLTAN BALOGH

O Festival do Orgulho de Budapeste é um evento com a duração de um mês, criado para celebrar a cultura LGBTQ e apoiar o movimento. Mais de 100 eventos, incluindo concertos, espectáculos, palestras e workshops, são apresentados antes de o festival chegar a uma conclusão colorida com o grande desfile. O festival realiza-se no final de junho.

O cortejo estende-se normalmente pelo Parque da Cidade e pela Kossuth tér, a multidão desfila ao longo da Andrássy út, a avenida mais emblemática da cidade, enquanto a música toca e as pessoas desfilam fantasiadas. Depois da procissão, uma festa do arco-íris ao ar livre espera por si no Parque de Budapeste.

5. Dar um mergulho numa piscina exterior

Banho termal de Paskal| ©Zita S
Banho termal de Paskal| ©Zita S

Com o tempo quente, as piscinas de Budapeste abrem-se para receber os amantes da água com atracções aquáticas ao ar livre. Entre as áreas mais atractivas estão o Banho Palatinus na Ilha Margarida e o Banho Termal Paskal, que estarão acessíveis aos visitantes no início de maio.

Entretanto, em maio, muitos outros parques aquáticos da cidade começam a funcionar na época alta, a maioria dos quais com novas comodidades, incluindo novas piscinas, instalações desportivas, actividades para crianças e um sistema de pagamento sem dinheiro. Além disso, a partir de julho, os spas permanecerão abertos após o pôr do sol, um ato bem acolhido tanto pelos turistas como pelos habitantes locais.

O Banho Palatinus, um dos primeiros banhos públicos ao ar livre de Budapeste, está normalmente aberto durante todo o ano desde que o seu interior foi remodelado, pelo que pode até usufruir dele quando visitar a cidade no inverno. No entanto, a área exterior só é acessível durante os meses de verão. Aqui verá um parque aquático para crianças e instalações de treino melhoradas, bem como o escorrega musical e a piscina de ondas, duas das atracções mais populares da zona balnear.

6. Refrescar-se com um delicioso gelado

No Gelarto Rosa| ©Danielle D
No Gelarto Rosa| ©Danielle D

No verão, Budapeste especializa-se em gelados naturais, de fabrico tradicional e de alta qualidade. Encontrará certamente algo que se adequa ao seu gosto, uma vez que no verão são oferecidos em vários locais da cidade. Pode mesmo deliciar-se com invenções de pétalas de rosa no Gelarto Rosa, bem como com várias combinações criativas de gelados artesanais. Há também todo o tipo de granulados, cones e molhos, bem como opções sem lactose e sem açúcar.

Recomendo também o extravagante iogurte de pepino com aneto, o de caramelo salgado ou o de matcha. Os fãs dos sabores clássicos também não ficam de fora, pois estão disponíveis gelados de baunilha, chocolate, pistáchio e limão. O preço médio é de um euro.

7. Festa ao ar livre com música ao vivo

Festa no barco A38| ©Juan D
Festa no barco A38| ©Juan D

No verão, Budapeste e os seus locais de festa deslocam-se para o exterior. Se preferir não pagar por um bilhete para um concerto, pode sempre desfrutar do ambiente de festa no barco A38, um local de música e barco de eventos atracado perto da Ponte Petőfi, ou no popular local de festas Pontoon, perto da Ponte Chain.

Perto da estação de Nyugati, Zsiráf, também são oferecidos sons ao vivo. No lado de Buda, também encontrará música ao vivo às terças-feiras no verão, perto do terraço do Bartók Béla út.

E se for mais uma pessoa de festas, uma excursão de festas pelos quatro melhores pubs em ruínas de Budapeste é o seu plano. Pode combinar as duas opções e aproveitar a noite!

Reservar uma excursão de festa a um Ruin Bar

8. Festas de Santo Estêvão

Basílica de Santo Estêvão| ©Jose A.
Basílica de Santo Estêvão| ©Jose A.

Se visitar a cidade em agosto, não perca as celebrações de Santo Estêvão no final do mês - atrevo-me a dizer que é o maior evento de verão de Budapeste.

O fogo de artifício explode no céu noturno sobre Budapeste e milhares de pessoas juntam-se em locais privilegiados ao longo do Danúbio, reservando mesas em restaurantes ao ar livre ou mesmo em quartos de hotel.

Durante o dia, realizam-se desfiles, excursões gastronómicas e concertos nos pontos de referência da cidade, enquanto os principais museus e o parlamento oferecem entrada gratuita aos visitantes. O feriado celebra o primeiro rei da Hungria, Santo Estêvão, e a fundação do Estado.

9. Fazer um cruzeiro no Danúbio

Castelo de Buda| ©Dennis Jarvis
Castelo de Buda| ©Dennis Jarvis

Desde passeios turísticos ao longo da via navegável do centro da cidade até emocionantes passeios de lancha, as empresas de barcos de Budapeste oferecem opções incríveis para excursões ao longo da curva do Danúbio.

Naturalmente, uma das melhores coisas para fazer em Budapeste à noite é fazer os cruzeiros noturnos ao longo do rio. Isto porque, graças à época alta, poderá apreciar uma cidade cheia de luzes e movimento. Além disso, graças a alguns dos bares das ruínas de Budapeste situados nas margens do rio, pode ouvir música enquanto navega ao longo do imenso rio.

Estas viagens duram normalmente uma hora e realizam-se várias vezes ao dia. As viagens começam na estação de Vigadó tér e o serviço de vaivém funciona normalmente entre a Ponte Margaret e a Ponte Rákóczi.

Reservar um cruzeiro noturno no Danúbio

10. Andar a remo no Parque da Cidade

Vista aérea do Parque da Cidade| ©Accept001
Vista aérea do Parque da Cidade| ©Accept001

O lago do Parque da Cidade é uma pista de patinagem no inverno, mas no verão a pista de gelo transforma-se num belo lago para passeios românticos e agradáveis. Se visitar a cidade em setembro, deve dar um passeio pelo parque, pois nessa altura só haverá água no lago.

Városliget (Parque da Cidade) tem atraído gerações de habitantes locais que procuram espaço verde e tranquilidade há mais de um século. Em tempos, foi o principal local para as celebrações do milénio em 1896. Atualmente, este oásis urbano contém dois lagos, um imediatamente atrás da Praça dos Heróis e o outro junto ao Castelo Vajdahunyad. Se não lhe apetecer andar de barco a remos com a sua cara-metade, pode sentar-se e alimentar os patos enquanto desfruta da sombra fresca junto à água.


Temperaturas de verão em Budapeste

Budapeste vista da Citadella| ©Martin Alvarez Espinar
Budapeste vista da Citadella| ©Martin Alvarez Espinar

O verão pode ser bastante quente, especialmente quando comparado com o inverno na cidade. As temperaturas médias em julho e agosto são de 20°C, mas a cidade sofre várias ondas de calor com máximas de mais de 30°C.

Embora os níveis de humidade sejam normalmente mais baixos durante os meses mais quentes do ano, isso raramente acontece em Budapeste, pois é no verão que chove mais na cidade. Esta situação aumenta naturalmente a humidade na cidade, fazendo com que esta se sinta mais quente.

A boa notícia é que existem milhares de formas e locais para combater estas subidas de temperatura, como viu neste guia.

É aconselhável visitar a cidade no verão?

Festival Sziget| ©FamilyBusiness
Festival Sziget| ©FamilyBusiness

Sim, é, pois há muita vida nocturna para desfrutar em Budapeste graças aos bares em ruínas e aos festivais de verão. Além disso, em agosto, pode celebrar o Festival Sziget na ilha de Obuda, uma celebração única que não deve perder.

Os parques da cidade também florescem com o tempo, uma estação ideal para piqueniques.

A única coisa menos agradável é o afluxo de turistas, que é maior nos meses de verão. Além disso, a cidade tende a estar menos limpa do que no inverno, devido aos efeitos do degelo da neve. Além disso, esqueça a patinagem no gelo, para quem tem de visitar a cidade no inverno.

Onde é que se festeja em Budapeste no verão?

Em Instant-Fogas| ©Vincent Siatemel
Em Instant-Fogas| ©Vincent Siatemel

É fácil, no 7º distrito de Peste. É aqui que se encontra a maior concentração de bares em ruínas da cidade, assim chamados porque ocupam edifícios e pátios anteriormente abandonados e, em muitos casos, em mau estado e cheios de graffitis.

Entre os bares em ruínas mais festivos estão o Instant, o Kuplung (uma antiga oficina de reparação de motas, cujo nome significa "embraiagem") e o Rácskert, uma das mais recentes adições à cena. Em qualquer um destes locais pode esperar vários eventos musicais, desde música ao vivo (jazz, folk, rock) a festas e celebrações.

Também recomendo os bares ao longo do Danúbio e os locais ao ar livre em Margit-Sziget, pois tendem a ser muito animados no verão, especialmente se visitar a cidade em agosto e setembro.

Reservar uma excursão de festa ao Ruin Bar