Lyon em 3 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

É possível explorar a cidade de Lyon em três dias, mas para isso é preciso criar um itinerário e otimizar o tempo. Aqui estão os destinos imperdíveis.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

Lyon em 3 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

Lyon | ©Nguyen Dang Hoang Nhu

Lyon é uma cidade com uma grande oferta de locais históricos, monumentos incríveis, ruínas antigas, arquitetura gótica, bizantina e romana e muitos recantos secretos para descobrir. Além disso, existem os espaços naturais, as aldeias vizinhas com vinhas pitorescas e belas vistas panorâmicas.

Entre as melhores coisas para fazer em Lyon durante a sua estadia, terá a oportunidade de visitar a Place de Bellecour, o Teatro Galo-Romano e a Basílica Notre-Dame de Fourvière. Visitará também o Museu do Cinema e das Miniaturas, o Traboules, a Catedral de Lyon, a região vinícola do Rhône e a bela Annecy, entre outros destinos de que vos falarei já de seguida.

Dia 1: Place de Bellecour, Ópera Nacional de Lyon, bairro de La Croix Rousse, teatro galo-romano e Basílica Notre-Dame de Fourvière

Ópera Nacional de Lyon| ©-NACH-
Ópera Nacional de Lyon| ©-NACH-

O primeiro dia em Lyon começa no centro da cidade, a partir do qual se vai descobrir gradualmente edifícios de grande importância cultural, como a Ópera Nacional de Lyon, o bairro histórico de La Croix Rousse e as ruínas do Teatro Galo-Romano e a espantosa Basílica Notre-Dame de Fourvière.

Aproximar-se da Praça de Bellecour

O itinerário do primeiro dia começa na Praça de Bellecour. Trata-se de um espaço com mais de 300 metros de extensão, onde poderá desfrutar de um ambiente animado, rodeado de estátuas, cafés, restaurantes e lojas locais.

Poderá ver a estátua do Principezinho ao lado do seu criador Antoine de Saint-Exupéry. Há também um monumento ao rei Luís XIV no centro da praça e, no extremo oeste, uma gigantesca roda gigante. Esta última, ideal se estiver a pensar no que fazer em Lyon com crianças, é claro.

Esta é uma praça muito popular entre os habitantes locais e os turistas diariamente, pois é considerada o coração da cidade. De facto, este local é muitas vezes o ponto de encontro escolhido para iniciar os melhores passeios de bicicleta em Lyon, visitas guiadas a pé, entre outras actividades.

Reservar um passeio de bicicleta em Lyon

Passear pela Ópera Nacional de Lyon

No final do seu passeio pela Place Bellecour, caminhará cerca de 17 minutos ao longo da Pl. Bellecour e da Rue de la République para chegar à Ópera Nacional de Lyon. Este é um edifício representativo da cidade que não deve perder.

Apreciará uma verdadeira obra de arquitetura, construída em 1831 e representativa do estilo neoclássico. Poderá tirar fotografias fantásticas deste edifício monumental, cuja fachada é coroada por oito estátuas (musas de Guillaume Bonnet). Destacam-se também as colunas com arcos conservadas do século XIX e o átrio público.

Vista de La Croix Rousse

La Croix Rousse é o próximo destino do seu passeio. Terá de caminhar cerca de 25 minutos em direção ao Mnt Saint-Sébastien e à Rue de Cuire, conduzir 10 minutos ao longo do Mnt de la Boucle ou utilizar os transportes públicos locais.

Esta zona da cidade durante o século XIX foi um importante centro têxtil. Por isso, hoje em dia, poderá observar parte desta história ao longo do labirinto de praças e ruas ladeadas de casas, que outrora foram oficinas de tecelagem.

Além disso, terá a oportunidade de desfrutar de alguns destinos imperdíveis neste bairro. Por exemplo:

  • O mural Mur des Canuts, em homenagem aos trabalhadores da seda que se revoltaram em 1880, devido às condições de trabalho.
  • O Museu Maison des Canuts, com uma série de exposições cronológicas que abrangem cinco séculos de produção de seda na cidade.
  • O mercado do Boulevard de la Croix Rousse, com legumes frescos, peixe, carne, queijo, vinho e muito mais.

Encontrará também pastelarias gourmet, restaurantes e bares de vinho. É um local ideal para descobrir a gastronomia local. É por isso que o bairro La Croix Rousse é frequentemente incluído nos destinos das melhores excursões gastronómicas em Lyon.

Reservar uma visita guiada a La Croix-Rousse

Ver o Teatro Galo-Romano

Depois de conhecer a história do bairro La Croix Rousse, e de ter provavelmente comido e recarregado as baterias, pode dirigir-se ao Teatro Galo-Romano. A apenas 15 minutos de carro, ao longo do Quai Saint-Vincent e do Mnt Saint-Barthélémy, a partir do seu destino anterior.

Ao chegar, ficará surpreendido com a estrutura monumental deste teatro construído no século XV a.C., com capacidade para 10.000 espectadores. Pode passear por estas ruínas onde eram apresentados jogos de circo ou lutas de gladiadores, e que é atualmente reconhecido pela UNESCO como Património Mundial.

Além disso, como dica para a sua viagem a Lyon, deve saber que a entrada para esta atração é gratuita e está aberta 24 horas por dia, por isso não deve perder a oportunidade de dar uma vista de olhos.

Surpreenda-se com a Basílica de Notre-Dame de Fourvière

Aproveite a sua visita ao Teatro Galo-Romano e dirija-se à Basílica Notre-Dame de Fourvière, a cerca de 400 metros a pé pela Rue Roger Radisson. Esta é a última paragem do primeiro dia em Lyon e um destino que não deixará de impressionar.

Ao chegar a este local, construído em 1870 na colina de Fourvière, notará a presença do estilo bizantino e romano na sua arquitetura. Pode visitar o interior da basílica gratuitamente, contemplando a sua majestade: colunas, vitrais, abóbadas, o altar-mor, o coro, entre outros.

No entanto, se quiser descobrir as jóias escondidas da basílica expostas na área do museu, ou subir ao telhado depois do pôr do sol para obter uma vista privilegiada de Lyon à noite, então terá de comprar um bilhete especial, dependendo da experiência que deseja.

Comprar o cartão da cidade de Lyon

Dia 2: Museus, Traboules e Catedral de Lyon

Catedral de Lyon| ©Manuel Farnlacher
Catedral de Lyon| ©Manuel Farnlacher

A sugestão para o segundo dia em Lyon é muito simples. Passear pelo centro histórico e visitar o Museu da Impressão, os Traboules Lyonnaises, a Maison Du Chamarier, o Museu do Cinema e da Miniatura, fazer um passeio de funicular e visitar a Catedral da cidade.

Museu da Impressão

Uma das melhores coisas a fazer em Lyon para aprender e compreender parte da história da cidade é visitar o Museu da Impressão, a cerca de um minuto a pé do centro da cidade.

Neste edifício renascentista do século XV, poderá ver uma importante coleção de documentos e objectos: jornais, selos, anúncios, prensas de impressão, entre outros. Para além disso, ficará a conhecer cinco séculos de história, desde os tempos em que a cidade funcionava como um importante centro de impressão.

  • Preço: a entrada geral custa cerca de 6 euros e a entrada reduzida custa cerca de 4 euros.
  • Horário de abertura: de quarta-feira a domingo, das 10h30 às 18h. Encerra a 1 de janeiro, 1 de novembro e 25 de dezembro.

As Traboules lyonnaises

Depois de conhecer a história da impressão em Lyon, pode explorar alguns dos traboules lyonnaises. Trata-se de passagens entre duas ruas que atravessam os pátios dos edifícios, utilizadas para transportar os tecidos sem ter de sair para o exterior.

Entre os traboules mais populares perto do destino acima indicado, encontra-se o Traboule de la Maison du Crible Tour Rose (a 13 minutos de distância, via Rue Dubois e Pont Alphonse Juin/Pont Maréchal Juin). Esta é considerada uma das mais bonitas e mais movimentadas diariamente.

Depois, a apenas um minuto a pé pela Rue Saint-Jean, pode explorar La Longue Traboule. Este percurso escondido tem séculos de existência e destaca-se por ser o mais longo dos mais de 300 traboules da cidade.

Reservar uma visita guiada a Lyon

Maison du Chamarier

Para continuar o seu passeio, nada melhor do que ver uma das jóias escondidas de Lyon, a Maison Du Chamarier. Situada a cerca de 67 metros da Longue Traboule, ao longo da Rue Saint-Jean e da Rue de la Bombarde.

Esta mansão , construída entre os séculos XV e XVI, é uma verdadeira mostra arquitetónica da transição do estilo gótico para o estilo renascentista.

Basta abrir a porta da frente para entrar no pátio das traseiras, com uma impressionante galeria de frescos italianos. Verá também a escadaria com esculturas góticas, que conduz aos terraços cobertos.

Museu do Cinema e da Miniatura

A 48 metros da Maison Du Chamarier, encontra-se o Museu do Cinema e da Miniatura, com uma importante coleção de modelos, figuras, artefactos e muito mais.

Poderá apreciar a arte da miniatura do fundador do museu, Dan Ohlmann, bem como o trabalho de mais de 30 miniaturistas internacionais. Verá cerca de 120 reproduções hiper-realistas e, pelo menos, 1000 objectos miniaturizados.

Além disso, nas salas do museu, ficará a conhecer uma série de efeitos especiais, técnicas e objectos utilizados nas filmagens antes do advento da digitalização. E terá a oportunidade de ver o simpático Guizmo de "Os Gremlins", o assustador Chucky, o fato de Batman Forever, etc.

  • Preço: a entrada para adultos custa cerca de 13,90 euros, a entrada para crianças cerca de 9,90 euros e a entrada reduzida cerca de 11,90 euros.
  • Horário de abertura: todos os dias das 10:00 às 18:00.

Apanhar o funicular para a catedral

Ao sair do Musée du Cinema et de la Miniature, caminhará 230 metros ao longo da Rue Saint-Jean até à estação do funicular. Embarcará num destes teleféricos, obtendo uma vista diferente da cidade enquanto viaja cerca de 5 minutos até à Catedral de Lyon.

Ao chegar ao local, notará a combinação do estilo arquitetónico gótico e românico do edifício. Verá o coro e a abside preservados do século XII com o seu estilo românico francês. Por outro lado, contemplará as naves interiores dos séculos XIII e XVI, os vitrais coloridos, os arcos e as colunas. Todos eles, representativos do estilo gótico.

Há também o Relógio Astronómico do século XIV e o Museu do Tesouro com uma coleção de objectos religiosos.

Sem dúvida, relíquias de grande importância histórica e cultural, que fazem deste lugar um destino obrigatório e, por isso, esta visita não costuma faltar entre os melhores passeios em Lyon.

  • Preço: A entrada na catedral é gratuita e o transfer do funicular custa aproximadamente 3,50 euros por pessoa (ida e volta).
  • Horário de funcionamento: A catedral está aberta diariamente das 8h15min às 19h45min. Entretanto, o funicular funciona das 5h23m às 21h48m.

Comprar o cartão da cidade de Lyon

Dia 3: Saia de Lyon e visite alguns vilarejos próximos

Em Annecy| ©MorBCN
Em Annecy| ©MorBCN

Para o seu terceiro dia em Lyon, pode optar por sair da cidade e explorar as cidades e aldeias circundantes. É o caso da comuna francesa de Annecy, que combina belas paisagens urbanas e naturais. Também a região vinícola de Ampuis e Tain-l'Hermitage, com importantes adegas e vinhedos pitorescos.

Opção 1: Fazer uma viagem de um dia a Annecy a partir de Lyon

Entre os melhores passeios de um dia a partir de Lyon está uma visita a Annecy. Trata-se de uma comuna francesa cuja cidade velha é atravessada por um rio e um canal, o que lhe confere uma grande beleza paisagística.

Para chegar à chamada Veneza dos Alpes, é preciso conduzir cerca de duas horas a partir de Lyon. À chegada, é possível explorar a cidade alpina por conta própria e mergulhar na sua atmosfera mágica.

Por exemplo, alguns dos locais a descobrir são os seguintes:

  • APlace Georges Volland, rodeada de casinhas coloridas, cafés, restaurantes e uma vida nocturna animada.
  • O Château d'Annecy, monumento histórico que apresenta a arte popular alpina, tem um aquário e exposições temporárias.
  • A praia de Albigny e a praia de Marquisats, que ficam a cerca de 4 e 6 minutos, respetivamente, do centro de Annecy. Estão disponíveis natação, banhos de sol e actividades aquáticas.

Opção 2: Participar numa visita guiada ao vinho da região Rhône-Alpes a partir de Lyon

Se estiver interessado em enoturismo, deve aproveitar o seu terceiro dia para participar numa das melhores visitas guiadas de Lyon à região de Rhône-Alpes. Visitará algumas adegas nas cidades de Ampuis e Tain-l'Hermitage para aprender sobre o processo de produção das suas bebidas e fazer algumas provas.

Ampuis

Depois de se encontrar com o seu guia no centro da cidade, fará uma viagem de pouco mais de 30 minutos até à comuna francesa de Ampuis. Aí, desfrutará de uma vista privilegiada sobre o vale do Ródano e as encostas das vinhas.

De seguida, visitará La Bodega Del Château E.guigal, onde degustará até seis variedades de vinhos tintos. Tudo isso, enquanto aprende sobre a aparência, o corpo e a riqueza aromática de cada safra.

Tain-l'Hermitage

Em seguida, o motorista-guia levá-lo-á à aldeia de Tain-l'Hermitage, a cerca de 50 minutos de distância. Nesta região, terá uma vista espetacular sobre o rio Ródano e as vinhas.

Também fará uma visita guiada à Maison Delas Frères, uma adega cuja história remonta a 1835. Descobrirá a história desta bebida lendária enquanto prova seis vinhos premiados.

  • Preço: o preço desta experiência começa em 750 euros para grupos de até quatro pessoas.
  • Duração: a atividade dura normalmente cerca de 10 horas.

Reservar uma prova de vinhos e queijos no Vale do Ródano

Destaques de 3 dias em Lyon

  • Dia 1
  • Basílica de Notre-Dame de Fourvière
  • Entrada gratuita
  • Todos os dias das 7:00 às 20:00
  • Dia 2
  • Viagem de funicular até à Catedral de Lyon
  • Entrada gratuita na Catedral e transferência por funicular aproximadamente 3,50€ por pessoa (ida e volta)
  • Todos os dias das 8h15 às 19h45 (Catedral) e das 5h23 às 21h48 (Funicular)
  • Dia 3
  • Visita guiada aos vinhos da região Rhône-Alpes a partir de Lyon
  • A partir de 750€ para grupos de até quatro pessoas.
  • 10 horas (aprox.)

Lyon é uma cidade francesa cujo património cultural é o resultado de cerca de 200 anos de história. É um local com um vasto leque de actividades turísticas que pode facilmente desfrutar em três dias de estadia, seguindo um itinerário previamente planeado.