Dicas de Viagem em Lyon

Em qualquer altura do ano, visitar Lyon é sem dúvida uma boa opção, mas há algumas coisas que deve saber antes de viajar.

Andressa García

Andressa García

leitura de 9 minutos

Dicas de Viagem em Lyon

Pôr do sol em Lyon | ©Léonard Cotte

Não há dúvida de que Lyon oferece uma grande variedade de coisas para fazer na cidade, no entanto, também é claro que é sempre necessário conhecer algumas recomendações quando se viaja para este lugar.

Quando fizeres o teu itinerário de viagem, provavelmente já saberás algumas das melhores coisas para ver e fazer em Lyon, no entanto, quero mostrar-te algumas dicas que certamente te ajudarão muito quando quiseres visitar a cidade, independentemente da estação do ano em que decidires viajar.

1. Conhecer a gastronomia de Lyon na companhia de um guia turístico

A comida de Lyon| ©Jean-Marc ALBERT
A comida de Lyon| ©Jean-Marc ALBERT

Se há uma coisa que tens de saber quando fores a Lyon, é que é uma daquelas cidades francesas onde haverá sempre algo delicioso para experimentar, e é por isso que durante a tua viagem recomendo que te inscrevas num dos melhores tours gastronómicos de Lyon, em vez de ires sozinho experimentar a cozinha francesa.

A razão pela qual se deve inscrever numa visita guiada em vez de ir sozinho visitar restaurantes é porque o guia turístico sabe muito bem quais são os restaurantes e locais especiais que não deve perder se quiser conhecer os pratos que marcam a gastronomia de Lyon e francesa em geral.

Por outro lado, se for por conta própria, pode perder muitos dos lugares mais especiais da cidade para experimentar a variada gastronomia. O bom disto é que, se fores com um guia turístico e tiveres alguns requisitos dietéticos, é muito mais fácil encontrar locais onde possas satisfazer as tuas expectativas sem perder um prato tradicional ou outro.

Mas, para lhe dar uma ideia do que poderá provar sozinho ou numa visita guiada, eis alguns dos pratos que lhe serão apresentados na ementa: bolinhos de farinha, legumes, crème brûlée, foie gras e afins são definitivamente especialidades desta cidade do sul de França.

Reservar uma degustação de vinhos e queijos no Vale do Rhône

2. Se visitar os bairros perigosos, vá com um guia

Na Gerlândia| ©christine.petitjean
Na Gerlândia| ©christine.petitjean

Como em todo o mundo, em França, e mais concretamente em Lyon, existem também alguns locais realmente perigosos, onde recomendo que só vá acompanhado por um guia turístico que saiba exatamente quais são as leis e os comportamentos nestas zonas. É por isso que uma boa maneira de se deslocar na cidade é inscrever-se numa das melhores visitas guiadas de Lyon.

Embora a cidade seja geralmente bastante segura, também é verdade que está no topo das listas das cidades mais perigosas de França, uma vez que existem alguns bairros específicos que deve evitar por terem uma taxa de criminalidade algo elevada.

Entre os locais mais perigosos de Lyon, que recomendo que visite com um guia, estão os 7º, 8º e 9º arrondissements, que incluem bairros como Gerland e La Duchère, sendo este último o mais afetado pela criminalidade.

Deve também ter em consideração que, como turista, corre um maior risco de ser vítima de assaltos de rua nestes bairros perigosos de Lyon, porque os ladrões locais procuram turistas desprevenidos para roubar algum dinheiro e o resto dos seus pertences.

Reservar uma visita guiada a Lyon

3. Verifique os horários de abertura das principais atracções turísticas de Lyon quando fizer o seu itinerário

Basílica de Notre Dame de Fourvière na época do Natal| ©Davide Denti
Basílica de Notre Dame de Fourvière na época do Natal| ©Davide Denti

Embora possa parecer muito óbvio, é muito importante verificar os horários de abertura em Lyon antes de planear o seu itinerário de viagem, uma vez que muitas atracções tendem a alterar os seus horários de abertura em função da época do ano. Ao contrário de outras cidades do mundo, que tendem a ter horários de abertura iguais ou muito semelhantes ao longo do ano, em Lyon, como uma cidade com clima extremo, os horários de abertura são muitas vezes diferentes.

Muitas atracções da cidade tendem a abrir mais cedo e a fechar mais tarde no verão, enquanto no inverno abrem mais tarde e fecham mais cedo, tudo devido à subida ou descida da temperatura em cada caso. Se prestar atenção a isto, saberá quais as atracções a incluir na sua lista das melhores coisas para fazer em Lyon.

A Ópera, a Basílica de Notre Dame, o Museu de Belas Artes e outros museus espalhados pela cidade são algumas das atracções que se destacam por terem um horário diferente em cada uma das estações do ano. Por isso, ao fazer o seu roteiro de viagem, recomendo que verifique os horários de funcionamento para não ter uma surpresa desagradável ao chegar.

Comprar o cartão da cidade de Lyon

4. Se viajar em julho, agosto e setembro, reserve o seu hotel com antecedência

Reservar online| ©Glenn Carstens-Peters
Reservar online| ©Glenn Carstens-Peters

Viajar para Lyon durante a época alta é um verdadeiro desafio, e é por isso que uma das coisas que deve fazer quando quiser viajar para cá durante os meses de julho, agosto e setembro, que é a época alta, é fazer as suas reservas com bastante antecedência para ir à cidade.

É verdade que há hotéis e atracções turísticas suficientes na cidade para fazer face à procura da época alta, mas também é verdade que deve fazer as suas reservas com bastante antecedência para evitar ficar sem quartos de hotel, restaurantes para comer ou bilhetes para algumas das atracções mais populares da zona.

Se pretender apanhar o autocarro turístico da cidade para percorrer a cidade e ver os pontos turísticos e as atracções, recomendo que faça também a sua reserva com bastante antecedência, tendo em conta que pode comprar o seu bilhete até um ano antes.

É melhor reservar pelo menos um mês antes de planear visitar a cidade, porque assim terá a certeza de que terá um local fantástico para chegar, onde comer e que locais visitar, especialmente se espera ficar em Lyon durante 3 dias ou mais.

5. Antes de fazer uma excursão a partir de Lyon, pergunte se ela inclui refeições e lanches

As ruas de Lyon| ©Jeanne Menjoulet
As ruas de Lyon| ©Jeanne Menjoulet

Uma das coisas que definitivamente precisa de fazer quando viaja para a cidade é inscrever-se numa das melhores excursões de Lyon, mas quando o fizer, recomendo que pergunte antes de reservar se a excursão inclui refeições e lanches ao longo do caminho. Isto porque, em muitas ocasiões, as excursões não incluem comida a bordo e terá de levar dinheiro suficiente para comprar alguma.

Esta dica é ainda mais útil quando se viaja com crianças, porque por vezes as refeições oferecidas durante as excursões não são adaptadas às crianças. Se achar que é um pouco inconveniente levar comida para a viagem, recomendo que leve dinheiro suficiente para comprar comida pelo caminho.

Além disso, aconselho-o a falar com o seu guia turístico antes de partir para saber se haverá alguma paragem para comer ao longo do percurso. Se não houver paragens para comer ou beber ao longo do caminho, então deve considerar levar alguma comida consigo.

6. Alugue uma bicicleta para explorar a cidade de uma forma diferente.

Andar de bicicleta em Lyon| ©Olivier
Andar de bicicleta em Lyon| ©Olivier

Lyon é uma cidade bastante interessante e divertida, por isso uma das coisas que eu realmente recomendo é inscrever-se num dos melhores passeios de bicicleta em Lyon, onde pode conhecer não só os monumentos mais importantes da cidade, mas também os sabores da comida francesa.

Estes passeios podem durar entre três a cinco horas, dependendo do número de locais que o guia turístico lhe sugerir visitar. O melhor destas excursões é o facto de poder ir na companhia de um especialista a todos os locais mais incríveis da cidade. Este guia explicar-lhe-á tudo o que precisa de saber sobre a cidade e os seus arredores, enquanto estiver na sua bicicleta.

Não terá de fazer muito esforço porque estes passeios são normalmente feitos numa bicicleta eléctrica, pelo que não terá de pedalar muito para se deslocar pela cidade. É definitivamente uma daquelas experiências que não pode perder se vai a Lyon em 2 dias ou menos, porque é uma das formas mais rápidas de ver o maior número possível de sítios na cidade.

Reservar um passeio de bicicleta

7. Aproveite todo o tempo que precisar para explorar o Parc de la Tête d'Or, o maior parque de França

Parque da Tête d'Or| ©Gilles Poyet
Parque da Tête d'Or| ©Gilles Poyet

O Parc de la Tête d'Or é um grande parque urbano de 117 hectares a norte da cidade de Lyon, por isso recomendo que reserve bastante tempo para visitar este lugar, para que possa desfrutar de todas as suas atracções, e não se esqueça de usar sapatos confortáveis para caminhar.

No interior do parque, encontrará inúmeras atracções, incluindo um lago, vários jardins botânicos, um jardim zoológico, um comboio turístico, uma estufa, uma biblioteca e uma galeria de arte, pelo que, para visitar todo o complexo, terá necessariamente de caminhar muito. De facto, recomendo que passe pelo menos três horas a passear pelo parque para ver tudo.

Visitar o Parc de la Tête d'Or é uma das melhores actividades para fazer com crianças, mas também deve ter em conta o seu conforto, por isso também recomendo que as calce com sapatos confortáveis, mas também que leve água suficiente para elas e, se forem muito pequenas, recomendo que leve um carrinho de bebé para quando estiverem cansadas de andar.

8. Se for em janeiro, prepare-se para apanhar muito mais frio do que o habitual durante o inverno.

inverno em Lyon| ©Olivier
inverno em Lyon| ©Olivier

Os meses de inverno são certamente bastante frios em Lyon, e o mês com o tempo mais frio tende a ser janeiro, quando as temperaturas são geralmente de 7°C no máximo e 0°C no mínimo. É importante usar roupas quentes tanto à noite como durante as horas de sol.

Se está a planear viajar no inverno, embora não necessariamente em janeiro, recomendo que veja algumas das melhores coisas para fazer em Lyon em novembro, que é quando o inverno começa na cidade. O oposto é verdadeiro se estiver a viajar no verão. Os meses de verão em Lyon vão de junho a setembro.

Para estes meses, em que as temperaturas podem ultrapassar os 30ºC, o melhor é levar roupa leve e consultar algumas das melhores coisas para fazer em junho, que é o mês em que começa o verão.

9. Para obter as melhores vistas panorâmicas da cidade, suba à Basílica de Notre Dame de Fourvière

Miradouro em Lyon| ©Jorge Franganillo
Miradouro em Lyon| ©Jorge Franganillo

Se queres ter belas fotografias para recordar a tua viagem a Lyon, tens de subir à Basílica de Notre Dame de Fourvière, um lugar incrível onde podes ter belas vistas panor âmicas da cidade a partir das alturas. Não só isso, mas também pode desfrutar do clima fresco da cidade a partir das alturas.

A Basílica de Notre Dame de Fourvière tem uma varanda de onde se pode ver toda a cidade, e é exatamente aqui que se deve aproveitar a oportunidade para tirar centenas de fotografias das alturas. Para subir a esta varanda, é preciso pagar uma visita guiada à Basílica, onde será levado a conhecer todo o interior do complexo.

E para te dar a dica completa, recomendo que subas para visitar a Basílica no início do dia, entre as 7:00 e as 10:00, porque depois dessa hora a afluência de turistas é consideravelmente maior e poderás ter um pouco mais de dificuldade em aproveitar a visita ao complexo e as incríveis vistas da cidade.

A propósito, pode apanhar o funicular até à Basílica, porque é a forma mais fácil e rápida, mas se estiver em boa forma e não se importar de subir a pé, desde que aprecie a bela paisagem da Vieux Lyon até à Basílica, recomendo que suba a pé e tire fotografias ao longo do caminho.

10. Traga medicamentos anti-alérgicos para o passeio pelo Jardim Botânico de Lyon, caso seja alérgico a alguma das plantas.

Jardim Botânico de Lyon| ©half21st
Jardim Botânico de Lyon| ©half21st

Para muitas pessoas certas plantas podem causar alergias de todo o tipo, por isso uma das melhores recomendações que te posso dar é que se tencionas ir ao Jardim Botânico de Lyon, não deves deixar de levar algum anti-alérgico, pois dentro deste recinto existem muitas plantas exóticas que podem causar algum tipo de alergia.

Dentro do Jardim Botânico é possível ver até 15.000 espécies botânicas, das quais pelo menos 1.400 estão em perigo de extinção, pelo que algumas destas espécies podem de facto causar algum tipo de alergia a quem sofre deste tipo de problema.

É também importante que faça esta visita com um guia turístico que lhe dirá quais as plantas de que pode aproximar-se e quais as que tem de ver de longe. No caso de ir por conta própria, tem de seguir todas as indicações e precauções oferecidas quando chegar ao Jardim Botânico.