Lyon em 1 Dia: tudo o que você precisa saber

Um dia em Lyon, conhecida como a capital da gastronomia, não será suficiente para conhecer tudo o que tem para oferecer. Aqui estão algumas coisas para fazer em 24 horas.

Andressa García

Andressa García

leitura de 10 minutos

Lyon em 1 Dia: tudo o que você precisa saber

Lyon visto de cima | ©Pedro Szekely

Embora um dia não seja tempo suficiente para explorar a cidade na sua totalidade, há muitas coisas para ver e fazer em Lyon para conhecer a cidade. Assim, durante um dia, pode visitar a Basílica de Notre Dame de Fourvière e fazer um passeio pela cidade. Também recomendo passear pela Vieux Lyon e a sua zona histórica.

La Presqu'ile com os seus edifícios históricos, a Catedral de São João ou o Parc de la Tête d'Or, são outros locais que pode incluir na sua viagem de um dia a Lyon. É claro que não pode faltar a comida de Lyon. Este itinerário também lhe dará tempo para visitar o Musée Gadagne e passear ao longo das margens dos rios Rhône e Saône.

Saborear um bom pequeno-almoço em Lyon

Le Petit Bouchon| ©Michel Renouleau
Le Petit Bouchon| ©Michel Renouleau

O seu dia de turismo em Lyon começará nas primeiras horas do dia, pelo que deverá ter chegado à cidade na noite anterior ou, pelo menos, de manhã muito cedo. Assim, deverá iniciar este itinerário por volta das 8:00 horas, tomando um bom pequeno-almoço, quer no seu alojamento, quer perto do primeiro ponto de visita.

Se escolher a segunda opção, terá de se dirigir à Basílica de Notre-Dame de Fourvière, em Lyon, onde encontrará várias opções para experimentar alguns dos melhores pratos de Lyon.

Entre os restaurantes próximos mais populares visitados por moradores e turistas estão La Taverne des Gones, Le Petit Bouchon, Café des Fédérations, Café des Fédérations, Le Max Lyon e La Croix Rousse, todos os quais você pode querer verificar se você se inscrever em um dos melhores passeios de comida em Lyon.

A comida em Lyon é variada e deliciosa, por isso pode escolher entre comida tradicional, como croissants e queijo, ou comida internacional, como ovos mexidos ou torradas. O pequeno-almoço não deve demorar mais de uma hora, pelo que deve entrar na Basílica no primeiro grupo de visitantes.

Reservar uma visita guiada à Croix-Rousse

Visitar a Basílica de Notre-Dame de Fourvière

Basílica de Notre-Dame de Fourvière| ©Ottilia Dózsa
Basílica de Notre-Dame de Fourvière| ©Ottilia Dózsa

Como terá tomado o pequeno-almoço perto da Basílica de Notre-Dame de Fourvière, esta será a primeira atração a visitar. De facto, é um dos principais locais turísticos de Lyon. Abre todos os dias entre as 9:00 e as 18:00, pelo que, neste caso, entrará por volta das 9:00. Para entrar e conhecê-lo, terá de pagar cerca de 8 euros.

Se quiser fazer uma visita guiada, terá de pagar um custo adicional. Demorará entre duas e três horas a explorar completamente o local, por isso, neste caso, passeará durante cerca de duas horas, saindo por volta das 11:00. No interior, poderá apreciar as vistas da varanda da catedral, bem como uma variedade de obras de arte e históricas.

Entre as obras que verá no interior estão a imagem da Virgem Maria, a estátua de São João Batista, a Capela dos Sacerdotes e a Torre da Catedral. Pode visitar a Basílica sozinho ou pode inscrever-se numa das melhores visitas guiadas de Lyon que o levará a ver não só a igreja, mas também outros locais importantes da cidade.

Reservar uma visita guiada a Lyon

Passear pelas ruas de paralelepípedos da Vieux Lyon

A velha Lyon| ©Jeanne Menjoulet
A velha Lyon| ©Jeanne Menjoulet

Depois de sair da Basílica por volta das 11:00, recomendo que dê um passeio pela Vieux Lyon, e não demore mais de uma hora para esta atividade. Se quiser percorrer a Vieux Lyon de uma forma diferente, recomendo que considere um dos melhores passeios de bicicleta em Lyon, embora neste caso esteja a pé.

Parte do que verá no caminho por este lugar histórico será o Théâtre de la Comédie, o Palais de la Bourse, de Justice, de l 'Opera e de la Monnaie, bem como a Place des Terreaux, para não mencionar a própria Catedral de Notre Dame de Fourvière, que já terá visitado. Neste complexo histórico existem também alguns museus como a Casa da Moeda, o Museu de Belas Artes e o Museu de História Natural.

Se finalmente decidir visitar a cidade com uma visita guiada em vez de o fazer por conta própria, tem de ter em consideração que estas podem custar entre 10 e 20 euros. Como só demorará uma hora a percorrer todo o centro histórico da cidade, terá tempo de sobra para admirar as fachadas e tirar muitas fotografias de cada um dos locais que visitar.

Reservar um passeio de bicicleta

Visitar o Museu Gadagne

Museu Gadagne| ©Martin Dickinson
Museu Gadagne| ©Martin Dickinson

Depois de percorrer a cidade de Vieux Lyon, é tempo de fazer uma paragem no Musée Gadagne, que é um museu histórico que, por sua vez, alberga três museus no seu interior: o Museu de História, o Museu das Marionetas e o Museu do Brinquedo, pelo que entrar neste complexo é uma das melhores coisas para fazer em Lyon com crianças, porque pode encontrar actividades especiais para elas.

Dentro do Museu de História pode ver uma coleção completa de artefactos, objectos e documentos relacionados com a história de Lyon entre o século IV e o século XX. O Museu das Marionetas tem uma coleção de marionetas de todo o mundo. E, finalmente, no Museu do Brinquedo, pode ver mais de mil brinquedos antigos e modernos.

Pode inscrever-se para uma visita guiada ao museu através do seu sítio Web, pela qual terá de pagar cerca de 10-20 euros. O complexo está aberto de terça a domingo, entre as 10:00 e as 18:00, mas neste caso, vai por volta das 11:00. Recomendo que passe pelo menos uma hora em cada museu, pelo que terminará por volta das 14:00, que é a altura ideal para fazer uma pausa para almoço.

Almoço perto do Museu Gadagne

Comer em Lyon| ©Pascal Rey
Comer em Lyon| ©Pascal Rey

É provável que saia dos museus com fome, por isso esta é uma boa altura para desfrutar de um bom almoço num dos restaurantes perto do Musée Gadagne. Entre os melhores lugares para experimentar a comida tradicional francesa estão: Café des Fédérations, Le Petit Bouchon, La Taverne des Gones, Le Max Lyon, La Croix Rousse e Le Petit Bouchon.

Não só será brindado com uma variedade de pratos tradicionais franceses, como crepes, saladas e sopas, mas também poderá provar sabores internacionais, como pizza e hambúrgueres. Além disso, vai adorar acompanhar a sua refeição com bons vinhos, o que o fará querer inscrever-se numa das melhores excursões de vinho de Lyon.

Reservar o passeio de tuk tuk

Passeio pelo Parc de la Tête d'Or

Parque da Torre de Ouro| ©Gilles Poyet
Parque da Torre de Ouro| ©Gilles Poyet

Um bom plano para depois do jantar é definitivamente dar um passeio pelo Parc de la Tête d'Or, que é um dos maiores parques de França e certamente uma das principais atracções de Lyon. Se há uma coisa que vai adorar neste lugar, é o facto de ser ideal para se ligar à natureza.

Chegará ao parque pouco depois das 15:00 para um passeio de duas horas, aproximadamente, e não terá de pagar nada para o percorrer. Vai adorar percorrer os trilhos e ver a fauna e a flora locais. Também recomendo parar para descobrir os jardins botânicos e visitar o lago.

No interior do parque, pode também desfrutar de várias actividades desportivas e de lazer, como o paddle, o futebol ou o ténis. É um bom local para visitar em Lyon em abril ou maio, quando é primavera e as flores estão no seu auge de floração e beleza.

Reservar um passeio de bicicleta

Visitar o Jardim Zoológico de Lyon

Girafas no Jardim Zoológico| ©Frédéric de Villamil
Girafas no Jardim Zoológico| ©Frédéric de Villamil

Por volta das 17:00, poderá entrar no Jardim Zoológico de Lyon, que se situa no mesmo parque que tem estado a visitar nas últimas duas horas. É definitivamente uma experiência única, classificada como uma das melhores coisas para fazer em Lyon, independentemente do tipo de viagem que fizer à cidade.

Para entrar, terá de pagar cerca de 8 euros por adulto e aproximadamente 6 euros por criança. Recomendo que fique lá dentro durante pelo menos duas horas, o que será suficiente para ver todo o zoo. Pode fazer a visita sozinho ou pode inscrever-se numa visita guiada, se pagar algum dinheiro extra.

No interior do complexo , verá diferentes secções temáticas, incluindo mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Terá a oportunidade de ver pelo menos 500 espécies diferentes, incluindo ursos polares, pinguins, búfalos africanos, tigres de Sumatra e hipopótamos. Sairá do jardim zoológico por volta das 19:00, uma hora antes do seu encerramento às 20:00.

Passeio ao longo das margens dos rios Rhône e Saône.

Passeio ao longo das margens do rio Saône| ©Joan
Passeio ao longo das margens do rio Saône| ©Joan

19:00 é a altura ideal para dar um passeio ao longo das margens dos rios Ródano e Saône, que se situam muito perto do jardim zoológico onde estava a passear. Vai adorar a mistura de modernidade e antiguidade que vai sentir nesta zona do Ródano.

Terá a oportunidade de ver e fotografar diferentes edifícios e as muitas pontes antigas da cidade e, ao mesmo tempo, poderá ver a natureza de perto. Aproveite para tirar fotografias na antiga ponte Saint Nicolas, na ponte Tournelle, na Pont de la Paix, na Pont de la République e na Pont de la Concorde.

Pode passear sozinho ou participar num dos muitos passeios guiados ao longo das margens dos rios Ródano e Saône. Demorará cerca de uma hora a percorrer este local, embora, se preferir , possa ficar até duas horas para conhecer a atmosfera da zona durante o início da tarde.

Para além dos vários edifícios, um passeio por esta zona dar-lhe-á a oportunidade de ver a atividade da vida selvagem no rio, que inclui patos, cisnes e uma variedade de peixes.

Reservar uma prova de vinhos e queijos no Vale do Ródano

Visitar a Place Bellecour

Praça Bellecour| ©Kirk K
Praça Bellecour| ©Kirk K

Depois de ter feito um bom passeio pelas margens dos rios Ródano e Saône, entre as 20:00 e as 21:00 horas, é uma boa altura para conhecer a vida nocturna da cidade, e que melhor lugar para o fazer do que a Place Bellecour, uma das principais praças de Lyon, situada no coração da cidade.

É um espaço público importante e um ponto de encontro tanto para os habitantes locais como para os turistas. Recomendo que passe pelo menos uma hora a passear pela praça e a desfrutar da animada vida nocturna que aqui se vive à noite. Aqui pode ver os ícones da praça, como a estátua equestre de Luís XIV e a Igreja da Trinité. Também se pode ver a Estátua da Liberdade e a Estátua da República.

Se fizer uma visita guiada ou um passeio noturno pela cidade, o seu guia irá contar-lhe alguns dos pormenores mais interessantes da praça, que também foi palco de acontecimentos importantes na história da cidade. Um dos eventos que os habitantes locais ainda recordam e comemoram é a celebração da libertação da cidade durante a Segunda Guerra Mundial.

Esta é definitivamente uma das melhores coisas para ver e fazer em Lyon à noite, porque aqui pode ver as pessoas a desfrutar de um copo de vinho ou cerveja em torno da praça, é também uma boa altura para visitar os mercados, ou simplesmente sentar-se num banco para desfrutar da atmosfera. À volta da praça encontram-se restaurantes, bares e discotecas.

Jantar num bistrô

Comer fora em Lyon| ©[puamelia]
Comer fora em Lyon| ©[puamelia]

Depois de passear pela praça e desfrutar da vida nocturna, vai querer comer qualquer coisa, e se assim for, deve saber que há muitas opções de restauração perto da Place Bellecour em Lyon. A região de Lyon é famosa pelos seus queijos e pela vasta seleção de carnes, pelo que a sua primeira escolha é comer comida tradicional francesa.

Entre as opções gastronómicas que encontrará na praça estão: frango ao vinho, fondue de queijo, batata gratinada, carne de vaca ao vinho tinto ou salada com ovo, bacon e fiambre. Depois do jantar, experimente algumas das sobremesas tradicionais francesas, incluindo flan, tarte de maçã e doce de nata.

Os locais a visitar para esta variedade de comida incluem o Café Bellecour, L'Espace Brasserie, Le Wagon Bar, La Fondue Lyonnaise, La Table Lyonnaise, La Maison des Canuts e Le Vieux Lyon. Deve ir jantar por volta das 21:00, e não deve ficar mais tarde do que 22:00, para conhecer melhor a vida nocturna e as discotecas em Lyon.

Descobrir a vida nocturna da cidade

Lyon à noite| ©Sylvain Perichon
Lyon à noite| ©Sylvain Perichon

Depois de um bom jantar e de algumas bebidas, é altura de continuar a descobrir e a desfrutar da vida nocturna da cidade de Lyon. Pode ficar a dançar e a tomar mais umas bebidas, ou pode saltar este último ponto do itinerário e ir para o seu hotel ou alojamento para descansar.

Como a vida nocturna de Lyon é muito variada, encontrará muitos locais para desfrutar do ambiente de festa. Entre os melhores lugares para tomar uma bebida estão os bares da Rue Mercière, o Bar des Capucins e o Velvet Club. Se quiser ir dançar, pode escolher entre uma variedade de discotecas e clubes noturnos, como o Club Transbo, o Club La Paloma, o Ninkasi Kao e o BPM.

Se não quiser ir dançar, Lyon, sendo uma cidade tão cultural, oferece-lhe a possibilidade de ir e desfrutar de outros planos como peças de teatro, ver filmes nos muitos cinemas, assistir a concertos nas várias salas da cidade, entre outros locais para desfrutar da noite cultural.

Descanso e regresso a casa

Ruas de Lyon| ©Jeanne Menjoulet
Ruas de Lyon| ©Jeanne Menjoulet

Depois de um dia tão completo e agradável de passeios turísticos em Lyon, é altura de regressar ao seu alojamento para descansar para uma partida antecipada para o aeroporto e regresso a casa. O aeroporto mais próximo para viajar é o Aeroporto de Lyon-Saint Exupéry.