12 coisas para fazer no Brooklyn, Nova York

Se viajar para Nova Iorque, não pode deixar de visitar Brooklyn, a zona alternativa mais cool da cidade. Tome nota do que tem de fazer, ver (e comer) por lá!

Isabel Catalán

Isabel Catalán

leitura de 12 minutos

12 coisas para fazer no Brooklyn, Nova York

A famosa Ponte de Brooklyn | ©Hellotickets

O bairro de Brooklyn é um ponto obrigatório na sua lista de coisas para ver e fazer em Nova Iorque. Há décadas que é a capital hipster do mundo, repleta de cafés, lojas e restaurantes que outrora foram fábricas e que hoje representam o epicentro gastronómico de Nova Iorque.

Brooklyn é um dos bairros mais trendy de Nova Iorque. Um bairro com um passado industrial e uma forte identidade cultural que vale bem a pena visitar. Bem-vindo ao Brooklyn!

1. Atravesse a ponte de Brooklyn

Atravessar a ponte de Brooklyn| ©Hellotickets
Atravessar a ponte de Brooklyn| ©Hellotickets

Numa cidade como Nova Iorque, onde não faltam grandes marcos turísticos, um dos primeiros sítios que tem de visitar é a famosa Ponte de Brooklyn. Já a terá visto inúmeras vezes na televisão, mas atravessá-la é inspirador e as suas vistas sobre o East River e o horizonte de Nova Iorque são fascinantes. Pode atravessá-la a pé ou fazer uma excursão de bicicleta a partir de Manhattan.

Inaugurada em 1883, esta maravilha da engenharia eleva-se sobre o rio , ligando Brooklyn e Manhattan, desde os bairros de Brooklyn de DUMBO e Brooklyn Heights até ao bairro Civic Center de Manhattan. De facto, a partir daqui, terá as melhores vistas do horizonte de Manhattan.

  • Quanto tempo demora a percorrê-lo: tendo em conta que irá parar para tirar fotografias e ver as vistas, demorará cerca de 45 minutos. A extensão é de 1,8 quilómetros.
  • De Manhattan para Brooklyn ou vice-versa: Escolha a direção que mais lhe convém, dependendo do que quer fazer a seguir. Embora a maior parte das pessoas a atravesse a partir de Manhattan, eu gosto de a atravessar a partir de Brooklyn, porque assim pode ver as vistas do horizonte da ilha durante todo o percurso.
  • Quando visitar: A altura ideal é logo pela manhã para tirar fotografias sem demasiados turistas. No entanto, outra óptima altura para visitar é ao pôr do sol, quando o sol se põe lentamente e Nova Iorque começa a iluminar-se.
  • Nasua própria faixa: Ao iniciar a caminhada, para evitar acidentes, fique na faixa de pedestres, pois ela só é separada da ciclovia por uma linha pintada no chão e ambas são muito estreitas. Não se perca tirando fotos, tenha cuidado!

Reservar uma visita guiada à Ponte de Brooklyn

2. NBA no Barclays Center

O Barclays Center, casa dos Nets| ©Hellotickets
O Barclays Center, casa dos Nets| ©Hellotickets

O Barclays Center é uma enorme arena no coração de Brooklyn, mesmo ao virar da esquina do BAM. Com capacidade para mais de 17.000 espectadores, é famoso por ser o estádio "caseiro" dos Brooklyn Nets (NBA) e dos New York Islanders (NHL) desde 2012.

O Barclays Center também já acolheu campeonatos de boxe e eventos musicais (de facto, alguns dos melhores artistas do planeta, como Celine Dion, Ariana Grande e Marc Anthony, já actuaram aqui). Se quiser assistir a um jogo da NBA durante a sua visita a Nova Iorque, não pode perder os Brooklyn Nets aqui. A época começa no final de outubro e termina em meados de abril.

Porque é que eu recomendo que vá ao Barclays Center

Você vem a Nova York para se divertir e mesmo que não seja muito fã de esportes, assistir a um jogo da NBA nos Estados Unidos é um verdadeiro show de música, festa, dança e, acima de tudo, basquetebol. Você está pronto para ver os melhores jogadores do mundo de perto? Veja como conseguir ingressos para a NBA em Nova York.

Reservar bilhetes para a NBA

3. Divirta-se em Coney Island

No Luna Park, o parque de diversões de Coney Island.| ©Hellotickets
No Luna Park, o parque de diversões de Coney Island.| ©Hellotickets

Uma das melhores coisas para fazer em Brooklyn, especialmente se estiver a viajar para Nova Iorque no verão com crianças, é ir a Coney Island, o bairro onde os nova-iorquinos vão para relaxar ao ar livre e desfrutar da praia quando o tempo está bom.

Passear pelo calçadão

Uma das minhas coisas favoritas em Coney Island é caminhar ao longo do calçadão com a brisa do Atlântico no rosto e o cheiro do oceano - é uma sensação óptima!

Luna Park

A outra grande atração da zona é o Luna Park, uma mistura entre uma feira antiga e um parque de diversões que mantém muitas das suas atracções originais como a Wonder Wheel ou a montanha russa Cyclone e aquele charme vintage que é tão especial. Considere-o um plano essencial se for a Nova Iorque com crianças.

Perto está um espetáculo de aberrações tão típico dos anos 20 e 30. O espetáculo é diferente em cada temporada e, embora alguns dos truques se repitam, sentir-se-á como se estivesse a reviver tempos passados no meio de mulheres barbudas, anões e outras personagens típicas.

Visitar o Aquário de Nova Iorque

Por último, mas não menos importante, uma atração divertida para ver em Coney Island é o Aquário de Nova Iorque, o único aquário da cidade localizado na orla marítima. O seu objetivo é mostrar aos visitantes a importância da preservação dos ecossistemas aquáticos. Aqui pode ver lontras marinhas, tubarões e pinguins, entre muitas outras espécies. Verifique quando entra para ver quando os animais comem e não perca se coincidir com a sua visita - as crianças vão adorar!

Reserve uma visita guiada aos bairros e a Coney Island

4. Entre no espírito natalício em Dyker Heights

Decoração típica de uma das casas em Dyker Heights| ©Hellotickets
Decoração típica de uma das casas em Dyker Heights| ©Hellotickets

Dyker Heights é um bairro residencial de Brooklyn que não seria nada de especial se os seus residentes não se empenhassem em celebrar o Natal, decorando as suas casas e jardins com centenas de grinaldas, bolas de Natal, luzes coloridas e outras decorações - e quando digo "tudo", quero mesmo dizer tudo!

Alguns optam por luzes elegantes e discretas, enquanto outros enchem os seus jardins com todo o tipo de luzes, insufláveis e figuras de Natal que cantam canções de Natal e se movimentam.

Uma verdadeira competição que começou nos anos 80 e que se tornou num evento anual, para o qual algumas famílias chegam a pagar a empresas de decoração para surpreender os curiosos. Uma tradição a não perder em Brooklyn se estiver a viajar para Nova Iorque no Natal.

Informações práticas

  • Quando: Embora alguns habitantes locais acendam as luzes no final de novembro, a maior parte das vezes é feita em dezembro, até ao final do ano.
  • Onde: As ruas mais populares que chocariam o próprio Grinch situam-se entre a 11ª e a 13ª Avenidas e as ruas 83ª e 86ª.

Reserve uma excursão de Natal em Dyker Heights

5. Mergulhe na arte de rua

Arte de rua| ©Steven Dolan
Arte de rua| ©Steven Dolan

Outra coisa a fazer é descobrir a cultura artística do bairro de Bushwick, em Brooklyn. E não há melhor maneira de o fazer do que com uma visita guiada de arte de rua. Numa visita de cerca de uma hora e meia, acompanhada por um artista local que conhece bem as técnicas do graffiti, poderá admirar todos os murais do bairro, uma verdadeira exposição ao ar livre!

Também aprenderá tudo sobre a história do bairro e a evolução deste movimento artístico, além de descobrir uma visão completamente diferente da cidade de Nova York.

Note que se já fez esta atividade antes, pode voltar a fazê-la, pois há um evento anual onde artistas de todo o mundo se juntam para pintar as suas obras, que são guardadas até à edição seguinte, onde outros artistas fazem novas obras sobre as anteriores.

Reservar uma excursão de arte de rua em Brooklyn

6. Trazer ao de cima o artista de graffiti que há em ti!

Graffiti de Brooklyn| ©zimwizdotcom
Graffiti de Brooklyn| ©zimwizdotcom

E se o passeio de arte de rua não for suficiente para si, pode reservar um workshop de graffiti onde pode criar o seu próprio graffiti e guardá-lo como recordação para sempre. Trabalhará com um verdadeiro artista de graffiti e aprenderá todos os truques do ofício.

Um plano ideal para os adultos, mas também para as crianças da casa. Venha juntar-se a este plano original e divertido, uma das aventuras que deixará os seus amigos sem palavras!

Reservar um workshop de graffiti em Brooklyn

7. Passeio pelo bairro judeu de Williamsburg

Em Williamsburg| ©berk2804
Em Williamsburg| ©berk2804

Os hipsters e a comunidade judaica mais conservadora de Nova Iorque vivem lado a lado em Williamsburg, este bairro judeu em Brooklyn. No entanto, cada um tem o seu próprio espaço e vive à sua maneira: os hipsters em Williamsburg e os judeus ortodoxos na zona de South Williamsburg, à qual se chega atravessando a ponte de Williamsburg.

Este lugar é como caminhar por um mundo diferente, austero e simples. Não há tantas lojas charmosas e os edifícios parecem um pouco mais negligenciados em comparação com a outra parte do bairro. É o lar dos judeus hassídicos (um ramo do judaísmo ortodoxo) que vieram da Hungria para escapar à Segunda Guerra Mundial.

Ao passear por South Williamsburg, notará que os seus restaurantes e lojas têm sinais em hebraico, tal como os típicos autocarros escolares amarelos. Se puder, recomendo que entre numa loja kosher e compre alguns doces ou muffins - são muito saborosos!

Viajar de forma responsável

Esta é uma comunidade muito fechada e muito respeitadora do seu modo de vida e tradições. Os visitantes não lhes prestam muita atenção e estão habituados a vê-los passar pelo bairro, mas é uma boa ideia ser atencioso no seu passeio por South Williamsburg (especialmente quando tirar fotografias que possam mostrar os seus vizinhos).

O contraste entre os diferentes modos de vida pode ser chocante, mas mesmo que fique impressionado com as suas roupas, penteados ou outros pormenores, tente não os fazer sentir desconfortáveis, olhando-os com curiosidade ou seguindo-os para tirar fotografias, para não os fazer sentir desconfortáveis. Respeitar os outros também faz parte de uma viagem responsável.

Reservar uma visita guiada a Williamsburg

8. Comer no Time Out Market

Mercado Time Out| ©Hellotickets
Mercado Time Out| ©Hellotickets

O DUMBO não tem falta de restaurantes onde se pode parar para comer qualquer coisa. Junto à Grimaldi's Pizzeria, famosa em toda a Nova Iorque pela sua pizza de pepperoni, neste bairro encontra-se o Time Out Market, um food hall com mais de vinte bancas de comida onde se podem provar diferentes pratos sem sair das Empire Stores, o pitoresco edifício onde se situa e que testemunha o passado industrial de Brooklyn no século XIX.

Esta é uma opção perfeita se viaja em grupo e quer evitar o eterno debate sobre onde cada um quer ir comer. Há um pouco de tudo aqui: italiano, japonês, tailandês, libanês, bagels, hambúrgueres, comida vegetariana, doces e muito mais. Alguns dos melhores chefs da cidade, escolhidos pela revista Time Out New York, partilham o espaço de 2.400 m2.

O Time Out Market no 55 Water Street reúne também alguns dos melhores bartenders de Nova Iorque em três bares, que prepararão deliciosos cocktails para brindar à sua viagem. Se quiser tomar uma bebida com vista e com o estômago cheio, tome nota dos melhores telhados de Nova Iorque.

Informações práticas

  • Endereço: 55 Water Street, Brooklyn.
  • Horário: Aberto às sextas-feiras das 11 às 21 horas e aos fins-de-semana das 9 às 21 horas.
  • Pagamentos: O Time Out Market não aceita dinheiro nos seus restaurantes, apenas nos bares. Terá de pagar com cartão.

Reservar um tour gastronómico em Brooklyn

9. Maravilhe-se com as vistas do DUMBO

Vistas de DUMBO| ©Hellotickets
Vistas de DUMBO| ©Hellotickets

Outrora uma zona industrial cheia de fábricas e armazéns sombrios, DUMBO é agora uma das zonas mais modernas de Nova Iorque. No final dos anos 70, o DUMBO era o lar de boémios e artistas que mudaram a alma do bairro, que se tornou o epicentro de novos movimentos artísticos e atraiu novos vizinhos ricos devido à sua proximidade de Manhattan.

Quando se chega ao DUMBO, a primeira coisa que se quer fazer é dar um longo passeio e perder-se nas suas ruas. Ficará impressionado com a forma como se manteve a combinação perfeita entre a antiga arquitetura industrial e os pisos de pedra, onde ainda são visíveis as antigas linhas de comboio, e o design mais moderno e os espaços de luxo que se podem ver no bairro.

O que ver em DUMBO?

  • Washington Street: Perto da ponte de Brooklyn fica esta rua de onde se pode tirar fotografias da maravilhosa ponte de Manhattan com Nova Iorque ao fundo.
  • Pedir uma pizza no Grimaldi's: Experimente as pizzas do lendário Grimaldi's na 1 Front Street, mesmo por baixo da Ponte de Brooklyn. As filas à entrada valem a pena pela sua deliciosa pizza de pepperoni - uma dica: leve dinheiro, pois não aceitam cartões!
  • Plymouth Street: Ao caminhar por esta rua, verá que ela é atravessada pelos antigos carris por onde passavam os comboios de mercadorias que iam para a Big Apple.
  • Admirar a arte de rua: Esculturas, graffiti e murais espalhados pelas ruas de DUMBO mostram a alma boémia e artística de Brooklyn, e pode participar num workshop de graffiti em Brooklyn para aprender a fazer o seu próprio!
  • Noitesde cinema: Durante julho e agosto, as noites de quinta-feira são noites de cinema clássico ao ar livre no Pier 1 Harbor View Lawn. Pegue suas pipocas e aproveite a brisa de verão do East River com a linha do horizonte de Manhattan ao fundo.

Marque uma sessão fotográfica em Brooklyn com o fotógrafo

10. Uma noite no BAM

No exterior da BAM em Brooklyn| ©Hellotickets
No exterior da BAM em Brooklyn| ©Hellotickets

Outra coisa a fazer em Brooklyn é passar uma noite no BAM (Brooklyn Academy of Music), um centro multiartístico que há mais de um século acolhe artistas aventureiros com ideias ousadas que surpreenderam o público. Trabalham especialmente com artistas emergentes, mas também com artistas inovadores que já se tornaram conhecidos. Até mesmo actores como Cate Blanchett, Jeremy Irons e John Malkovich passaram pelos palcos do BAM.

O edifício principal, situado perto da paragem de metro Atlantic Avenue - Barclays Center, é partilhado pelos Rose Cinemas, especializados em filmes de autor, pela Howard Gilman Opera House e pelo Lepercq Space, um espaço polivalente para espectáculos.

Se gosta de arte inovadora e alternativa, dê uma vista de olhos no seu sítio Web oficial, pois encontrará propostas culturais muito interessantes e diferentes. E se preferir continuar o seu itinerário vendo um dos melhores museus de Nova Iorque, não perca o Brooklyn Museum.

Reservar bilhetes para os melhores museus

11. Passear pelo Main Street Park

Uma pausa no Brooklyn Park| ©Hellotickets
Uma pausa no Brooklyn Park| ©Hellotickets

Um dos meus sítios preferidos em DUMBO, pelas suas vistas de cortar a respiração, é o Main Street Park, um dos melhores parques de Nova Iorque. Com a ponte de Brooklyn de um lado, a ponte de Manhattan do outro e o East River e a linha do horizonte do Financial District em frente, não vai conseguir parar de tirar fotografias!

Mas, para dizer a verdade, não gosto apenas por esta razão, mas também porque é aqui que se encontra o Jane's Carousel, um autêntico carrossel dos anos 20 que foi restaurado ao seu esplendor original e que faz parte da paisagem de Brooklyn desde os anos 80, quando foi trazido de Ohio.

Main Street Park com crianças

Se estiver de visita a Nova Iorque com a família, é um ótimo local para levar as crianças para um passeio divertido e para passear. O Jane's Carousel é para todas as idades, por isso não seja tímido e ande num dos seus pequenos e bonitos cavalos por apenas $2. Também é perfeito se estiver a viajar com o seu parceiro e quiser surpreendê-lo com uma noite romântica.

Praia de Brooklyn

Por outro lado, no Main Street Park há uma pequena praia rochosa conhecida como Pebble Beach. Existe uma espécie de bancada onde se pode sentar um pouco e relaxar, olhar para as fotografias que tirou até agora e apreciar a vista panorâmica da cidade. Se estiver a viajar para Nova Iorque no verão, este é o local ideal para estar durante os dias mais quentes de julho e agosto em Nova Iorque.

Outro plano para fazer em Brooklyn durante a sua visita, especialmente entre agosto e outubro, é alugar um caiaque para passear no East River. Pode encontrar mais informações no sítio Web oficial. Se está à procura de mais planos especiais como este, não perca esta lista de experiências imperdíveis em Nova Iorque.

12. Confira o Mercado de Pulgas do Brooklyn

Mercado de Pulgas do Brooklyn| ©Jason Lam
Mercado de Pulgas do Brooklyn| ©Jason Lam

Uma das melhores coisas para fazer em Brooklyn é visitar o Brooklyn Flea Market emDUMBO aos sábados, das 10h às 17h, de abril a outubro. É um mercado de pulgas vintage que oferece uma grande variedade de produtos (vestuário, mobiliário, livros, bijutaria e artesanato) carinhosamente expostos por mais de 150 vendedores e artesãos locais.

Se adora mercados de pulgas e está em Nova Iorque no inverno, este espaço transforma-se no Winter Flea, um mercado de pulgas de antiguidades, artesanato e comida que abre entre novembro e março. Shopaholics, é aqui que encontrarão as melhores coisas para comprar em Nova Iorque.

Porque é que eu gosto desta feira da ladra

Não é a típica feira da ladra, onde os artigos estão apenas empilhados, mas há uma apresentação cuidada que atrai o olhar para as bancas, tentando-o a levar para casa uma recordação única para si ou para a sua família. Há algo único!

Se não sair daqui com um casaco vintage super fixe, sairá com o estômago cheio. Aqui vai provar alguns dos melhores tacos, cachorros-quentes, rolos de lagosta e cannoli siciliano de Nova Iorque. É um dos melhores sítios para comer em Brooklyn.

Informações úteis

  • Horário: Brooklyn Flea Market das 10h às 17h. Winter Brooklyn Flea das 10h às 18h.
  • Localização: Brooklyn Flea Market em Manhattan Bridge Archway - 80 Pearl St. Winter Brooklyn Flea em 25 Kent Ave (8th fl.) Williamsburg.
  • Acesso: gratuito.