10 Coisas para Fazer em Nova York em fevereiro

Nova Iorque em fevereiro não descansa e o facto de ser um mês com menos dias apenas significa que é ainda mais intenso do que o habitual.

Carmen Navarro

Carmen Navarro

leitura de 8 minutos

10 Coisas para Fazer em Nova York em fevereiro

Manhattan na neve | ©John Gillespie

Durante este mês, o calendário americano é marcado por eventos como o Super Bowl, a Fashion Week e outros festivais onde se pode aprender a tricotar, patinar no gelo e muito mais. Não deixe que o frio do inverno em Nova Iorque o impeça!

Mas, sem dúvida, o evento estrela deste mês na cidade que nunca dorme é o facto de poder viver um filme do Dia dos Namorados. Aqui está uma lista de actividades que não pode perder durante o mês de fevereiro.

1. Desfile do Ano Novo Chinês em Chinatown

Desfile do Ano Novo Chinês| ©Howard Brier
Desfile do Ano Novo Chinês| ©Howard Brier

No Ocidente, estamos habituados a celebrar o Ano Novo no dia 1 de janeiro e Nova Iorque não é exceção. Mas os nova-iorquinos também podem dizer que celebram o ano duas vezes, porque quando chega fevereiro, é altura de celebrar o Ano Novo Chinês.

Este evento na Big Apple é celebrado em grande estilo, uma vez que a cidade é o lar de uma das maiores comunidades asiáticas do planeta. Especificamente, o melhor lugar para desfrutar da celebração é Chinatown. Sem dúvida, é a melhor altura para visitar este peculiar bairro.

A cerimónia baseia-se em fogo de artifício e num colorido desfile. E para os mais esfomeados, o artigo seguinte diz-te onde comer em Chinatown se vieres ver a celebração. No entanto, se não quiser ir sozinho, pode sempre reservar uma visita guiada ao Soho, Little Italy e Chinatown e ir acompanhado.

Reservar uma visita guiada ao Soho, Little Italy e Chinatown

2. Viva um Dia dos Namorados cinematográfico em Nova Iorque

Passeio romântico pela Bow Bridge| ©David Ohmer
Passeio romântico pela Bow Bridge| ©David Ohmer

fevereiro é considerado o mês do amor porque é o Dia dos Namorados, e Nova Iorque celebra-o em grande estilo. A cidade está decorada com as montras e vitrinas mais amorosas para o dia mais romântico do ano. A cor vermelha será a protagonista das ruas, avenidas, praças e, claro, das montras.

Se vai com a sua cara-metade nesta altura do ano, o que pode ser melhor do que um encontro numa das famosas pontes da cidade? Mas também pode:

Reservar bilhetes para a Broadway

3. Desfrutar da paz e tranquilidade de Wall Street

Wall Street| ©Ken Lund
Wall Street| ©Ken Lund

Em honra dos aniversários de Abraham Lincoln (12 de fevereiro) e George Washington (22 de fevereiro), a terceira segunda-feira de fevereiro é o Dia do Presidente. Sabe como são patriotas nos Estados Unidos, e este é um dos dias em que se dá a sua maior veia americana.

Como é um feriado bancário, as escolas, os bancos e muitas outras empresas fecham as portas, mas as principais atracções da cidade estão abertas.

Não pode perder a oportunidade de ver a cidade sem a ag itação da cidade que nunca dorme. A zona de Wall Street, no Distrito Financeiro, estará particularmente calma, pelo que poderá ser uma boa altura para reservar uma visita guiada a Wall Street e explorar o Ground Zero e o Memorial e Museu do 11 de setembro.

Reservar uma excursão a Wall Street e ao Memorial do 11 de setembro

4. Conheça de perto e pessoalmente a atmosfera do Super Bowl

Super Bowl em Nova York| ©Caleb T. Gomez
Super Bowl em Nova York| ©Caleb T. Gomez

Juntamente com o basquetebol e o basebol, o futebol americano é um dos desportos mais populares nos Estados Unidos e, em fevereiro, a Super Bowl traz o ambiente para a cidade. A época chega ao fim e com ela o último jogo do ano que proclamará o campeão.

Aqui está um link onde pode comprar bilhetes para a NFL. Também pode ir ao bar mais próximo e ver o jogo. Sem dúvida que ficará surpreendido com a forma como os nova-iorquinos vivem o jogo! Aqui estão alguns dos melhores sítios para comer e beber em Nova Iorque.

E já que estamos em modo desportivo, aproveite a época da NBA em pleno andamento e não perca um jogo da NBA em Nova Iorque, quer seja no Madison Square Garden ou no estádio dos Nets no Barclays Center.

Reservar bilhetes para a NFL

5. Explore a invernal Big Apple

Central Park coberto de neve| ©Mack Male
Central Park coberto de neve| ©Mack Male

Tal como em janeiro, fevereiro é um dos meses em que há mais oportunidades de ver a cidade debaixo de neve. Os nova-iorquinos estão habituados à rotina de inverno de ter que sobreviver a nevascas, que normalmente são tempestades leves, mas que podem despejar centímetros de neve sobre a cidade.

É uma ótima época para visitar alguns dos melhores parques de Nova York, como o Central Park, além de se abrigar do frio em um dos museus de Nova York. Para o meu gosto, o Museu MET, o MoMA e o Museu de História Natural estão entre os mais recomendados.

Em particular, se for com crianças, recomendo que reserve bilhetes para o Museu de História Natural, pois é o que elas tendem a gostar mais.

Reservar bilhetes para o Museu de História Natural

6. À venda em Nova Iorque

Aproveitar as pechinchas de Nova Iorque| ©Gustavo Fring
Aproveitar as pechinchas de Nova Iorque| ©Gustavo Fring

Nos Estados Unidos existem datas muito específicas para os grandes saldos e uma delas, felizmente, cai em fevereiro, concretamente na terceira segunda-feira do mês, o President's Day, de que já vos falei antes.

Neste dia é possível encontrar descontos até 65% numa grande variedade de lojas e produtos, o que é ideal se quiser adquirir produtos que não encontra em Espanha por um preço inacreditável.

E se é daqueles que gostam de fazer compras quando viajam e os saldos não foram suficientes para si, recomendo que reserve um tour de compras em Nova Iorque para descobrir outros lugares menos conhecidos onde pode fazer compras vintage ou de antiguidades.

Reservar uma excursão de compras em Nova Iorque

7. Viva a moda numa das suas capitais graças à Fashion Week

Semana da Moda de Nova Iorque| ©Peter Duhon
Semana da Moda de Nova Iorque| ©Peter Duhon

A Fashion Week é um dos eventos de moda mais famosos do mundo e Nova Iorque, sendo uma das capitais da moda, está no seu melhor nesta altura do ano.

Ruas inteiras fecham e são transformadas em passarelas onde modelos desfilam em alta costura. A feira realiza-se apenas duas vezes por ano, por isso, se visitar Nova Iorque em fevereiro, não a pode perder. Pode ir ao sítio Web da Semana da Moda e procurar bilhetes.

A quantidade de pessoas que movimenta esta celebração não é só de modelos e dos melhores estilistas do momento, mas também de fotógrafos de todo o mundo, bem como de celebridades e dos mais conceituados fashionistas que vêm à cidade.

8. Divirta-se muito no Frost Fest!

Frost Fest no Bryant Park| ©xacobeo4
Frost Fest no Bryant Park| ©xacobeo4

O Frost Fest é um festival realizado no famoso Bryant Park , em Manhattan. Aqui há todo o tipo de actividades, como aprender a tricotar lã, carrinhos de choque no gelo (chamados bumpers) ou até alugar iglus.

Se quiser ver todas as actividades do Frost Fest, deixo-lhe o site para que possa reservar a atividade da sua escolha - vale bem a pena!

9. Provar um hambúrguer no 5 Napkin-Burgers

O hambúrguer original do Five Napkin| ©Ross Bruniges
O hambúrguer original do Five Napkin| ©Ross Bruniges

O hambúrguer é originário dos Estados Unidos e da Alemanha. É por isso que nas suas cidades se podem comer alguns dos melhores do mundo. Por isso, provar um deles é, sem dúvida, uma das actividades que não pode perder se visitar a Big Apple.

Em fevereiro, a estação fria, comer um hambúrguer quente de Nova Iorque é um dos melhores planos. Conhece o ditado: "as coisas boas vêm com a cozedura lenta"? Pois bem, em fevereiro, o turismo é muito menor e os melhores restaurantes de Nova Iorque têm mais tempo para se dedicar às suas criações. Acredite, isso nota-se!

"Five Napkin Burger" é um dos 5 melhores e para muitos o melhor restaurante para comer um hambúrguer nova-iorquino. Também pode comer sushi ou outros pratos, mas o melhor é o hambúrguer "Original", com queijo especial e molho caseiro. É um hambúrguer muito grande, tão grande que é um desafio terminá-lo.

Dica de viajante

O Five Napkin Burger tem vários locais na cidade, por isso é provável que consiga encontrar uma mesa, especialmente em fevereiro. No entanto, é sempre melhor reservar. Pode fazê-lo aqui.

10. Venha para o Winter Jam no Central Park

Winter Jam do Central Park| ©Dave Bledsoe
Winter Jam do Central Park| ©Dave Bledsoe

E para lavar o hambúrguer... Um pouco de desporto! Mas não se preocupe, nesta atividade não o vamos encorajar a fazer jogging no Central Park, o que poderia fazer, mas desta vez vai visitar o parque para assistir ao festival gratuito de desportos de inverno.

Há raquetes de neve, trenós, esqui e snowboard. É uma boa oportunidade para aprender, caso não tenha praticado nenhum destes desportos, ou para melhorar a sua técnica num dos cenários mais singulares para a prática de desportos de inverno.

E para aqueles que preferem assistir ao espetáculo em vez de o protagonizarem, há cabanas que oferecem snacks e chocolate quente para combater o frio. Dirija-se à zona Bandshell do Central Park e desfrute do Winter Jam NYC!


Tempo em NYC em fevereiro

inverno em Manhattan| ©John Gillespie
inverno em Manhattan| ©John Gillespie

fevereiro é um dos meses mais frios do inverno em Nova York, pois as temperaturas variam de -2ºC a 6ºC. É por isso que deve preparar bem a sua mala para que nem o frio nem a neve o apanhem desprevenido.

Pode também preparar actividades para fazer dentro de casa, caso o seu corpo lhe peça para se abrigar do frio. É também uma boa ideia levar um corta-vento, pois especialmente em espaços abertos como a Ponte de Brooklyn, os ventos podem fazer com que o frio se instale profundamente.

Aqui fica uma dica! Viaje com muitas camadas de roupa, para que as possa tirar quando visitar algo no interior.

As multidões de turistas de Nova Iorque em fevereiro

Comemorando o Dia dos Namorados| ©Gary Barnes
Comemorando o Dia dos Namorados| ©Gary Barnes

fevereiro é o mês mais barato para viajar para Nova Iorque. Muitas crianças têm férias escolares em fevereiro devido ao aumento do número de feriados públicos. Isso inclui o Dia do Presidente e, por outro lado, o Dia dos Namorados.

Como muitas pessoas querem sair da cidade antes de todos regressarem à escola ou ao trabalho, é a época baixa e pode encontrar voos, hotéis e restaurantes mais baratos - se conseguir combater o tempo frio, pode poupar na sua viagem sem cortar na aventura!