Mais sobre: Nova Iorque em 6 dias: itinerário e conselhos para a sua viagem
Pouco menos de uma semana é o tempo que escolheu para explorar Nova Iorque. Já pensou no que vai fazer?
Se se organizar bem, terá tempo para aproveitar a cidade ao máximo. Aqui está um guia que lhe será útil. Chegou a hora de realizar o seu sonho!
Dia 1: Central Park e seus museus
De bicicleta pelo parque
Que melhor ocasião do que acordar cedo para visitar o pulmão da cidade de Nova Iorque. O Central Park é enorme, fica entre as ruas 59 e 110 e entre a 5ª Avenida e a Central Park West.
Prepare-se para descobrir uma infinidade de espaços onde passear ao redor de inúmeros lagos, prados e pontes onde foram filmadas muitas séries e filmes. Também há artistas de rua e barracas de comida para desfrutar de uma manhã muito divertida. E se viajar nos meses de inverno, poderá patinar na pista de gelo mais famosa, The Wollman Rink, em um cenário de sonho.
Convido-o a percorrer todos os seus recantos, alugando uma bicicleta por horas, para explorar o parque ao seu próprio ritmo.
Entre no MET
Numa das saídas da zona leste do parque e a apenas 500 metros, encontrará na rua 82 com a 5ª Avenida, o MET ou Museu de Arte Metropolitana.
O Met é um dos 10 museus mais visitados do mundo e, claro, um dos melhores museus de Nova Iorque. Nele poderá admirar obras de artistas tão prolíficos como Monet, Rembrandt ou Van Gogh.
Não pode perder os incríveis tesouros da cultura egípcia que pode encontrar neste museu, como o Templo de Dendur, um presente do país pela ajuda para salvar Abu Simbel.
Coma no The Loeb Boathouse
Volte ao Central Park para desfrutar de uma elegante proposta gastronómica. Este restaurante está localizado no centro do parque, à beira do lago. Um edifício com toques vitorianos em frente ao lago.
Saboreie os diversos pratos da cozinha europeia, entre os quais se destacam a torrada de lagosta ou o bolo de caranguejo. Se conseguir uma mesa junto à janela, vai apaixonar-se pela vista.
Entre no Museu de História Natural
O AMNH fica numa das saídas da parte oeste do Central Park. Certamente já viu o filme de Ben Stiller, «Uma Noite no Museu».
Deixe-se levar pelo mundo mágico da história natural. Sonhe como se estivesse em "Jurassic Park" com a sua coleção de esqueletos de dinossauros ou como se estivesse a navegar a bordo da Enterprise, dando uma olhada no atlas digital do universo no planetário.
Você encontrará um mamute, um calamar gigante ou o maior meteorito já encontrado nos Estados Unidos. Você vai perder isso?
Navegue pelo The Lake ao pôr do sol
E nada melhor do que comprar um hambúrguer em uma das barracas ambulantes do parque e sentar-se ao lado de um dos lagos mais bonitos e grandes do Central Park.
Lá, você pode pegar um barco para dar um passeio pela romântica Bow Bridge, a ponte mais fotografada do parque. Sinta-se como em um filme!
Dia 2: O sul de Manhattan
O Memorial do 11 de Setembro
Hoje, você irá ao Ground Zero de Nova Iorque. É o momento de lembrar as pessoas que perderam a vida no atentado de 11 de setembro. O espaço dedicado ao Memorial ocupa quase metade do World Trade Center e nele você encontrará duas enormes fontes no local onde ficavam as Torres Gêmeas. Também poderá contemplar, entre mais de 400 carvalhos, a árvore sobrevivente, um símbolo da resistência à catástrofe.
Se quiser saber mais, não hesite em visitar o Museu do 11 de setembro.
O distrito financeiro
Não procure, porque já está no meio do Financial District. É um bairro onde se encontram inúmeras sedes de bancos e escritórios, como já deve ter observado ao encontrar muitos executivos de fato a caminhar rapidamente pelas suas ruas.
Neste distrito, há alguns locais emblemáticos que vale a pena visitar, como Wall Street e o seu icónico edifício da Bolsa, tocar no touro de bronze chamado Charging Bull para ter sorte ou tirar uma foto com a estátua Fearless Girl, uma menina que é atualmente um símbolo do empoderamento feminino.
Se quiser parar para comer, recomendo que vá até Stone St. e experimente uma das deliciosas pizzas que pode saborear na Adrienne's.
Museu da Herança Judaica
A poucos minutos a pé, poderá visitar o Museu da Herança Judaica, onde poderá descobrir a história do Holocausto.
Uma homenagem às pessoas que viveram, morreram e sobreviveram, e um legado testemunhal como lição para aprender com a tragédia.
Se quiser visitar este museu, recomendo que escolha o seu New York Pass por dias, a forma mais barata e fácil de ter acesso rápido a quase 100 atrações da cidade de Nova Iorque.
Veja o pôr do sol a caminho da Estátua da Liberdade
A partir do museu, no mesmo Battery Park, encontrará o cais onde pode apanhar o ferry para a Estátua da Liberdade.
Recomendo que relaxe, pois espera-lhe um passeio inesquecível de duas horas e meia de cruzeiro, no qual poderá fotografar os melhores pores do sol com o horizonte de Manhattan como pano de fundo, bem como a Estátua da Liberdade, símbolo indiscutível da cidade de Nova Iorque. Haverá melhor maneira de terminar o dia?
Dia 3: Brooklyn, o bairro com mais personalidade
Atravesse a ponte a pé
Comece o dia com um café na mão e siga para a Ponte do Brooklyn. Caminhe por ela, numa viagem mágica com as melhores vistas de Manhattan e do East River. Não conseguirá parar de tirar fotos a cada passo que der ao lado das suas torres com arcos pontiagudos.
Leve o tempo que precisar e aproveite o barulho dos carros, a brisa do rio e as lembranças que você terá ao relembrar seus filmes favoritos. Seu caminho terminará com a chegada ao bairro do Brooklyn, onde experiências maravilhosas o aguardam.
Dê uma volta por DUMBO
Assim que descer da ponte, encontrará o bairro mais trendy de Nova Iorque, DUMBO. Admire a arte urbana com os seus grafites e murais espalhados por todas as ruas.
A partir do Main Street Park, poderá continuar a tirar fotos do horizonte do Financial District de Manhattan. Sente-se à beira do rio em Pebble Beach para descansar e, se quiser sentir-se como uma criança, suba no carrossel Jane's Carousel para se divertir um pouco.
Visite e coma no Time Out Market
Sem sair de DUMBO, aproxime-se para descobrir um mercado gastronómico com mais de 20 bancas, localizado num edifício industrial.
O Time Out Market leva o nome da famosa revista que escolhe alguns dos melhores chefs e bartenders num amplo espaço de mais de 2400 m2. Sem dúvida, uma maneira fabulosa de celebrar e brindar este belo momento.
O pôr do sol em Coney Island
Se quiser ver um pôr do sol espetacular, que nem todos os viajantes conhecem, pois fica na zona mais ao sul do Brooklyn, prepare-se para desfrutar do melhor em Coney Island. É o local preferido dos nova-iorquinos para relaxar ao ar livre e passar a tarde no seu passeio marítimo.
Se viaja com crianças, nada melhor do que andar nas atrações vintage do Luna Park ou visitar o Aquário de Nova Iorque.
E para jantar, delicie-se com os autênticos cachorros-quentes nova-iorquinos do Nathan's Famous, o primeiro estabelecimento desta famosa cadeia de fast food norte-americana.
Dia 4: O Bronx
Uma manhã no zoológico do Bronx
Um lugar muito recomendável, tanto se viajar com crianças como se simplesmente for um amante dos animais e quiser explorar a fauna da América, África e Madagáscar, é o zoológico do Bronx.
Este fica no centro do parque do distrito com o mesmo nome. É o maior zoológico urbano do mundo e a sua importância surge ao eliminar as jaulas para criar habitats semelhantes aos originais dos animais. Não pode perder os simpáticos lémures numa reprodução do seu habitat natural! Também encontrará ursos polares ou o autêntico gorila do Congo. Uma experiência muito divertida para toda a família.
Faça um piquenique no Jardim Botânico de Nova Iorque
Sem sair do parque e seguindo para o norte, espera-o outro plano magnífico para desfrutar com a sua família. O Jardim Botânico de Nova Iorque foi um dos primeiros jardins botânicos dos Estados Unidos.
Apanhe o comboio gratuito que percorre o parque e desça quando quiser para observar os seus recantos favoritos, ao seu ritmo. Faça uma parada para um piquenique junto ao rio Bronx e a uma floresta milenar e, assim, possa imaginar como era Nova Iorque antes de se tornar a cidade dos arranha-céus. Recomendo que visite a joia da coroa, o Enid A. Haupt Conservatory, um viveiro de ferro forjado com plantas tropicais e cactos, além de suas famosas exposições temporárias.
Tire uma foto no evocativo lago com nenúfares, lírios e lotos aquáticos. Acesse com o seu New York Pass e desfrute deste canto mágico do Bronx, um dos mais visitados.
Visite o Yankee Stadium
Torne-se um verdadeiro fã do desporto rei dos Estados Unidos, o basebol. No Bronx, com fácil acesso de metro, encontra-se este novo estádio criado em 2008, a um quarteirão do antigo, onde joga a equipa residente, os New York Yankees. No interior, compre a camisola da equipa para torcer numa das suas muitas lojas.
Se quiser ter uma visão geral dos bairros adjacentes à Big Apple, reserve o Tour de Contrastes de Nova Iorque e poderá conhecer as belezas dos bairros do Brooklyn, Bronx e Queens, graças a um guia especializado em espanhol com quem poderá descobrir melhor os segredos da cidade.
Dia 5: Pelo norte de Manhattan
Tome o pequeno-almoço junto à Tiffany's & Co.
Foi preciso esperar mais de meio século para que agora você pudesse tomar café da manhã na Tiffany, como sugere o nome que dá título ao filme de Audrey Hepburn.
É que, após a reforma da loja da 5ª Avenida, a Tiffany abriu uma cafeteria. Do quarto andar, você terá uma vista fantástica do Central Park. Escolha um pequeno-almoço completo tipo brunch ou experimente um dos chás selecionados e requintados do menu com um delicioso croissant. Sentir-se-á como uma verdadeira estrela de cinema!
Suba ao Top of the Rock no Rockefeller Center
Já era hora de subir às alturas para se surpreender com a magnitude que representa a cidade de Nova Iorque.
Ao sair para desfrutar do seu «café da manhã com diamantes», vire a esquina e encontrará a entrada para subir aos andares 67, 69 e 79 do Top of the Rock, onde terá a melhor vista panorâmica de Nova Iorque e poderá ver o Central Park e Manhattan em todo o seu esplendor. Está preparado para experimentar a vertigem?
Vá às compras na Quinta Avenida
Depois de uma experiência celestial, é hora de colocar os pés no chão, mas sem deixar o glamour de lado, porque você vai fazer compras na 5ª Avenida!
Junto com a Times Square, é o centro nevrálgico de Nova Iorque, onde você passará, com dezenas de pessoas ao seu redor, as horas livres a ver as montras das lojas de marcas de roupa e da indústria tecnológica, a tocar nos brinquedos favoritos da sua infância ou dos seus filhos na loja da Disney ou a dar um mimo a si mesmo comprando um boné da sua equipa preferida da NBA para o jogo desta noite.
Aconselho-o a fazer uma paragem na Catedral de São Patrício para observar o maravilhoso contraste visual entre a construção do século XIX e os arranha-céus circundantes.
Termine o dia com um jogo da NBA no Madison Square Garden
Esta noite, você terá um grande espetáculo! Assistir a um jogo da NBA ao vivo é tão divertido quanto emocionante, seja você um fã de basquetebol ou esteja assistindo pela primeira vez.
O que é certo é que é uma experiência única. O Madison Square Garden é onde joga o New York Knicks, o time mais famoso da NBA. Não fique sem bilhetes e decida-se a viver o jogo da sua vida!
Depois do jogo, ficou com fome, certo? Aqui, deixo-lhe uma seleção dos 10 melhores lugares para comer em Nova Iorque, para desfrutar de uma apetitosa sanduíche de pastrami ou um hambúrguer suculento. Bom apetite!
Dia 6: Do alto do Empire State
Este último dia será muito especial, pois vou mostrar-lhe os locais mais emblemáticos de Nova Iorque para encerrar esta viagem espetacular e deixar um sabor de boca inesquecível.
Subir ao Empire State Building é uma experiência obrigatória, com vistas da Big Apple que o deixarão boquiaberto.
Aceda ao 86.º andar, a opção mais económica, e pare para contemplar a beleza da cidade. Uma última fotografia para recordar a cidade dos arranha-céus do alto. Mas também tem a possibilidade de chegar ao 102.º andar reservando estes bilhetes. Ficará maravilhado com as vistas!
O encanto contemporâneo do MoMA
Outro local imperdível em Nova Iorque é o MoMa, o museu de arte moderna mais importante do mundo. Prepare-se para ver de perto as obras dos seus artistas favoritos, como Van Gogh, Dalí ou Warhol.
Mas não é só isso que pode apreciar, também existem importantes coleções de fotografia, cinema e design. Uma verdadeira joia que não pode perder!
Aconselho-o a reservar os seus bilhetes com antecedência, pois é um dos museus mais visitados, e a planear a sua visita, pois é muito extenso e há muito para ver no seu interior.
Chelsea Market: uma experiência culinária completa
Dirija-se ao Meatpacking District, uma antiga zona industrial de matadouros reconvertida num bairro da moda com boutiques, galerias de arte e restaurantes incríveis.
Entre a variada oferta gastronómica, recomendo que visite o Chelsea Market. No seu interior, poderá provar a sua especialidade, os mariscos, bem como os diversos pratos da cozinha internacional.
Deixe-se seduzir pelos doces da Amy's Bread ou pelos donuts da Doughnuttery. Além disso, poderá adquirir alguns dos produtos mais frescos na cave do mercado ou levar para casa alguma lembrança.
Times Square e Broadway
E para terminar a sua estadia, vai querer passar pela Times Square, se ainda não teve a oportunidade de o fazer, mas desta vez para contemplar a praça a partir das escadas e observar as centenas de pessoas que vagueiam de um lado para o outro.
Todos os olhares se dispersam neste local, onde é impossível concentrar-se num único ponto, uma vez que dezenas de ecrãs LED inundam este local. Mas vamos tentar. Sente-se, concentre-se num ponto, pegue na sua câmara e dispare o flash. Aí está o seu momento especial para partilhar com o mundo. Adeus, Nova Iorque!
Dê uma vista de olhos aos 10 melhores musicais da Broadway 2021/2022, se quiser desfrutar do seu musical favorito para terminar uma viagem redonda.