10 Coisas para Fazer em Nova Orleans em Setembro

A chegada de setembro marca o fim do verão, mas a diversão não pára em Nova Orleães, pois este mês traz consigo uma série de eventos anuais que vai adorar.

Jhonfrank  Sánchez

Jhonfrank Sánchez

leitura de 11 minutos

10 Coisas para Fazer em Nova Orleans em Setembro

Elétrico noturno | Keith LeBlanc

setembro está associado ao fim do verão, mas em Nova Orleães este mês está cheio de festivais e outras actividades culturais que o manterão entretido durante a sua visita. No início do mês, pode celebrar a diversidade sexual com o Southern Decadence Fest ou refrescar-se com uma visita ao Cool Zoo para o seu último espetáculo do ano no Dia do Trabalhador.

Se gosta de culturas underground, setembro oferece duas atracções que não vai querer perder: o New Orleans Tattoo Arts Festival e o Burlesque Festival. Cada um deles dar-lhe-á a oportunidade de conhecer os melhores tatuadores e dançarinos burlescos do mundo.

Para os amantes da gastronomia, Nova Orleães e as suas áreas circundantes têm algumas excelentes opções para mimar as suas papilas gustativas, com o Beignet Fest de setembro e o Alligator Festival, onde a carne de crocodilo é o prato principal. Há sempre muito para ver e fazer em Nova Orleães, mas setembro vai surpreendê-lo ainda mais...

1. Diga adeus ao verão em Nova Orleans com uma visita ao Cool Zoo

No Cool Zoo| ©MJLope
No Cool Zoo| ©MJLope

O último espetáculo do ano no Cool Zoo, o parque aquático no interior do Audubon Zoo, coincide com o Dia do Trabalhador (a primeira segunda-feira de setembro), por isso, se quiser aproveitar para se refrescar mais uma vez aqui, não perca a oportunidade! Os bilhetes para o Cool Zoo podem ser adquiridos diretamente através do site oficial do jardim zoológico, a partir de 23,80 euros.

No interior do Cool Zoo encontrará desde um escorrega com a forma de um crocodilo branco gigante, até zonas aquáticas dedicadas exclusivamente às crianças. A Gator Run, um rio artificial de fluxo lento, e a Roman Candy Shop são outras das atracções disponíveis.

Reserve o seu autocarro de turismo

2. Assista ao primeiro jogo da temporada de futebol americano e veja os New Orleans Saints jogar

Caesar's Superdome| ©Infrogmation
Caesar's Superdome| ©Infrogmation

A temporada da NFL começa em setembro e, em Nova Orleans, isso significa que os visitantes da cidade têm a oportunidade de ir e apoiar os New Orleans Saints em seu primeiro jogo do ano. Os ingressos para este jogo estão disponíveis a partir de 129 euros. Os bilhetes para este jogo podem ser adquiridos a partir de 129 euros.

Este primeiro jogo é tradicionalmente disputado no Caesar's Superdome, a casa dos New Orleans Saints e um dos estádios desportivos mais impressionantes do mundo. No entanto, recomendo que reserve os seus bilhetes com antecedência, uma vez que os bilhetes esgotam normalmente semanas antes do jogo.

Reserve os seus bilhetes para os New Orleans Saints

3. Celebre a gastronomia francesa participando do Beignet Fest

Comida do Beignet Fest| ©dennis dahn
Comida do Beignet Fest| ©dennis dahn

A culinária francesa é fundamental para a cultura de Nova Orleans, por isso não é de se admirar que todos os anos, em setembro, a cidade realize um festival dedicado a uma das sobremesas francesas mais populares, o Beignet Fest. Pode comprar bilhetes para este evento diretamente no sítio Web do festival.

Dirija-se ao City Park de Nova Orleães (o local do evento) para provar diferentes tipos de beignets, uns mais doces do que outros, mas todos definitivamente deliciosos! E se estiver à procura de algo mais saboroso, ficará satisfeito por saber que também há camiões de comida e cervejas artesanais à venda no evento. Durante o festival, que dura um dia inteiro, também é possível assistir a concertos ao vivo.

Se, para além de comer deliciosas sobremesas, gosta de apoiar causas sociais, então a Fundação Beignet Fest, responsável pela organização deste evento, doa parte do dinheiro angariado a organizações que ajudam crianças com atrasos de desenvolvimento.

Já que estamos a falar de cultura francesa, aproveite para conhecer um dos bairros mais interessantes da cidade com uma das visitas guiadas ao Bairro Francês de Nova Orleães, onde ficará a conhecer as raízes dos imigrantes franceses e espanhóis que ali chegaram e que deram origem às raízes crioulas e à diversidade cultural da cidade americana.

Reservar uma excursão gastronómica a Nova Orleães

4. Comemore o orgulho gay e a diversidade sexual participando do Southern Decadence Festival

Dia do Orgulho em Nova Orleães| ©Tony Webster
Dia do Orgulho em Nova Orleães| ©Tony Webster

Interessa-se pelo mundo queer e quer participar num festival que celebra a diversidade sexual? Então deve visitar Nova Orleães em setembro, exatamente na semana anterior ao Dia do Trabalhador, quando se realiza o Southern Decadence Festival. Este é o maior evento gay de Nova Orleães. Compre os seus bilhetes no site oficial do festival.

Durante seis dias, o Southern Decadence Festival toma conta das ruas de Nova Orleães, enchendo-as de cor (com o tradicional lançamento de missangas) e alegria. A principal atração deste evento é o grande desfile no domingo anterior ao Dia do Trabalhador, que termina no Bairro Francês, talvez o destino turístico mais visitado da cidade.

Outras atracções deste evento incluem também festas a céu aberto e nos bares noturnos no cruzamento das ruas Bourbon e St. Ann. Aí, para além dos cocktails de Nova Orleães, pode também desfrutar de espectáculos de dança com os bailarinos mais famosos da cidade, festas de máscaras temáticas e karaoke.

5. Divirta-se provando diferentes tipos de martinis no Martini Madnes

Martini Madnes| ©Jnas
Martini Madnes| ©Jnas

Realizado todos os anos numa noite de meados de setembro, o Martini Madness é uma das maiores atracções de Nova Orleães. Quer conhecer todos os tipos de martini que existem, desde os tradicionais a alguns que requerem combinações alcoólicas mais elaboradas? Bem, aqui encontrará pelo menos 30 variedades de martinis para experimentar.

Os bilhetes estão disponíveis a partir de 28,3 euros (não bebedores) e 37,8 euros (bebedores).

O Martini Madness realiza-se no recinto do City Park, num espaço especial para eventos onde, para além de beber, também poderá desfrutar de música ao vivo e de deliciosos aperitivos, cortesia de alguns dos restaurantes mais populares da cidade. Além disso, perto do final do evento, é realizada uma votação pública para coroar o barman que preparou os melhores martinis da noite.

Para participar do Martini Madness, é necessário ter pelo menos 21 anos de idade. Uma coisa que talvez lhe interesse saber é que todo o dinheiro angariado durante este evento é administrado pela Friends of City Park Foundation, que mantém o Central Park de Nova Orleães, a joia natural da cidade.

6. Aproveite o Smithsonian Museum Day para obter entrada gratuita num dos museus.

Exterior do museu| ©Chanse Arrington
Exterior do museu| ©Chanse Arrington

Os amantes da cultura devem saber que 17 de setembro é o Smithsonian Museum Day, uma data especial em Nova Orleães, pois durante este dia as pessoas poderão entrar gratuitamente em vários dos seus museus. Mas para isso é preciso primeiro reservar o passe de entrada no site oficial da revista Smithsonian.

Entre as opções que você tem para escolher, minha recomendação é visitar o Museu da Segunda Guerra Mundial ou o Museu de Arte de Nova Orleans. Seja qual for a sua escolha, encontrará exposições extraordinárias de história e arte, respetivamente, que tornarão a sua viagem a esta cidade uma experiência única.

É importante lembrar que para cada passe gratuito tem a opção de levar um acompanhante consigo para o museu. Assim, se for a Nova Orleães em setembro com o seu parceiro, um amigo ou um membro da família, terá a oportunidade de visitar dois museus entre vocês.

Visitar o Museu da Segunda Guerra Mundial

Se for ao Museu da Segunda Guerra Mundial durante o Dia dos Museus Smithsonian, terá acesso a várias exposições que explicam os desafios que os Estados Unidos tiveram de ultrapassar nos teatros do Pacífico e da Europa para vencer a guerra. Cada exposição apresenta testemunhos orais, artefactos históricos (como armas e uniformes) e muito mais!

O museu também oferece duas actividades únicas que lhe darão uma visão mais próxima da experiência de ser um soldado americano na Segunda Guerra Mundial:

  • Repetição do filme Beyond All Boundaries: projetado num cinema 4D, esta experiência cinematográfica imersiva utiliza efeitos sensoriais, como mudanças de temperatura, impactos e até cheiros, para aproximar o espetador dos cenários em que o exército norte-americano lutou a sua parte da Segunda Guerra Mundial.
  • Visita interactiva ao interior do USS Tang: durante esta visita, os visitantes ficarão a conhecer a história do submarino americano mais popular da Segunda Guerra Mundial (conhecido por ter afundado mais navios inimigos do que qualquer outro). A visita inclui uma reconstituição ao vivo da última missão do submarino.

Reservar bilhetes para o Museu da Segunda Guerra Mundial

Visita ao Museu de Arte de Nova Orleães

A arte fascina-o? Então use seu passe gratuito do Dia do Museu Smithsonian para visitar o Museu de Arte de Nova Orleans. Aqui encontrará tudo, desde artistas contemporâneos como Jackson Pollock e Pablo Picasso a pinturas japonesas do período Edo e arte africana antiga, com uma extensa exposição de máscaras e esculturas.

Mas, na minha opinião, a joia mais preciosa do museu é a exposição dedicada ao Egipto da Rainha Nefertari. Nela estão expostos muitos dos 230 objectos que constituem a coleção de arte egípcia antiga do museu.

7. Aqueça-se assistindo às três noites do Festival Burlesco

Festival Burlesco.| ©Darrell Miller
Festival Burlesco.| ©Darrell Miller

Gosta de entretenimento para adultos e está a pensar passar as suas férias de setembro em Nova Orleães? Então não perca o Festival Burlesco, um evento a meio do mês que reúne as melhores dançarinas de burlesco e striptease do mundo. Compre os seus bilhetes antecipadamente no sítio Web oficial do festival.

O Festival Burlesco realiza-se em três locais diferentes de Nova Orleães: o Civic Theatre, o Harrah's Casino e a House of Blues. Ao longo do evento, é possível assistir a uma variedade de espectáculos clássicos, modernos e neo-burlescos. O Bustout Burlesque, outra das principais atracções do festival, é um espetáculo de striptease ao som de jazz ao vivo.

Mas o evento central do festival é o concurso Queen of Burlesque, no qual várias das melhores bailarinas burlescas do mundo competem para ver quem é coroada a rainha do género do ano. Devido ao conteúdo explícito e ao consumo de álcool durante o evento, é necessário ter pelo menos 21 anos de idade para assistir ao Festival Burlesco.

8. Quer saborear um prato exótico de jacaré grelhado ou frito enquanto ouve bandas locais ao vivo?

Roast Alligator (Jacaré assado)| ©Adistosalcampo
Roast Alligator (Jacaré assado)| ©Adistosalcampo

A apenas 25 minutos de carro de Nova Orleans fica Luling, uma cidade da Louisiana que recebe o Alligator Festival anual durante o último fim de semana de setembro. É um festival de música e comida realizado para angariar fundos para pagar a educação universitária de jovens desfavorecidos de Luling.

Organizado pelo Rotary Club da paróquia de Saint Charles e realizado no Westbank Bridge Park, o festival conta com cerca de 10 bandas locais todos os anos, cujos ritmos do sul permitem-lhe ligar-se às raízes profundas do Louisiana durante quatro dias. O evento também inclui uma feira que vende de tudo, desde brinquedos a roupas e jóias.

Mas, em última análise, a cozinha Cajun é a atração central do festival. Os são os descendentes de uma comunidade de exilados franceses do Canadá que vieram para o Louisiana no início do século XVIII. Em vez de se juntarem aos seus compatriotas na recém-fundada Nova Orleães, decidiram mudar-se para as zonas rurais adjacentes, principalmente pantanosas.

O principal prato Cajun a provar, e que dá nome ao festival, é o bife de crocodilo, que se come grelhado ou frito. Outras comidas típicas Cajun disponíveis no evento incluem camarão cozido no vapor, ensopado de caranguejo e jambalaya (arroz frito misturado com carne e legumes). Os bilhetes para este evento estão disponíveis a partir de 52,4 euros.

9. Viva uma experiência assustadora antes do mês do Halloween dentro da Mortuary

Casa Assombrada da Funerária| ©JonathanD
Casa Assombrada da Funerária| ©JonathanD

No final de setembro, a Casa Assombrada da Mortuária abre as suas portas para aqueles que querem começar a celebrar o Halloween mais cedo no ano. Os bilhetes podem ser comprados online a partir de 23,82 euros. A Mortuary está localizada na Canal Street, em Nova Orleães.

Entre as atracções da Mortuary encontram-se animatrónicos em forma de monstros e ambientes de terror especialmente decorados. Um pormenor adicional interessante sobre esta mansão é que funcionou como uma morgue real durante quase 80 anos.

Reservar uma excursão fantasma em Nova Orleães

10. Descubra os melhores tatuadores do MUNDO e encontre o desenho de tatuagem perfeito para si no New Orleans Tattoo Arts Festival

Festival de Artes de Tatuagem de Nova Orleães| ©Andres D
Festival de Artes de Tatuagem de Nova Orleães| ©Andres D

Está a pensar em fazer uma tatuagem mas não conhece nenhum tatuador profissional, é um tatuador e quer comprar novo equipamento para o seu estúdio, ou é um entusiasta da tinta e quer saber mais sobre o mundo da tatuagem? Se respondeu sim a qualquer uma destas perguntas, então o New Orleans Tattoo Arts Festival é para si.

Considerado a meca da tatuagem, este evento anual tem lugar no início de setembro. Os bilhetes custam a partir de 18,94 euros; os menores de 12 anos não pagam nada.

Este festival reúne os melhores tatuadores locais, nacionais e internacionais, por isso, se quiser fazer uma tatuagem especial, vai certamente encontrar aqui o artista certo.

Durante o evento, o público pode ainda usufruir de exposições com os desenhos de tatuagens mais criativos do momento, palestras, entrevistas ao vivo, além do tradicional espetáculo de suspensão corporal que vai pôr os nervos à prova. Reserve seus ingressos aqui.

O tempo em Nova Orleães em setembro

Passeando por Nova Orleans| ©sprusak
Passeando por Nova Orleans| ©sprusak

Em setembro, o verão é coisa do passado, mas o calor da estação ainda não acabou. Por isso, as temperaturas máximas em Nova Orleães neste mês variam entre 32 e 29°C, enquanto as mínimas raramente descem abaixo dos 26°C.

Considerando como é o tempo em geral durante este mês, é importante manter-se sempre bem hidratado durante a sua estadia em Nova Orleães e usar protetor solar ao ar livre.

Nova Orleães Preços em setembro e números de turistas em Nova Orleães

Dinheiro em dólares| ©Karolina Grabowska
Dinheiro em dólares| ©Karolina Grabowska

setembro faz parte da época baixa em Nova Orleães, pelo que a cidade está menos cheia de turistas. Esta falta de turistas significa que a procura de serviços de alojamento é menor e que os preços em geral na cidade são consideravelmente mais baixos.

Viajar para Nova Orleães nesta altura do ano pode ser uma excelente opção se quiser ter umas férias mais económicas, sem deixar de desfrutar de um excelente programa de actividades, festivais e outras atracções culturais.

Dicas de viagem para setembro

Aqui estão algumas outras dicas para o ajudar a tirar o máximo partido da sua viagem a Nova Orleães:

Aproveite o contraste e a diversidade cultural que esta cidade tem para oferecer!