Melhores Museus em Chicago

A cidade de Chicago é o lar de museus incríveis que deve incorporar no seu itinerário. Veja colecções de arte permanentes, instalações, exposições de antropologia, artefactos antigos e muito mais.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

Melhores Museus em Chicago

Chicago | ©Brad Knight

Chicago não é apenas famosa pela sua esplêndida arquitetura e arranha-céus imponentes. A chamada "Windy City" é também o lar de um grande número de museus com pinturas, artefactos, instalações, esculturas e objectos naturais únicos.

Por exemplo, entre as coisas para ver e fazer em Chicago deve incluir uma visita ao Museu de História Natural para ver a evolução da humanidade. Mas se estiver a viajar com os mais pequenos em casa, o meu conselho é que não perca o Museu das Crianças, para que se possam divertir enquanto aprendem. As opções são muito variadas e, dependendo dos seus interesses, encontrará um museu que captará a sua atenção.

1. Museu de Campo de História Natural

Museu Field| ©Lisa Andres
Museu Field| ©Lisa Andres

Uma das coisas que se deve fazer em Chicago é comprar bilhetes para o Museu Field de História Natural, pois é um dos mais destacados do mundo no seu género.

As suas salas albergam importantes objectos representativos da história da humanidade e dos diferentes períodos e civilizações que existiram.

Atualmente, o Museu Field de História Natural alberga mais de 40 milhões de peças naturais e históricas. O edifício oferece três grandes andares nos quais se encontram cerca de 30 exposições permanentes sobre geologia, zoologia, antropologia e botânica.

No entanto, a principal atração deste museu é a sala dos dinossauros, onde poderá ver "Sue", um impressionante esqueleto de um Tyrannosaurus Rex, pertencente ao período Cretáceo. Tem 4 metros de altura e 12,3 metros de comprimento, e é considerado o maior achado do mundo.

Informações práticas

  • Endereço: 1400 S. Lake Shore Drive.
  • Horário: 9:00 às 17:00 (diariamente)
  • Preço: O preço médio do bilhete é de 26 euros.

Reserve o seu bilhete para o Museu Field de História Natural

2. Instituto de Arte de Chicago

Instituto de Arte de Chicago| ©Tony Hisgett
Instituto de Arte de Chicago| ©Tony Hisgett

Um dos museus mais populares da cidade é o Art Institute of Chicago, visitado diariamente por grupos de turistas e habitantes locais ansiosos por apreciar as obras expostas nas salas: design do século XX, cerâmicas, esculturas, escritos e outros recursos artísticos de uma variedade de artistas mundiais.

O museu apresenta mais de 300.000 obras de arte com o trabalho de grandes expositores do impressionismo e do cubismo, artistas de Chicago, da diáspora africana e uma série de paisagens urbanas.

Além disso, as instalações albergam pinturas a tinta, vasos, garrafas e estátuas da milenar coleção de arte asiática.

Por exemplo, alguns dos frescos e esculturas em exposição incluem:

  • Oquarto de Vincent van Gogh.
  • Kanagawa oki nami ura ou Sob a onda de Kanagawa, de Katsushika Hokusai.
  • Mao, de Andy Warhol.
  • O cadeirão vermelho de Pablo Picasso.
  • O cesto das maçãs, de Paul Cézanne.
  • As Invenções dos Monstros de Salvador Dalí.
  • O gótico americano de Grant Wood.
  • Música azul e verde de Georgia O'Keeffe.
  • O Pugilista (escultura em bronze) de Richmond Barthé.
  • Buda Shakyamuni sentado em meditação (Dhyanamudra). Escultura em granito do período Chola (c. 855-1279).

Para além das colecções de arte, o museu dispõe de uma biblioteca, de um arquivo mundial e de várias salas de estudo dedicadas à leitura, à fotografia, à gravura e ao desenho. No entanto, estas áreas não são de acesso livre, pelo que terá de reservar a sua visita através da secção de admissões do Art Institute of Chicago.

Informações práticas

  • Localização: 111 S. Michigan Avenue.
  • Horário: quinta-feira (11h-8h), sexta-feira a segunda-feira (10h-5h).
  • Preço: o preço médio da entrada geral é de 25 euros por pessoa. Embora eu recomende que faça uma visita guiada para conhecer em primeira mão os pormenores das obras de Goya, Picasso, Van Gogh e Monet. Na opção privada, tem explicações exclusivas para si e para o seu grupo.

Reserve a sua visita guiada ao Art Institute of Chicago

3. Museu da Tortura Medieval

Outro museu a visitar na sua viagem a Chicago é o arrepiante Museu da Tortura Medieval. Aqui aprenderá sobre as terríveis armas usadas na época, juntamente com dispositivos de tortura e representações dos momentos mais horríveis desta era sombria.

Se não tem medo de ver com os seus próprios olhos as execuções mais macabras da história, pode visitar este museu com mais de 370 metros quadrados, que tem exposições interactivas, figuras de cera e até uma experiência de caça aos fantasmas que fará um dia verdadeiramente aterrador. Para esta experiência é necessário descarregar uma aplicação no seu telemóvel.

Além disso, com os bilhetes que pode comprar através do site Hellotickets tem um guia áudio que lhe dará mais detalhes sobre como e porquê foram utilizados todos os artefactos de tortura contidos nas diferentes salas deste museu.

Reserve os seus bilhetes para o Museu da Tortura mediveal

4. Museu dos Escritores Americanos

Se é fã dos romances de Mark Twain ou Frederick Douglas, não pode perder este outro museu de Chicago: o Museu dos Escritores Americanos, onde descobrirá tudo sobre os escritos dos grandes nomes da literatura americana.

Desde actividades de leitura interactiva para crianças, salas temáticas, exposições únicas dos autores mais importantes, até jogos imersivos para conhecer a vida e a obra dos escritores americanos de todos os tempos. Tudo isto o espera neste museu único onde pode passar um dia divertido a aprender sobre o género literário.

Reserve os seus bilhetes para o Museu dos Escritores Americanos

5. Museu de Arte Contemporânea de Chicago

Entrada do museu| ©Carlos Sanchez
Entrada do museu| ©Carlos Sanchez

Assim que adquirir os seus bilhetes para o Museu de Arte Contemporânea de Chicago, localizado no coração do centro de Chicago, terá a oportunidade de ver uma coleção que inclui pinturas de diferentes movimentos artísticos: pós-modernismo, minimalismo, surrealismo, concetualismo e arte pop.

Além disso, na galeria verá instalações, fotografias, performances e esculturas surpreendentes, todas elas obras concebidas por artistas nacionais e internacionais. Todas elas, obras concebidas por artistas nacionais e internacionais.

Ao percorrer as salas, poderá apreciar mais de 2700 peças e cerca de 3000 livros dos artistas. Estes são os objectos que constituem a coleção permanente do museu desde a década de 1940.

Além disso, poderá contemplar diferentes exposições individuais ao longo do ano, uma vez que são incorporados empréstimos temporários de artistas que desejam dar a conhecer a sua arte.

A visita ao museu pode ser feita num tempo mínimo de uma hora, o que lhe permitirá realizar outras actividades turísticas durante o dia. Por exemplo, pode juntar-se a uma das melhores excursões gastronómicas ou ir ao Shoreline Pier para embarcar num dos cruzeiros no Lago Michigan de Chicago.

Informações práticas

  • Localização: 220 E. Chicago Avenue.
  • Horário: quarta-feira a domingo (10h-17h), terça-feira (10h-9h).
  • Preço: o preço médio do bilhete é de 15 euros.

6. Museu das Crianças de Chicago

Museu das Crianças de Chicago| ©Viator
Museu das Crianças de Chicago| ©Viator

Desde a sua criação no início dos anos 80, o Chicago Children's Museum tem-se dedicado a proporcionar um espaço concebido especialmente para os mais pequenos da casa.

É um lugar onde as crianças podem aprender enquanto se divertem, explorando e interagindo com as diferentes exposições.

As crianças poderão praticar as suas capacidades psicomotoras, assumir diferentes papéis e estimular o pensamento criativo com cada uma das propostas interactivas do museu.

Neste sentido, os mais pequenos terão a oportunidade de construir objectos e participar na recriação de uma expedição ao Sahara para desenterrar ossos de dinossauros.

Também poderão brincar com água, trepar, participar em demonstrações, experiências científicas e muito mais.

Sem dúvida, esta visita ao Chicago Children's Museum é uma atividade educativa que pode incluir entre as coisas para ver e fazer em Chicago com crianças.

Informações práticas

  • Local: Navy Pier.
  • Horário: das 10:00 às 17:00 horas (de quinta a segunda-feira).
  • Preço: o preço médio da entrada geral é de 19 euros.

7. Museu Dusable de História Afro-Americana de Chicago

Museu Dusable de História Afro-Americana em Chicago| ©TonyTheTiger
Museu Dusable de História Afro-Americana em Chicago| ©TonyTheTiger

O Museu Dusable de História Afro-Americana, em Chicago, foi fundado no início dos anos 60 com o objetivo de dar a conhecer a arte afro-americana e a história e cultura desta grande comunidade. Tudo isto através de uma série de exposições históricas e memorabilia de valor inestimável.

No total, o museu possui uma coleção de mais de 15.000 itens. No interior, encontrará documentos que pertenceram aos escravos africanos trazidos para a América e uma série de objectos utilizados por eles.

Nas salas, encontrará também gravuras, artefactos e fotografias interessantes. Também verá esculturas e pint uras de artistas afro-americanos.

É sem dúvida uma visita obrigatória para os entusiastas da cultura afro-americana que, como você, querem ver as grandes colecções expostas nas salas deste museu.

E depois desta visita de cerca de uma hora, terá tempo suficiente para fazer um dos passeios de Segway por Chicago, a pé ou a bordo de um dos melhores autocarros turísticos.

Informações práticas

  • Localização: 740 E. 56th Place.
  • Horário: de quarta a domingo (das 11h às 16h).
  • Preço: entrada gratuita.

8. Museu de Ciência e Indústria de Chicago

Museu da Ciência e da Indústria de Chicago| ©Knarfol
Museu da Ciência e da Indústria de Chicago| ©Knarfol

Este é um dos maiores museus de Chicago. No seu interior encontrará cerca de 75 salas com mais de 2000 exposições à escala, áreas interactivas, restaurações, simulações e muito mais.

O Museu da Ciência e da Indústria de Chicago é composto por três níveis e em cada nível pode descobrir interessantes exposições permanentes.

  • Nível inferior. Poderá ver o submarino alemão U-505 restaurado, o Centro Espacial Henry Crown do MSI com a nave espacial Mercury Atlas 7 de Scott Carpenter e a lendária Apollo 8. Também uma galeria com carros de corrida.
  • Primeiro nível. O labirinto de espelhos, um modelo de caminho de ferro que explica a evolução dos transportes na cidade (locomotivas a vapor, aviões de guerra, etc.). Há também uma simulação de um tornado, a exposição interactiva "Genética: descodificar a vida", a recriação de uma mina de carvão, a maquete da "rua principal de ontem" da cidade de Chicago, etc.
  • Segundo nível. Aqui pode ver alguns simuladores de voo e navios de guerra. Por outro lado, existe a exposição interactiva "You! The Experience", que é um coração de quatro metros de altura com tecnologia 3D.

Para além disso, pode encontrar diferentes exposições temporárias, que normalmente mudam a cada cinco meses. A este respeito, deve manter-se atento ao sítio Web do Museu da Ciência e Indústria de Chicago. Pode também reservar bilhetes, verificar o horário de funcionamento, os preços e quaisquer outras informações.

Informações práticas

  • Localização: 5700 S. DuSable. Lake Shore Drive. Chicago.
  • Horário: das 9:30h às 16:30h.
  • Preço: o preço médio do bilhete é de 21,95 euros.

9. Museu de Fotografia Contemporânea de Chicago

Museu de Fotografia Contemporânea de Chicago| ©JeremyA
Museu de Fotografia Contemporânea de Chicago| ©JeremyA

O Museu de Fotografia Contemporânea de Chicago tem uma história de mais de 40 anos. É o primeiro museu de arte universitário do mundo dedicado à recolha de importantes obras fotográficas de artistas do século XX.

O museu foi fundado por iniciativa do Columbia College Chicago e tem como objetivo sensibilizar para o importante papel da fotografia no meio artístico, político e social, incentivando o intercâmbio de ideias entre estudantes, artistas e o público em geral.

Para além disso, o MoCP é acreditado pela American Alliance of Museums, uma organização sem fins lucrativos.

Ao visitar as salas do Museu de Fotografia Contemporânea de Chicago, poderá desfrutar de uma coleção permanente de mais de 16.000 fotografias, combinando diferentes técnicas e procedimentos. Todas elas pertencem a artistas americanos, tais como:

  • Aaron Siskind (abstrato - expressionista).
  • Ansel Adams (criador do sistema de zonas).
  • Dorothea Lange (fotojornalista).
  • Harry Callahan (expoente da fotografia moderna americana).
  • Irving Penn (moda, retratos e naturezas mortas), entre outros.

Além disso, o museu oferece exposições temporárias, workshops educativos e outras actividades. Basta visitar o sítio Web oficial do museu para consultar o calendário.

Informações práticas

  • Localização: 600 South Michigan Avenue, Chicago.
  • Horário: 10:00 às 17:00 (diariamente).
  • Preço: entrada gratuita.

10. Museu de História de Chicago

Museu de História de Chicago| ©Alanscottwalker
Museu de História de Chicago| ©Alanscottwalker

O Museu de História de Chicago alberga uma grande coleção de fotografias, objectos e documentos que o ajudarão a conhecer as verdadeiras memórias das pessoas da chamada "Windy City".

O museu oferece uma exposição permanente que mostra a história de Chicago e dos Estados Unidos. Poderá ver mais de 22 milhões de fotografias históricas e uma série de objectos recuperados do grande incêndio de 1871.

Além disso, existem elementos interactivos nas salas que melhoram a experiência tanto para crianças como para adultos.

O museu tem também uma coleção maior que, embora não esteja disponível ao público, é frequentemente utilizada para investigação académica. Por isso, estas peças históricas são emprestadas a outros museus.

Encontrará também algumas exposições temporárias que estão nas salas durante alguns meses. Por isso, antes de visitar, é melhor visitar o sítio Web do Museu de História de Chicago e verificar esta informação.

Informações práticas

  • Local: Lincoln Park 1601 N. Clark Street.
  • Horário: quarta a sábado (9:30h-4:30h), domingo (12:00h-5:00h), segunda-feira (9:30h-4:30h) e terça-feira (9:30h-9:00h).
  • Preço: o preço médio do bilhete é de 19 euros.

11. Museu das Ilusões de Chicago

Por dentro do Museum of Illusions Chicago| ©Adam Fagen
Por dentro do Museum of Illusions Chicago| ©Adam Fagen

O Museum of Illusions Chicago é um espaço especialmente concebido para enganar a mente de todos os visitantes, estimulando os seus sentidos. Poderá divertir-se, surpreender-se com as diferentes instalações e conhecer a mecânica oculta por detrás de cada uma das ilusões, estereogramas e hologramas expostos.

Ao entrar nos corredores do Museum of Illusions Chicago encontrará cerca de 80 peças expostas, entre as quais se destaca a sala inclinada, girada e infinita.

Encontrará também o chamado túnel de vórtice e o infinito, a ilusão da cadeira Beuchet, um caleidoscópio, a mesa de clonagem, o gira-discos, o pau complicado e o vaso de Rubin. Além disso, interagirá com a cabeça num prato, o cilindro ambíguo, a ilusão do amendoim, ilusões ópticas, hologramas e a sala ames.

As portas do museu estão abertas das 9:00 às 20:30 horas. De facto, devido à hora de encerramento, esta seria uma boa opção para incorporar entre as coisas para ver e fazer em Chicago à noite.

No entanto, tenha em mente que os bilhetes nem sempre estão disponíveis na bilheteira. Por conseguinte, terá de reservar no sítio Web oficial do museu.

Informações práticas

  • Localização: 25 E Washington St., Chicago.
  • Horário: das 9:00 às 20:30 (diariamente).
  • Preço: O preço médio do bilhete é de 20 euros.

12. Museu Chinês Americano de Chicago

Museu Chinês Americano de Chicago| ©Martha Williams
Museu Chinês Americano de Chicago| ©Martha Williams

O Museu Chin ês-Americano de Chicago foi inaugurado em 2005. No entanto, em 2008, o edifício sofreu um incêndio e só em 2010 reabriu para contar a verdadeira história dos chineses americanos que participaram na construção do caminho de ferro transcontinental.

No edifício encontrará:

  • Primeiro andar: aqui encontra a exposição "Tesouros do Sótão II" que apresenta dezenas de objectos históricos como jóias, mobiliário, bules, quadros, fotografias, entre outros.
  • Primeiro andar: nesta área poderá apreciar a exposição "My Chinatown: Stories from Within", um documentário através do qual ficará a conhecer os costumes laborais, sociais e familiares da população de Chinatown. Também neste piso se encontra a exposição "The Great Wall to the Great Lakes: Chinese Immigration to the Midwest". Trata-se de um vídeo que explica em pormenor a chegada dos imigrantes chineses, a discriminação a que foram sujeitos e o seu importante contributo para o desenvolvimento dos caminhos-de-ferro.

Desta forma, pode ficar a conhecer a cultura sino-americana desenvolvida na região do Midwest dos Estados Unidos durante o século XIX.

Pode também visitar o sítio Web oficial do Chinese American Museum of Chicago para obter mais informações sobre as exposições anuais, projecções de documentários e celebrações.

Informações práticas

  • Local: Chinatown 238 West 23rd Street Chicago.
  • Horário: Quarta a sexta-feira (9:30h-2:00h) Sábado e domingo (10:00h-4:00h).
  • Preço: O preço médio da entrada geral é de 8 euros por pessoa.