Cruzeiros no Rio em Chicago

Os cruzeiros são uma experiência divertida em todo o mundo. Quando participa num destes cruzeiros no rio Chicago, tem a oportunidade de apreciar a beleza dos arredores enquanto desfruta de um excelente meio de transporte.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 10 minutos

Cruzeiros no Rio em Chicago

Cruzeiros em Chicago | ©Jeff Keenan

O rio Chicago é um dos elementos mais importantes da identidade desta bela cidade americana. De facto, muitas das coisas para ver e fazer em Chicago giram em torno deste corpo de água que divide o centro da cidade entre norte e sul, este e oeste.

Convido-o a ler sobre as melhores alternativas que tem à sua disposição se estiver a planear um passeio em alguns dos cruzeiros no rio Chicago que lhe oferecem uma viagem curta mas suficientemente divertida para recordar para o resto da sua vida.

1. Cruzeiro arquitetónico no rio Chicago

Cruzeiro no rio Chicago| ©Kenn T.
Cruzeiro no rio Chicago| ©Kenn T.

A área que é atravessada pelo rio Chicago tem uma das concentrações mais significativas de arranha-céus por quilómetro quadrado do planeta. A Tribune Tower com a sua arquitetura neo-gótica, a Ellis Tower com o seu estilo modernista simples e icónico e o Wrigley Building com a sua combinação de padrões neoclássicos e renascentistas são apenas alguns dos tesouros arquitectónicos da zona.

Por esta razão, faz sentido que um cruzeiro no rio Chicago, orientado para o entretenimento e que procura realçar a beleza arquitetónica da área, seja um dos melhores itinerários se estiver à procura de uma visita guiada às águas deste corpo de água.

Não se esqueça de que toda a extensão desta secção do rio é atravessada por uma miríade de pontes que ligam as avenidas da cidade a norte e a sul do distrito financeiro e turístico de Chicago. Terá também a oportunidade de admirar as maravilhas da engenharia moderna de algumas destas pontes, como a da Michigan Avenue ou a da Dearborn Street, mesmo em frente aos icónicos arranha-céus do Complexo Goldberg da Marina City.

Quanto ao percurso, começa nas margens do Riverwalk, na zona mais próxima do Navy Pier, e estende-se normalmente ao longo do rio na direção oeste. Em seguida, dirige-se para norte até Goose Island e depois vira para sul em direção à secção do Loop onde se situa a Chicago Union Station e a Willis Tower.

Assim, num passeio fluvial tão completo como este, desfrutará dos comentários oferecidos pelo guia a bordo do barco sobre cerca de 40 dos pontos de referência do centro de Chicago. Tudo isto ao mesmo tempo que conta pormenores sobre os trabalhos de engenharia que alteraram o curso do rio para que este corra na direção do rio Mississippi, a fim de evitar a poluição das águas do lago Michigan.

Pormenores interessantes

  • Preços: Uma visita guiada como esta custa normalmente cerca de 48 a 50 euros por adulto, mas tenha em conta que os preços para crianças entre os 12 e os 3 anos de idade são normalmente metade desse valor. As crianças com menos de 3 anos têm quase sempre acesso gratuito ao barco, e tenha em atenção que esta taxa inclui o pagamento do guia e do passeio no rio, mas não é tida em conta para qualquer consumo de bebidas e refeições no barco. Por conseguinte, recomenda-se que participe numa das melhores excursões gastronómicas de Chicago quando sair desta excursão, se achar que é algo que os seus companheiros gostariam de fazer.
  • Duração: Os cruzeiros que se concentram na história arquitetónica da área ao longo do rio Chicago geralmente duram cerca de uma hora e meia. Tenha em mente que há partidas de barco a cada 15 minutos a partir do meio da manhã até o final da tarde e início da noite.
  • Condições: Pode escolher o ponto de partida do barco, uma vez que tanto o Navy Pier como a secção Riverwalk da Michigan Avenue são portos designados para estas empresas de excursões no rio Chicago. Quanto ao barco, deve saber que tem capacidade para cerca de 100 pessoas e que a sua estrutura é bastante plana, pelo que não tem de esperar que as pontes levadiças da cidade sejam levantadas, como acontece com outros tipos de barcos.
  • Vantagens: com um passeio fluvial como este, pode apreciar muitos dos locais que são visitados com os melhores autocarros turísticos de Chicago de uma perspetiva diferente. Além disso, deve apreciar o facto de que estas tarifas são bastante convenientes, considerando que se trata de uma excursão fluvial numa cidade tão turística e cara como esta. Há também o facto de poder trazer a sua própria comida e de se tratar de um barco acessível a deficientes.
  • Desvantagens: ter um guia a falar sobre a arquitetura da cidade durante todo o passeio pode ser cansativo se não estiver interessado neste assunto.

Reserve o seu cruzeiro arquitetónico em Chicago

2. Cruzeiro no Rio Chicago e no Lago Michigan

Cruzeiro ao pôr do sol| ©T P Mann
Cruzeiro ao pôr do sol| ©T P Mann

Odobro da diversão pelo preço de um único evento é sempre uma boa decisão. Por isso, faz sentido saber que os cruzeiros que combinam um passeio pelo Rio Chicago com um passeio pelas margens do Lago Michigan são uma das melhores formas de conhecer qualquer um dos dois locais. Que são tão importantes para o turismo nesta cidade que são considerados de visita obrigatória pela maioria dos habitantes locais.

Tenha em mente que a costa do Lago Michigan se caracteriza por ser bastante atractiva para o turismo local no estado de Illinois e oferece-lhe uma perspetiva completa da linha do horizonte da segunda cidade com mais arranha-céus dos Estados Unidos.

Dependendo da época do ano em que o visitar, poderá encontrar um panorama de inverno, onde o ponto de congelação está muito próximo das águas do lago, ou um belo cenário de verão. Tão sedutor que centenas de milhares de pessoas acorrem às praias criadas artificialmente à beira do lago. Como a 12th Street Beach ou a conhecida Oak Street Beach.

Não é de descurar o facto de estes passeios se realizarem num barco com outras características físicas e mecânicas. Isto porque um barco que se destina a navegar num corpo de água muito previsível como o rio não é o mesmo que um que sai para a baía para ter de lidar com uma ondulação que é condicionada pela velocidade dos ventos e que vai cobrir uma área muito maior.

Assim, pode ter a certeza de que este é um passeio mais íntimo em que não há tantos passageiros a bordo do barco. Isto permitir-lhe-á desfrutar dos cruzeiros ao estilo do Lago Michigan de Chicago sem ter de pernoitar no barco ou visitar outros portos próximos.

Detalhes de interesse

  • Preços: Os preços destes cruzeiros que combinam um passeio pela costa do Lago Michigan com a secção mais importante do rio Chicago rondam normalmente os 45 euros para adultos e cerca de 18 euros para crianças entre os 5 e os 15 anos de idade. As crianças com menos de 5 anos entram normalmente no barco gratuitamente, mas muitas vezes não há espaço para carrinhos de bebé e é preciso estar atento para não ter uma surpresa na zona de embarque.
  • Duração: apesar do facto de se combinarem duas zonas completamente diferentes no mesmo itinerário, o número de horas que tem de passar no barco não é duplicado. Por outras palavras, um passeio deste tipo dura normalmente cerca de uma hora e meia, tal como os que se centram exclusivamente no rio Chicago. Isto é bastante conveniente, pois muitas pessoas acham a ideia de passar 3 ou 4 horas num barco continuamente inconveniente ou angustiante.
  • Condições: Incluídos no preço da entrada estão guias que fazem comentários frequentes sobre a arquitetura da cidade e sobre a importância dos recursos hídricos da região dos Grandes Lagos para todo o Midwest dos Estados Unidos. No entanto, é de notar que se trata de um pacote turístico menos centrado nas opiniões ou histórias do guia e muito mais na apreciação da paisagem da cidade. De notar também que o acesso não inclui comida e bebida, mas não está proibido de trazer a sua própria comida se assim o desejar.
  • Vantagens: Como este passeio é menos centrado nos pormenores históricos da cidade e na beleza arquitetónica que a define, é muito mais adequado para crianças pequenas. Isto deve-se ao facto de permitir que a família converse e se entreten ha de forma independente e sem interromper o discurso do guia. De facto, é uma daquelas coisas excelentes para ver ou fazer em Chicago com crianças, se considerarmos que elas estão numa idade apropriada para desfrutar de um passeio no rio.
  • Desvantagens: a combinação de dois meios de deslocação num único itinerário pode ser excessiva para aqueles que apenas desejam passar um curto período de tempo na água, devido ao facto de sofrerem de tendência para enjoos e náuseas nos barcos.

Reserve os melhores cruzeiros em Chicago

3. Cruzeiros noturnos no rio Chicago e na margem do lago Michigan

Cruzeiro noturno| ©Milosh Kosanovich
Cruzeiro noturno| ©Milosh Kosanovich

uma terceira alternativa entre os melhores cruzeiros fluviais em Chicago e é a que o leva durante a noite ao longo das águas do belo rio que atravessa a cidade de leste a oeste e de norte a sul, bem como ao longo das margens do Lago Michigan.

O itinerário é basicamente o mesmo que na proposta anterior, mas a grande diferença é que tudo isto acontece sob o luar e rodeado por uma infinidade de luzes artificiais num mar de edifícios que gera um dos panoramas noturnos mais emblemáticos das grandes cidades americanas modernas.

Durante a época natalícia, este passeio é um verdadeiro espetáculo porque também se podem apreciar as decorações de Natal que se realizam em pontos costeiros da cidade como o Navy Pier e toda a zona de Riverwalk ao longo do rio Chicago. Portanto, qualifica-se como um daqueles planos para ver ou fazer em Chicago no Natal sem gastar tanto dinheiro ou tanto tempo.

Claramente, esta é uma das melhores coisas para fazer em Chicago à noite, pois é uma atividade divertida e muito completa que pode agradar a todos os tipos de viajantes. Desde os que vêm à cidade em busca de festa e diversão para adultos até aos grupos familiares com um itinerário mais moderado, esta é uma das melhores coisas para fazer em Chicago à noite.

Detalhes de interesse

  • Preços: As tarifas dos cruzeiros no rio Chicago que efectuam itinerários noturnos são basicamente as mesmas das excursões diurnas. Assim, os adultos pagam normalmente cerca de 45 euros por bilhete de entrada, enquanto as crianças pagam quase sempre 20 euros, desde que tenham entre 5 e 15 anos de idade. As crianças também não pagam entrada nestas visitas, o que as torna uma experiência económica para as famílias com bebés e crianças pequenas.
  • Duração: Uma hora e meia é geralmente mais do que suficiente para um passeio bastante completo pelas águas do rio Chicago e do lago Michigan durante uma noite em que provavelmente não haverá tanto congestionamento de barcos na via navegável, muito menos nas margens do lago.
  • Condições: Nos cruzeiros noturnos no rio Chicago, também são permitidos alimentos e bebidas exteriores, desde que sejam snacks adequados para consumo num barco partilhado e não sejam alcoólicos. Tenha em atenção que, tal como as outras opções, este é um barco confortável e moderno, no qual existem todas as condições favoráveis para dar acesso a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
  • Vantagens: durante as noites tem acesso a uma paisagem bastante privilegiada da cidade que não se verifica quando se percorre o canal do rio durante o dia. Chicago é uma cidade com uma identidade nocturna muito marcada, à semelhança de outras grandes metrópoles como Nova Iorque, Londres ou Paris. No entanto, se quiser ver toda esta vida nocturna do alto, existem também os melhores passeios de helicóptero em Chicago que podem completar a sua noite para que tenha visto a cidade por céu, terra e mar numa só viagem.
  • Desvantagens: A noite pode ser uma altura inconveniente para quem é sensível ao frio, especialmente nas noites de outono e no início e fim do outono, quando ainda é possível navegar na falta de gelo no rio e na baía.

Reserve o seu cruzeiro ao pôr do sol em Chicago

Como reservar cruzeiros no rio Chicago?

Reservar online| ©Peter Olexa
Reservar online| ©Peter Olexa

A melhor forma de reservar os cruzeiros fluviais de Chicago, quer se trate de um passeio diurno ou noturno, será sempre online. Ao reservar online recebe a confirmação imediata da sua compra, pode verificar quais as datas e horários disponíveis para reserva e pode ainda perceber todos os pormenores das políticas de pagamento e de reembolso por cancelamento da reserva.

Existe ainda a possibilidade de se deslocar a alguns dos pontos de onde costumam partir estes passeios, como o Riverwalk ou o Navy Pier. Mas não há garantia de que os preços de compra imediata sejam tão favoráveis como os que mencionei, nem de que consiga bilhetes para todos os seus acompanhantes nesse preciso momento.

Dicas para desfrutar dos cruzeiros no rio Chicago

Vista do cruzeiro| ©ancientlives
Vista do cruzeiro| ©ancientlives

O primeiro conselho que lhe posso dar para desfrutar plenamente dos cruzeiros no rio Chicago é estar disposto a ouvir o que o guia tem para lhe dizer se estiver interessado na história do ambiente que o rodeia. Se não for esse o caso, recomendo que se posicione na outra extremidade do barco para que não tenha de sentir que tem de limitar o seu volume quando fala com os seus companheiros e para que possa viver a experiência nos seus próprios termos.

A escolha do vestuário é outra questão que não pode deixar de ter em conta quando faz um passeio num destes cruzeiros fluviais. Chicago é uma cidade conhecida por ter outonos e invernos bastante rigorosos que requerem várias camadas de roupa para serem enfrentados. Por outro lado, o sol rigoroso do verão pode ser o seu maior inimigo se não tiver a proteção solar adequada para a sua pele ou tecidos respiráveis e frescos.

Porque é que é aconselhável participar nos cruzeiros no rio Chicago?

Cruzeiros| ©Nianci Pan
Cruzeiros| ©Nianci Pan

Como já deve ter reparado, estes passeios fluviais são bastante baratos e oferecem-lhe a oportunidade de conhecer o coração financeiro e histórico da cidade sem a necessidade de passar muito tempo a passear ou gastar muito dinheiro em guias personalizados.

Esta poupança financeira pode ser muito interessante para si se estiver a planear visitar outros locais emblemáticos da cidade. Assim, ao pagar por uma atração como esta, que é relativamente barata, pode sobrar dinheiro para comprar bilhetes para o Field Museum para uma tarde de história natural ou bilhetes para o Museum of Contemporary Art Chicago, se decidir optar por uma abordagem mais abstrata e modernista.

Reserve os melhores cruzeiros em Chicago