10 Coisas para Fazer em Charleston em Janeiro

Gosta de experimentar comida diferente, música ao vivo e cocktails ao frio? Se a resposta for sim, não há como errar com uma visita a Charleston durante o mês de janeiro. Durante este mês, a cidade oferece várias opções para provar a comida local e passar um bom bocado.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

10 Coisas para Fazer em Charleston em Janeiro

©Leonel Heisenberg

Durante o mês de janeiro, esta cidade da Carolina do Sul é particularmente calma e um pouco fria. Apesar de ainda ser inverno, encontrará muitas coisas para ver e fazer em Charleston durante este mês. Se estiver disposto a isso, irá certamente divertir-se muito numa das cidades mais pitorescas da América.

A cidade conhecida como a Cidade Santa é conhecida pelos seus eventos gastronómicos e artísticos ao longo do ano. janeiro, em particular, é conhecido por oferecer uma variedade de eventos onde se pode comer e beber boa comida. Também pode aproveitar a tranquilidade do mês para passear pelas ruas e museus sem a azáfama, uma vez que não há muitos visitantes.

1. Comemore a Restaurant Week em Charleston

Comer fora| ©Pixabay
Comer fora| ©Pixabay

Se gosta de experimentar comida nova e aprecia sabores em geral, janeiro é o mês perfeito para visitar Charleston. Se não puder ir ao festival da ostra, recomendo que não perca a Charleston Restaurant Week. Este evento é celebrado em toda a Carolina do Sul.

Durante onze dias, terá a oportunidade de tomar o pequeno-almoço, almoçar e jantar aos melhores preços do ano. Para além disso, as opções são muito variadas, pois poderá experimentar desde os menus mais elegantes aos mais informais. Existe uma grande variedade de restaurantes que participam neste festival. Este é um plano perfeito se estiver a visitar Charleston durante 4 dias ou mais.

Como é um evento muito aguardado e atrai muitos turistas, recomendo que reserve a sua mesa com antecedência. Ao contrário de outros festivais, não precisa de comprar um bilhete para este, mas pesquise o preço da reserva em cada local que pretende visitar. Recomendo que consultes esta informação no site oficial.

Por outro lado, podes aproveitar as ofertas de alojamento em alguns hotéis, uma vez que, devido a esta celebração, oferecem pacotes especiais aos visitantes. Sem dúvida, você vai se divertir muito bebendo o melhor e saboreando a boa comida feita em Charleston.

Reservar uma excursão gastronómica em Charleston

2. Assistir ao Festival de Comédia de Charleston

Anúncio do Festival de Comédia| ©Fuzzy Gerdes
Anúncio do Festival de Comédia| ©Fuzzy Gerdes

Se gosta de espectáculos de comédia, janeiro é o mês perfeito para viajar até Charleston. Desde 2004, a cidade realiza o Festival de Comédia de Charleston a meio do mês, embora a data exacta varie de ano para ano. O festival ocorre normalmente num fim de semana, começando na sexta-feira à noite.

O evento apresenta comediantes de todo o país. Muitos deles apareceram em programas de televisão como Jimmy Kimmel Live, têm espectáculos em sites de streaming como Netflix ou trabalharam no Comedy Central ou HBO.

Com uma variedade de comediantes a atuar, pode desfrutar de stand ups, espectáculos de improviso, sketches e muito mais. Cada espetáculo tem lugar em diferentes locais da cidade, pelo que o custo da entrada nos eventos pode variar.

É por isso que eu recomendo ficar de olho nos sites oficiais, como o Charleston Area Convention & Visitors Bureau.

Reservar uma visita guiada a Charleston

3. Participar do Lowcountry Oyster Festival

Festival de Ostras de Lowcountry| ©Elizabeth Wenner
Festival de Ostras de Lowcountry| ©Elizabeth Wenner

O Festival de Ostras de Lowcountry é o maior festival de ostras do mundo e pode ser apreciado se visitar Charleston no final de janeiro. Por vezes, este festival tem lugar na primeira semana de fevereiro, por isso, fique atento ao seu sítio Web. Durante um dia inteiro, pode provar deliciosas ostras e desfrutar de música e bebidas.

A música neste festival é inteiramente ao vivo, pelo que poderá conhecer bandas locais. Terá também a oportunidade de participar num concurso de comer e descascar ostras cruas. Tenha cuidado se decidir fazer isto, pois comer demasiado depressa pode causar problemas de estômago. Se acha que consegue aguentar, vá em frente!

O vinho e a cerveja são obrigatórios. Neste festival, terá à sua disposição as melhores bebidas alcoólicas do país para acompanhar as suas ostras.

O preço médio dos bilhetes para este evento é de 20 euros. Os bilhetes VIP podem custar até 150 euros, mas incluem comida e bebidas ilimitadas durante todo o dia.

Para mais detalhes e para comprar o seu bilhete, recomendo que fique atento ao site oficial da Lowcountry Hospitality Association.

Embora possa parecer um festival destinado especificamente a adultos, a verdade é que toda a família pode participar. Este evento é uma das coisas que se pode fazer com crianças em Charleston, pois tem uma área reservada para elas. Lá, elas podem escalar paredes, brincar na relva, entre outras actividades.

Informações práticas

  • Local: Boon Hall Plantation em Charleston, 1235 Long Point Rd, Mt Pleasant, SC 29464.

  • Quando ir: Final de janeiro ou início de fevereiro.

  • Preço: A entrada geral custa em média 20 euros.

  • Horário: das 10:00 às 17:00 horas.

4. Celebrar o dia de Martin Luther King Jr. com um desfile

Desfile em honra de Martin Luther King Jr.| ©Ansel Adams
Desfile em honra de Martin Luther King Jr.| ©Ansel Adams

A terceira segunda-feira de janeiro é o dia de Martin Luther King Jr. nos Estados Unidos. Se estiver de passagem por Charleston nesta data, convido-o a aproveitar a oportunidade para celebrar a memória de um dos mais importantes activistas dos direitos civis da história.

Em Charleston, em particular, há um desfile patrocinado pela YWCA de Charleston que é imperdível.

O desfile inclui carros alegóricos, bandas de marcha, rainhas da beleza e activistas. O desfile passa normalmente por ruas tão conhecidas como President, Fishburn, Ashley, Sumter, King Street e Marion Square. Desta forma, todos os cidadãos que passam por lá podem assistir ao desfile gratuitamente.

Para além do desfile, a YWCA de Charleston organiza diferentes eventos durante a semana.

Podem ser fóruns em que activistas conhecidos são convidados a debater a situação atual dos direitos civis. Há também uma homenagem ao trabalho de Martin Luther King Jr., que pode ser do seu interesse se gosta de história. A localização varia de ano para ano, no entanto, um local comum tem sido o Charleston Area Convention & Visitors Bureau.

5. Passar uma noite no The Alley

No The Alley| ©Sarah Zambiasi
No The Alley| ©Sarah Zambiasi

Se quiser passar uma noite com os amigos a jogar bowling, recomendo que visite o The Alley. Devido ao tempo que se faz sentir este mês, as melhores actividades de inverno são dentro de casa, onde o calor está ligado. No entanto, isso não significa que sejam aborrecidas.

O The Alley é um dos centros de entretenimento mais populares da cidade. Tem oito pistas de bowling para grupos jogarem, bem como três bares onde se podem beber as melhores cervejas e cocktails. Também oferece restaurantes com bons hambúrgueres, pizzas e muito mais.

Neste local também pode desfrutar dos desportos do momento nos seus ecrãs de televisão distribuídos em vários pontos. Também têm eventos ao vivo para que possa desfrutar de actuações de cantores locais. Para saber quando há um evento, visite o seu sítio Web.

Informações práticas

  • Localização: 131 Columbus, ST. Charleston.
  • Quando ir: Todo o ano, mas em janeiro é um dos melhores locais fechados para se divertir e manter-se quente à noite.
  • Preço: Entrada gratuita, apenas mediante pagamento.
  • Horário de funcionamento: Quarta-feira, das 16h00 à meia-noite. De quinta a domingo, das 11:00 h às 00:00 h.

6. Aproveite os descontos na King Street

King Street| ©Warren LeMay
King Street| ©Warren LeMay

AKing Street é o centro da cidade de Charleston, famosa pela sua história, mas também pela sua variedade de lojas e restaurantes.

janeiro, sendo um mês muito calmo, é uma óptima altura para passear e apreciar os habitantes locais e a comida. Durante este mês algumas lojas oferecem descontos e ofertas especiais para atrair mais visitantes.

Nesta zona da cidade encontra uma variedade de lojas dedicadas à moda, antiguidades, decoração, entre outras. Para além disso, as marcas que vai encontrar são regionais e nacionais, pelo que a sua compra ajudará a economia local.

Esteja atento a diferentes eventos que lhe possam interessar.

Antes de explorar a Rua do Rei, deve saber que esta está dividida em três bairros. O primeiro é a Lower King Street, o bairro das antiguidades. Este é o bairro mais antigo e é onde se podem encontrar objectos de épocas passadas. É certamente um local fascinante para coleccionadores.

Middel King, o Fashion District, é o lar de uma variedade de boutiques de moda onde encontrará malas, roupas, sapatos e muito mais, feitos por designers famosos.

Finalmente, Upper King Street, o Design and Food District, tem as melhores lojas de decoração e restaurantes da cidade.

7. Comer e beber no The Taste of Folly

No Taste of Folly| ©FollyBeachFestivals
No Taste of Folly| ©FollyBeachFestivals

O Taste of Folly é um evento anual realizado em Folly Beach, uma cidade localizada a quinze minutos do centro de Charleston. Durante este festival, a Center Street fecha para se transformar num local de boa comida e diversão para toda a família. Toda a família pode participar.

Este evento realiza-se normalmente em meados de janeiro, num sábado. Embora a entrada seja gratuita, terá de comprar a sua própria comida e bebida. Por exemplo, para provar os cocktails de um dos concursos, tem de pagar cerca de 19 euros.

Para além de desfrutar de música ao vivo, deve estar preparado para comer muito neste festival. Uma das actividades favoritas é o concurso de comer cachorros quentes, por isso pode imaginar o espaço que tem de arranjar no seu estômago se quiser participar.

Também pode comprar comida dos vendedores ao longo da rua ou comprar arte local. Outras actividades divertidas incluem jogos de carnaval e leilões. Como se isso não bastasse, terá uma vista incrível do pôr do sol a partir daqui.

Informações práticas

  • Localização: Folly Beach, Carolina do Sul.

  • Quando ir: Meados de janeiro.

  • Preço: Entrada gratuita, pague conforme o uso.

  • Horário: das 10h às 16h.

8. Assista à Meia Maratona Anual de Charleston

Meia Maratona de Charleston| ©Brian Cribb
Meia Maratona de Charleston| ©Brian Cribb

A Meia Maratona de Charleston é um evento que tem lugar todos os anos em meados de janeiro. É organizada pela Capstone Races, o principal portfólio de corridas da América.

Durante este evento, a população de Charleston junta-se para aplaudir os corredores e para desfrutar da música ao vivo que anima a corrida.

Os concorrentes devem inscrever-se na corrida com bastante antecedência, especialmente para se prepararem. No entanto, como participante, não precisa de muita preparação. Só precisa de estar no local e divertir-se com os amigos. No sítio Web do evento, é habitualmente partilhado o percurso que os corredores vão fazer.

Também é habitualmente indicado onde estarão localizadas as bandas de música ao vivo. Se quiser aproveitar a oportunidade de assistir a um concerto sem pagar bilhete, esta é uma boa oportunidade. Experimente a alegria e o entusiasmo dos concorrentes e das suas famílias e passe um dia diferente em Charleston.

Dica de viajante

Para assistir à meia maratona, recomendo o uso de roupa confortável e protetor solar. Se possível, traga uma cadeira dobrável para se poder sentar e apreciar o evento. Não se esqueça da sua garrafa de água e de um lanche.

9. Visite os museus de Charleston

O Museu de Charleston| ©CarolinaTravelCarl
O Museu de Charleston| ©CarolinaTravelCarl

Charleston é uma cidade com uma grande variedade de museus de história e arte. Em muitos deles, descobrirá a história desta pitoresca cidade da Carolina do Sul e compreenderá porque é que ela tem o aspeto que tem.

janeiro parece ser o mês perfeito para uma visita guiada, uma vez que não está muito cheio e terá a oportunidade de ver tudo com calma, prestando atenção aos pormenores.

Entre os locais que pode visitar está a Nathaniel Russell House, a casa de um traficante de escravos e vendedor com o mesmo nome.

Este sítio é reconhecido como a casa neoclássica mais importante do país. Assim que entrar, irá notar que a sua arquitetura e design são de outra época.

Também pode visitar o Old Exchange and Provost Dungeon, um edifício importante na história da Carolina do Sul. Foi aqui que se realizou a primeira reunião da Assembleia Geral do estado.

Também pode visitar o Gibbes Museum of Art ou o The Charleston Museum, onde pode apreciar obras de arte, galerias e exposições.

10. Explore o Mercado Municipal de Charleston

Mercado Municipal de Charleston| ©Historic Charleston City Market
Mercado Municipal de Charleston| ©Historic Charleston City Market

O Mercado Municipal de Charleston é um mercado na cidade que deve estar em todos os seus planos quando vier a Charleston.

É um local que irá gostar em qualquer altura do ano, pois pode passar horas a ver todos os produtos. Normalmente, é muito movimentado, mas em janeiro é menos concorrido, pelo que desfrutará ainda mais do seu tempo no mercado.

À primeira vista, o local não parece um mercado, uma vez que o edifício foi construído em estilo revivalista grego. Este facto faz com que se destaque e o torna um local histórico na cidade. No interior do mercado, encontrará mais de 100 bancas que oferecem roupas, jóias, comida, pinturas e muito mais.

No sítio Web do mercado, encontrará mapas, uma lista de restaurantes a visitar e outras informações úteis que pode utilizar para planear a sua visita.

O mercado está aberto dia e noite e também oferece eventos especiais de tempos a tempos. Recomendo que se mantenha atento às actualizações para poder passar um dia diferente no mercado.

Informações práticas

  • Localização: 188 Meeting St, Charleston, SC.
  • Quando ir: Aberto durante todo o ano.
  • Preço: Entrada gratuita, pague conforme o uso.
  • Horário: Aberto diariamente das 9:30 às 18:00 horas. Encerra às 17h aos domingos.

Qual é o tempo como em janeiro em Charleston

Ruas de Charleston no Natal| ©Damjan Savic,
Ruas de Charleston no Natal| ©Damjan Savic,

Durante o mês de janeiro, Charleston é uma cidade muito calma, com um clima bastante frio. Se viajar durante este mês, prepare-se para experimentar temperaturas que variam entre os 8°C e os 23°C, mas a média é de 15°C. O dia mais frio pode registar -1°C, mas isto não é muito comum.

Outra caraterística importante deste mês é a nebulosidade. O céu está constantemente muito nublado, o que contribui para que o frio se faça sentir um pouco mais. Além disso, alguns dias podem ser chuvosos, pelo que recomendo que tenha à mão um casaco impermeável ou um guarda-chuva.

Por outro lado, os dias de janeiro são curtos, pelo que se deve preparar para se deitar mais cedo. O nascer do sol é por volta das 7 ou 7:30 da manhã, enquanto o pôr do sol é por volta das 5 ou 6 da tarde.

O que levar na mala para a sua visita a Charleston em janeiro

Fazer a mala| ©Marissa Grootes
Fazer a mala| ©Marissa Grootes

As primeiras coisas a levar na mala são as camisolas e os casacos. O mês de janeiro continua a ser frio, pelo que deve ser cauteloso e manter-se quente, especialmente se for explorar a cidade à noite. Não se esqueça de que precisará de mais mudas de roupa se viajar para Charleston durante três dias ou mais.

Muitas das actividades que pode fazer em Charleston envolvem comer, por isso é aconselhável usar roupa confortável, sem t-shirts apertadas ou calças desconfortáveis. Desfrute de toda a comida e bebida dos festivais sem exagerar, mas confortavelmente.

É uma boa ideia levar medicamentos para dores de estômago ou para melhorar a digestão. Lembre-se de que, por vezes, a comida de outros países, mesmo de outras cidades, pode ser pesada se a estiver a comer pela primeira vez. É melhor estar preparado para tudo.