Melhores Coisas para Fazer em Charleston

Charleston é uma das cidades mais importantes dos Estados Unidos e um verdadeiro paraíso cultural, histórico e gastronómico.

Katherine Betances

Katherine Betances

leitura de 34 minutos

Melhores Coisas para Fazer em Charleston

Charleston | ©David Martin

Se vai viajar para Charleston, na Carolina do Sul, veja todos estes planos que lhe proponho na Cidade Santa. Desde visitas às suas principais plantações até passeios gastronómicos, passeios por fantasmas e dias de desportos aquáticos. Sejam quais forem os seus interesses, de certeza que vai encontrar nesta lista muitos planos que lhe vão chamar a atenção.

Além disso, também recomendo que consultes este artigo sobre o que ver e fazer em Charleston, para que possas perceber o que é mais importante para a tua visita e organizar o teu itinerário de viagem.

1. Passear pelos principais pontos turísticos e atrações de Charleston

Casas de Charleston| ©Pedro de Carvalho Ponchio
Casas de Charleston| ©Pedro de Carvalho Ponchio

Composto por belas casas senhoriais, ruas de paralelepípedos e paisagens pitorescas, o coração da velha Charleston parece um museu vivo em grande escala. Por essa razão, uma das melhores formas de conhecer a sua história, evolução e costumes é através de uma visita histórica a Charleston.

Como depressa se aperceberá, encontrará uma série de opções na cidade, tornando fácil encontrar a excursão ideal para cada estilo de viajante. As opções vão desde excursões extensas pela cidade velha até excursões altamente especializadas que incluem visitas a galerias de arte, cemitérios antigos ou degustações da cozinha local.

Em média, as excursões duram duas horas e o preço varia muito em função das qualidades específicas da experiência. A maioria das empresas efectua excursões várias vezes por dia a horas específicas, pelo que é fácil encontrar um lugar mesmo em itinerários apertados. Finalmente, no dia da sua excursão, não se esqueça de levar sapatos confortáveis, protetor solar e muita água!

Recomendo também que consulte o nosso post sobre o autocarro turístico de Charleston, outra forma conveniente de visitar a cidade.

Reservar uma excursão a Charleston

2. Explore o Museu do Antigo Mercado de Escravos

Museu do Antigo Mercado de Escravos| ©Warren LeMay
Museu do Antigo Mercado de Escravos| ©Warren LeMay

No pequeno e acolhedor Bairro Francês de Charleston encontra-se o Old Slave Mart Museum, um edifício histórico onde os escravos eram leiloados nos tempos pré-Guerra Civil.

Uma visita a este museu inclui uma visita autoguiada para conhecer a história pungente e chocante dos milhares de infelizes (na sua maioria anónimos) que passaram por este lugar terrível.

3. Venha ao museu mais antigo da América

Museu de Charleston| ©HMBSoFL Photography
Museu de Charleston| ©HMBSoFL Photography

Sim, Charleston é o lar do museu mais antigo da América. Este é o Museu de Charleston. Se é um amante de museus, não pode perder o Museu de Charleston, conhecido como o primeiro museu dos Estados Unidos. Situado na zona de Wraggborough, este fabuloso espaço de exposição foi fundado em 1773 sob a égide da Sociedade da Biblioteca de Charleston.

Numa visita a este espaço, encontrará factos interessantes e impressionantes sobre a fundação da cidade, incluindo exposições sobre a forma como os nativos americanos e os primeiros colonos se relacionavam entre si. Já um facto histórico em si mesmo, o museu traça a história da cidade, com exposições sobre a Guerra Revolucionária ou a história do Lowcountry.

Além disso, o Museu de Charleston está ligado a duas casas históricas: a Casa Joseph Manigault e a Casa Heyward-Washington. Assim, oferece uma experiência histórica e cultural completa.

4. Visita de autocarro à famosa Magnolia Plantation

Plantação de Magnólia| ©Warren LeMay
Plantação de Magnólia| ©Warren LeMay

A história de Charleston está fortemente ligada às plantações que a albergam. Não se pode entender um conceito sem o outro, pois eles andam de mãos dadas. Embora a ideia de passear pela cidade de Charleston possa ser tentadora, recomendo aos meus amigos de viagem que explorem para além dos limites da cidade, se o itinerário de viagem e o orçamento o permitirem.

As plantações de Charleston são casas imponentes de um luxo impressionante, outrora residência de ricos comerciantes sulistas. Estão situadas fora do centro histórico e comercial de Charleston, mas existem numerosas empresas locais na cidade que oferecem aos turistas a oportunidade de visitar as plantações com um guia local, especialista na história da cidade.

Se quiser viajar no tempo e conhecer o passado da cidade, recomendo uma visita à Mongolia Plantation, considerada o jardim mais bonito dos Estados Unidos. É uma das mais antigas plantações do Sul, tendo a sua origem em 1676.

Após séculos marcados por grandes acontecimentos históricos, a Magnolia Plantation ainda está de pé. Poderá visitar os terrenos num autocarro com ar condicionado, que o levará para fora do calor. Além disso, um guia local irá contar-lhe tudo sobre o local.

  • Leia mais... Se quiser saber mais sobre passeios em plantações, confira este artigo da melhor página sobre passeios em plantações de Charleston.

Reservar uma excursão de autocarro para Magnolia Plantation

5. Perca-se na Drayton Hall Plantation

Plantação de Drayton Hall| ©Warren LeMay
Plantação de Drayton Hall| ©Warren LeMay

Considero que uma excursão às plantações de Charleston é uma experiência única na vida e vital para compreender a evolução e a história do seu povo. É sabido que a prosperidade dos comerciantes que se estabeleceram em Charleston não teria sido possível sem o comércio de milhares de escravos, que eram leiloados, vendidos e comprados para trabalhar nestas plantações.

O trabalho escravo fazia parte da dinâmica comum nas casas destes ricos comerciantes. Estas almas infelizes trabalhavam nas colheitas, actuavam como empregados domésticos e até como pedreiros e construtores, ajudando a erguer as luxuosas mansões e jardins que hoje pode visitar.

Charleston é o lar da mais antiga plantação preservada dos Estados Unidos. Datada de 1738, a Drayton Hall Plantation é preservada hoje como era no seu tempo. Agora pode experimentar a plantação por si próprio e sentir-se como se tivesse viajado no tempo.

A entrada inclui uma visita ao Jardim Lenhardt, duas galerias e um cemitério afro-americano do século XVIII. A visita dura 45 minutos e é apoiada por um guia áudio que o ajudará a compreender a importância do local, o seu passado e todas as curiosidades que o rodeiam.

6. Ver Monumento Nacional de Fort Sumter

Monumento Nacional de Fort Sumter| ©dennis heal
Monumento Nacional de Fort Sumter| ©dennis heal

O Forte Sumter é uma das principais atracções turísticas de Charleston, dado o seu valor histórico. Foi aqui que começou a Guerra Civil Americana. É, portanto, um ponto de visita obrigatório na sua viagem à Cidade Santa.

Hoje, ainda é possível encontrar a fortaleza que o protegia, bem como os estilhaços e canhões que ainda estão preservados no local. O local também oferece uma vista maravilhosa para o mar.

7. Visite a Catedral de São João Batista

Catedral de São João Batista| ©Annie Wilcox
Catedral de São João Batista| ©Annie Wilcox

Charleston está repleta de templos religiosos notáveis, mas se só tiver a oportunidade de visitar um deles, recomendo uma visita a St. John the Baptist, localizada no centro histórico da cidade, nos limites de Harleston Village.

A tradução inglesa do nome é Cathedral of St. John the Baptist. É uma antiga igreja de pedra de estilo neo-gótico construída em 1861 sobre os restos de outra catedral que foi devastada por um incêndio violento que afectou grande parte da cidade.

A catedral é também o maior templo religioso da cidade. Na sua visita, recomendo que preste especial atenção aos elementos arquitectónicos decorativos, que vão desde a fabulosa estrutura de pedra e os imponentes vitrais até aos bancos de carvalho esculpido e aos altares de delicado mármore branco.

8. Sobre a Boone Hall Plantation

Plantação de Boone Hall| ©Andrey Sulitskiy
Plantação de Boone Hall| ©Andrey Sulitskiy

A história económica, social e política de Charleston tem muito a ver com as suas plantações. Entre as mais famosas está a Boone Hall Plantation, que é considerada a plantação número 1 da cidade. De facto, Boone Hall é a plantação mais fotografada dos Estados Unidos e a sua visita é obrigatória para quem viaja para Charleston.

Esta experiência inclui a entrada nos terrenos da plantação. O passeio começa na Avenue Of Oaks e continua com a exposição Black History In America, que é composta por 9 cabines originais de escravos. Como se isso não bastasse, também é possível visitar a casa da plantação.

Reserve seu ingresso para Boone Hall Plantation

9. Conheça toda a história com este passeio a pé por Black Charleston

Casa Heyward| ©damian entwistle
Casa Heyward| ©damian entwistle

Na Carolina do Sul, e especificamente em Charleston, os cidadãos negros têm um passado que, em sua maior parte, foi enterrado. Com este passeio a pé, pode descobrir a parte da história que nunca lhe foi contada, a parte que não aparece nos livros de história. A excursão dura duas horas e é guiada por Damon Fordham: historiador, escritor e educador.

A excursão passa por locais como o mercado da cidade, o Jehu Jones Hotel, a Heyward-Washington House e o Old Slave Mart Museum, onde antigamente se realizavam os leilões de escravos.

Reserve uma excursão a pé para Black Charleston

10. Veja Middleton Place com um guia e desfrute de um almoço Low Country

Middleton Place| ©dogman5
Middleton Place| ©dogman5

Esta é uma das experiências mais completas e altamente recomendadas que posso oferecer-lhe. O Middleton Palace foi a residência de dois dos Pais Fundadores da América, o que o torna imperdível para quem quer aprender sobre a história e a cultura do país. Além disso, vale a pena visitar os seus belos jardins, que são, de facto, os mais antigos dos Estados Unidos.

A experiência inclui transporte de autocarro de e para Charleston, bem como uma visita guiada ao Museu da Casa. Poderá também fazer uma visita auto-guiada às diferentes partes que compõem Middleton Place. Depois, desfrute de um delicioso almoço de sopa de caranguejo, frango frito, carne de porco desfiada, salada e sobremesa.

Reservar uma visita guiada a Middleton Place

11. Pedale sobre a ponte Ravenel e tire fotografias!

Ponte Ravenel| ©Doug Kerr
Ponte Ravenel| ©Doug Kerr

A ponte Arthur Ravenel Jr. é uma obra de engenharia e arquitetura moderna construída sobre o rio Cooper para ligar o centro histórico de Old Charleson a Mount Pleasant. Desde a sua conclusão em 2005, a ponte tornou-se uma referência no seu nicho devido ao seu design elegante e estético.

Conforme descrito pelos seus criadores, a imponente estrutura foi concebida para suportar ventos superiores a 300 milhas por hora, terramotos de 7,4 na escala de Richter e até colisões de navios. Para além de ser um impressionante feito de engenharia, a ponte é também um destaque estético: à noite, as luzes dos cabos de tensão ficam maravilhosamente iluminadas, criando um incrível espetáculo visual.

A ponte é composta por numerosas faixas de rodagem, mas inclui também uma via partilhada para peões e bicicletas chamada Wonders' Way. Pode caminhar ao longo desta maravilhosa obra de arte e trazer a sua máquina fotográfica para tirar fotografias panorâmicas de Charleston a partir de um ponto privilegiado.

Algumas excelentes opções de aluguer de bicicletas em Charleston incluem: The Bicycle Shoppe, Bilda Bike e Charleston Bike Share.

12. Descubra The Battery e os melhores parques de Charleston

A Bateria| ©Fiddling Bob
A Bateria| ©Fiddling Bob

The Battery é o nome dado ao popular calçadão localizado na área de South of Broad, em Charleston, uma área caracterizada por majestosas casas históricas erguidas antes da Guerra Civil.

Nenhuma visita a Charleston estaria completa sem um passeio ao redor do gazebo, mas eu recomendo aos meus companheiros de viagem que completem a rota fazendo paradas estratégicas nos jardins deslumbrantes que você encontrará nas proximidades do The Battery.

O Jardim de White Point

O Jardim de White Point está rodeado por um bairro pitoresco de belas mansões. Aqui encontrará carvalhos majestosos e palmeiras bem cuidadas. Sem dúvida, um dos passeios mais agradáveis e tranquilos para fazer em Charleston.

Os caminhos arborizados são intercalados com numerosos memoriais alegóricos da Guerra Civil.

Joe Riley Waterfront Park

Possivelmente o parque mais famoso de Charleston, onde se encontra a famosa e muito fotografada fonte de ananás. Durante os meses de julho ou agosto, em Charleston, não é raro encontrar crianças a brincar no parque para se refrescarem do calor.

Para além da icónica fonte, o Waterfront Park oferece aos visitantes belas vistas do Cooper River e da orla marítima, tornando-o um passeio perfeito para desfrutar com amigos e família.

A Rainbow Row

Embora o Rainbow Row possa não ser um parque paisagístico, é certamente um marco de Charleston que não vai querer perder, localizado mesmo em frente ao The Battery.

Aqui encontrará uma fila de mansões de estilo sulista pintadas em bonitas e apelativas cores pastel. As casas da Rainbow Row têm vista para o porto, oferecendo aos visitantes uma bela vista de cartão postal.

13. Ver Charles Towne Landing

Charles Towne Landing| ©dogman5
Charles Towne Landing| ©dogman5

Mais de 30 hectares formam o maior parque de Charleston. Charles Towne Landing é um belo lugar para relaxar à sombra dos carvalhos e perder-se na natureza. O parque tem também um valor histórico muito importante para a cidade, pois foi o local onde os colonos britânicos desembarcaram em 1670.

Passear pelo parque leva-o de volta à era colonial, pois o local recria o modo de vida dessa época. Uma paragem obrigatória na sua viagem à Cidade Santa.

14. Viaje no tempo através dos corredores do Aiken Rhett House Museum

Museu Casa Aiken Rhett| ©Warren LeMay
Museu Casa Aiken Rhett| ©Warren LeMay

É fácil encontrar lugares em Charleston que falam dos famosos anos da Guerra Civil da cidade. No entanto, não é tão comum encontrar locais que olhem para além deste período, para os anos de escravatura. O Aiken Rhett House Museum é um desses sítios onde se pode compreender a realidade dos africanos escravizados.

É por isso que sugiro uma visita guiada ao interior desta propriedade, onde se podem ver os locais onde viviam os escravos. Uma vez que a casa está localizada no centro de Charleston, pode facilmente visitá-la em qualquer um dos seus dias de viagem.

15. Descubra o lado artístico de Charleston no Gibbes Museum of Art

Museu de Arte Gibbes| ©Greg Lynn
Museu de Arte Gibbes| ©Greg Lynn

Para além do seu forte passado como um importante ator da história americana, Charleston é também uma cidade de cultura. No coração da esfera artística da cidade está o Museu de Arte Gibbes.

Aqui pode ver todos os tipos de exposições de arte contemporânea, algumas permanentes e outras temporárias. Além disso, o Museu de Arte Gibbes reflecte a história da cidade a um nível artístico, para que possa mergulhar na cultura de Charleston durante a sua visita.

16. Faça um passeio de carruagem puxada por cavalos por Charleston e aprenda sobre a sua história

Carruagem puxada por cavalos| ©Sakari Pönniö
Carruagem puxada por cavalos| ©Sakari Pönniö

Se gosta de história, uma das melhores experiências que pode tirar da sua viagem a Charleston é este passeio de carruagem puxada por cavalos pela cidade. Desfrute de um passeio pelo centro histórico de Charleston numa bela carruagem puxada por cavalos, numa daquelas experiências únicas que poucas cidades, incluindo Charleston, são capazes de oferecer.

Esta é uma atividade favorita para os viajantes que visitam a cidade pela primeira vez ou para uma estadia curta, como um dia para explorar Charleston. Por esta razão, encontrará numerosas empresas locais que oferecem esta atividade. Poderá ver os edifícios mais importantes desta cidade da Carolina do Sul, bem como aprender sobre o seu papel durante a Guerra Civil. Tudo isto será explicado por um guia especializado.

O passeio de carruagem puxada por cavalos pelas ruas de Charleston tem a duração de uma hora. O passeio começa nos estábulos, onde assistirá a um vídeo educativo e conhecerá os cavalos de tração. De seguida, fará um passeio, que é variável, uma vez que os percursos mudam conforme ditado pela Câmara Municipal para evitar engarrafamentos.

Durante o passeio, viajará por mais de 300 anos de história de Charleston. Esta é uma experiência divertida para adultos e crianças.

  • Leia mais... Se quiser saber mais sobre passeios de carruagem puxada por cavalos em Charleston, consulte este artigo sobre os melhores passeios de carruagem puxada por cavalos na melhor página de Charleston.

Reservar um passeio de carruagem puxada por cavalos em Charleston

17. Saiba tudo sobre a história, a cultura e a arquitetura de Charleston

Old Exchange & Provost Dungeon| ©Warren LeMay
Old Exchange & Provost Dungeon| ©Warren LeMay

Com este passeio a pé com um guia licenciado, você aprenderá tudo sobre a cultura, a arquitetura e a história desta cidade da Carolina do Sul. Além disso, o guia adaptará suas explicações aos seus interesses, tornando a experiência ainda mais divertida.

O passeio começa no Old Exchange & Provost Dungeon, onde a Declaração de Independência foi lida em 1776. Depois, seguirá para o Old Slave Mart Museum, outrora conhecido como Ryan's Slave Mart. O que é agora um museu foi outrora um local de leilão de escravos. Além disso, você também pode ver o Dock Street Theater, bem como a Prefeitura de Charleston.

Reserve uma excursão de arquitetura em Charleston

18. Descubra a Casa Nathaniel Russell

Casa Nathaniel Russell| ©djflowerz
Casa Nathaniel Russell| ©djflowerz

Com dois séculos de existência, a Casa Nathaniel Russell é o local perfeito para conhecer o estilo de vida dos comerciantes de escravos da alta sociedade americana. Esta experiência é ideal para os amantes da história, da cultura e da arquitetura.

Considerada uma das casas neoclássicas mais importantes de todo o país, esta maravilhosa obra de arquitetura é famosa pela sua bela escadaria em três níveis, finalmente ornamentada com detalhes em gesso. A Nathaniel Russell House oferece aos visitantes uma visita guiada às divisões, o que a torna uma das poucas casas neoclássicas do Sul em Charleston que pode ser visitada na íntegra.

Como muitos comerciantes ricos da época, Nathaniel Russell fez a sua notável fortuna explorando o trabalho escravo. É possível percorrer as várias divisões da casa e subir as suas imponentes escadas de madeira maciça. Tudo isto enquanto um guia lhe conta histórias sobre o local e tudo o que se passava dentro das paredes.

19. Passeio histórico pelo Bairro Francês

Bairro Francês| ©Warren LeMay
Bairro Francês| ©Warren LeMay

O Bairro Francês é uma das zonas históricas mais importantes de Charleston. Através da arquitetura dos seus edifícios, é possível ver claramente o passado colonial da cidade. Durante este passeio a pé, verá os principais pontos de interesse da Cidade Santa. Um guia explicará em pormenor a história e as curiosidades sobre os diferentes pontos do passeio.

Visitará o Riley Waterfront Park, o Old Exchange & Provost Dungeon, Rainbow Row, a Pink House Gallery e a Câmara Municipal de Charleston, entre outros. Também passeará ao longo do porto de Charleston e verá o castelo e os fortes.

Reserve uma excursão histórica para mulheres em Charleston

20. Faça um passeio de cruzeiro histórico pelo porto de Charleston

Porto de Charleston| ©C-Bunny
Porto de Charleston| ©C-Bunny

Durante o seu passeio a pé pela cidade, depressa se aperceberá de que Charleston é um belo conjunto arquitetónico. No entanto, a melhor forma de o apreciar é fazendo um passeio de barco por Charleston que lhe permite fazer isso e muito mais.

Das águas do Cooper terá as mais incríveis vistas do porto de Charleston, bem como aprenderá sobre a história marítima da cidade e como estas águas desempenharam um papel decisivo nas sucessivas guerras pela liberdade ou pelo território.

Numerosas empresas locais realizam esta experiência em diferentes alturas. Cada uma tem vantagens notáveis. Por exemplo, um passeio de barco durante o dia e na altura certa do ano permite ver a vida marinha, incluindo belos golfinhos.

Um passeio de barco ao pôr do sol, por outro lado, tinge a cidade e a água com belas cores, numa forma perfeita de terminar um dia de turismo na cidade. É também uma boa opção para evitar o calor se estiver a viajar em julho ou se quiser passar uns dias em Charleston em agosto. Escolha bem e faça a sua reserva com antecedência!

  • Leia mais... Se quiser saber mais sobre os diferentes passeios de barco pela cidade, confira este artigo sobre os melhores passeios de barco em Charleston. melhor página

Reservar um cruzeiro em Charleston

21. Aprenda sobre a história de Charleston enquanto passeia pelas suas ruas

Charleston| ©Dot Scott
Charleston| ©Dot Scott

O que há de melhor do que conhecer uma cidade caminhando por suas ruas e mergulhando em sua cultura. Esta excursão permitir-lhe-á aprender sobre a história de Charleston enquanto aprecia os principais pontos turísticos da cidade. A experiência tem a duração de duas horas e conta com a voz especializada de um guia local profissional.

A excursão começa nos "Quatro Cantos da Lei", que inclui a Câmara Municipal, o Tribunal, os Correios e a Igreja de São Miguel. Michaels. De seguida, passeará pelo encantador Bairro Francês, onde encontrará edifícios de grande importância na cidade. Por fim, visitará uma das zonas mais famosas de Charleston: Rainbow Row.

Reservar uma visita guiada em Charleston

22. Descubra Charleston a bordo de um microônibus

Autocarro| ©Mark Maidment
Autocarro| ©Mark Maidment

Se quiser saber tudo sobre Charleston e explorar todos os cantos da cidade, recomendo esta visita de pequenos grupos num minibus. Os seus pés agradecerão o descanso e não terá de lidar com o calor húmido e sufocante. Esta experiência dura uma hora e meia e leva-o pelo bairro histórico da cidade,

. Os grupos são limitados a 15 pessoas no máximo, pelo que a atenção do guia é personalizada. Poderá fazer perguntas e tirar dúvidas sobre a história da Cidade Santa. Durante a visita, o autocarro fará uma paragem para tirar fotografias.

  • Ler mais... Se quiser saber mais sobre as excursões de autocarro na cidade, consulte este artigo na melhor página de autocarros turísticos de Charleston...

Reservar uma excursão de miniautocarro em Charleston

23. Conheça as mulheres mais importantes da história de Charleston

Galeria da Casa Cor-de-Rosa| ©Lance Griffin
Galeria da Casa Cor-de-Rosa| ©Lance Griffin

Esta experiência é perfeita para quem quer aprender sobre a história na sua totalidade, indo além dos vislumbres superficiais fornecidos pelos livros. Em Charleston, as mulheres têm desempenhado um papel importante ao longo da história da cidade. Durante esta visita guiada de duas horas, ficará a conhecer os seus nomes, feitos e sacrifícios.

Durante a visita, passará por diferentes partes da cidade, como a Igreja de São Filipe, a Galeria da Casa Rosa e a Casa Nathaniel Russell. Um guia licenciado e conhecedor irá acompanhá-lo durante todo o passeio, explicando a história das mulheres na história de Charleston.

Reserve uma excursão histórica das mulheres de Charleston

24. Descubra o lado cru da história da McLeod Plantation

Casa McLeod| ©Warren LeMay
Casa McLeod| ©Warren LeMay

A McLeod Plantation tem sido o local de alguns dos eventos mais chocantes, crus e sombrios da história de Charleston. Através de várias exposições em torno do local, aprenderá sobre o que aconteceu na plantação e compreenderá a história.

Também verá um carvalho com 600 anos, a casa principal e o pavilhão ao ar livre.

25. Mime o seu paladar com uma visita gastronómica

Desfrutar da comida em Charleston| ©Susan Lucas Hoffman
Desfrutar da comida em Charleston| ©Susan Lucas Hoffman

Não se trata apenas de aprender! Na sua viagem a Charleston, também deve reservar tempo para conhecer a cultura gastronómica da cidade. Esta experiência é perfeita para isso, pois visitará um total de 4 estabelecimentos gastronómicos locais, onde provará os sabores que caracterizam esta cidade da Carolina do Sul.

Além disso, a experiência inclui também uma visita histórica à cultura culinária da cidade. Um guia especializado contar-lhe-á histórias interessantes sobre a cultura culinária da cidade. O passeio gastronómico tem uma duração de 3 horas.

Reservar uma visita gastronómica a Charleston

26. Conecte-se com a natureza com este passeio de caiaque ecológico

Passeio de caiaque em Charleston| ©anoldent
Passeio de caiaque em Charleston| ©anoldent

Viajar é também a oportunidade perfeita para descontrair e estabelecer ligações: desligue-se do barulho e ligue-se à natureza e a si próprio. Descubra o lado mais selvagem de Charleston neste passeio de caiaque ecológico em Folly Creek. A experiência é feita em pequenos grupos de até 12 pessoas. É ideal tanto para crianças como para adultos, uma vez que não requer grandes conhecimentos sobre o funcionamento do barco.

O passeio tem a duração de 2 horas, durante as quais aprenderá tudo sobre Folly Creek, graças aos conhecimentos especializados do seu guia local. Como se isso não bastasse, poderá ver de perto golfinhos, pelicanos, tartarugas cabeçudas e caranguejos. Esta experiência é ideal para maio, quando o calor ainda não é demasiado intenso.

  • Leia mais... Se você quiser saber mais sobre as melhores coisas para fazer em Charleston em maio, confira este artigo 10 coisas para ver e fazer em Charleston em maio na melhor página

Reservar um passeio de caiaque em Folly Creek

27. Visite o Farol da Ilha Morris em um cruzeiro ecológico

Farol da Ilha Morris| ©gtb2003
Farol da Ilha Morris| ©gtb2003

A Ilha Morris desempenhou um papel vital durante a Guerra Civil Americana devido à sua localização estratégica. É uma ilha desabitada, acessível apenas por barco. Com esta experiência, terá a oportunidade de a explorar por si próprio.

A experiência tem uma duração de duas horas e meia. Chegará à ilha num cruzeiro ecológico, onde desfrutará da natureza durante uma hora. Durante esse tempo, é possível apanhar conchas, tirar fotografias do farol e apreciar a vista da praia. O avistamento de golfinhos também é comum nesta excursão. Esta experiência é ideal para fazer em julho.

  • Leia mais... Se você quiser saber mais sobre as melhores coisas para fazer em Charleston em julho, confira esta página de 10 coisas para ver e fazer em Charleston em julho.

Reservar um eco-cruzeiro para Morris Island

28. Viajar de balsa do Waterfront Park para Daniel Island

Parque Waterfront| ©TranceMist
Parque Waterfront| ©TranceMist

Desfrute de um agradável passeio de barco com a brisa do mar no seu cabelo e maravilhosas vistas panorâmicas da paisagem. A viagem de ferry inclui uma bebida, refrigerante ou água. Depois, quando chegarem a Daniel Island, poderão jantar no The Kingstide ou no Sermet's Courtyard, dois restaurantes à beira-mar.

No final desta fantástica experiência gastronómica, o ferry estará à espera para vos levar de volta ao Waterfront Park. Este é um plano muito romântico, ideal para si se estiver a viajar para Charleston em casal.

Reservar o ferry entre Waterfront Park e Daniel Island

29. Afaste-se da cidade e visite os arredores de Charleston

Cais de Folly| ©Kurtis Garbutt
Cais de Folly| ©Kurtis Garbutt

Saia dos limites da cidade de Charleston e veja a cidade a partir do mar, maravilhando-se com as maravilhosas vistas que ela tem para oferecer. Passeará pelo campus militar da Citadel, verá o sexto farol mais antigo dos Estados Unidos e caminhará ao longo de uma praia popular entre os surfistas.

A experiência começa com um passeio de barco até Morris Island, onde verá o belo porto de Charleston à distância. Em seguida, dirige-se ao Folly Pier, onde pode dar um mergulho no mar. De seguida, visitará o campus militar da Citadel. Se isso não for suficiente, também pode visitar Fort Moultrie, onde muitos dos escravos africanos que foram forçados a partir para os Estados Unidos foram alojados.

Reservar uma excursão fora de Charleston

30. Relaxe nos jardins Battery e White Point

Jardins de Battery e White Point| ©Mike Lynaugh
Jardins de Battery e White Point| ©Mike Lynaugh

Para aqueles dias de longas caminhadas e visitas turísticas difíceis, recomendo uma pausa nos Battery & White Point Gardens. Estes belos jardins estão cheios de vegetação e convidam-no a fazer uma pausa longa e prolongada. Pode fazer um piquenique no parque e desfrutar de um brunch especial ou simplesmente deitar-se no relvado.

Depois, pode dirigir-se ao passeio marítimo Battery, que fica mesmo ao lado do parque. Pegue num gelado e passeie ao longo do passeio, enquanto aprecia as vistas deslumbrantes sobre o mar e o porto de Charleston.

31. Dê um passeio pelo Centro Interpretativo Caw Caw

Caw Caw| ©Jennifer
Caw Caw| ©Jennifer

Outrora uma grande plantação de arroz, é agora um refúgio para descontrair e apreciar as vistas. Se gosta de passeios na natureza, recomendo que se dirija ao Centro de Interpretação de Caw Caw Caw.

É possível atravessar pontes sobre pântanos, brejos e zonas húmidas, mergulhar em florestas e conhecer a vida selvagem local, como veados, perus selvagens e pica-paus.

32. Saiba mais sobre a história do submarino confederado HL Hunley

HL Hunley| ©Wally Gobetz
HL Hunley| ©Wally Gobetz

O HL Hun ley é uma visita obrigatória durante a sua visita a Charleston. Este submarino confederado é famoso por ser o primeiro a afundar um navio inimigo durante a guerra. Como tal, é uma das atracções mais marcantes de Charleston até aos dias de hoje, especialmente se for um aficionado por história.

Para além de ver o submarino, terá também a oportunidade de aprender muito sobre o conflito através das exposições no local. Há também exposições interactivas com as quais as crianças se vão divertir muito.

33. Visite o Aquário da Carolina do Sul

Aquário| ©edna_million
Aquário| ©edna_million

O Aquário da Carolina do Sul é o lar de mais de 5.000 animais do mundo marinho. As espécies incluem ouriços-do-mar, tubarões, raias e caranguejos-ferradura.

Para além de ver estes animais aquáticos, pode também assistir ao trabalho dos profissionais do centro na recuperação das tartarugas marinhas Zucker.

34. Veja o lado mais assustador de Charleston com este passeio noturno

Pessoas na excursão| ©Justin Waits
Pessoas na excursão| ©Justin Waits

Charleston é uma das cidades mais assombradas dos Estados Unidos. Desde a sua fundação, com a chegada dos primeiros colonos, tragédias e acontecimentos misteriosos de toda a natureza têm assolado o local. Muitos atribuem os infelizes acontecimentos aos feitiços xamânicos dos nativos americanos que habitavam a terra.

Esta é apenas uma amostra dos mistérios e lendas que marcaram a cidade. A melhor maneira de os conhecer em pormenor é participar numa visita guiada aos fantasmas de Charleston. As excursões fantasmagóricas são oferecidas por numerosas empresas locais que colocam à disposição dos viajantes um guia especializado em história local para os levar pelos locais assombrados da cidade e explicar em pormenor os acontecimentos que deram origem ao mito.

As excursões fantasmagóricas são oferecidas em diferentes formatos, com diferentes abordagens e a diferentes horas, para se adaptarem à experiência de todos os viajantes. Há desde passeios para famílias, eventos para todas as idades, até passeios para adultos, com histórias com linguagem mais adulta.

Todas estas histórias foram imortalizadas no famoso livro "The Ghosts of Charleston". Esta excursão nocturna a pé pela cidade mergulha nas histórias do livro. O passeio começa na Buxton Boos, a livraria onde o livro é vendido exclusivamente. De seguida, percorre-se o cemitério da Unitarian Church, que data de 1772. Este lugar é o principal protagonista da história fantasmagórica de Charleston, e outros visitantes já tiveram experiências sobrenaturais neste passeio.

  • Leia mais... Se você quiser saber mais sobre o lado sobrenatural da cidade, confira este artigo sobre as melhores excursões fantasmas em Charleston na melhor página.

Reservar uma excursão fantasma em Charleston

35. Observação de golfinhos num táxi aquático

Táxi aquático| ©Russell King
Táxi aquático| ©Russell King

Os golfinhos são uma visão comum nas águas de Charleston. É por isso que a maioria dos turistas que visitam a cidade incluem esta atividade nos seus planos. É uma experiência única, em que se pode observar estes cetáceos divertidos e alegres a passear pelo mar em total liberdade.

O táxi aquático faz quatro paragens, todas elas perto do porto de Charleston. Pode parar numa delas para dar um passeio pela zona e depois voltar a embarcar. Este é um plano ideal para os dias de sol, em que pode desfrutar da brisa do mar nos seus cabelos. Por isso, não recomendo que reserve esta experiência se estiver a viajar no inverno.

  • Leia mais... Se você quiser saber mais sobre as melhores coisas para fazer em Charleston no inverno, confira este artigo sobre 10 coisas para ver e fazer em Charleston no inverno melhor página.

Reserve o seu passeio de táxi aquático em Charleston

36. Imortalize a sua viagem a Charleston numa sessão fotográfica e num passeio turístico

Charleston numa fotografia| ©Blue Ridge Walker
Charleston numa fotografia| ©Blue Ridge Walker

Provavelmente já lhe aconteceu mais do que uma vez: regressa de uma viagem e dá por si com muitas fotografias da cidade, mas poucas de si e dos seus entes queridos que valham a pena tirar. Com esta experiência , vai fazer a diferença na sua viagem a Charleston.

Através de um belo passeio pelos principais pontos turísticos de Charleston, a famosa fotógrafa Liz Legare Duren levá-lo-á a uma sessão fotográfica. Ao mesmo tempo, ela explicará diferentes factos e histórias sobre a cidade. O passeio começa no Washington Square Park e continua no Bairro Francês, South Broad e High Battery.

37. Dê a conhecer o seu lado culinário com esta excursão culinária à hora do almoço com aula de culinária incluída

Aula de culinária| ©Chris Ross
Aula de culinária| ©Chris Ross

É apaixonado por culinária? Se sim, esta experiência é para si. Esta excursão de quatro horas é guiada pelo grande chef Forrest Parker. Ele irá guiá-lo pelas ruas de Charleston, levando-o através da história culinária da cidade. Conhecerá as principais influências culinárias de Charleston, bem como descobrirá grandes curiosidades, como a famosa receita criada por um escravo.

Depois, desfrutará de uma degustação de três pratos acompanhados de vinho colhido localmente. Como se isso não bastasse, assistirá em primeira mão a uma demonstração do chefe sobre o modo de confeção destas receitas.

Reservar uma visita gastronómica com prova de vinhos

38. Deixe a sua adrenalina subir com este passeio de lancha rápida

Lancha rápida| ©Ari Helminen
Lancha rápida| ©Ari Helminen

Se gosta de emoções e adrenalina, recomendo este passeio de lancha rápida pelo porto de Charleston. Poderá conduzir a sua própria lancha F13 durante duas horas, durante as quais percorrerá mais de 20 quilómetros. Durante a aventura, um audioguia irá contar-lhe pormenores interessantes sobre os locais por onde passar.

Entre os locais que terá a sorte de ver durante esta experiência estão a Ponte Arthur Ravenel Jr, o Aquário da Carolina do Sul, os Jardins Battery & White Point e o porta-aviões USS Yorktown. Como se isso não bastasse, também terá a sorte de ver alguns dos animais selvagens marinhos da área. Se é novo na navegação, não se preocupe, um especialista explicar-lhe-á tudo o que precisa de saber para operar o barco.

Reserve um passeio de lancha rápida em Charleston

39. Mime as suas papilas gustativas com um passeio culinário por um dos melhores bairros culinários da América

Upper King Street| ©f8flickr
Upper King Street| ©f8flickr

Upper King Street é um dos bairros mais vanguardistas de Charleston. O bairro é conhecido pela riqueza de alimentos que traz para a cidade. De facto, Upper King Street é considerado um dos 10 melhores bairros gastronómicos dos Estados Unidos. Poderá testemunhar isso mesmo através desta experiência saborosa e deliciosa.

Neste passeio, irá provar receitas dos melhores restaurantes de Upper King Street. A experiência dura cerca de duas horas e meia e inclui todos os pratos servidos na degustação. Se houver alguma restrição alimentar, por favor, avise com antecedência.

Reserve um passeio gastronómico pela Upper King Street

40. Divirta-se no Wild Blue Ropes Adventure Park

Cordas azuis selvagens| ©Game Changers
Cordas azuis selvagens| ©Game Changers

Faça um passeio turístico diferente em Charleston e adicione a experiência do parque de aventuras Wild Blue Ropes à sua viagem. Teste os seus limites e desafie-se com uma série de desafios pessoais e físicos. A entrada no parque inclui um total de duas horas de total liberdade para utilizar as instalações.

Poderá completar um circuito composto por 72 obstáculos suspensos no ar. Consoante o seu nível, poderá enfrentar um ou outro, tendo em conta que alguns obstáculos estão suspensos a mais de 10 metros de altura. Entre os obstáculos, encontrará cordas de tarzan e pontes giratórias.

Reservar um bilhete para o Wild Blue Ropes Park

41. Mergulhe na caça aos fantasmas com esta experiência interactiva

Experiência interactiva| ©Giu Vicente
Experiência interactiva| ©Giu Vicente

Interessado no mundo sobrenatural? Recomendo vivamente esta experiência interactiva em que, durante 90 a 120 minutos, pode ser um investigador paranormal. Terá à sua disposição uma ferramenta paranormal, com a qual irá explorar uma das cidades mais assombradas dos Estados Unidos.

O equipamento inclui uma câmara de iluminação infravermelha, um dispositivo de comunicação Onvoy, uma câmara de imagem térmica e um medidor de campo eletromagnético. O grupo é limitado a 10 pessoas, a cada uma das quais será atribuído um aparelho.

Reservar uma experiência interactiva de caça aos fantasmas

42. Faça um passeio onde a cerveja e os fantasmas são o centro das atenções

Cerveja em Charleston| ©lulun & kame
Cerveja em Charleston| ©lulun & kame

Se está interessado nos temas sobrenaturais que cobrem a cidade de Charleston, mas não quer uma excursão aborrecida, esta experiência foi feita para si. Nesta excursão, a cerveja e os fantasmas andam de mãos dadas. Você visitará bares, receberá recomendações para as melhores bebidas e contará histórias sobre os fantasmas de Charleston.

Durante a excursão, você visitará dois bares diferentes. Num deles, tomará um aperitivo de cortesia. Depois, passeará pelas ruas de Charleston, passando pelos seus cemitérios. Por fim, visitaremos um parque da cidade famoso por ser o local onde foi enforcada uma das primeiras mulheres assassinas em série.

Reserve uma excursão ao Charleston Ghost and Pub Tour

43. Conecte-se com a natureza em um passeio de barco com um naturalista

Passeio de barco| ©Ron Cogswell
Passeio de barco| ©Ron Cogswell

Se é um amante da natureza e quer aproveitar a sua viagem à Cidade Santa para se perder na natureza, recomendo esta experiência. Trata-se de um passeio de barco de duas horas pelos canais da cidade. A excursão é feita em pequenos grupos e, ao longo do percurso, terá uma visão de perto da vida selvagem costeira de Charleston, como golfinhos roazes, tartarugas cabeçudas e caranguejos.

A experiência não termina aqui. Depois da excursão, desembarcará na Morris Island, onde poderá caminhar pelas praias, apanhar conchas e dentes de tubarão. Como se isso não bastasse, também terá a oportunidade de explorar a Ilha Barreira. Tudo sob a orientação de um guia especializado.

44. Maravilhe-se com o Carvalho Anjo

Carvalho Anjo| ©Dan Skiendziel
Carvalho Anjo| ©Dan Skiendziel

O Angel Oak é um dos mais antigos carvalhos vivos nesta parte dos Estados Unidos. Com mais de 20 metros de altura, esta bela árvore esconde séculos e séculos de vida. Situa-se em Johns Island e é um ótimo local para visitar se for um amante da natureza.

Além disso, recomendo que leve alguns petiscos consigo, para que possa fazer um piquenique à sombra da árvore.

45. Deixe as crianças da casa sentirem-se como verdadeiros piratas a bordo do Black Ghost!

Fantasma Negro| ©Jimmy Mac
Fantasma Negro| ©Jimmy Mac

Esta experiência é outra das melhores coisas para ver e fazer em Charleston com crianças. Os mais pequenos podem subir a bordo do Black Ghost e ajudar o resto da tripulação a encontrar o tesouro. Ao mesmo tempo, devem estar atentos ao malvado Sneaky Pete.

Pode apreciar as excelentes vistas do barco e ver as crianças a divertirem-se imenso. O passeio percorre o rio Ashley até Wappoo Creek e dura cerca de uma hora e meia. Durante a experiência, as crianças vão cantar canções de piratas, aprender a falar como piratas e ler mapas do tesouro.

Reservar um bilhete para os Piratas de Charleston

46. Visite os locais onde Outer Banks foi filmado com um membro do elenco

Excursão a Charleston| ©Tyson C
Excursão a Charleston| ©Tyson C

Se é fã da série Outer Banks, da Netflix, vai adorar esta experiência única. Vais poder percorrer os locais onde a série foi filmada e imaginar como, por onde andas, foram filmadas as tuas cenas preferidas. Tudo isto na companhia de um ator coadjuvante das três primeiras temporadas da série.

O ator irá contar-lhe todo o tipo de factos interessantes sobre as filmagens e os membros da equipa. Além disso, durante a visita, haverá uma pausa para um lanche e água. A visita é privada e deve ser efectuada por um mínimo de duas pessoas e um máximo de quatro. A duração é de 3 horas.

Reserve uma visita aos locais de filmagem de Outer Banks

47. Aprenda sobre a história de Shem Creek com o Capitão Bryan

Shem Creek| ©c_live_lee
Shem Creek| ©c_live_lee

Durante uma excursão a pé de uma hora e meia, o Capitão Bryan irá contar-lhe tudo sobre a história de Shem Creek. Poderá ver como funciona a indústria do camarão e mergulhar na cultura. Depois desta experiência, terá um novo olhar sobre este trabalho árduo e sacrificial.

Os lanches estão incluídos na excursão. Poderá também ver a vida selvagem que vive no parque, bem como aprender sobre a importância de cuidar do ambiente. Além disso, fará várias paragens em pontos históricos e culturalmente significativos da cidade.

Reservar uma visita guiada a Shem Creek

48. Passeio pelos bares da Lei Seca de Charleston

Bar de Charleston| ©Steve Lamb
Bar de Charleston| ©Steve Lamb

Durante a Lei Seca, os bares clandestinos continuaram a funcionar em todos os Estados Unidos. Ao longo deste passeio a pé, ficará a conhecer a história da Lei Seca em Charleston, bem como as principais personagens da cidade durante este período. Divertir-se-á e aprenderá ao mesmo tempo.

O passeio começa no The Griffon, considerado o melhor pub da cidade. Em seguida, dirigir-se-á ao Henry's on the market, o restaurante mais antigo da Cidade Santa. O passeio termina no The Bling Tiger Pub, onde descobrirá a figura do irmão de Al Capone, Jaimes Vicenzo Capone.

49. Praticar desportos náuticos

Flyboarding| ©Marjorie Lynum
Flyboarding| ©Marjorie Lynum

desportos aquáticos para todos os gostos e personalidades. Por isso, não se preocupe se não for muito aventureiro. A HydroFly Watersports, em Charleston, tem uma grande variedade de desportos aquáticos à escolha.

Pode dar um passeio de barco, experimentar o flyboard, fazer um cruzeiro com bebidas ou experimentar o wakeboard. Como pode ver, há desportos de diferentes intensidades, por isso há sempre um para si.

50. Participe numa caça ao tesouro pelas ruas de Charleston

Caça ao tesouro| ©CBRE_IT
Caça ao tesouro| ©CBRE_IT

Com a Operation City Quest, pode participar numa caça ao tesouro pelas ruas de Charleston. Durante a experiência, terás de completar uma série de testes, que te darão pontos. Poderá ver a sua classificação a partir do seu próprio telemóvel, graças à aplicação com a qual se realiza a caça ao tesouro.

Não se perderá em nenhum momento, graças à colaboração do guia remoto, que o guiará através do chat. A experiência tem uma duração de 2 horas e é ideal para conhecer a Cidade Santa de uma forma divertida, lúdica e original.

51. Compras em Charleston

Pessoa que faz compras| ©Andrea Piacquadio
Pessoa que faz compras| ©Andrea Piacquadio

Desfrute de um dia de compras em Charleston com descontos de 10% a 20% em boutiques seleccionadas. Durante as suas compras, pode desfrutar de vários copos de vinho ou champanhe. O passeio dura duas horas e leva-o através da zona comercial da Cidade Santa.

A sua primeira paragem será no Juanita Greenberg's, onde desfrutará de aperitivos acompanhados de deliciosas margaritas. Depois, percorrerá as lojas da King Street. Finalmente, terminará o seu dia de compras no hotel Restoration, onde se encontra a boutique The Mercantile, onde brindará com as suas amigas com uma taça de champanhe.

Reservar um dia de compras em Charleston

52. Explore o Jardim de Chá de Charleston

Jardim de chá de Charleston| ©ctmarie3
Jardim de chá de Charleston| ©ctmarie3

OCharleston Tea Garden é um dos mais importantes jardins de chá da América do Norte. Com mais de 50 hectares, este parque é uma verdadeira maravilha. Para além de ser bonito, também cheira muito bem, graças às suas plantas Camellia Sinensis.

O parque tem uma loja de recordações onde pode comprar uma folha de chá ocasional.

53. Conheça os tecelões de cestos no Mercado da Cidade Velha

Mercado da Cidade Velha| ©mbell1975
Mercado da Cidade Velha| ©mbell1975

O Old City Market é um edifício antigo construído em 1841 e tem sido o principal mercado de Charleston desde então. Atualmente, tornou-se um local de visita obrigatória para quem visita a Cidade Velha pela primeira vez.

O local está inscrito no Registo Americano de Lugares Históricos, tanto pela sua arquitetura imponente, com arenito vermelho e molduras de ferro, como pelo papel que desempenha na divulgação e preservação da cultura local.

Recomendo a todos os meus amigos viajantes que passem algumas horas no Mercado da Cidade Velha, admirem as suas cores vibrantes e desfrutem da atmosfera animada deste espaço.

Encontrará dezenas de bancas, incluindo as que se dedicam à venda de artesanato local e de petiscos tradicionais. Preste especial atenção aos famosos artesãos de Gullah, um artesanato antigo trazido de África pelos escravos aprisionados na altura e que envolve a criação de cestos tecidos com canas em padrões intrincados. A tradição tem-se mantido viva até aos dias de hoje, depois de ter sido transmitida de geração em geração.

54. Desfrute de um jantar num navio de cruzeiro de luxo

Passeio de barco| ©kelly
Passeio de barco| ©kelly

Sinta-se como a estrela de um filme com este jantar num navio de cruzeiro de luxo. Desfrutará de um menu de 3 a 4 pratos, todos reflectindo a cozinha do Sul. Entretanto, uma banda ao vivo tocará música ao vivo para si. Depois do jantar, pode dirigir-se ao convés de observação para apreciar as incríveis vistas da cidade.

Este é um plano muito elegante e distinto, bem como romântico. É perfeito para si se estiver a viajar para a Cidade Santa com o seu parceiro.

55. Desfrutar de um dia de pesca

Dia de pesca| ©Jordan Mann
Dia de pesca| ©Jordan Mann

Se gosta de pesca e quer tornar a sua viagem a Charleston ainda mais especial, recomendo-lhe esta experiência maravilhosa e original. Poderá viver um dia num barco de pesca a navegar em alto mar com a companhia de um capitão.

Ao contrário de outras actividades semelhantes, esta experiência oferece-lhe a oportunidade de perseguir peixes no mar. O passeio de barco destaca-se pelas vistas maravilhosas que oferece dos arredores de Charleston.

56. Experimente o Paddle Surfing

Paddle Surfing| ©Matt Drobnik
Paddle Surfing| ©Matt Drobnik

Saia da sua zona de conforto e dos seus limites mentais! Aproveite a sua viagem a Charleston para experimentar algo novo e diferente. Convido-o a aproveitar as águas que banham a Cidade Santa para praticar paddle surf. Será acompanhado por um instrutor que o ajudará se for um principiante.

E como se isso não bastasse, o seu guia levá-lo-á a locais onde a vida selvagem é provável, pelo que poderá ter a sorte de ver golfinhos ou tartarugas durante o seu passeio.

57. Divirta-se com toda a família no parque de diversões de Charleston

Parque de diversões de Charleston| ©adrianec
Parque de diversões de Charleston| ©adrianec

OCharleston Fun Park é um paraíso para as famílias e os mais pequenos da casa. Aqui, adultos e crianças divertem-se de uma forma diferente na cidade. Nas imediações deste parque de diversões, é oferecida uma grande variedade de actividades.

Pode jogar mini-golfe, mergulhar em jogos de realidade virtual, experimentar o lançamento de machados ou conduzir um kart numa corrida contra os outros membros da sua família. É, sem dúvida, um plano altamente recomendado se tiver alguns dias de sobra na sua viagem à Cidade Santa.