Charleston em 1 Dia: todas as coisas que você precisa saber

Pensar no que ver e fazer em Charleston num único dia pode parecer um verdadeiro desafio, conhecendo o potencial turístico que a caracteriza. Não pense duas vezes e siga o itinerário que preparei para si, se quiser desfrutar de um dia estimulante na sua próxima visita a este encantador canto do Sul.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 10 minutos

Charleston em 1 Dia: todas as coisas que você precisa saber

Charleston | ©Pedro de Carvalho Ponchio

Os planos para ver ou fazer em Charleston aparecem rapidamente, independentemente da duração da estadia. Isto deve-se ao facto de ser uma cidade que capta na perfeição a beleza que caracteriza as antigas cidades do Sul americano, mas que ao mesmo tempo mantém uma essência muito particular.

Convido-o a ler toda a informação que compilei para que possa aproveitar ao máximo as 24 horas que vai passar neste belo recanto americano.

Comece o dia com uma visita matinal ao Charleston Battery

Na Bateria de Charleston| ©Kenneth Tucker
Na Bateria de Charleston| ©Kenneth Tucker

Criada como uma barreira defensiva contra as ondas, tornou-se mais tarde um bastião de artilharia durante a Guerra Civil Americana. Este paredão é hoje conhecido como a Bateria de Charleston.

É um sinónimo indiscutível da beleza arquitetónica que define esta importante cidade da Carolina do Sul e que se deve, em grande parte, à sequência de casas Antebellum que se encontram ao longo deste troço urbano.

Antebellum significa antebellum, uma referência às mansões antebellum que abundavam em cidades esclavagistas como Charleston. Assim como nas principais plantações que movimentavam a economia do sul em tempos de escravatura.

Esta é uma atividade que faz parte dos melhores planos para fazer com crianças em Charleston devido à sua proximidade com o White Point Garden. Este é o ponto mais a sul da península sobre a qual a cidade está construída e é um parque cheio de canhões que permanecem como um precedente histórico da Guerra Civil. Também está repleto de flores e dos conhecidos carvalhos musgosos do Deep South americano.

De facto, se estiver interessado, pode fazer uma visita guiada a algumas destas propriedades históricas, mas tenha em atenção que este é um serviço pago com taxas variáveis, por vezes com donativos mínimos e outras vezes com preços sazonais.

Tomar o pequeno-almoço num café no Bairro Francês de North Charleston

Chávena de café| ©Adam Goldberg
Chávena de café| ©Adam Goldberg

Tal como Nova Orleães, Charleston tem o seu próprio Bairro Francês. Este bairro está localizado dentro do perímetro do que foi a cidade murada durante a era pós-colonial americana e, embora a identidade francesa esteja muito mais diluída nesta cidade, o estilo arquitetónico desse período histórico ainda é evidente.

Muitos dos locais enumerados nesta lista de actividades estão construídos dentro deste bairro. Não é raro que as melhores visitas guiadas de Charleston se concentrem neste canto da cidade.

O Bairro Francês de Charleston tem muito para oferecer em termos de comida, pelo que o pequeno-almoço num dos cafés da zona é sempre uma boa ideia. A comida sulista é única no universo gastronómico americano, o que o deixará ainda mais interessado em sentar-se para comer alguma coisa antes de continuar o seu atarefado itinerário turístico.

Reserve as melhores visitas guiadas de Charleston

Visite o Museu Old Mart Slave

O Museu do Antigo Mercado de Escravos| ©BrineStans
O Museu do Antigo Mercado de Escravos| ©BrineStans

Como uma das cidades mais importantes da era da escravatura no Sul dos Estados Unidos, é lógico saber que esta parte do país foi um epicentro para o comércio de escravos que trabalhavam nas plantações do estado. Esta atração particular está mesmo no coração do Bairro Francês, tornando-a uma paragem lógica no seu itinerário turístico. Esta atração particular fica no coração do Bairro Francês e é, portanto, uma paragem lógica no seu itinerário turístico.

Consiste no último edifício de pé que funcionou para esse fim no período histórico anterior à Guerra Civil Americana. Faz parte do Registo Nacional de Marcos Históricos e é, na verdade, uma pequena parte do que foi outrora uma rua inteira dedicada ao comércio interno de escravos. Esta foi uma mudança no comércio de escravos devido à promulgação de uma lei que proibia os leilões abertos.

Hoje em dia, tem um museu que educa o público de turistas e locais sobre as atrocidades que foram come tidas no comércio de escravos afro-americanos até aos momentos finais da revogação da escravatura nos Estados Unidos.

Esta paragem é bastante apropriada se estiver interessado na história dos locais que visita nas suas viagens. Mais ainda, sabendo que, no caso particular de Charleston, há o facto de ter sido uma cidade onde se mobilizaram até 40% dos processos de compra e venda de mão de obra escrava no século XVIII.

Continue o seu passeio pela Rainbow Row

Linha do arco-íris| ©Cathy nickname
Linha do arco-íris| ©Cathy nickname "Cat

Um dos aspectos mais interessantes e benéficos da lista de actividades que reuni para si é o facto de todas elas terem lugar no coração histórico da cidade.

Por isso, um simples passeio de 15 ou 20 minutos desde o Old Smart até à pitoresca rua conhecida como Rainbow Row é um bom plano no seu itinerário turístico, tal como acontece noutras cidades como Nova Iorque ou Miami Beach.

É um conjunto de 13 casas históricas de estilo georgiano, pintadas em tons pastel e com importância arquitetónica pelas suas origens, que remontam a um período entre 1748 e 1845.

Não é uma atividade que ocupe muito tempo do seu dia em Charleston, mas é certamente um dos locais mais bonitos da cidade para ser fotografado. Ainda mais se for alguém que gosta muito de conhecer a identidade estética dos locais que visita nas suas viagens.

É também uma óptima coisa para ver e fazer em Charleston em janeiro, pois pode proporcionar-lhe a combinação perfeita entre o sol da Carolina do Sul e o frio moderado que se faz sentir nesta altura do ano.

Jante em um restaurante no estilo da proibição

Blinds Tiger Pub| ©Irisheyes_777
Blinds Tiger Pub| ©Irisheyes_777

OBlinds Tiger Pub é um bar que está aberto ao público de Charleston desde os anos 90 e inspira-se diretamente nos Spekeasy's que outrora existiam nas ruas da cidade como um escape social às rigorosas leis de consumo de álcool da cidade. Fica apenas a dois quarteirões de Rainbow Row, o que o torna uma alternativa conveniente para almoçar antes de continuar com o resto do seu dia.

É também um plano interessante porque a era da Lei Sec a do início dos anos 1900 foi marcada pelo aparecimento previsível de speakeasies em todas as partes do país.

No caso de Charleston, havia alguns muito famosos, chamados Blind Tigers, e hoje em dia há alguns estabelecimentos, como este restaurante que recomendo, que se inspiraram diretamente nos recantos dessa época.

Este estabelecimento em particular está normalmente no topo da lista quando se trata de alternativas de refeições e bebidas no pátio exterior. Outro aspeto muito interessante do estabelecimento é o facto de ter sido construído num edifício que data de 1803.

No entanto, não tem necessariamente de comer neste restaurante para ter a garantia de uma boa experiência ambiental. O centro de Charleston está cheio de restaurantes que atendem a todos os tipos de abordagens gastronómicas, deixando-o com aproximadamente 3 ou 4 opções na mesma rua.

Fazer compras no Charleston Historic Market

Mercado Histórico de Charleston| ©Brian Stansberry
Mercado Histórico de Charleston| ©Brian Stansberry

Como já deve ter percebido com os outros pontos da lista, Charleston é uma cidade que se distingue pela plenitude da sua rica história e pelo papel que desempenhou na formação cultural do Deep South americano.

Neste contexto surge o Charleston Historic Market, que é um mercado que se estende por quatro ruas dentro de edifícios com mais de 200 anos.

Aí encontrará uma diversidade muito grande de produtos como arte, antiguidades, artesanato e comida produzida localmente e feita à mão. Vestuário, joalharia, marroquinaria e outros artigos de vestuário são também algumas das atracções do tipo de compras que pode fazer quando visita este mercado público.

Durante os fins-de-semana, há normalmente até 300 vendedores locais com uma diversidade comercial que se encontra normalmente neste tipo de mercados comunitários tradicionais. A melhor parte de tudo isto é que é uma atividade que normalmente não ocupa muito tempo do seu dia, dando-lhe muito tempo para explorar Charleston na sua viagem de um dia.

Passe a primeira metade da sua tarde em Fort Sumter

Forte Sumter| ©Bubba73
Forte Sumter| ©Bubba73

A importância de Charleston para as forças confederadas do Sul durante a Guerra Civil levou a cidade a desenvolver todos os tipos de fortificações defensivas ao longo de sua baía. O Forte Sumter é uma das mais importantes de todas elas, já que se trata de uma ilha que podia regular a entrada de todas as embarcações devido à sua posição privilegiada na geografia da zona.

De facto, ali teve lugar a primeira batalha da Guerra Civil Confederada, pelo que se trata de um monumento nacional que pode ser tão interessante para a agenda turística da sua visita como as outras actividades vespertinas que lhe propus nos pontos anteriores.

A viagem dura habitualmente duas horas, meia hora de ida e meia hora de regresso. Quando se sai do barco na ilha, é feita uma visita guiada de cerca de uma hora para conhecer as condições em que os soldados viviam na fortaleza que aí se encontrava.

O ponto de partida são as docas que se situam mesmo ao lado do South Carolina Aquarium. O que faz sentido, dado que muitos dos melhores passeios de barco de Charleston são ao longo da sua extensa costa fluvial e marítima. Para lá chegar, sugiro apanhar um táxi, pelo simples facto de ser a única atividade do dia que sai das ruas do Bairro Francês de Charleston.

Reserve os melhores passeios de barco em Charleston

Todas as igrejas do centro da cidade são imperdíveis quando o crepúsculo se aproxima

Catedral de São João Batista| ©Jules & Jenny
Catedral de São João Batista| ©Jules & Jenny

Charleston é popularmente conhecida nos Estados Unidos como The Holy City e isso deve-se à grande concentração de igrejas episcopais, baptistas e católicas na zona histórica da cidade. Este facto é curioso, tendo em conta que não é tão grande como os centros de outras comunidades urbanas americanas.

Pode continuar a sua tarde a visitá-las depois de regressar de Fort Sumter. Especialmente se quiser continuar a explorar o Bairro Francês e os seus arredores.

Esta é uma atividade que tem pouco a ver com motivação religiosa, pois é um plano que pode ocorrer tanto de manhã como à tarde, apenas para se maravilhar com o belo estilo arquitetónico destes edifícios históricos.

A Igreja Episcopal de St Michaels com o seu alto campanário branco, a Igreja de St Phillip e a Igreja Francesa Huegenot são as mais importantes da cidade. Mas há outras como a Unitarian Church que, sem dúvida, também são relevantes para o seu passeio turístico.

Todas as 4 têm cemitérios antigos que podem ser visitados com um guia que explicará a história dos defuntos mais famosos com descanso eterno nesse terreno. No entanto, o mais interessante destas igrejas são os cânticos de Natal, o que as torna numa das coisas a ver ou fazer em Charleston na época natalícia.

À noite, pode participar numa visita guiada por fantasmas

Excursão de fantasmas em Charleston| ©Viator
Excursão de fantasmas em Charleston| ©Viator

A antiguidade de Charleston como um território influente na formação dos Estados Unidos como uma federação independente, a sua importância na Guerra Civil e na economia escravocrata tornaram-na numa das cidades com mais histórias de fantasmas em toda a América do Norte.

Por estas razões, os melhores ghost tours de Charleston são uma boa alternativa para entreter a sua noite, se este tipo de tema lhe chamar a atenção ou, pelo menos, se o achar divertido.

Histórias de intrigas, desgostos e traições militares são algumas das histórias que costumam ser explicadas pelos guias, especialistas neste aspeto histórico da cidade. Acompanham-no durante cerca de 90 minutos pelas ruelas, becos e cemitérios do coração histórico do país.

É uma atividade relativamente barata, já que alguns dos passeios mais prestigiados da cidade não costumam custar mais de 35 euros por pessoa.

Comprar as melhores excursões de fantasmas em Charleston

Um passeio de carruagem ao pôr do sol é outro excelente plano

Noite de carruagem| ©Ryan Johnson
Noite de carruagem| ©Ryan Johnson

Um plano alternativo que pode ser mais do seu agrado do que um passeio fantasma assustador é um passeio de carruagem pelas ruas da cidade. O charme pós-colonial do início do século XVIII de Charleston faz com que seja outro dos locais mais populares do Deep South para desfrutar de um passeio de carruagem puxada por cavalos pelas ruas turísticas da secção mais antiga da península.

Normalmente duram uma hora em média e os melhores passeios de carruagem de Charleston têm sempre uma taxa de cancelamento gratuita. Isto é muito conveniente quando se trata de uma visita de um dia em que o itinerário da excursão pode sofrer uma reviravolta inesperada a qualquer momento.

Muitos dos locais emblemáticos que mencionei nesta série de recomendações fazem frequentemente parte do percurso deste tipo de serviço. Por isso, é sempre preferível inform ar-se antecipadamente sobre as suas alternativas de reserva online para não acabar por escolher uma que repita os mesmos sítios que já fez a pé durante a manhã do seu dia.

Tenha em consideração que a capacidade destes veículos equestres é normalmente para duas pessoas e que as tarifas são por passageiro e não por viagem. Isto pode elevar o custo da atividade para cerca de 100 euros, mas vale bem a pena, especialmente se for um passeio ao pôr do sol.

Festa nos bares do Bairro Histórico

Charleston à noite| ©Pedro de Carvalho Ponchio
Charleston à noite| ©Pedro de Carvalho Ponchio

Embora Charleston possa não ser o epicentro da vida nocturna, continua a ser uma cena vibrante de comida e cocktails com todo o tipo de estabelecimentos nos bairros do sul da península. É por isso que festejar num bar do sul, com um ambiente tradicional ou moderno, é uma das melhores coisas para ver ou fazer em Charleston à noite.

Organizar um transfer para o aeroporto de Charleston antes das suas actividades nocturnas é também uma excelente ideia se quiser festejar em paz, sabendo que todo o planeamento da sua partida da cidade foi feito no dia anterior.