Charleston em 4 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

Charleston é uma cidade compacta, onde a maior parte das atracções pode ser vista rapidamente. Aqui está um itinerário de quatro dias onde pode conhecer o lado histórico, aquático e económico desta maravilhosa cidade do sul dos EUA.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 16 minutos

Charleston em 4 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

Charleston, Rainbow Row | ©Don Sniegowski

Quatro dias numa cidade do sul dos EUA? Para alguns, isso parece um pesadelo. Mas tenho a certeza de que se pensam assim, é porque não conhecem as maravilhas desta região e especialmente de Charleston, uma cidade onde há muito para ver e fazer em qualquer altura do ano. Se tiveres a opção de visitar Charleston durante quatro dias, prometo-te que não te vais aborrecer.

Esta cidade sulista tem diferentes costas que podes visitar, a pé e de barco. Há também uma abundância de edifícios históricos que são instigantes e instigantes. Já para não falar das importantes plantações que rodeiam a cidade e que marcaram o passado esclavagista, mas que hoje são um refúgio para a natureza. Queres saber o que fazer em Charleston? Continue a ler e prometo-lhe uma agenda preenchida durante os próximos quatro dias.

1. Dia Passeio a pé pela cidade e visita guiada em autocarro turístico

Autocarro turístico de Charleston| ©Viator
Autocarro turístico de Charleston| ©Viator

Vamos lá começar! Pode chegar à cidade de avião ou de carro. Se chegar de carro, não há problema: basta levá-lo para o parque de estacionamento do hotel que reservou e começar o seu dia ou mesmo levá-lo consigo no seu itinerário do primeiro dia. No entanto, se chegar de avião, recomendo que reserve um transfer do aeroporto para que se sinta confortável.

Neste primeiro dia, a partir da manhã, poderá fazer muitas coisas nesta bela cidade. O meu conselho é que tente descobrir a parte mais dinâmica da cidade, com a sua parte comercial, gastronómica e cultural, através de um passeio a pé. Para isso, guiar-vos-ei passo a passo.

Transfer do aeroporto para o hotel

Bem-vindo a Charleston! Se chegar à cidade de avião, não terá qualquer problema em chegar ao seu hotel. Antes de mais, lembre-se de que está nos Estados Unidos, pelo que , sem carro, é difícil sair da cidade. No entanto, também não é um grande problema se estiver no centro de Charleston, por isso, quando chegar ao Aeroporto Internacional de Charleston, terá várias opções.

A primeira é, como eu sugiro, alugar um carro numa empresa de aluguer de automóveis para os quatro dias que lá vai estar, que o deixará em 20 minutos no centro da cidade. Isto permite-lhe conhecer também os arredores da cidade, mas pode ser um obstáculo se estiver alojado no centro.

Se não quiser conduzir ou não puder conduzir durante a sua estadia, então o melhor é apanhar um autocarro do aeroporto para o centro da cidade ou para os arredores, onde provavelmente estará o seu hotel.

Nesse caso, sugiro o autocarro da Charleston Area Regional Authority, que pára mesmo em frente ao aeroporto. Outras opções incluem os táxis, mas também os vaivéns oferecidos pelos diferentes hotéis da cidade.

Comece com um passeio de autocarro turístico

Depois de se instalar, recomendo que comece o dia conhecendo Charleston a pé. Tudo depende da hora a que chegar. Se for cedo, terá de tomar o pequeno-almoço primeiro, pelo que recomendo que tente comer no seu hotel ou num restaurante ideal para torradas antes de sair.

No entanto, se chegar tarde, não importa: recomendo que comece com uma excursão com um autocarro turístico em Charleston que servirá de introdução à cidade.

Muitas vezes, é possível reservar um autocarro turístico com antecedência ou o seu hotel fornecer-lhe-á informações específicas. Durante a manhã, não precisa de se preocupar, pois os autocarros saem de hora a hora, mas se chegar depois do meio-dia, pode apanhar um que passe pela parte sudeste da cidade.

As excursões começam normalmente no norte, perto do rio Ashley, passando pela Citadel, um dos colégios militares mais importantes do país. Várias destas rotas também passam pelo Mercado da Cidade Velha e ao longo da zona ribeirinha sul da cidade, especialmente o Bairro Francês, um dos mais pitorescos de Charleston.

Todo este passeio de autocarro turístico não demorará mais de duas horas. Quando terminar, terá a oportunidade de explorar a King Street, os museus e as lojas.

Reservar uma excursão de autocarro turístico em Charleston

Almoço em King Street

King Street| ©Warren LeMay
King Street| ©Warren LeMay

A excursão de autocarro poderá deixá-lo no topo da King Street, que é sem dúvida a rua mais famosa de toda a cidade de Charleston.

No total, mede 3,22 quilómetros e é um dos centros económicos da cidade, onde se encontram restaurantes, lojas de roupa e de retalho, bem como empresas privadas. Se começar no cimo da rua, estará no bairro dos restaurantes.

Embora existam restaurantes espanhóis, vietnamitas, mexicanos e de fast-food, o meu conselho é que procure algo local em Charleston e, à frente, o restaurante de marisco é o destaque, especialmente as ostras. Um dos restaurantes mais conhecidos da zona é o The Ordinary, que oferece grandes degustações para o seu paladar.

Se preferir algo mais turístico, o Stars Rooftop & Grill Room, um restaurante americano com um menu internacional e uma presença notável de carnes, seria ótimo. Aqui pode subir ao telhado e ter uma excelente vista da cidade.

As compras continuam na King Street

Pronto para o almoço? Então passe o resto da tarde na King Street. Esta é uma rua que vale a pena percorrer de ponta a ponta, porque há muito para ver.

Se gosta de fazer compras, não pense que não as pode fazer em Charleston, porque a King Street é o local ideal. Na parte central da rua, encontrará todas as franquias de roupa e muitas delas têm óptimos preços.

Mas não estamos a falar apenas de roupa. À medida que se aproxima da costa, na parte baixa, encontra uma zona com diferentes estabelecimentos dedicados às antiguidades.

Muitas delas são grandes peças de mobiliário que dificilmente levará para casa, mas há algumas pequenas coisas fantásticas que pode ver nestas lojas, especialmente se você ou alguém da sua família for um colecionador.

Entre no Museu de Arte Gibbes

Antes de terminar o dia, há mais uma paragem que sugiro. Trata-se do Gibbes Museum of Art, também conhecido como Gibbes Museum of American Art.

É uma das mais importantes instituições do género em toda a Carolina do Sul e as suas exposições, que se centram no passado e no presente dos Estados Unidos, são verdadeiramente fantásticas e variadas, com mais de 10.000 obras de arte.

O museu está aberto entre as 10h e as 17h, por isso não se esqueça de chegar antes da hora de fecho. Para lá chegar, não há que enganar: ao percorrer a parte central da King Street, atravesse para leste a Horlbeck Alley e desça de imediato a Meeting Street, onde, alguns passos mais à frente, se deparará com o museu.

Por fim, pode encerrar o dia caminhando até ao final da King Street para chegar à Murray Boulevard, onde poderá assistir ao pôr do sol, ver a imensidão do mar e descansar depois de um dia atarefado.

  • Gibbes Museum of Art localização: 135 Meeting St, 29401 - Preço: cerca de 12 euros de entrada geral e 10 euros para estudantes universitários e maiores de 62 anos. A entrada para as crianças entre os 4 e os 17 anos custa metade do preço e as crianças até aos 3 anos é gratuita - Horário: das 10:00 às 17:00

Dia 2: Excursão às plantações

Plantação de Boone Hall| ©Gvanbriesen
Plantação de Boone Hall| ©Gvanbriesen

Estar em Charleston e não ir a uma plantação seria realmente um pecado. Recomendo uma excursão de dia inteiro ou, pelo menos, de meio dia às plantações.

As plantações tiveram um papel importante na história de Charleston e de toda a Carolina do Sul, pois eram os principais locais de escravatura da região.

A história do sul dos Estados Unidos é muito marcada pela escravatura e as plantações são um local essencial para compreender estes tempos difíceis. É por isso que recomendo que dedique um dia a elas, o que será bastante relaxante. Pode visitar uma plantação de manhã e outra à tarde.

Comece em Middleton Place

Existem diferentes plantações que ficam bem longe de Charleston, mas Middleton Place é uma das mais próximas.

No entanto, chegar lá pode ser um pouco complicado, pois terá de atravessar a margem oeste do rio Ashley e conduzir ao longo da Ashley River Road. Se estiver a conduzir, não pode deixar de a visitar, basta seguir em frente, mas se não tiver carro, então é melhor fazer uma das excursões às plantações que partem de Charleston.

Porque é que Middleton Place é tão especial? Esta plantação tem o estatuto de Marco Histórico Nacional e é uma mistura de relaxamento, natureza e uma história que ainda hoje é difícil de encarar. A melhor maneira de estar aqui é através de uma visita guiada que inclui transporte e almoço. Quando chegar, ser-lhe-ão dadas informações contextuais sobre o local e o seu significado.

Mas o mais bonito da plantação são os seus jardins, a capela e o museu. Esta propriedade pertenceu a Henry Middleton, que assinou a Declaração de Independência dos Estados Unidos. Havia mais de 800 escravos aqui e a sua visita ao museu tornará isso claro.

Antes de partir, não deixe de almoçar no fantástico restaurante da plantação, que serve a melhor comida sulista e pode estar incluído no seu pacote. Ou, se for do seu agrado, pode até dar uma espreitadela na loja do museu.

  • Localização: 4300 Ashley River Rd, 29414

  • Preço: Aproximadamente £100 se reservar uma excursão com transporte e almoço, mas a entrada geral custa normalmente cerca de £30 - Horário: 9am-5pm

Visite a Magnolia Plantation and Gardens (Plantação e Jardins Magnólia)

Plantação de Charleston| ©AnubisAbyss
Plantação de Charleston| ©AnubisAbyss

Muito perto de Middleton Place fica a Magnolia Plantation and Gard ens.

É também uma plantação localizada a oeste do rio Ashley e está repleta de história e pode ser alcançada em dez minutos de carro de Middleton Place. Trata-se de um jardim lindíssimo, repleto de história e ideal para uma visita de casal a Charleston, porque é simultaneamente conhecedor e tranquilo.

Depois do almoço, este é um ótimo local para passar o resto da tarde. Depois de pagar a entrada, pode aceder aos belos jardins e passear por todos eles. Recomendo que não perca o elétrico narrado, que é uma espécie de visita histórica à plantação e que demora cerca de 40 minutos.

Além disso, se estiver interessado em história, pode pagar a entrada para a casa-museu e aprender sobre o passado de toda a região e desta plantação específica. Pode sair por volta da hora de fecho, às 17h00, e jantar em Charleston para terminar o seu dia.

  • Localização: 3550 Ashley River Rd, 29414

  • Preço: A entrada geral custa cerca de 30 euros, mas o acesso à casa histórica, elétrico narrado, jardim histórico, pântano e barco narrado custa cerca de 10 euros cada, pelo que no total pode custar cerca de 70 euros - Horário: 9:00 - 17:00

Reservar uma excursão à Magnolia Plantation a partir de Charleston

3. Dia de praia, costa e ferry

Fonte de ananás do parque| ©charlee955
Fonte de ananás do parque| ©charlee955

Charleston fica na confluência de rios, riachos, pântanos e um vasto mar. Toda esta geografia, que parece um delta devido ao número de ilhas e canais que se formaram, é algo que não se pode perder de forma alguma.

É por isso que recomendo que dediques todo o terceiro dia a conhecer as massas de água de Charleston, a desfrutar das suas paisagens e a percorrê-las.

Quando estiveres nesta bela cidade, podes fazer um passeio de ferry, passear pelas avenidas e até viajar para ilhas onde podes ver fortificações maravilhosas, como o Forte Sumter. Estás preparado para um dia dedicado à costa de Charleston?

Passeio pelo Waterfront Park

Recomendo começar o seu passeio aquático com um passeio pelo Waterfront Park. Este é um dos parques mais bonitos de toda a cidade de Charleston e, embora não seja muito grande, tem uma vegetação deslumbrante da qual poderá tirar as melhores fotografias.

Este parque parece a margem oriental do Bairro Francês, por isso partilha alguma desta arquitetura com alguns jardins fenomenais.

Uma vez no parque, recomendo que não percas a Fonte do Abacaxi, onde certamente encontrarás alguns turistas a tirar fotografias. Esta fonte é um dos ícones de Charleston e não pode faltar.

Também pode parar para tirar fotografias do rio Cooper, bem como de toda a zona ribeirinha, pontes e barcos. O meu conselho é ficar neste parque até cerca das 11 da manhã, aproveitando o ambiente e a paz e tranquilidade.

Apanhar um ferry para atravessar o rio Cooper

Já tem fotos suficientes do Waterfront Park? Espere pelas que pode tirar diretamente no rio Cooper, quando fizer um passeio de barco pela zona.

Recomendo que vás até ao final do cais do parque e apanhes um ferry que te lev ará para norte no rio Cooper até chegares à margem de Daniel Island, onde desembarcarás.

Esta viagem demora cerca de meia hora na ida e outra meia hora na volta e custa cerca de 25 euros em cada sentido, embora dependa da empresa que contratares. Embora haja muito para ver neste rio, à medida que se dirige para norte, poderá ver várias pequenas ilhas, como a Drum Island.

O meu conselho é que, assim que chegar à Daniel Island, saia para almoçar num restaurante tradicional. Uma das opções que recomendo vivamente é o restaurante The Kingstide que combina o melhor do marisco da região com fast food de grandes proporções.

No final do passeio também é possível visitar o Rio Wando. No regresso, a excursão deixá-lo-á no mesmo ponto, no Waterfront Park.

Dica de viajante

Muitas destas excursões tendem a ser feitas em barcos muito rápidos, que salpicam muita água e podem causar enjoos. Se tiver problemas com isso, é melhor evitá-los e encontrar um barco mais estável para o passeio.

Faça um passeio até Fort Sumter e veja o pôr do sol

Forte Sumter| ©Bubba73
Forte Sumter| ©Bubba73

Espero que não se tenha fartado dos barcos, porque ainda falta mais um. Se já almoçou e está de volta ao Waterfront Park, então recomendo que faça o passeio da tarde ao Fort Sumter, um dos fortes mais famosos de todo o sul dos Estados Unidos.

Para lá chegar, terá de apanhar um barco, pois este forte está situado numa pequena ilha do rio Cooper.

Se caminhar 20 minutos para norte até à Liberty Square, estará no local onde estes barcos navegam para o Fort Sumter. O meu conselho é que deixes esta excursão para o final da tarde, pois existem diferentes tours e pacotes privados que se focam em ver o pôr do sol, em vez de ver apenas o que há em Fort Sumter.

Este forte militar é agora apenas um espaço bucólico onde se respira paz e sossego, mas tem uma importância ímpar nos Estados Unidos: foi neste forte que começou a Guerra Civil Americana, entre Confederados e Unionistas.

Depois de terminar a visita, regressa ao ponto de partida e só falta jantar, para o que recomendo que vá ao restaurante East Bay Deli - Downtown, que é uma mistura de comida americana, comida saudável e muitas sopas com sabores de marisco.

Reservar um cruzeiro ao pôr do sol em Charleston

4. Excursão de um dia pela cidade histórica de Charleston

Noite de carruagem| ©Ryan Johnson
Noite de carruagem| ©Ryan Johnson

Desde o primeiro dia de passeio pela cidade, já deu para perceber que a história de Charleston está por todo o lado. No entanto, o meu conselho é que passe o seu quarto e último dia em Charleston a explorar as instituições e museus que são agora locais históricos, bem como edifícios que datam de há séculos.

Se passar um dia a aprender sobre a história de Charleston, pode fazer actividades tão variadas como um passeio de carruagem, uma visita às prisões e aos mercados. Inscreva-se e continue a ler.

Não perca um passeio histórico de carruagem

Tome o pequeno-almoço no seu hotel ou nas proximidades para que, logo pela manhã, possa iniciar a sua primeira atividade: um passeio de carruagem histórica por Charleston.

A história não se limita a ver exposições em museus e a ler lendas, pode imitá-la e sentir-se como se estivesse no século XIX neste passeio.

Embora haja muita variedade em Charleston para estes passeios, recomendo começar na parte noroeste da cidade. A partir daqui, será levado para o Bairro Francês e para a Costa Sul, onde se mantêm alguns dos pequenos espaços de calçada e onde a experiência será mais autêntica.

Estas carruagens são muito fotogénicas porque são puxadas por cavalos. Vai tirar fotografias, por isso esta é uma óptima atividade para fazer com crianças em Charleston e elas vão ficar fascinadas com os animais e as decorações das carruagens.

Este passeio normalmente custa cerca de 60 euros, embora existam planos familiares disponíveis. A paragem final é muitas vezes na Bay Street, de onde pode continuar o seu passeio.

Reservar um passeio de carruagem histórica em Charleston

Visitar a antiga cadeia de Charleston

Pronto para o seu passeio de carruagem? Já sabe como as pessoas eram transportadas na cidade no século XIX. Agora é altura de ver uma das prisões mais antigas de toda a região, agora conhecida como a Antiga Cadeia de Charleston. Pode estar aqui a meio da manhã e desfrutar deste lugar durante algumas horas.

Para chegar a esta rua, terá de atravessar a Beaufain Street e depois a Wilson Street, cerca de dez minutos a pé. A arquitetura do edifício é verdadeiramente impressionante.

É também conhecido por muitos por ter feito prisioneiros muito famosos, sobretudo piratas, mas também por ter desempenhado um papel importante na Guerra Civil, primeiro nas mãos dos Confederados e depois nas mãos da União.

Para além da história, há as lendas e, se estiver interessado, há muito para aprender. Diz-se, principalmente, que os fantasmas aparecem nesta prisão e é um dos sítios incluídos nas melhores visitas guiadas de Charleston. Há quem diga que diferentes reclusos reaparecem nas suas celas, gostaria de experimentar e verificar?

  • Localização: 21 Magazine Street

  • Preço: para passeios, o custo é geralmente entre 50 e 70 euros - Horário: 9:00 h às 17:00 h, mas também dependerá do horário do passeio reservado.

Reserve um passeio fantasma em Charleston

Ver o Museu no Market Hall

Continue a caminhar, um pouco mais para leste e suba a Logan Street. No segundo cruzamento, vire à direita e estará na fantástica Market Street, outra das ruas emblemáticas da cidade.

Ao longo da sua caminhada, vai deparar-se pela primeira vez com o Museum at Market Hall, um importante museu da cidade dedicado à Guerra Civil Americana, mais concretamente ao lado confederado.

O meu conselho é entrar neste museu para uma visita curta de uma hora, de modo a poder estar livre às 13 ou 14 horas para almoçar. A principal atração deste museu são as bandeiras e insígnias, por isso, se gosta de vexilologia ou de bandeiras em geral, este é o local ideal para si. A entrada é bastante barata, rondando os 7 euros.

  • Localização: 188 Meeting St, 29401

  • Preço: normalmente cerca de 7 € - Horário de funcionamento: 11:00 às 16:00

Prove os melhores sabores no Mercado Municipal de Charleston

Mercado Municipal de Charleston| ©Historic Charleston City Market
Mercado Municipal de Charleston| ©Historic Charleston City Market

Uma vez que você está fora de lá, é hora de almoçar, e o que melhor do que uma curta caminhada até o Charleston City Market?

Este é um dos lugares mais charmosos da cidade. Desde o século XIX, tem servido como um mercado de alimentos, principalmente de vegetais e carnes. Hoje em dia, não é tão popular entre os habitantes locais porque está mais dedicado ao turismo, por isso convido-o a vir ver a sua bela arquitetura.

Este é também um local onde pode almoçar. Se quiseres comer qualquer coisa e continuar o teu caminho, podes comprar pão no Callie's Hot Little Biscuit, situado no primeiro andar. Mas não é só isso que eles vendem: há também sanduíches fantásticas e diferentes bolinhos que pode comer como parte do seu almoço.

Aqui, pode saborear o melhor da pastelaria local. Por outro lado, se estiveres à procura de algo mais forte, recomendo que saias do mercado e desças a rua até ao Toast All Day, um restaurante de comida sulista.

Aprender no Old Slave Mart Museum

Quando o almoço estiver pronto, convido-o a caminhar um pouco mais. Atravesse a Church Street, caminhe cerca de cinco minutos para sul e atravesse a Chalmers Street, onde se deparará com o Old Slave Mart Museum.

É o mais antigo museu de história afro-americana do país e é por isso que é tão importante, por ter resgatado um antigo mercado de escravos, o mais importante da cidade.

Hoje parece incrível que, em meados do século XIX, seres humanos fossem vendidos num edifício como este, e é em parte isso que uma visita ao Old Slave Mart Museum nos faz pensar. O melhor é que a entrada neste sítio notável é bastante barata, custando cerca de 8 euros, embora existam bilhetes reduzidos de cerca de 5 ou 6 euros para seniores, estudantes e crianças.

  • Localização: 6 Chalmers St, 29401

  • Preço: normalmente cerca de 8 euros - Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 17h. Encerrado aos domingos

Termine o dia no Old Exchange e no Provost Dungeon

Já devem ser cerca de 3 ou 4 da tarde e está na altura de fazer a última paragem deste passeio histórico que encerrará o seu itinerário em Charleston. Recomendo terminar o dia no Old Exchange and Provost Dungeon.

Para lá chegar, basta andar cerca de três minutos pela State Street e virar à esquerda para a Broad Street, por isso é impossível não o ver.

Este edifício data de 1771, alguns anos antes da independência americana. Ao longo da sua história, tem sido a casa histórica das instituições governamentais da cidade, incluindo os correios, a câmara municipal, quartéis militares e até um museu, que é a sua utilização atual.

Para além da sua arquitetura, pode aprender sobre o lado pró-independência da história americana e o seu nome Provost Dungeon refere-se a uma masmorra utilizada pelas forças britânicas para aprisionar soldados pró-independência.

A entrada custa cerca de 12 euros e tem até às 17 horas para visitar o local. Quando terminar, pode regressar ao hotel para fazer as malas e planear a sua viagem de regresso.

O que levar para uma visita a Charleston?

Fazer as malas| ©Marissa Grootes
Fazer as malas| ©Marissa Grootes

Charleston não é exatamente uma cidade grande e isso é uma grande vantagem se a vai visitar em quatro dias, porque tudo no centro de Charleston está a uma curta distância a pé. Por isso, é essencial levar um bom par de s apatilhas que o façam sentir-se confortável durante toda a viagem, para que não tenha qualquer incómodo ou desconforto.

Por outro lado, se alugar um carro para ir às plantações, é importante ter uma carta de condução válida e conhecer as leis de trânsito da zona.

Não precisa de se preocupar com a estação do ano, porque mesmo que vá no inverno é importante ter um pulôver, mas provavelmente não serão necessários casacos. Também recomendo levar um guarda-chuva se estiver na cidade na primavera e muita hidratação para a caminhada.