Ibiza em 7 dias: um guia para ter o melhor da sua visita

Ibiza, uma ilha de beleza deslumbrante onde se pode desfrutar de praias espectaculares, aldeias encantadoras, pores-do-sol inesquecíveis e muito mais.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 14 minutos

Ibiza em 7 dias: um guia para ter o melhor da sua visita

Nascer do sol em Ibiza | ©Michael Tomlinson

Quando se ouve falar de Ibiza, a primeira coisa que vem à mente pode ser a imagem de belas enseadas de areia branca e festas selvagens até ao amanhecer, mas Ibiza é muito mais.

Esta meca do turismo hedonista é também conhecida pela sua atmosfera boémia e mercados hippies, bem como pela sua cidade antiga, que vale a pena admirar. Por isso, não se preocupe com nada e deixe-me guiá-lo através deste itinerário de sete dias, no qual lhe direi tudo o que há para ver e fazer em Ibiza.

Antes de mais, recomendo vivamente que, se tiveres oportunidade, alugues um carro para te deslocares pela ilha. Ibiza é bastante pequena e fácil de percorrer se o fizeres de carro, uma vez que tem apenas 41 km de comprimento e cerca de 15 km de largura. Desta forma, poderá deslocar-se à vontade e descobrir todos os segredos que a ilha esconde.

1. Primeiro dia: uma manhã no centro histórico e, à tarde, uma visita à praia mais animada da ilha

Catedral da Virgen de las Nieves| ©Javier Angel Lopez
Catedral da Virgen de las Nieves| ©Javier Angel Lopez

A melhor maneira de conhecer a cidade de Ibiza é passear a pé pelas suas ruas. Por isso, na sua primeira manhã na ilha, o seu plano é dar um passeio desde o centro histórico até ao bairro de La Marina.

Depois de almoçar no centro da cidade, dirija-se a uma das praias mais animadas de Ibiza: Playa d'en Bossa, que oferece uma série de actividades.

Comece com um passeio pela parte mais alta da cidade.

Todos sabemos que a principal atração turística de Ibiza são as praias, mas garanto-te que não te vais arrepender se decidires investir algum do teu tempo a conhecer a sua história. Para começar o primeiro dia, aconselho-te a fazer um esforço e a sair cedo para aproveitar a frescura da manhã e subir ao ponto mais alto da capital: a Catedral da Virgem das Neves, uma construção particular que combina os estilos gótico e barroco e que está construída sobre uma antiga mesquita árabe.

Tanto a catedral como o resto do centro da cidade estão localizados no topo do Monte Puig de Vila e estão rodeados por muralhas de estilo renascentista conhecidas como Dalt Vila. Algumas das jóias arquitectónicas que pode visitar neste bairro são o Castelo de Almudaina, a Igreja de Santo Domingo e o Portal del Ses Taules.

Continue o seu passeio pelo bairro de La Marina

No final do bairro de Dalt Vila, encontra-se o bairro ibizenho de La Marina, que se estende até ao porto.

Este antigo bairro de pescadores e trabalhadores do porto tem agora algumas das ruas mais movimentadas e animadas de Ibiza, onde pode encontrar uma grande variedade de lojas de moda, bancas de artesanato, lembranças, bares e restaurantes. Aconselho-o a passear pelas ruas, percorrer as bancas e, se lhe apetecer, tomar uma bebida numa das esplanadas.

Faça uma paragem para almoçar no restaurante mais antigo de Ibiza

Situado no bairro de La Marina, encontra-se o mítico Bar San Juan, o restaurante mais antigo de Ibiza.

Embora à primeira vista possa parecer um pouco austero devido à simplicidade das suas instalações, é um local fantástico para comer se procura comida caseira tradicional a um preço muito económico, especialmente tendo em conta os preços elevados da ilha.

Outra opção divertida e interessante para o seu passeio pela capital é reservar um passeio gastronómico e cultural por Ibiza, onde será guiado pelos melhores pontos de culinária e provará comida de origem local.

Descubra a praia mais animada de Ibiza

Depois de uma refeição fabulosa no centro da cidade, vou pedir-lhe que faça uma viagem a uma das praias mais populares: Playa d'en Bossa. A Playa d'en Bossa é uma das praias mais extensas da ilha, com mais de dois quilómetros e meio de areia fina e dourada.

Ali, encontrará um ambiente festivo que nunca descansa, embora se estiver à procura de relaxamento, pode deitar-se numa das camas balinesas nos numerosos clubes de praia, entre guarda-sóis e música chill out tocada por DJs. Se, por outro lado, quiser um pouco de ação, pode escolher entre uma série de actividades aquáticas, como snorkelling, caiaque ou alugar um jet ski.

Quando se aproxima a hora do jantar, pode dar um passeio pelos inúmeros restaurantes da zona, que oferecem uma grande variedade de delícias gastronómicas. Se não quiser gastar muito dinheiro, pode sempre comprar o seu jantar numa das pequenas bancas de rua de takeaway.

Se é um daqueles que veio a Ibiza para a festa, uma opção na zona é Ushuaïa, um clube exclusivo onde actuam os DJs internacionais mais conhecidos. Mas não será barato.

2. Segundo dia: explore duas enseadas incríveis e assista ao pôr do sol num local muito especial

Cala d'Hort| ©Nicolas Vigier
Cala d'Hort| ©Nicolas Vigier

Para o seu segundo dia, preparei uma expedição a duas das mais belas enseadas da ilha: Cala Vadella e Cala d'Hort. No final da tarde, poderão apreciar o pôr do sol a partir de vistas que o tornarão numa experiência inesquecível, em frente ao ilhéu de Es Vedrá. E, finalmente, terá a oportunidade de passear entre os luxuosos iates e barcos atracados no porto de Ibiza.

Comece o dia na tranquila Cala Vadella

Envolvida por uma bela paisagem natural, encontrará Cala Vadella, uma praia perfeita com areia branca e águas turquesa transparentes. Uma das particularidades desta praia é o facto de estar situada numa pequena enseada marítima de apenas 250 metros.

Isto significa que as águas estão sempre calmas, pouco profundas e protegidas das marés, o que a torna um fantástico plano para fazer com crianças em Ibiza. Além disso, as suas águas calmas tornam-na perfeita para a prática de desportos aquáticos como o paddle surf, o mergulho e o esqui aquático.

Mudar de praia e descobrir a praia de Cala d'Hort

Como sabem, existem inúmeras pequenas e magníficas enseadas em Ibiza, por isso recomendo que visitem mais do que uma por dia se quiserem aproveitar ao máximo a vossa viagem. Cala d'Hort fica a pouco mais de dez minutos de carro de Cala Vadella, pelo que não perderá muito tempo na viagem.

Trata-se de uma pequena enseada com apenas 150 metros de comprimento, protegida por uma falésia rochosa e com uma vista maravilhosa sobre o ilhéu de Es Vedrà. Uma vez lá, aconselho-vos a saborear um delicioso prato de arroz local no restaurante Es Boldadó, situado no cimo da falésia.

Admire o pôr do sol a partir de La Torre des Savinar

La Torre des Savinar, também conhecida como Torre del Pirata, está localizada muito perto de Cala d'Hort, num alto penhasco. Esta torre era antigamente utilizada como torre de vigia e a partir dela vigiavam que nenhum inimigo se aproximasse dos barcos piratas que ali aportavam, daí o seu nome.

Embora o objetivo seja chegar para ver o pôr do sol, recomendo que saiam com antecedência, pois é um passeio que vos levará algum tempo e seria uma pena perder o espetáculo.

Para lá chegar, terão de seguir a estrada que vai de Es Cubells até Cala d'Hort. Num dos pontos mais altos da estrada, quando se avista a parte alta de Es Vedrà, deve ver-se um caminho em direção ao mar com um sinal para a Torre de Es Savinar. É possível percorrer alguns metros deste caminho, mas a última parte do percurso terá de ser feita a pé por um caminho sinalizado e demorará cerca de 30 minutos.

Uma vez lá, desfrute das incríveis vistas dos ilhéus de Es Vedrà e Es Vedranell iluminados pela ténue luz dourada do pôr do sol.

Termina o dia com um jantar e talvez uma festa no porto de Ibiza

Depois de ver o pôr do sol e de voltar ao carro, pode regressar à cidade de Ibiza. E para a noite, o plano é passear pelo porto de Ibiza, uma zona animada da cidade onde se concentram os restaurantes, pubs e discotecas mais exclusivos.

Também podes ver os famosos desfiles de discotecas, um dos espectáculos mais famosos da noite. Outra opção seria passear pelos mercados de artesanato, onde é possível encontrar jóias, discos, roupas, caricaturas e muito mais.

Para jantar, recomendo o Restaurante Calma. Devo admitir que não será barato, mas as suas fantásticas vistas sobre o porto iluminado fazem com que valha a pena. Além disso, os seus pratos estão entre os mais bem cotados dos restaurantes da zona.

Por último, se quiseres um pouco de festa, é aqui que encontrarás a discoteca mais emblemática de Ibiza, a Pacha. Se queres conhecer a cena de festa de Ibiza, não vais querer perder a oportunidade de ir a este lendário clube noturno. Mas cuidado com a ressaca, porque amanhã há planos mais emocionantes para si.

3. Terceiro dia: da Gruta de Can Marça à Gruta de Benirrás

Gruta de Can Marça| ©Jorge Alpiste
Gruta de Can Marça| ©Jorge Alpiste

Para o terceiro dia da vossa viagem, preparei-vos uma visita a uma gruta misteriosa escondida no interior de uma falésia. Depois, dirigir-se-ão à Cala de Benirrás, onde, se tiverem sorte, poderão ver um dos pontos turísticos mais admirados da ilha.

Visitar a gruta milenar de Can Marça

Nas falésias de Port de Sant Miquel, encontra-se a Gruta de Can Marça, uma gruta com mais de 100.000 anos que esconde centenas de estalactites e estalagmites, bem como cascatas e correntes de água.

Para chegar à entrada, terá de passar por um miradouro com vistas privilegiadas, onde existe também um pequeno bar com esplanada, onde poderá querer tomar uma bebida enquanto contempla o mar. O acesso situa-se a uma altura não inferior a 14 metros e para entrar terá de atravessar um caminho escalonado entre as arribas.

É imprescindível a presença de um guia para esta visita, mas os bilhetes podem ser comprados à porta, pelo que não é necessário fazê-lo com antecedência.

  • Onde: Porto de Sant Miguel. No norte da ilha.

  • Horário de abertura: diariamente no inverno (novembro a abril): das 10h30 às 17h30. Todos os dias no verão (maio a outubro): 10:30 às 19:30 h.

  • Preço: a partir de 12€.

Descobrir a pequena mas extraordinária enseada de Benirrás

A menos de dez minutos de carro da Cueva de Can Marça, encontrará a pequena Cala de Benirrás, que tem apenas 150 metros de comprimento. Esta bela enseada de Ibiza é abraçada por paredes rochosas de ambos os lados.

Como é uma baía, está protegida das ondas, e as suas águas são completamente cristalinas e têm um fundo rochoso. Estas características tornam-na num local ideal para desfrutar de uma experiência de snorkelling. Outra peculiaridade desta lendária praia é a sua formação rochosa conhecida como o**"dedo de Deus**", um pequeno ilhéu situado a poucos metros da costa.

Além disso, se viajares para Ibiza durante o verão, poderás encontrar um mercado hippy nesta enseada quase todos os dias da semana, exceto às quartas e quintas-feiras.

Na hora de comer, podes desfrutar da oferta gastronómica oferecida pelos seus restaurantes com vista para o mar. Outra opção é saborear a sua refeição num dos bares de praia situados na própria praia. No entanto, a principal atração desta enseada é o seu romântico pôr do sol e o espetáculo de timbales e tambores com que um grupo de hippies entretém os que se encontram na praia a esta hora do dia.

Tradicionalmente, a festa dos tamb ores era realizada aos domingos todas as semanas, mas devido à popularidade do ritual e às grandes multidões que atrai, pode agora desfrutar do espetáculo noutras noites da semana se vier a esta enseada durante o verão.

Termine a noite num local onde o jantar se transforma numa festa

Depois do pôr do sol, a próxima paragem da excursão é de volta a Ibiza. Uma vez lá, pode ir a um dos estabelecimentos mais luxuosos da cidade, o STK Ibiza, um restaurante exclusivo que mais tarde se transforma numa discoteca.

Aí poderá desfrutar de diferentes espectáculos, actuações dos DJs mais conhecidos, festas loucas e uma escolha infinita de cocktails e bebidas para uma noite inesquecível.

4. Quarto dia: divertir-se numa festa no meio do mar

Festa num barco| ©Omar Eagle-Clarke
Festa num barco| ©Omar Eagle-Clarke

Como já deve saber, Ibiza atrai um grande número de turistas cujo único objetivo é experimentar as famosas festas de Ibiza, que podem ser consideradas, juntamente com as suas praias, como a principal atração da ilha. É por isso que, embora neste guia eu tenha preparado planos de todos os tipos e para todos os gostos, não se pode deixar Ibiza sem experimentar um verdadeiro dia de festa.

Participar numa festa a bordo de um barco

Para começar o seu quarto dia, vou pedir-lhe que regresse à Playa d'en Bossa. A partir daí, terão a oportunidade de navegar ao longo da costa de Ibiza a bordo do Oceanbeat.

Esta excursão inclui um bar aberto, almoço, um fotógrafo profissional para que tenham uma recordação deste dia maravilhoso, champanhe e um aperitivo de boas-vindas. Além disso, durante a festa, poderá desfrutar da música ao vivo de um DJ e, se lhe apetecer, dar um mergulho no mar, uma vez que o barco faz uma paragem para aqueles que se queiram refrescar nas águas cristalinas.

À noite, o barco devolverá a festa flutuante à costa. No entanto, a excursão também inclui a sua escolha de entrada para uma das after parties, para que possa festejar até altas horas da noite.

Um dos locais mais conhecidos da ilha é Bora Bora, que organiza uma festa no regresso da sua viagem de barco, por isso, se quiser ir ver este famoso clube noturno, esta é a altura perfeita para o fazer.

Reservar uma festa de barco com tudo incluído

5. Dia cinco: Um passeio pelo norte

Enseada de Xarraca| ©Ivar Abrahamsen
Enseada de Xarraca| ©Ivar Abrahamsen

Para o vosso quinto dia, preparei-vos um passeio por vários locais na parte mais a norte da ilha. Para começar, visitarão a Cala Xarraca, conhecida por ter as águas mais límpidas de Ibiza. Depois de um delicioso menu à base de comida típica local, visitarão a pequena cidade de Portinatx. Por fim, poderá assistir ao pôr do sol a partir do farol de Faro des Moscarter.

Visita a uma nova enseada no norte da ilha

A pequena praia de areia dourada de Cala Xarraca situa-se entre duas falésias e está situada em frente a um ilhéu de pedra. A sua caraterística mais notável é a clareza das suas águas, o que a torna um local ideal para o mergulho.

A enseada está dividida em dois troços, o primeiro é o mais longo e é o que conduz à praia. Para chegar ao segundo troço, é necessário seguir um pequeno caminho à esquerda. Este último troço é mais escondido, o que tem levado muitas pessoas a aproveitar este local para a prática de nudismo.

Na hora de comer, recomendo que escolha um dos restaurantes especializados em peixe e aproveite para provar um dos pratos típicos da ilha: o Bullit de peix, uma caldeirada de peixe acompanhada de batatas e arroz "a banda".

Descobrir a popular estância turística de Portinatx

A cidade de Portinatx é um pequeno complexo urbano situado numa zona rochosa na costa norte da ilha. Embora seja uma zona bastante popular, o ambiente é mais calmo do que noutras praias de Ibiza.

Na baía de Portinatx, encontrará três praias diferentes: S'Arenal Gros, a maior de todas, S'Arenal Petit, a mais privada, e Playa Porto, a mais tranquila das três.

Quando se cansar de apanhar sol em qualquer uma das praias, pode tomar uma bebida no deslumbrante terraço com vista para o mar do Hotel Los Enamorados.

À medida que o pôr do sol se aproxima, recomendo um percurso pedestre até ao farol de Faro des Moscarter. Para lá chegar, terá de seguir um caminho através da floresta e demorará um pouco mais de meia hora. Uma vez lá, poderá desfrutar do maravilhoso espetáculo de ver o pôr do sol a partir deste local.

A caminho da cidade de Ibiza, poderá parar para jantar no encantador restaurante Om Sweet Home - Sabores Naturales, em Sant Joan de Labritja.

6. Sexto dia: viajar de barco até às enseadas de Salada e Saladeta e terminar o dia num café muito especial

Enseada da Salada| ©Sakari Pönniö
Enseada da Salada| ©Sakari Pönniö

No sexto dia da sua viagem, o seu plano começará com um passeio de barco que, entre muitas outras actividades, o levará a duas das enseadas mais famosas de Ibiza. No final do passeio, poderá assistir a um dos mais belos pores-do-sol a partir do Café del Mar.

Comece com um passeio de barco

Ibiza tem inúmeras enseadas e espaços naturais para visitar, mas, infelizmente, as férias não costumam durar tanto tempo quanto gostaríamos. Por esta razão, recomendo que reserve um passeio de barco que comece em Sant Antoni de Portmany e pare, entre outros locais, em Calas Salada e Saladeta.

Desta forma, poderá percorrer mais terreno num só dia e, além disso, fá-lo-á num barco exclusivo com belas vistas da costa de Ibiza. E como se isso não bastasse, este passeio inclui um lanche, entrada no Aquário Cap Blanc, bebidas e equipamento de snorkeling, caso queira experimentar este desporto aquático.

Reservar um passeio de barco ao longo da costa

Tomar um cocktail no café mais famoso de Ibiza

Uma vez de volta à costa, pode aproveitar o facto de estar em Sant Antoni de Portmany para dar um passeio até ao Café del Mar, o local mais famoso da ilha para ver o pôr do sol.

Depois de assistir ao magnífico pôr do sol a partir do café, pode tomar um cocktail, ou tantos quantos quiser. Também tem a opção de jantar no belo terraço, embora os preços não sejam baratos. Uma dica é reservar antes de ir, pois tende a ficar bastante ocupado, especialmente ao pôr do sol.

Para terminar a noite, recomendo que dê um passeio pelo centro da cidade de Sant Antoni, pois é uma área com uma grande atmosfera onde pode encontrar um grande número de pubs e discotecas. Uma das discotecas mais conhecidas é a Éden.

7. Sétimo dia: visitar um autêntico mercado hippie, descobrir uma última praia e terminar com uma aventura ao pôr do sol

Feira da ladra de Las Dalias| ©David Garcia
Feira da ladra de Las Dalias| ©David Garcia

Não pode deixar Ibiza sem visitar um dos seus famosos mercados de rua ibizenhos, por isso, no seu último dia, a sua primeira visita será ao Mercadillo de las Dalias. Para o almoço, pararás na bela Cala Jondal e, para terminar o dia, preparei uma excursão de paddle surf para ver o pôr do sol.

Comprar uma lembrança na feira da ladra mais famosa de Ibiza

A feira da ladra de Las Dalias situa-se em San Carlos, que foi o berço dos hippies na década de 1960. Mais de cinquenta anos depois, a sua marca ainda pode ser sentida nesta feira da ladra situada num ambiente rural rodeado de árvores.

Na época de verão, que decorre de junho a setembro, a feira está aberta aos sábados e domingos das 10:00 às 11:00 horas. No entanto, se não coincidir com as datas da sua viagem, não se preocupe, pois o mercado está aberto durante todo o ano, embora tenha de verificar o horário de funcionamento.

Neste mercado pode encontrar uma grande variedade de produtos, como roupa, decoração, jóias, artesanato, livros e instrumentos musicais, entre muitos outros. É o local ideal se quiser comprar um presente ou uma lembrança da sua viagem para levar consigo.

Uma das suas particularidades é que pode ainda encontrar actuações de grupos musicais e outros espectáculos. Tem também um restaurante, um bar de tapas, vários bares de bebidas e pequenas bancas de comida.

Visite Cala Jondal e coma num fantástico bar de praia

Depois de comprares todas as lembranças, e porque não, caprichos, de que gostaste na feira de Las Dalias, vou pedir-te que vás à Cala Jondal. Esta praia é conhecida por ser uma das poucas praias de Ibiza com grandes seixos, bem como pelos seus habitantes animados.

Uma vez lá, além de dar um mergulho e relaxar no seu último dia de praia, convido-o a comer no belo bar de praia Casa Jondal, um espaço gastronómico onde se serve deliciosa comida caseira. A especialidade do restaurante são os pratos de marisco.

Despedir-se de Ibiza com um pôr do sol à beira-mar

Preparei um plano muito especial para as vossas últimas horas na ilha. Depois de comerem, terão de se dirigir à Playa d'en Bossa, pois é aí que começa a excursão de paddle surf ao pôr do sol que preparei para vocês.

Nesta excursão, farão um relaxante passeio de paddle surf em que visitarão diferentes enseadas e grutas até ao pôr do sol. E se as vistas do pôr do sol a partir das praias de Ibiza já são impressionantes, imaginem vê-lo a partir do mar!

Quando terminarem a excursão, regressarão à Playa d'en Bossa. Aí, poderão decidir se querem descansar para a viagem de regresso, ou se, pelo contrário, vos apetece uma última festa na praia mais animada de Ibiza.

Reservar um passeio de paddle surf ao pôr do sol