Ibiza em 3 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

Milhares de turistas afluem a Ibiza todos os anos para se juntarem às festas ao sol, mas a ilha oferece muito mais e numa viagem de 3 dias pode desfrutar de muitas das suas jóias.

Carla Yaquer

Carla Yaquer

leitura de 9 minutos

Ibiza em 3 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

Ibiza | ©Nicolas Vigier

Ibiza é um destino para desfrutar até ao amanhecer. Ao chegar à ilha, encontrará castelos medievais numa rede de ruas calcetadas em Dalt Vila, a Catedral de Nuestra Señora de Las Nieves e belas muralhas enquanto ouve os pássaros ao fundo. Isto contrasta com a sua vibrante vida nocturna, praias, enseadas e recantos idílicos.

Se a sua estadia for de apenas três dias, poderá não ter tempo para ver tudo o que a ilha tem para oferecer. No entanto, com um bom planeamento, poderá desfrutar de muitas das melhores coisas para ver e fazer em Ibiza.

Dia 1 Perder-se na cidade

Portal de Ses Taules| ©Ralf M
Portal de Ses Taules| ©Ralf M

Assim que chegar a Ibiza, comece o seu passeio com uma rota à volta da cidade murada e dos melhores museus.

Trata-se de um percurso circular que pode ser feito a pé ou, se preferir, de bicicleta. É um percurso de 2 km e, pelo caminho, pode almoçar junto ao Portal de Ses Taule.

No final da tarde, sugiro que explore o interior de Ibiza pelos caminhos de San Mateo e San Andrés e, para terminar, convido-o a juntar-se a nós e a desfrutar de um pouco de clubbing ibizenho.

Antes de iniciar o percurso, deve conhecer dois pormenores interessantes sobre os baluartes:

    1. Os baluartes estão abertos de terça a sexta-feira durante todo o verão, das 10:00-14:00 horas / 18:00-20:00 horas, e aos sábados e domingos entre as 10:00-14:00 horas. No resto do ano, estão abertos de terça a quinta-feira entre as 10:00 e as 16:30 horas e aos sábados e domingos entre as 10:00 e as 14:00 horas.
    1. A entrada é gratuita, exceto no Bastião de San Pedro e San Jaime.

Bastião de Santa Lucia

Os primeiros vestígios deste Património da Human idade remontam à época fenícia. No entanto, os primeiros registos datam da chegada dos muçulmanos e da conquista catalã. Após a ordem de remodelação dos reis Carlos I e Filipe II, o engenheiro italiano Giovanni Batista Calvi construiu uma grande fortaleza de proteção.

A sua primeira paragem permite-lhe ter uma vista panorâmica de 360° de Dalt Vila a partir do Baluarte de Santa Lucia. Parar por um momento em frente ao Portal de Ses Taules e, no seu recinto, passear também pelo famoso Polvorín.

Esta é uma área muito popular em termos de actividades de lazer em Ibiza e os festivais mais representativos têm lugar aqui.

Bastião de Sant Joan

A próxima paragem é uma visita dupla. Por um lado, verá uma das obras arquitectónicas de Jacopo Palazzo, mais conhecido como "El Fratín", que concebeu o Baluarte de Sant Joan, ou Bastião de San Juan, no final do século XVI.

O segundo ponto de interesse situa-se no sopé desta construção militar: o Museu de Arte Contemporânea, cuja entrada é gratuita.

Bastião de San Pere

Continuando o percurso, caminhe para noroeste até passar pelo Portal Nou, a entrada para uma das muralhas mais complexas, o Bastião de Sant Pere ou Bastião de San Pedro.

Trata-se de um espaço que, situado numa encosta íngreme, representou um desafio arquitetónico. A entrada para este bastião custa aproximadamente 2 euros.

Baluartes de Sant Jaume

Continuando com as primeiras fortalezas construídas nesta muralha, é preciso descer a Ronda Calvi para chegar ao magnífico baluarte de Sant Jaume, que protege o canto menos forte da muralha.

Aqui poderá ver em exposição grande parte do armamento militar disponível na altura. A taxa de entrada é de 2 euros.

Bastião de Sant Jordi e Bastião de Sant Bernat

Bastião de Sant Bernat| ©Isalatrendi
Bastião de Sant Bernat| ©Isalatrendi

Continuando com as construções renascentistas, você passará pelo túnel Soto Fosc para chegar às primeiras muralhas construídas em Ibiza: o Bastião de Sant Jordi, ao lado do castelo, e o Bastião de Sant Bernat, com belas vistas do porto.

Bastião de Santa Tecla

Ao sair do túnel de Soto Fosc, chega-se à Praça de Almudaina, ladeada pela Catedral da Virgen de las Nieves, a padroeira das Ilhas Pitiusas.

Como um firme protetor, encontrará a muralha mais alta de Dalt Vila, o Baluarte de Santa Tecla, a 500 metros do seu ponto de partida.

Paragem para almoço

No final do percurso circular pelos baluartes, voltaremos à zona do Baluarte de Santa Lucía, onde existe uma grande variedade de restaurantes até chegarmos ao passeio marítimo.

Pode almoçar no Pino Dalt Vila e provar o polvo grelhado, mas também pode gostar dos camarões flambados de La Plaza, ou pode preferir o robalo em papillote de La Torreta Ibiza.

Outra boa opção é fazer um tour gastronómico, uma das melhores actividades em Ibiza.

Explorar o interior de Ibiza

Agora é hora de seguir pelo vale de Es Broll até chegar a Punta Galera. As passagens são bonitas, passando por San Mateo e Santa Agnes.

E se as falésias te deixam de boca aberta, espera até chegares à Playa d' en Bossa: não vais querer deixar as enseadas que te rodeiam.

Podes fazer este passeio de carro, alugar uma mota ou, para maior comodidade e diversão, juntar-te a uma excursão todo-o-terreno pelos trilhos do interior de Ibiza.

Reserve o seu lugar num passeio de moto-quatro em Ibiza

Desfrutar das discotecas em Ibiza

No final do dia, assista ao pôr do sol sob as águas do Mediterrâneo e desfrute do ambiente das esplanadas à beira-mar, idealmente perto do porto, já que no seu segundo dia irá de Ibiza para Formentera.

Dia 2 Visitar Formentera

Formentera| ©andreaferracani
Formentera| ©andreaferracani

Esta ilha é um verdadeiro paraíso para os amantes do mar. As Ilhas Baleares estão rodeadas de águas turquesa, mas esta irmã mais nova é o segredo mais bem guardado da família.

Em 2001, o filme Lúcia e o Sexo mostrou algumas das suas paisagens, como o farol de La Savina e a praia de Ses Illetes. No entanto, aqui é possível fugir à azáfama de Ibiza e continuar a desfrutar das suas praias encantadoras.

Como chegar a Formentera

Para chegar à ilha mais pequena das Pitiusas, é necessário apanhar um barco. A viagem entre Ibiza e Formentera demora 35-40 minutos e há preços para todos os gostos.

Opção 1: De ferry

Ferry deBalearia. Funcionam entre as 07:00 e as 20:30 no trajeto Ibiza-Formentera. Na viagem de regresso, o horário é das 07:00 às 22:00. Os bilhetes estão disponíveis a partir de 25 euros mais o suplemento para o seu carro.

Esta é uma boa alternativa quando equipado, uma vez que as praias de Formentera são intactas, os bares de praia são escassos ou simplesmente não existem.

Opção 2: De veleiro ou catamarã

Navegue de Ibiza a Formentera num dos passeios de barco, seja num catamarã clássico ou mesmo num veleiro pirata.

Uma vez que os especialistas se encarregarão de tudo, só terá de relaxar e escolher entre fazer paddle boarding, nadar com a sua máscara e snorkel, ou deitar-se ao sol enquanto desfruta dos petiscos e do bar do catamarã ou do veleiro.

Este tipo de passeios costuma parar na praia do Espalmador, na praia de Ses Illetes e na praia de Es Cavallet, embora seja possível personalizar a experiência quando se contrata um passeio privado.

Reservar um passeio de barco para Formentera a partir de Ibiza

Coisas para ver e fazer em Formentera

Farol de La Mola| ©jm canfran
Farol de La Mola| ©jm canfran

Esta é a válvula de escape da agitada Ibiza, sem sacrificar o mar sereno e transparente. A calma reina em Formentera, mas este grande rochedo e a sua reserva marinha oferecem um leque de possibilidades.

  • Conhecer os seus famosos faróis: Visitar um dos pontos de inspiração de Júlio Verne, o Faro de la Mola, o ponto mais alto da ilha que aparece no romance Héctor Servadac: Viagens e Aventuras pelo Mundo Solar. Outros miradouros que ganharam destaque são o farol de La Savina e o farol de Cap de Barbaria.

  • Visitar o seu centro de moda: Em Es Pujols encontram-se mercados hippies, discotecas, uma zona de aluguer de automóveis, alojamentos e bonitos passeios em frente ao mar. São dois quilómetros que concentram o coração turístico de Formentera. Situa-se a apenas 10 minutos do porto de La Savina, onde se realizam as festas dos barcos.

  • Actividades aquáticas: Em Formentera pode praticar caiaque, flyboard, paddle, mergulho ou nadar com o seu snorkel, especialmente se tiver incluído a excursão entre as suas coisas para fazer a partir de Ibiza no verão.

Reservar uma excursão de snorkel nas praias, enseadas e grutas de Ibiza

Sair para beber nas melhores discotecas!

Quando voltares a Ibiza, podes ir às discotecas da capital da festa. Na marina encontrarás a mítica discoteca Pacha, na zona de Talamanca, aberta todo o ano.

Se preferires, também podes juntar-te à festa na Amnesia, uma discoteca que está sempre presente no ranking das melhores discotecas do mundo.

Dia 3 Conhecer Es Vedra

A enseada de Sant Vicent| ©Andreas Trojak
A enseada de Sant Vicent| ©Andreas Trojak

Entre os ilhéus de Ibiza, Es Vedra é o mais popular de todos, graças à variedade de actividades que aqui se podem realizar, bem como ao misticismo, lendas e magia que lhe são atribuídos.

Situada no sudoeste de Ibiza, os visitantes ficam maravilhados com este grande rochedo que não pode deixar de visitar:

Uma visita às grutas

As falésias do Cap de Sa Serra albergam belas grutas marinhas. No caminho para a Torre dos Piratas encontra-se a Gruta do Mirador Es Vedrá, um espaço ao qual foram acrescentadas algumas runas ao seu já sugestivo recinto.

Talvez queiras ver vestígios da Idade do Bronze. Para isso, dirija-se à Cueva de Ses Estelles ou ao paraíso dos paleontólogos e espeleólogos, a Cueva d'Jaume Orat.

Cada gruta está envolta numa aura de inspiração artística com tons naturais, e se lhe apetecer conectar-se com a atmosfera mágica da ilha, estes espaços são imperdíveis.

Um percurso pelas suas enseadas

A melhor forma de visitar os ilhéus e as enseadas é navegando, pelo que a recomendação é dirigir-se ao iate clube de San Antonio e embarcar num catamarã, veleiro ou llaut, essas embarcações tão típicas como os seus cais cobertos.

O importante é atravessar o mar e escolher a combinação de enseadas que mais lhe agrade. Só assim terá a certeza de ter descoberto Ibiza.

Entre as principais atracções encontram-se as seguintes:

Opção 1: Cala Bassa

Situada a 15 minutos de San Antonio, a oeste de Ibiza. É um ponto de encontro muito procurado pelos turistas graças à oferta de serviços, como espreguiçadeiras, guarda-sóis, bares de praia e massagens à beira-mar, bem como ao seu fácil acesso por terra ou mar.

Esta é uma enseada perfeita para visitar com toda a família. Há actividades para todos, incluindo snorkelling, paddle boarding e jet ski, uma das melhores coisas para fazer em Es Vedra.

Reservar um passeio de jet ski para ver golfinhos em Ibiza

Opção 2: Cala Conta

O local perfeito para a prática de paddle surf e snorkelling. Esta enseada tem areia dourada e águas serenas. É comum que as espreguiçadeiras sejam trocadas por colchões insufláveis para que o leve movimento do mar faça com que o visitante se divirta ainda mais.

Além disso, os barcos que circulam pela ilha estão muitas vezes equipados com escorregas e trampolins para tornar a experiência mais divertida, para além de snacks e bares abertos. Existem restaurantes na zona, embora possa estar disponível um bar aberto durante o cruzeiro.

Reservar uma excursão combinada de barco a Cala Bassa e Cala Conta

Opção 3: Cala d'Hort

Esta é uma enseada que encanta pelos seus dois extremos bem definidos: de um lado, a areia fina reúne o maior número de banhistas, enquanto a extremidade rochosa atrai fotógrafos e surfistas.

Nesta enseada, para além de se deitarem ao sol, podem também parar na La Pedrera de cala d'hort, uma antiga pedreira situada no sopé da torre de Es Savinar.

Esta enseada tem também uma rica biodiversidade, destacando-se as aves e as cabras. Os trilhos internos são uma das atracções turísticas de Ibiza.

Reserve um cruzeiro para Cala Bassa, Cala d'Hort e Cala Conta

Opção 4: Cala Vadella

Esta é uma das enseadas que é melhor classificada como uma piscina natural. Situada no meio de uma baía estreita com águas pouco profundas e areia branca, é outro dos pequenos recantos paradisíacos onde as crianças podem experimentar o mergulho, muitas vezes acompanhado de paddle surf e esqui aquático.

É em Cala Vadella que a oferta de hotéis e restaurantes se expande. Visitar as suas falésias viradas para o mar e ir de uma praia para a outra fazendo um trekking até Cala Molí ou Cala Carbó e, para terminar a visita a Es Vedrá, desfrutar de um dos pores-do-sol de Ibiza sobre uma das falésias.