Ibiza em 4 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

Quatro dias é tempo suficiente para explorar Ibiza, desde que saiba como organizar o seu itinerário. Não perca tempo e apresse-se a descobrir os destinos mais importantes da ilha.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

Ibiza em 4 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

Ibiza | ©Michael Tomlinson

Ibiza é uma ilha espanhola no Mar Mediterrâneo, conhecida pelas suas praias, miradouros e monumentos históricos. É possível visitar cada um dos seus destinos turísticos numa visita de quatro dias, embora, claro, seja necessário organizar um itinerário para evitar distracções e aproveitar ao máximo cada minuto.

Algumas das melhores coisas para fazer em Ibiza incluem um passeio pela cidade velha, uma visita a Formentera (uma ilha próxima), Las Dalias, Playa Aigües Blanques, Sa Marina e San Antonio Abad.

Dia 1: Passeio pela cidade velha de Ibiza e visita aos pontos turísticos mais importantes

Portal de Ses Taules| ©Ralf M
Portal de Ses Taules| ©Ralf M

Para o seu primeiro dia em Ibiza, o plano é simples: explorar todo o bairro histórico, também conhecido como Dalt Vila.

Descobrirá os tesouros arquitectónicos que este recinto amuralhado conservou durante séculos.

Portal de Ses Taules

A visita começa no Portal de Ses Taules, que lhe dá as boas-vindas a Dalt Vila. Ficará maravilhado com este imponente portal em arco e com as imensas muralhas renascentistas, declaradas Património da Humanidade em 1999 e construídas no século XVI por ordem do rei Filipe II para proteger a cidade.

Junto ao arco triunfal, também se pode ver um par de réplicas de estátuas romanas e o brasão real.

Assim que se atravessa o Portal de Ses Taules, encontra-se o Pátio de Armas, com um total de 10 arcos. Esta zona foi outrora ocupada pelo famoso mercado hippie da ilha.

Igreja barroca de Santo Domingo

A cerca de cinco minutos do último destino, encontra-se a igreja barroca de Santo Domingo, cuja história remonta aos séculos XVI e XVII. Poderá contemplar a beleza arquitetónica deste monumento, que antigamente albergava o convento dos Padres Dominicanos.

Durante a visita, terá a oportunidade de apreciar a nave interior da igreja, que atinge uma dimensão de 31 metros. Verá também o altar-mor, que apresenta um retábulo barroco genovês, a cúpula rematada com azulejos de cor ocre e cinco capelas laterais, dispostas de cada lado.

Catedral de Ibiza

No final da visita à igreja barroca de Santo Domingo, pode dirigir-se à Catedral de Ibiza (cerca de 7 minutos a pé). Se preferir, este edifício religioso pode ser visitado como parte de muitos passeios de bicicleta em Ibiza.

Trata-se de um dos monumentos mais emblemáticos da ilha, já que foi construído durante o século XIII e foi o local da mesquita de Yebisah.

Ao entrar na catedral, notará como o estilo barroco predomina em toda a nave, enquanto o estilo gótico-catalão é muito marcado no resto da estrutura.

Além disso, se tiver viajado para Ibiza em agosto, mais concretamente no dia 5, poderá desfrutar de um ambiente festivo devido à procissão da Virgem das Neves pelas ruas. Esta é a santa padroeira da ilha, cuja imagem se encontra na catedral.

  • Preço: entrada livre.
  • Horário: de terça-feira a sábado (das 10:00 às 14:00 e das 17:00 às 19:00 horas).
  • Onde: Catedral de Ibiza. Bairro histórico.

Câmara Municipal de Ibiza

A Câmara Municipal é outra visita obrigatória no centro histórico. É constituída por um par de edifícios: a mansão Can Botino e o Claustro dos Dominicanos. Ambos os edifícios têm um estilo arquitetónico simples, com paredes baixas e brancas.

Pode visitá-los de segunda a sexta-feira, das 8:30 às 13:30, para conhecer o que foi o Convento dos Frades Dominicanos.

Além disso, a câmara municipal está rodeada por algumas palmeiras e, mesmo ao lado, encontra-se um pequeno miradouro. Aí, pode descansar enquanto contempla uma vista panorâmica do Mar Mediterrâneo e dos navios de cruzeiro que navegam nestas águas.

  • Preço: entrada livre.
  • Horário: de segunda a sexta-feira (das 8:30 às 13:30 horas).
  • Onde: Câmara Municipal de Ibiza. Bairro antigo.

Museu Puget

Ao sair da catedral, verá o palácio de Can Comasema (dois minutos a pé). O Museu Puget está aí instalado desde 2007, onde se encontra uma importante coleção de 130 obras: fotografias, aguarelas, desenhos e pinturas a óleo.

Pode visitá-lo de terça-feira a domingo, das 10:00 às 14:00 e das 17:00 às 20:00. Também é gratuito.

De acordo com alguns brasões da família Francolí que foram encontrados, a estrutura deste museu data do século XV. Posteriormente, durante o século XIX, pertenceu à família Palou de Comasema, proprietária do legado artístico atualmente exposto.

Capela de São Ciriaco

Por último, pode dirigir-se à Capela de São Ciriaco. Trata-se de um pequeno espaço devocional, construído em honra deste santo em 1754. O altar está situado na rua, pelo que pode ser visitado a qualquer hora do dia.

Logo abaixo do altar, verá uma curiosa entrada em túnel, que foi simulada para comemorar o acontecimento de 8 de agosto de 1232, quando os primeiros conquistadores cristãos entraram na cidade através dele. Isto aconteceu graças à ajuda do filho de um xeque árabe que traiu o seu irmão e se aliou ao inimigo.

Dia 2: Visita a Formentera a partir de Ibiza

Formentera| ©andreaferracani
Formentera| ©andreaferracani

No segundo dia, pode visitar Formentera a partir de Ibiza. É uma pequena ilha vizinha com grandes atracções turísticas para desfrutar.

La Savina

Quando sair do ferry de Ibiza, a primeira coisa que verá é a colorida aldeia de La Savina. Aí pode desfrutar de uma bela vista natural do mar, dos navios e do famoso ilhéu que se encontra nas proximidades. Tudo isto enquanto passeia pelo passeio marítimo.

Depois, encontrará uma feira da ladra (das 10:00 às 00:00), onde poderá comprar artesanato, roupas, jóias e lembranças. Há muitos restaurantes, cafés e bares para o pequeno-almoço ou almoço.

Além disso, se desejar, pode reservar uma excursão que o levará a ver tudo o que Es Vedrá tem para oferecer ou fazer outra excursão dentro de Formentera, o que o ajudará a priorizar os destinos, o que é bastante conveniente se tiver viajado para Ibiza com crianças, uma vez que elas poderiam facilmente ficar cansadas.

Praia de Levante e Ses Canyes

A cerca de 10 minutos do destino anterior, encontra-se a praia de Levante, com uma bela areia branca, ocupando uma costa de 1450 metros e águas turquesas onde se pode mergulhar.

Existe também um sistema de dunas e um pequeno bosque que conduz às salinas.

Além disso, a 50 metros da Praia de Levante, pode desfrutar da tranquila praia nudista de ses Canyes, que se caracteriza pela ausência de vegetação e por uma série de falésias rochosas. Ideal se quiser afastar-se das multidões que encontrará se tiver viajado para Ibiza no verão.

Es Pujols

Es Pujols é uma pequena aldeia com muito para oferecer. Pode sentar-se num dos animados cafés e comer e beber nos restaurantes ou bares. Além disso, no passeio pedonal, encontrará uma grande zona comercial com lojas de moda e, todas as noites, poderá desfrutar dos mercados de artesanato.

Também poderá desfrutar da bela paisagem das enseadas onde os pescadores locais deixam os seus barcos. No entanto, o melhor que se pode fazer na praia de Es Pujols é deitar-se na areia e nadar nas suas águas calmas.

Reservar uma visita a Formentera de ferry a partir de Ibiza

Capela de Sa Tanca Vella

Depois de visitar Es Pujols, recomendo uma visita à Capella de Sa Tanca Vella (a 10 minutos de carro). Este edifício data de 1336 e é considerado a capela mais antiga de Formentera.

Durante a visita, é possível ver de perto esta construção românica europeia de um só piso e conhecer a sua história. A estrutura assemelha-se a um pequeno castelo, as paredes são robustas e de um branco puro, e o interior apresenta uma abóbada de berço e uma série de ornamentos simples que chamarão imediatamente a atenção.

Farol de la Mola

O farol de la Mola, a cerca de 16 minutos da Capella de Sa Tanca Vella, será o último destino deste segundo dia.

Poderá subir a esta histórica construção de 22 metros de altura, inaugurada em finais de 1861. Do seu miradouro desfrutará de uma vista panorâmica privilegiada sobre o Mar Mediterrâneo e o pôr do sol.

Depois desta experiência no farol, pode ir aos restaurantes próximos para experimentar a gastronomia mediterrânica e maiorquina ou, se desejar, ir a um dos bares para beber e dançar antes de partir para Ibiza.

  • Preço: a partir de 4,5 euros.
  • Horário: de terça a domingo (10h-2h e 17h-9h).
  • Onde: Farol de la Mola. El Pilar de la Mola, Formentera.

Dia 3: Mercado de rua de Las Dalias, praia de Aigües Blanques e Sa Marina

Mercado de Las Dalias| ©David Garcia
Mercado de Las Dalias| ©David Garcia

Continuando com o itinerário, o objetivo é que aproveite ao máximo o seu terceiro dia em Ibiza, fazendo compras num mercado histórico e em lojas de moda, praticando snorkelling numa praia de águas cristalinas e provando a gastronomia e as bebidas da ilha.

Feira da ladra de Las Dalias

Comece o dia no mercado de rua Las Dalias, cuja história remonta a meados dos anos 50, quando abriu como um bar informal à beira da rua. É um local emblemático para os habitantes locais e um ponto de passagem obrigatório para os turistas.

Ao chegar a Las Dalias, em Ibiza, será envolvido por uma atmosfera colorida de festa constante.

Poderás desfrutar de uma grande oferta gastronómica nas suas bancas de comida, restaurantes, cafés e bares. Também encontrarás várias lojas e no mercado de artesanato poderás comprar lembranças, bijuteria, artigos de couro, pinturas e outros objectos.

Além disso, se tiver decidido visitar Ibiza em dezembro ou na Páscoa, encontrará mercados especiais, que só estão abertos durante essas datas.

  • Preço: entrada livre.
  • Horário de abertura: sábado (10h00), domingo (11h00). No verão, abre às segundas, terças e domingos (a partir das 19 horas). Semana Santa (aberto nos quatro dias de celebrações religiosas).
  • Onde: Mercado de Las Dalias. Las Dalias de Ibiza.

Praia de Aigües Blanques

No final da sua visita ao mercado de Las Dalias, recomendo-lhe que se dirija à praia de Aigües Blanques. Aí poderão deitar-se na sua areia branca e relaxar enquanto apreciam o horizonte desta pitoresca costa, rodeada de falésias. Também podem nadar em segurança nas suas águas cristalinas, já que são pouco profundas.

Além disso, se quiserem desfrutar de uma das melhores experiências de snorkel em Ibiza, podem contratar uma visita guiada, que vos fornecerá o equipamento e os conselhos necessários para o mergulho.

Desta forma, poderão explorar o recife desta praia e conhecer a sua vida marinha. Este é certamente um bom plano para incluir entre as coisas para fazer em Ibiza em junho, julho ou agosto, que tendem a ser os meses mais quentes.

Reservar uma experiência de snorkeling em Ibiza

Sa Marina

Um destino final para este dia é Sa Marina, conhecido como o bairro dos pescadores, localizado ao lado de Dalt Vila ou o bairro histórico da ilha.

Aí poderão fazer compras em lojas de moda como a histórica Sombrerería Bonet (1916), Bamba Adlib ou Noss Ibiza, entre outras.

Também encontrarão uma série de cafés, bares e restaurantes com menus mediterrânicos ou italianos, entre outros. É o caso de La Tana, Bar Maravillas, Mamá Pomela, etc. Também pode dar um passeio ao longo do porto para apreciar a vista e, se tiver sorte, poderá encontrar um mercado hippie.

Dia 4: San Antonio de Portmany

Santo António de Portmany| ©Oleg
Santo António de Portmany| ©Oleg

No quarto e último dia em Ibiza, pode explorar a freguesia de San Antonio de Portmany, para descobrir as suas paisagens, monumentos, arte urbana e vida nocturna.

Espaço Cultural Sa Punta des Molí

O primeiro destino a visitar na localidade de San Antonio é o Espaço Cultural Sa Punta des Molí, situado num dos extremos da praia de S'Arenal. Aí, podemos ver um emblemático moinho de vento e explorar o seu interior.

Também encontraremos uma roda de água utilizada para extrair água dos poços e um moinho, utilizado antigamente para esmagar azeitonas para destilar azeite. Por fim, existe uma sala de exposições instalada numa casa ao lado do moinho.

  • Preço: entrada livre.
  • Horário de abertura: de terça a sábado (10:00 às 13:00 e 17:00 às 20:00).
  • Onde: Espaço Cultural Sa Punta des Molí. San Antonio de Ibiza.

Fazer uma visita guiada gratuita a San Antonio

Depois de visitar o Espaço Cultural Sa Punta des Molí, pode juntar-se a um passeio a pé gratuito para descobrir a cidade ou pode contratar um dos passeios de bicicleta em Ibiza.

Seja qual for a opção escolhida, terás a oportunidade de ver os principais monumentos e conhecer a sua história.

Visitarás o Ovo de Colombo, uma obra de arte de 6 metros que mostra a caravela Santa Maria. Ao percorrer as ruas, verá exposições de arte urbana em algumas fachadas, pertencentes a artistas locais e internacionais(Pablo Herrero e Phlegm).

Passará também pela igreja de San Antonio (século XIV), o iate clube, a Câmara Municipal e a antiga Casa Colonial, atualmente conhecida como a praça dos pintores.

Fazer um passeio de barco

Para continuar o seu itinerário, não há nada melhor do que navegar em Ibiza e desfrutar de uma perspetiva diferente.

Deve ir ao passeio marítimo e reservar um passeio de barco. De facto, alguns destes passeios incorporam actividades aquáticas como snorkelling, plataformas de salto, jet ski e surf, entre outras.

Além disso, os passeios de barco oferecem frequentemente pequenas festas a bordo, com DJ, comida e bebidas. Portanto, tudo depende da sua preferência na hora de escolher o tipo de experiência que deseja.

Reservar um passeio de barco em Ibiza

Faça uma viagem ao passeio marítimo de Ses Variades

Antes de partires, não podes perder o passeio de Ses Variades para veres o incrível pôr do sol a partir desta costa rochosa e tirares algumas fotografias. Também podes comer, beber e relaxar nos cafés, restaurantes e bares deste local movimentado.

Destacam-se o emblemático Café del Mar, fundado em 1980, e o Café Mambo, onde encontrarás DJs ao vivo com grandes sessões de chill out todos os dias.

Além disso, se quiser ter um gostinho da famosa vida nocturna de San Antonio, dirija-se ao clube Es Paradis ou ao Eden.

Reserve a festa no barco Oceanbeat, com tudo incluído

Transportes públicos em Ibiza

Ferry em Ibiza| ©Javier Ortega Figueiral
Ferry em Ibiza| ©Javier Ortega Figueiral

Os transportes públicos em Ibiza costumam oferecer várias rotas, o que lhe permitirá percorrer a ilha com facilidade. Poderá deslocar-se do aeroporto para as principais cidades e outras zonas turísticas.

É claro que deve ter em conta que as viagens de transportes públicos tendem a ser mais longas do que as de carro particular. Por conseguinte, é necessário ter em conta o tempo necessário para entrar e sair dos transportes públicos.

De facto, durante a época alta em Ibiza, as carreiras costumam fazer algumas paragens de 30 em 30 minutos, para melhorar o serviço.

  • Dia 1: Cidade Velha de Ibiza
  • Catedral de Ibiza
  • Entrada gratuita
  • Terça-feira a sábado.
  • Localização: Cidade murada. Bairro histórico.
  • Dia 2: Formentera a partir de Ibiza
  • La Savina
  • Transfer de ferry a partir de 17€.
  • Todos os dias
  • Localização: Ilha de Formentera
  • Dia 3: Feira da ladra de Las Dalias, praia de Aigües Blanques e Sa Marina
  • Mercado de Las Dalias
  • Entrada livre
  • Sábado e domingo. No verão (segunda, terça e domingo)
  • Localização: Las Dalias de Ibiza
  • Dia 4: San Antonio de Portmany
  • Espaço Cultural Sa Punta des Molí. San Antonio de Ibiza
  • Entrada livre
  • De terça a sábado
  • Localização: Igreja paroquial de San Antonio de Ibiza