Melhores Coisas Para Fazer em Cádiz

Cidade portuária por excelência em Espanha e sede da Marinha espanhola, Cádis oferece muitas formas de a conhecer de perto, para além das praias e da costa.

Andressa García

Andressa García

leitura de 13 minutos

Melhores Coisas Para Fazer em Cádiz

Cádis | ©Evgenii

O Teatro Romano, a Catedral de Cádis e o Castelo de Santa Catalina são alguns dos locais de visita obrigatória quando se visita Cádis.

Durante a sua visita a esta cidade, não pode deixar de fora locais como os bairros de La Viña e El Pópulo. E, claro, as suas belas praias são lugares mágicos que não pode perder durante as suas férias neste lugar. Espere que eu lhe conte em pormenor cada um destes lugares imperdíveis em Cádis.

1. Visitar o centro histórico: Catedral, Teatro Romano e o Pópulo

Catedral de Cádis| ©Pepe Rodríguez Cordon
Catedral de Cádis| ©Pepe Rodríguez Cordon

A primeira coisa que tem de visitar assim que chegar a Cádis, independentemente do número de dias que vai ficar, é, sem dúvida, o centro histórico da cidade. Como muitas cidades espanholas, Cádis também era uma cidade murada, por isso a cidade velha e o centro da cidade estão bem separados um do outro.

Assim, voltando à visita à cidade velha, entre as coisas interessantes a ver aqui estão a Catedral de Cádis, o Teatro Romano e o próprio bairro do Pópulo. Geralmente, estes e outros lugares de grande interesse cultural e turístico em Cádis podem ser visitados numa das melhores visitas guiadas de Cádis.

Uma visita à cidade velha é uma boa atividade para incluir entre as coisas para ver e fazer em Cádis em janeiro, porque no início do mês tem lugar a tradicional "cabalgata de reyes", uma atividade ideal para fazer com as crianças e o resto da família.

Catedral de Cádis

A Catedral de Cádis é a primeira atração mais visitada de Cádis. É um lugar de grande interesse turístico, litúrgico e cultural tanto para os habitantes como para os visitantes, sobretudo pela rica história que alberga. Os habitantes de Cádis costumam chamar-lhe "La Catedral Nueva" (A Nova Catedral) e também tem um par de torres de onde se pode desfrutar de vistas incríveis tanto da cidade como do oceano.

Uma das coisas que vai adorar ao visitar o interior da catedral é a arquitetura extremamente bem preservada deste edifício. Ficará impressionado com a atenção ao pormenor típica das construções neoclássicas e barrocas.

Mas para além das especificações técnicas, pode visitar a catedral de segunda a sábado entre as 10:00 e as 20:00, enquanto aos domingos pode visitá-la das 13:30 às 20:00, tendo em conta que o último grupo de visitantes entra 45 minutos antes da hora de encerramento.

Quanto ao preço, deve saber que a entrada geral custa cerca de 7 euros. Este preço pode variar consoante a idade e o estado de cada pessoa. Pode comprar o seu bilhete para o autocarro turístico de Cádis para chegar à Catedral.

Teatro Romano

A figura do Teatro Romano espalhou-se por toda a Europa nos tempos de glória do Império Romano, claramente. No caso de Espanha, há várias cidades onde ainda se podem ver os restos do que na antiguidade eram locais de entretenimento: os teatros.

No caso de Cádis, ainda é possível ver o grande Teatro Romano, que graças ao grande número de escavações que foram realizadas, conseguiu descobrir parte do grande teatro, que é considerado por muitos arqueólogos e historiadores como o mais antigo de Espanha e de toda a Europa.

Para visitar este Teatro Romano terá de ter em conta a época do ano. Se for entre abril e setembro, pode visitá-lo de segunda a sábado das 10:00 às 17:00 e aos domingos das 10:00 às 14:00. Se for de outubro a março, pode entrar de segunda a sábado das 10:00 às 16:30 e aos domingos das 10:00 às 14:00. A entrada é gratuita.

Bairro do Pópulo

A visita ao Pópulo também deveria estar incluída em qualquer roteiro pelo centro histórico de Cádis, mas em todo o caso, devo dizer-vos que este lugar é imperdível. De facto, no interior do Pópulo encontra-se a Catedral de Cádis e também o Teatro Romano, mas para além disso, é uma zona muito pitoresca que recomendo que não perca.

O Pópulo passou, em poucos anos, de um local degradado a um dos principais locais de visita para turistas, por isso não o pode perder se estiver a visitar Cádis. Se há uma coisa que atrai as pessoas a esta zona, é o facto de ter o título de bairro mais antigo do oeste.

Uma das principais atracções a ver no interior do bairro são os arcos que rodeiam a cidade, onde antigamente se encontravam as portas que fechavam e guardavam a cidade da época, o território que hoje é o Pópulo. Mas para além disso, é neste bairro que se encontram muitos dos melhores espectáculos de flamenco de Cádis.

Passear por Cádis como um local

2. Visitar a praia de La Caleta e o Castelo de Santa Catalina

Praia de La Caleta| ©kanbron
Praia de La Caleta| ©kanbron

A praia de La Caleta e o Castelo de Santa Catalina estão situados na mesma direção, de facto, o Castelo é o monumento mais marcante de La Caleta. Esta praia é uma das praias mais populares de Cádis, recebendo muitos turistas todos os dias, sendo um dos destinos favoritos entre as melhores coisas para ver e fazer em Cádis em setembro, para dar o último mergulho de verão.

Se há uma coisa que vai adorar em La Caleta, é que, seja qual for a altura do ano, vai encontrá-la sempre cheia de turistas. O caminho rochoso ao longo da costa convidá-lo-á a dar um passeio pelo local, e também poderá desfrutar da sombra que pode encontrar no que resta das antigas termas da zona.

O Castelo de Santa Catalina, por sua vez, foi declarado Bem de Interesse Cultural por ser uma das construções militares mais antigas de Cádis, e mesmo de toda a Espanha. Uma curiosidade sobre este castelo é o facto de ter funcionado como prisão militar durante 200 anos, até 1991, onde estiveram presas muitas figuras políticas e militares.

Desde que deixou de ser utilizado para estes fins, o castelo continuou a ser um dos locais mais interessantes para visitar, especialmente se espera fazer uma excursão a Cádis em 4 dias, e depois das filmagens do filme "Die Another Day" utilizaram-no como parte dos seus exteriores.

Detalhes interessantes

  • Preço: Se quiser visitar La Caleta ou o Castelo de Santa Catalina por conta própria, não tem de pagar, nem para desfrutar da praia, nem para entrar no Castelo, porque a entrada é gratuita.
  • Horário de abertura: Não há horário de abertura para visitar La Caleta. Pode visitar o Castelo de Santa Catalina de segunda a domingo das 11:00 às 19:30 no inverno e das 11:00 às 20:30 no verão.
  • Como chegar: Para chegar ao castelo e à praia, pode ir de carro ou de transportes públicos, uma vez que existem várias linhas que vão para a praia e para o castelo.

Reservar um passeio de barco em Cádis

3. Entrar na Igreja de Santo Domingo

Igreja de Santo Domingo| ©Sebastián Aguilar
Igreja de Santo Domingo| ©Sebastián Aguilar

A igreja de Santo Domingo é um dos lugares mais bonitos para visitar em Cádis. A partir de 1639 começou a funcionar como o primeiro convento a ser fundado em Cádis. A igreja em questão foi construída por volta de 1666 e parcialmente reconstruída após o incêndio que quase a destruiu em 1936.

A grande ornamentação do seu interior, que inclui peças de mármore ao longo de quase toda a estrutura, vai encantá-lo. De facto, a escultura desta igreja é considerada um dos melhores retábulos barrocos italianos de Espanha. Além disso, este tipo de visitas a igrejas são sempre uma excelente atividade para incluir na lista de coisas para ver e fazer em Cádis no inverno.

No final, é muito mais do que uma experiência litúrgica, é uma incrível visita multi-sensorial e cultural que o transporta para os melhores anos do período barroco europeu. No centro da igreja pode ver-se uma imagem alusiva à Virgem do Rosário, que imita a imagem que se perdeu no incêndio de 1936.

Pormenores interessantes

  • Preço: A entrada é gratuita, mas se contratar uma visita guiada a Cádis, poderá ter de pagar cerca de 90 euros por toda a visita, incluindo a Catedral de Santo Domingo.
  • Horário de abertura: O horário de visita é de segunda a domingo, das 10:00 às 13:00 e das 18:30 às 21:00. A missa tem lugar de segunda a sábado às 20:00 e aos domingos e feriados às 12:00 e às 20:00.
  • Como chegar: Pode chegar de carro particular e estacionar perto da igreja, ou pode chegar de transportes públicos.

4. Viajar para Jerez para visitar o Alcázar e a Catedral

Em Jerez de la Frontera| ©Sergei Gussev
Em Jerez de la Frontera| ©Sergei Gussev

Uma das melhores viagens de Cádis para os arredores da cidade é para a cidade de Jerez de la Frontera, onde se pode visitar o Alcazar e a Catedral, que estão entre os locais mais interessantes e turísticos da cidade. Para fazer esta viagem, pode fazê-la por conta própria, ou pode apanhar uma excursão que o levará a este lugar com um guia especializado.

No segundo caso, o guia turístico dir-lhe-á a hora a que pode sair de Cádis para continuar o passeio até Jerez, uma cidade que recomendo que inclua entre os locais a visitar em Cádis em dezembro. A primeira coisa que se vê quando se chega a Jerez é a antiga Alameda e de lá pode-se continuar até ao Alcázar, uma das fortificações mais antigas da cidade e de toda a Espanha.

Depois de ver todo o complexo em que se encontra o Alcázar, pode continuar até à Plaza Encarnación, onde se encontra a Catedral da cidade, que é um dos monumentos mais importantes da cidade. Este é um bom passeio de um dia, por isso recomendo este destino especialmente para os itinerários de Cádis em 3 dias ou mais.

Pormenores interessantes

  • Preço: A visita guiada a este local pode custar cerca de 30 euros por pessoa. Caso vá por conta própria, não terá de pagar nada, exceto o combustível e as portagens no caminho.
  • Horário: O horário desta visita pode ser decidido por si se viajar sozinho. Se fizer uma visita guiada, o horário será determinado pelo guia turístico.
  • Como chegar lá: Pode chegar lá de carro particular ou numa visita guiada, onde embarcará num autocarro confortável.

Passeio a pé por Jerez com entrada no Alcazar

5. Subir ao miradouro da Torre de Tavira

Miradouro da Torre de Tavira| ©Pep.1984
Miradouro da Torre de Tavira| ©Pep.1984

Uma das maiores atracções que se pode visitar em Cádis é, sem dúvida, a Torre de Tavira, um local a partir do qual se pode ver toda a cidade de Cádis sem qualquer filtro. É, sem dúvida, um dos melhores miradouros da cidade, graças à inclusão da tecnologia de câmara escura. Esta atração é imperdível, especialmente na época de verão, e é por isso que a incluiria entre as melhores coisas para ver e fazer em Cádis em agosto.

No penúltimo nível está esta câmara obscura, que não é mais do que uma sala escura com paredes pintadas de preto, de onde se pode ver toda a cidade de Cádis em formato real, com movimento e cores completamente claras. Por outras palavras, através desta câmara obscura poderá ver a cidade de uma perspetiva praticamente fotográfica.

Esta atração está sempre aberta ao público, embora se peça aos visitantes que façam uma reserva com antecedência para garantir a qualidade da experiência quando subirem à torre. É uma das melhores coisas para ver e fazer em Cádis com crianças, porque elas adoram a ideia de poder ver toda a cidade a partir deste sistema.

Detalhes interessantes

  • Preço: A tarifa pode custar entre 5,50 e 7 euros, dependendo das condições de cada pessoa.
  • Horário de funcionamento: Entre outubro e abril está aberto entre as 10:00 e as 18:00. De maio a setembro, está aberto das 10:00 às 20:00.
  • Como chegar lá: Pode chegar a esta câmara obscura de carro particular ou a pé, se estiver perto do seu alojamento.

6. Passear na Praça de San Juan de Dios

Praça de San Juan de Dios| ©Jose A
Praça de San Juan de Dios| ©Jose A

Como quase todos os lugares de relevância turística em Cádis, esta praça de San Juan de Dios tem uma história que remonta a alguns séculos. No início da sua história, este lugar estava disposto de forma irregular porque tinha em conta a foz do antigo Mar Milenar que atravessava toda a cidade de Cádis.

Com o passar do tempo, tornou-se um lugar popular onde os mercadores vendiam todo o tipo de produtos exóticos trazidos das Índias Ocidentais, isto na altura da conquista da América. Mais tarde, este lugar transformou-se numa praça.

Atualmente é um dos núcleos urbanos mais visitados de Cádis, e nos seus arredores podem ver-se outros edifícios que também merecem ser visitados, como a igreja de San Juan de Dios e os Pazos Miranda. Esta praça é um dos lugares por onde a Virgem do Rosário passa todos os anos no seu dia de festa, o que é uma das actividades a não perder se visitar Cádis em outubro.

Detalhes interessantes

  • Preço: A visita a esta praça é gratuita.
  • Horário de abertura: Pode ser visitada a qualquer hora do dia, embora eu recomende que seja à noite.
  • Como chegar lá: Para chegar a esta praça, pode-se usar o comboio ou ir de autocarro. Se fores de carro particular, podes encontrar estacionamento nas proximidades. E se fores numa visita guiada, provavelmente irás de autocarro com todas as comodidades.

7. Passear no Parque Genovés

Parque Genovés| ©Pedro García
Parque Genovés| ©Pedro García

O Parque Genovés é o segundo maior espaço verde de Cádis e, de facto, é o maior localizado dentro da área urbana de Cádis. Trata-se de um extenso terreno que foi inaugurado em 1892 como parque da cidade e que, desde então, se converteu num dos lugares mais emblemáticos de Cádis.

Neste parque pode encontrar paz, tranquilidade e serenidade, mas acima de tudo é um lugar onde pode desfrutar com as crianças, ou se estiver a fazer um plano romântico, é um bom lugar para ir com o seu parceiro para passar um momento tranquilo.

Para além de tudo, este parque foi decretado como Bem de Interesse Turístico graças à sua variada biodiversidade de árvores, palmeiras, arbustos e outras plantas. Entre elas, destacam-se os ciprestes à entrada, que conferem ao parque uma imagem ornamental e uma entrada elegante.

Mas o parque não é só espaços naturais, estes são também combinados com alguns elementos de urbanidade, tais como postes de iluminação, quiosques, portões e caminhos, que adornam cada uma das áreas do parque. No final, é uma excelente opção para incluir em itinerários curtos, como viagens a Cádis em 2 dias.

Detalhes de interesse

  • Preço: A entrada neste parque é gratuita.
  • Horário de funcionamento: Pode visitar o parque das 8:00 às 23:00.
  • Como chegar lá: Pode ir de autocarro ou de carro particular, porque há lugares de estacionamento nas proximidades. Também se pode fazer uma visita guiada ao parque, onde se vai de autocarro com todas as comodidades.

8. Passear pelo Paseo Marítimo em Cádis

Passeio marítimo de Cádis| ©Emilio
Passeio marítimo de Cádis| ©Emilio

Esta é uma das experiências que não pode perder em Cádis. O passeio marí timo é um dos locais turísticos com maior número de visitantes todos os dias. Nesta zona da cidade poderá apreciar os edifícios onde vive a maior parte da população com rendimentos elevados da cidade.

É um centro de interesse turístico e económico, pois poderá ver um grande número de lojas de todos os tipos. Mas, para além do comércio, na zona turística deste passeio podem-se ter belas vistas da costa de Cádis e é também algo como a fronteira entre o mar e a cidade.

Na praia Victoria, que é uma das praias que se estende ao longo do passeio, encontrará diferentes bares de praia que estão abertos não só no verão, mas também no inverno, o que a torna uma excelente opção para comer algo enquanto percorre a zona. Passear pelo passeio marítimo é uma daquelas actividades que não se pode perder, mesmo que se viaje a Cádis num só dia.

Detalhes interessantes

  • Preço: Não é preciso pagar nada para passear pelo passeio marítimo de Cádis.
  • Horário: Não há horário para visitar o passeio marítimo de Cádis, mas durante o dia é definitivamente a melhor altura para o fazer.
  • Como chegar lá: Pode chegar ao passeio marítimo de Cádis de carro e estacionar nas proximidades, ou a pé. Pode até chegar lá num passeio de bicicleta.

9. Perca-se nas ruas do bairro de Viña

O bairro de La Viña| ©Javier Pereda
O bairro de La Viña| ©Javier Pereda

La Viña é outro dos lugares que não pode deixar de visitar quando for a Cádis. Juntamente com El Pópulo, é um dos bairros mais históricos da cidade. A história deste bairro é interessante, uma vez que é um lugar que desde o seu início foi habitado por pessoas das classes trabalhadoras.

Não gerou grande interesse entre os comerciantes das Índias quando se começou a povoar esta zona, onde antigamente havia vinhas, devido ao seu afastamento do porto da cidade. Desde que a zona começou a ser povoada, tornou-se um grande centro urbano para as classes média e baixa.

Alguns dos locais a não perder se passar pelo bairro de La Viña são: a Igreja de La Palma, o antigo Hospício Provincial, as Termas de Nuestra Señora de La Palma, o Castelo de San Sebastián e a própria praia de La Caleta.

Detalhes interessantes

  • Preço: Não é necessário pagar para visitar e passear por este bairro, mas se fizer uma excursão pela zona, é provável que tenha de pagar uma taxa, dependendo do número de sítios que visitar na excursão.
  • Horário: Pode visitar La Viña a qualquer hora, embora eu recomende visitá-lo durante o dia para apreciar a sua atmosfera colorida.
  • Como chegar: É possível chegar a La Viña de carro particular, autocarro e comboio. Se estiver hospedado perto deste bairro, também é uma boa ideia ir a pé.

10. Conhecer a cidade de Medina Sidonia

Medina Sidonia| ©Michael Gaylard
Medina Sidonia| ©Michael Gaylard

Se há uma aldeia que goza de grande encanto nos arredores da cidade de Cádis, essa é Medina Sidonia. Esta aldeia está situada entre as aldeias brancas e a costa de Cádis. Uma das coisas que vai adorar neste lugar são as impressionantes vistas que oferece de toda a costa.

Graças à sua localização elevada, tem a oportunidade de olhar para além das casas brancas para apreciar todo o oceano. O clima é outro dos destaques desta cidade, para não mencionar os muitos monumentos e edifícios que pode visitar no seu interior para enriquecer ainda mais a sua visita cultural a Cádis.

Alguns dos lugares imperdíveis desta cidade são: o Arco de la Pastora e o Convento de Arriba, a Igreja de Santa María Mayor La Coronada, o Arco de Belén ou o Castelo de Medina Sidonia. Em particular, recomendo-vos que dediquem um dia inteiro a visitar esta cidade. É um dos lugares que eu visitaria como parte das melhores coisas para ver e fazer em Cádis no verão, para tirar as fotografias e cartões postais mais coloridos e claros.

Detalhes interessantes

  • Preço: Não há qualquer custo para visitar este lugar por conta própria, exceto o custo do combustível e afins. No caso de fazer uma visita guiada, pode custar mais de 100 euros por pessoa.
  • Horário: Pode visitar esta aldeia à hora que quiser, mas se fizer uma visita guiada, terá de se adaptar ao horário proposto pelo seu guia turístico.
  • Como chegar lá: Pode chegar lá de carro, subindo em direção às aldeias brancas. Na aldeia há muitos lugares para estacionar o carro.