Cádiz em 3 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

Cidade portuária por excelência, Cádis oferece-lhe muitas coisas para fazer em três dias. Nem tudo é praia e sol nesta cidade, por isso fique e leia este itinerário.

Andressa García

Andressa García

leitura de 13 minutos

Cádiz em 3 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

Cádis | ©dkatana

A praia de La Caleta, o centro histórico de Cádis, o Castelo de Santa Catalina e a Torre de Tavira são alguns dos sítios a incluir entre as melhores coisas para ver e fazer em Cádis, quer a viagem seja de um, dois ou três dias.

Neste itinerário de três dias em Cádis, poderá fazer tudo, desde planos familiares e infantis, até à vida nocturna mais popular entre os habitantes de Cádis. Provavelmente, também terá tempo para descobrir algumas das aldeias nos arredores, porque se há uma coisa que Cádis e os seus arredores têm, é lugares para visitar e actividades para fazer.

Dia 1: Visita histórica e arqueológica de Cádis

Portas da terra| ©Emilio
Portas da terra| ©Emilio

O primeiro dia do vosso itinerário começará com um passeio pelas ruas da cidade de Cádis. Este itinerário é suposto começar de manhã cedo, o que significa que deverá ter chegado a Cádis na noite anterior, para se levantar de manhã muito cedo e partir à descoberta de alguns dos pontos turísticos mais populares da cidade.

Durante este primeiro dia, ficará a conhecer o lado histórico e arqueológico da cidade, pelo que entre os locais que visitará estão: as Puertas de Tierra, o Museu de Cádis ou a Torre de Tavira. Também visitará o Sítio Arqueológico de Gadir, o Teatro Romano e duas das praças mais movimentadas da cidade, terminando com um jantar no bairro de La Viña.

Portas de Terra

O dia começa bem cedo, por volta das 8:00. Pode tomar o pequeno-almoço no hotel onde está alojado, ou pode tomar o pequeno-almoço perto de Puertas de Tierra, que é o primeiro local da sua lista de locais a visitar durante o primeiro dia em Cádis. Pode chegar a este lugar de carro particular a partir do seu alojamento.

Este lugar é interessante porque é a própria porta da cidade murada de Cádis. Está instalado neste local com o objetivo de separar a cidade velha da atual cidade de Cádis. Este monumento está aberto entre as 9:30 e as 13:30 da manhã, que é quando o vai visitar, e calculo que demorará cerca de uma hora a vê-lo na sua totalidade.

A visita guiada não demorará muito mais de uma hora. A entrada é gratuita para o público, pelo que não terá de pagar nada para ver o local. É um bom lugar para tirar muitas fotos e também para ver o mar e a cidade de outro ângulo.

Museu de Cádis

A cinco minutos de Puertas de Tierra está o próximo sítio a visitar no seu primeiro dia em Cádis. Desta vez, é o Museu de Cádis, um bom lugar para começar a descobrir a história e a arqueologia da cidade.

O museu está aberto das 9:00 às 21:00, embora este passeio possa levar cerca de duas horas para ser concluído. Quanto ao preço das visitas, pode pagar cerca de 1,5 euros para entrar no complexo. No caso dos cidadãos da União Europeia, geralmente não há taxa de entrada.

Entre as coisas mais interessantes que pode ver no museu estão algumas das jóias barrocas mais valiosas e, claro , peças de valor inestimável do período romano. Uma coisa que vai adorar neste museu é o facto de estar dividido em peças arqueológicas e de belas artes.

No primeiro, poderá ver peças perfeitamente preservadas da pré-história e da Idade Média. Enquanto no segundo poderá ver obras barrocas e também alguns exemplos de arte da Idade de Ouro espanhola.

Torre de Tavira

Vista da torre| ©shaorang
Vista da torre| ©shaorang

Saindo do Museu de Cádis, deve ser por volta das 12:00, altura ideal para almoçar antes de subir para o próximo destino: a Torre de Tavira. Pode almoçar a caminho da torre, de facto, um dos restaurantes onde pode parar para almoçar é La Freiduría Europa, que fica quase a caminho de Tavira.

Partindo do princípio que se demora cerca de uma hora a almoçar, por volta das 13:00 estará a tempo de subir a Tavira para ver o espetáculo da cidade diante dos seus olhos. Como este local está aberto das 10:00 às 18:00, as 13:00 são a altura ideal para entrar e apreciar a vista sob um céu limpo de Cádis.

Através de um sistema de câmara escura, a torre de Tavira oferece aos habitantes locais e visitantes uma vista deslumbrante de toda a cidade e também do Oceano Atlântico, pelo que é definitivamente uma das melhores visitas que pode fazer na cidade. As visitas têm a duração de 45 minutos e o preço ronda os 6 euros para a entrada geral e 5 euros para a entrada reduzida.

Sítio Arqueológico do Gadir

Caminhando, assim que sair da Torre de Tavira, pode chegar ao Sítio Arqueológico do Gadir, pois estão localizados quase em frente um do outro. Aqui o seu passeio poderá começar por volta das 14:00, altura ideal para entrar num dos passes diários para esta joia arqueológica. A entrada é gratuita.

Tal como no caso da Torre de Tavira, as visitas não duram mais de 45 minutos, tempo ideal para desfrutar de um passeio por este local que o transportará de imediato para o passado fenício. As visitas são para um máximo de 25 pessoas e, durante o percurso, é feita uma apresentação audiovisual sobre o complexo e, de seguida, ouve-se a explicação do guia turístico.

Praça de Las Flores

Como a visita ao sítio arqueológico será breve, haverá tempo para visitar a Plaza de Las Flores, o que acontecerá aproximadamente às 15:00. Trata-se de um local curioso e turístico graças ao seu colorido. É um excelente lugar para incluir na lista de lugares a visitar em Cádis no inverno, graças ao seu clima e atmosfera.

Isto não quer dizer que não se possa visitar a praça no verão. É um lugar muito agradável e relaxante para passear com a família, tirar algumas fotos e até mesmo fazer um lanche no Mercado Central de Cádiz, que fica muito perto e é também um local de interesse turístico para visitar e passar um tempo muito agradável.

Praça de San Juan de Dios

Praça de San Juan de Dios| ©Jose A
Praça de San Juan de Dios| ©Jose A

Deixando cerca de trinta minutos para visitar a Plaza las Flores, é altura de passar para a Plaza San Juan de Dios, que fica a cerca de três minutos de carro. Por esta altura, o relógio deve indicar aproximadamente 15:30.

Mais uma vez, não é necessário passar muito tempo a passear pela Plaza San Juan de Dios. Embora seja um bom local para tirar fotografias e ver as fontes que a decoram, também é verdade que uma visita rápida à praça o deixará com a possibilidade de chegar a tempo ao seu próximo sítio turístico e arqueológico.

Teatro Romano de Cádis

O Teatro Romano também está muito próximo da Plaza San Juan de Dios, a apenas três minutos de carro. Chegará mesmo a tempo de apanhar o último grupo de visitantes do teatro, uma vez que está aberto no inverno das 10:00 às 16:30 e no verão até às 17:00.

Este sítio arqueológico é um dos mais impressionantes da cidade, porque está parcialmente escavado. A parte mais imponente da estrutura, que remonta ao período romano, ainda está sob o bairro El Pópulo e ainda não foi escavada. O que eu recomendo é contratar uma visita guiada, que vos ensinará tudo o que querem saber sobre o teatro.

Jantar no La Viña

Saindo do Teatro Romano o mais tardar às 17:00, recomendo que continuem até ao bairro de La Viña, um lugar ideal para passear pelas suas ruas e, acima de tudo, para jantar lá depois de terem feito o vosso passeio noturno. Mas antes de ir para La Viña, não pode perder a oportunidade de visitar o Café Pay-Pay.

Este café está situado muito perto do Teatro Romano e é um dos melhores lugares da cidade de Cádis para ver um bom espetáculo de flamenco. Depois de deixar o local, é hora de ir diretamente para La Viña.

À tarde e à noite, La Viña torna-se um lugar para desfrutar da vida nocturna da cidade, desde lugares para comer, a bares onde se pode tomar algumas bebidas para manter a festa. Entre os lugares que recomendo visitar em La Viña para comer estão: Taberna El Tío de la Tiza, Casa Pepe e Bar la Casapuerta.

Fazer um tour privado por Cádis

Dia 2: Praias, parques de castelos e Puerto de Santa María

Praia de La Caleta| ©kanbron
Praia de La Caleta| ©kanbron

Neste segundo dia do nosso itinerário das melhores coisas para ver em Cádis em três dias, é altura de ver alguns dos locais turísticos mais emblemáticos relacionados com parques, praias e o ar livre. Recomendo que saia de manhã bem cedo para que tenha tempo suficiente para ver os muitos sítios do itinerário.

Para começar com boa energia, pode tomar o pequeno-almoço no hotel onde está hospedado, ou pode fazê-lo muito perto do primeiro local que visitará de manhã, que não é outro senão o grande Monumento da Constituição. Se escolher a segunda opção, locais como o Restaurante El Artesano são ideais para o pequeno-almoço.

Monumento à Constituição

Situado na Praça de Espanha, o Monumento da Constituição é o primeiro local a visitar neste segundo dia do seu roteiro por Cádis. É um local público, pelo que pode ser visto a qualquer hora do dia, o que o torna o local perfeito para começar o dia.

É um monumento histórico projetado pelo arquiteto Modesto López Otero e esculpido pelo artista Aniceto Marina em 1912. Este monumento exemplar da cidade oferece um olhar exemplar sobre a guerra e a paz, a agricultura e a indústria.

Uma das coisas que mais te impressionará é o relevo da resistência de Cádis durante a Guerra da Independência, travada entre 1808 e 1814.

Alameda Apodaca

A não mais de três minutos de carro encontra-se a Alameda Apodaca, um lugar ideal para dar um passeio depois de visitar e contemplar o Monumento à Constituição. Partindo do princípio de que sai da Praça de Espanha por volta das 9:00, esta é uma excelente altura para visitar a Apodaca.

Como é um lugar aberto ao público, pode visitá-lo a qualquer hora que quiser e sem limite de tempo. Recomendo-lhe que a visite de manhã, graças à incrível vista do oceano que o deixará espreitar para esta chamada "Varanda do Atlântico". É um passeio muito agradável e fresco situado mesmo ao lado do mar, ideal para tirar fotografias.

Parque Genoves

Parque Genovês| ©Pedro García
Parque Genovês| ©Pedro García

Se tiveres mais de três dias para ver toda a cidade de Cádis, recomendo que passes um dia inteiro no Parque Genovés. Mas partindo do princípio que não se passa mais de meia hora em cada um dos sítios onde se começou a visita deste segundo dia, às 9h30 seria uma boa altura para se perder durante cerca de duas horas e meia no Parque Genovés.

No verão, o parque está aberto das 8h00 às 22h00, pelo que começar de manhã é a melhor alternativa se quiser desfrutar deste pulmão verde no meio da cidade. Apesar de não ser um parque muito conhecido ou movimentado, é um bom sítio para ver um grande número de plantas de todo o mundo, especialmente as de origem americana.

A variedade de plantas do parque é tal que é considerado um jardim botânico. Também está adornado com passadiços no seu interior e um lago com uma cascata, onde se pode ver um grande número de aves. É um sítio ideal para incluir entre as melhores coisas para fazer em Cádis com crianças.

Praia de La Caleta

Depois de duas horas e meia de passeio pelo Parque Genovés, é altura de continuar o caminho, desta vez até à praia La Caleta. Ao meio-dia, a praia de La Caleta é um dos melhores lugares para visitar no verão, mas caso não queira nadar ou seja inverno, recomendo que dê um passeio ao longo da costa, para respirar um pouco de ar fresco.

É um lugar ideal para entrar em contacto com a natureza e sentir a brisa do mar. Quando se chega a Playa La Caleta é provavelmente por volta do meio-dia, por isso é uma boa altura para dar um pequeno passeio e ir diretamente para a praia para provar alguns dos pratos locais da costa por excelência.

Na margem da praia encontram-se bons locais para desfrutar da gastronomia de Cádis, como o Quilla Restaurante Café y Terraza. O almoço não deve demorar mais de uma hora, por isso, uma vez recuperadas as forças, é altura de avançar para o próximo destino.

Castelo de Santa Catalina

Bastam cerca de quatro minutos de carro para chegar ao Castillo de Santa Catalina, um local exemplar para visitar em Cádis. O parque de estacionamento fica muito perto do castelo, pelo que pode lá chegar de carro particular. Há também um miradouro próximo para o ver à distância e tirar fotografias.

O horário de visita é das 11:00 às 20:00, por isso seria ideal se entrasse por volta das 14:00. A entrada é gratuita, pelo que não terá de pagar nada para ver o interior. Recomendo que utilizes pelo menos uma hora para a visitar.

Catedral de Cádis

Por volta das 15:00, é hora de deixar a fortificação histórica do Castelo de Santa Catalina para continuar a outra das melhores atracções turísticas de Cádis: a sua Catedral, que eu recomendo que você gaste pelo menos uma hora para visitar na sua totalidade. Este lugar está incluído na rota dos autocarros turísticos de Cádis, por isso pode chegar lá dessa forma.

Conhecida como "La Nueva", esta Catedral destaca-se pelos seus diferentes estilos de construção: barroco, rococó e neoclássico, dados os seus 116 anos de construção e múltiplos arquitectos. Está aberta ao público das 10:00 às 20:00 e o preço da entrada varia entre 3 e 7 euros.

Passeio marítimo de Cádis

Passeio de Cádis| ©Emilio
Passeio de Cádis| ©Emilio

A 10 minutos da Catedral encontra-se o Paseo Marítimo de Cádiz, um local ideal para apreciar o outro lado da costa de Cádiz. É um lugar muito animado que normalmente é classificado como parte da nova área da cidade, onde encontrará um grande número de cafés e pubs, talvez para um café e um lanche.

O Paseo Marítimo é um bom sítio para passear a pé ou de bicicleta. De facto, este é um dos locais mais populares para os turistas visitarem num dos melhores passeios de Cádis, especialmente de bicicleta.

Fazer um passeio de bicicleta em Cádis

Ponte da Constituição

Ao sair da cidade de Cádis, em direção ao continente, tem de passar pela ponte Puente de la Constitución e não pode perder a oportunidade de tirar algumas fotografias da incrível vista que pode ser vista aqui.

Esta ponte atravessa a baía de Cádis e é do tipo estaiada, o que a torna uma grande atração turística. É também a mais longa ponte rodoviária construída em Espanha, por isso é uma verdadeira joia arquitetónica que tem de ver.

Castelo de San Marcos

Depois de passar a Ponte da Constituição e a cerca de 20 minutos do Paseo Marítimo, chegará ao próximo destino do itinerário do dia 2, que não é outro senão o Castillo de San Marcos. O preço da entrada ronda os 10 euros para a entrada geral e pelo menos 5 euros para crianças e jovens dos 5 aos 18 anos.

Dependendo do dia que escolher para a sua viagem, pode fazer uma visita guiada ao interior do castelo , pois costumam ter visitas guiadas às 18:00 em alguns dias durante o verão. Se não puderes entrar, também podes visitar o exterior do castelo e admirar a fortificação que representa.

Jantar e alojamento em Puerto de Santa María

Na animada área de Puerto de Santa María, pode encontrar um lugar para jantar e tomar algumas bebidas antes de ir para o seu alojamento, que eu recomendo que seja na mesma área para este segundo dia.

Entre os locais para jantar e desfrutar da vida nocturna durante uma ou duas horas, recomendo: Restaurante Romerijo, Aponiente e María Castaña. Para alojamento, o Hotel Soho, o Hotel Dunas Puerto e o Crisol Monasterio de San Miguel ficam nas proximidades.

Dia 3: Viajar para os subúrbios

Medina Sidonia| ©Michael Gaylard
Medina Sidonia| ©Michael Gaylard

Neste terceiro e último dia do seu itinerário em Cádis, irá fazer algumas das melhores excursões a partir de Cádis. Vejer e Jerez de la Frontera, e Medina Sidonia serão os lugares que visitará para não deixar de fora nenhum dos lugares mais populares da cidade e dos seus arredores.

Lembrem-se que partirão de Puerto de Santa María, onde pernoitaram na noite do segundo dia do itinerário. Por isso, antes de partir, pode tomar um lanche no hotel e continuar até Vejer de la Frontera para tomar o pequeno-almoço e fazer turismo.

Vejer de la Frontera

Assim que chegar a Vejer de la Frontera, depois de uma hora de viagem, recomendo que pare para almoçar num restaurante local, como La Tetería del Califa, Canela & Miel Conil ou La Desayunería de Floren. Por esta altura já devem ser 9:00.

Depois de recarregar as energias, é altura de fazer um belo passeio pela zona para ver alguns dos locais turísticos mais interessantes. A não perder como atividade a fazer nesta cidade são as aulas de sevilhanas, onde aprender á um pouco sobre a história desta dança e, claro, também aprenderá alguns passos de dança.

Medina-Sidónia

Depois de ter percorrido Vejer de la Frontera durante pelo menos três horas, continue o seu caminho para Medina Sidonia, uma bela cidade localizada a meia hora de Vejer, onde poderá apreciar uma bela vista do Atlântico, bem como passear pelas ruas da cidade para respirar a sua atmosfera medieval.

O passeio pela cidade deixá-lo-á com vontade de almoçar por volta das 13:00, pelo que há alguns restaurantes que pode visitar para experimentar a gastronomia tradicional da zona, como o Bar Cádiz ou o Restaurante La Fábrica.

Jerez de la Frontera

Depois de passar pelo menos mais três horas na cidade de Medina Sidonia, é altura de avançar para o último local deste itinerário, que não é outro senão Jerez de la Frontera, localizado a cerca de 30 minutos de Medina e um ponto obrigatório nesta lista de locais a visitar em Cádis. Deve chegar à cidade por volta das 17:00.

Nesta altura, é ideal fazer uma visita guiada pela cidade para ver alguns dos locais mais importantes deste lugar, como o Alcázar de Jerez de la Frontera ou a própria Catedral. Ao cair da noite, pode aproveitar para desfrutar de um dos melhores espectáculos de flamenco de Cádis, nada mais nada menos do que na sala Puro Arte.

Em Jerez de la Frontera ficará alojado na última noite da sua excursão a Cádis, uma vez que é o local mais próximo do Aeroporto de Cádis. De manhã cedo, poderá organizar o seu transporte para o aeroporto de Jerez, onde poderá embarcar no seu voo de regresso a casa.

Aprecie o espetáculo de flamenco no Puro Arte