10 coisas para ver e fazer em Cádiz com crianças
Cádiz é um destino ideal para visitar com a família e, se planeia visitar a cidade com crianças, ficará surpreendido com a quantidade de atividades disponíveis para o público infantil.

Tarde em Cádiz | ©José Antonio Cartelle
Cádiz é um dos destinos favoritos dos turistas que viajam para a Andaluzia e também é um local ideal para visitar com a família e com crianças, pois oferece praias familiares, parques aquáticos para grandes e pequenos, exposições de todos os tipos e uma grande variedade de atrações para o público infantil.
À lista das melhores atividades para ver e fazer em Cádiz com crianças, também pode adicionar patinagem no gelo, fazer uma excursão para avistar golfinhos e baleias no Estreito de Gibraltar, visitar um parque de diversões ou passear numa feira juvenil. Também há muitas atividades natalinas para toda a família durante o inverno gaditano e excursões para aproveitar o verão.
1. Visite a praia familiar de La Caleta
Se planeia visitar Cádiz no verão, não pode perder as praias gaditanas, que são algumas das melhores da costa da Andaluzia. Se visitar a cidade com crianças, recomendo:
- La Caleta, localizada numa zona próxima ao centro histórico. É ideal para visitar com crianças porque tem águas quentes e está rodeada de serviços de gastronomia e outras atividades de lazer. Além disso, é uma das favoritas dos visitantes e uma das mais extensas de Cádiz, por isso nunca faltará lugar para colocar o guarda-sol, embora durante o verão possa estar muito concorrida.
- Sanlúcar de Barrameda, ideal se preferir praias com menos afluência de turistas. É uma zona balnear perto de Jerez de la Frontera que se destaca por ser também o epicentro das atividades locais. Se visitar Cádis em agosto, poderá assistir às Carreras de Caballos de Sanlúcar, um evento tradicional que se realiza na cidade há mais de 100 anos.
- A Praia de la Calzada e a Praia de las Piletas, localizadas em Sanlúcar, destacam-se por serem áreas tranquilas para dar um mergulho.
- Praia de Bolonia, localizada em Conil de la Frontera, em Zahara de los Atunes e em Tarifa, foi eleita vários anos consecutivos como uma das mais bonitas de Espanha.
2. Maravilhe-se com um espetáculo equestre
Os mais pequenos da casa vão divertir-se imenso se reservar um espetáculo equestre em Jerez, um evento que lhe permitirá desfrutar de uma experiência única na Real Escola de Arte Equestre da Andaluzia.
Com uma duração aproximada de três horas e meia, esta proposta oferece não só um espetáculo de cavalos a dançar ao ritmo da música espanhola, mas também a oportunidade de explorar a cidade de Jerez com um guia profissional.
O guia irá levá-lo a descobrir os monumentos mais emblemáticos da cidade, como o Alcázar de Jerez, a Igreja de San Miguel ou a Plaza del Arenal. E no final do passeio, poderá desfrutar do espetáculo equestre, cuja coreografia será acompanhada por cavaleiros vestidos ao estilo do século XVIII. Uma lembrança inesquecível tanto para crianças como para adultos.
3. Não perca o Parque das Crianças em Jerez de la Frontera
O Parque da Cidade das Crianças, localizado a meio caminho entre Cádiz e Jerez de la Frontera, não é um parque de diversões nem um parque temático, mas sim uma vila fictícia construída em escala reduzida para as crianças, onde toda a família pode desfrutar de espaços de lazer e recreação, espetáculos e uma longa lista de atividades.
Neste parque, as crianças podem aprender sobre a vida em sociedade e visitar bancos, praças públicas e realizar atividades de adultos. Também podem utilizar as tirolesas, as zonas aquáticas, as áreas para andar de bicicleta e triciclo e as áreas de patinagem.
Além disso, há restaurantes e bares para almoçar. Se planeia visitar Cádiz em dezembro, poderá desfrutar também das atividades natalinas. Por sua vez, durante o verão, o parque oferece também uma série de filmes de verão e acampamentos para grupos infantis, que incluem oficinas de artesanato, modelagem de balões e pintura. Pode saber mais sobre este parque se reservar uma visita guiada por Jerez.
Detalhes de interesse
- Preço... A entrada no parque tem um preço inicial aproximado de 9 € por pessoa.
- Horário... De segunda a sábado, das 8h às 24h. Aos domingos, o parque está fechado e só está disponível para eventos privados.
- Onde... Arcos de la Frontera s/n, Jerez de la Frontera.
4. Faça uma excursão para avistar cetáceos no Estreito de Gibraltar
Se o seu itinerário de viagem inclui uma visita a Cádiz em outubro, pode optar por uma excursão de observação de golfinhos e baleias no Estreito de Gibraltar, uma experiência que as crianças vão adorar e que lhe permitirá descobrir a beleza e a história do estreito.
Os barcos das excursões de observação de cetáceos pelo Estreito de Gibraltar partem das praias de Tarifa durante a época de acasalamento e migração das baleias e golfinhos, e durante estas excursões também poderá viver a experiência de navegar entre dois continentes. Além disso, em dias claros, também poderá contemplar do barco o Rochedo de Gibraltar e a costa africana de Marrocos.
Também pode fazer excursões para avistar cetáceos se decidir visitar Cádis em janeiro, embora seja uma época fria e com muitas chuvas, o que dificulta a navegação, mas durante os dias amenos poderá descobrir as espécies marinhas que habitam permanentemente na zona do estreito. E caso não seja a época adequada, pode reservar um passeio de barco privado por Cádis.
5. Descubra Cádiz no Natal com crianças
Se você planeia visitar Cádiz em dezembro ou durante o Natal com crianças, há muitos planos que você pode fazer para aproveitar o ambiente festivo, entre eles visitar a feira Expoclick da Playmobil, visitar o mercado natalino da Plaza de San Antonio e visitar Juvelandia. Reserve o autocarro turístico de Cádiz e escolha o que mais se adapta às suas preferências. A seguir, forneço mais informações:
- A feira Expoclick da Playmobil, em Chiclana, é uma exposição de dioramas e bonecos gigantes de plástico que se tornou uma tradição para toda a família. Este evento acontece todos os anos, desde os últimos dias de novembro até o dia de Reis, e a cada edição tem uma temática diferente, que pode consistir na recriação de séries e filmes famosos, como The Walking Dead e Star Wars, o que o torna uma das atividades favoritas das crianças.
- O mercado natalino da Plaza de San Antonio é um dos mais tradicionais de Cádiz e reúne algumas das atividades mais importantes durante o Natal. Lá você poderá passear pelas barracas, comprar presentes, enfeites natalinos, apreciar a gastronomia de inverno e conhecer a árvore de Natal de 12 metros que todos os anos se torna a principal atração do centro histórico de Cádiz.
- Juvelandia, em Jerez de la Frontera, é uma feira de lazer infantil e juvenil que se realiza todos os anos no Parque González Hontoria e que combina na sua programação ludotecas, competições desportivas, jogos insufláveis, espetáculos circenses e espetáculos de música infantil. Esta feira também lhe permitirá visitar Jerez, que é uma das melhores atividades para fazer a partir de Cádiz.
6. Patinagem no gelo na Plaza de San Antonio
Se planeia visitar Cádiz no inverno com crianças, pode visitar a Plaza de San Antonio, que durante a véspera de Natal se torna o local de referência do centro histórico e uma das paragens se reservar a visita guiada por Cádiz.
Lá poderá visitar o Mercado de Natal e a árvore de 12 metros de altura, além da pista de patinagem no gelo, que está habilitada para adultos e crianças. A pista de patinagem no gelo da Plaza de San Antonio permanece aberta desde os primeiros dias de dezembro até ao dia de Reis e a entrada é gratuita. Pode ir com os seus patins ou alugar um par nas bancas do Mercado de Natal.
Para chegar à zona do centro histórico, pode apanhar o transporte público ou o autocarro turístico de Cádiz, que inclui uma paragem na praça. O Trem de Natal, a barraca de contos de Natal e a Feira Profissional de Artesanato são outras atrações infantis que você pode encontrar na Plaza de San Antonio.
Detalhes de interesse
- Preço... A entrada na pista de gelo é gratuita.
- Quando... Desde a primeira semana de dezembro até ao dia de Reis.
- Onde... Praça de San Antonio, Cádiz.
7. Visite o Museu do Boneco
O Museu do Boneco em Cádiz é uma das atividades favoritas das crianças. Localizado na antiga entrada da cidade de Puerta de Tierra, ele abriga exposições com informações e história sobre o mundo dos bonecos e dos marionetistas, além de 500 objetos que representam o que foi durante anos uma das principais indústrias da cidade. Tenha em conta que Cádiz se destacou pela fabricação de marionetas e bonecos de ventríloquo.
O museu também oferece atividades interativas para as crianças e visitas guiadas que revisam os fatos históricos mais significativos da Espanha e de Cádiz em apresentações de marionetas instaladas em pequenos teatros , onde as crianças também podem encarnar personagens e recriar as suas próprias histórias.
A entrada no Museu do Boneco de Cádiz é gratuita e também é possível assistir às apresentações do Teatro de Marionetas da Tia Norica, que se destaca por seus espetáculos musicais para crianças e monólogos humorísticos. Não deixe de visitar, por exemplo, depois de desfrutar do passeio de bicicleta por Cádiz.
Detalhes de interesse
- Preço**...** A entrada no museu é gratuita.
- Horário... De terça a domingo, das 8h às 21h.
- Onde... Puertas de Tierra, Bóvedas de Santa Elena, Cádiz.
8. Visite um parque aquático
Cádiz no verão destaca-se pelas suas praias, pelo seu clima quente e pela quantidade de atrações de verão que a cidade oferece. Uma delas é visitar um dos parques aquáticos de Cádiz, uma alternativa que ganha força se você planeia visitar a cidade com crianças. Os mais populares são:
- Aqualand, localizado em El Puerto de Santa María, que oferece aos visitantes escorregas gigantes, piscinas com ondas, parques infantis e jogos aquáticos. Há também uma área de restaurantes e venda de bebidas.
- Bahía Park fica em Algeciras e é um parque aquático com escorregas, cinco piscinas, trampolins e áreas de descanso para todas as idades, com restaurantes e bares.
Tenha em conta que os parques aquáticos costumam estar abertos durante os meses de alta temporada, entre junho e agosto, que são os meses mais quentes da cidade. Para garantir o seu lugar, pode reservar os bilhetes com antecedência pela Internet, especialmente porque é no verão que a cidade recebe o maior fluxo de turistas.
9. Caminhe pelo Parque Genovés
O Parque Genovés é um dos locais mais emblemáticos de Cádiz e a sua visita está incluída entre as melhores atividades para ver e fazer em Cádiz. Além disso, é certamente um dos pontos de interesse se reservar uma visita guiada por Cádiz. É o pulmão verde mais representativo do centro histórico. Situado junto ao mar, tem uma grande variedade de arbustos e árvores locais, monumentos, palmeiras, uma gruta com um lago e uma área infantil com jogos para crianças.
A gruta também costuma ser o local preferido das crianças, pois a área inclui uma cascata que desagua num lago habitado por uma grande quantidade de patos e rodeado por esculturas de dinossauros gigantes. Também tem uma área para comprar alimentos e bebidas.
O Parque Genovés também inclui atrações para adultos, já que lá você pode acessar o Mirador de Santa Bárbara, um local de onde é possível contemplar a imensidão da baía e também a vista do parque e de grande parte do centro histórico. A entrada no parque é gratuita.
Detalhes de interesse
- Preço**...** A entrada no parque é gratuita.
- Horário... O parque abre todos os dias das 8h às 21h.
- Onde... Av. Dr. Gómez Ulla s/n, Cádiz.
10. Desfrute das atividades infantis do mercado medieval no Porto de Santa María
Durante o verão, o Porto de Santa María oferece uma das experiências mais ecléticas de Cádiz com a apresentação do mercado medieval, uma feira onde poderá descobrir o passado da cidade durante a Idade Média e que inclui em sua programação espetáculos de dança, barracas de gastronomia medieval e artesanato, além de atividades infantis.
Se planeia visitar o mercado medieval com crianças, pode assistir aos espetáculos de circo e à atuação dos bobos da corte, entre outras personagens típicas da Idade Média. O mercado medieval é celebrado todos os anos em junho na Plaza del Castillo, que contribui para o ambiente da época.
El Puerto de Santa María fica muito perto de Jerez de la Frontera e das praias de Levante e Valdelagrana, pelo que pode aproveitar ao máximo a sua visita percorrendo também estes locais próximos, especialmente se tiver planeado uma estadia curta na cidade e quiser poupar tempo. Se for esse o caso, aqui fica uma lista com as atividades que pode ver e fazer para descobrir Cádiz em 3 dias.
Detalhes de interesse
- Pre ço**...** A entrada no mercado é gratuita.
- Quando... Todos os anos, durante o mês de junho.
- Onde... Plaza del Castillo, El Puerto de Santa María.
11. Desfrute do parque de diversões de Los Barrios
As festas patronais da Virgen del Rosario têm uma celebração especial em Los Barrios, uma cidade no interior da província de Cádiz. Lá, a Câmara Municipal organiza um parque de diversões solidário que leva o nome da Virgem e tem como objetivo arrecadar doações.
O parque de diversões de Los Barrios tem jogos infantis, barracas de comida, uma montanha-russa e uma pista de carrinhos de choque para adultos e crianças, podendo ser visitado por toda a família. Além disso, tem uma iniciativa segundo a qual, durante duas horas do dia, as atrações funcionam sem música nem som de animação para que possam participar crianças com autismo.
O parque fica aberto durante as festas patronais, que são celebradas todos os anos na segunda semana de outubro, embora Los Barrios fique a pouco mais de 100 quilómetros da capital de Cádis, pelo que pode ser uma excursão incómoda se tiver planeada uma estadia curta na cidade. Se for esse o caso, aqui fica uma lista com as melhores atividades que pode fazer em Cádis em 2 dias.
Detalhes de interesse
- Preço... A entrada no parque é gratuita e cada atração tem um custo inicial aproximado de 3 euros.
- Quando**...** Durante a segunda semana de outubro.
- Onde**...** Em Los Barrios, Cádiz.
