11 Coisas para fazer em Berlim

A história de Berlim cativa-o, mas também o seu modo de vida e os contrastes entre os seus bairros. Tome nota das suas visitas obrigatórias!

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 7 minutos

11 Coisas para fazer em Berlim

Portão de Brandenburgo | ©Hakon Sataoen

Berlim é uma das cidades que mais me fascinou pelas histórias que cada esquina conta. Em contraste com o respeito que o memorial do Holocausto ou os restos do Muro impõem, Berlim é também uma cidade moderna e cheia de vida. Aqui estão os meus 10 pontos de visita obrigatória em Berlim.

1. Fazer uma visita guiada a Berlim

O Muro de Berlim, Museu da Galeria do Lado Leste| ©Nick Fewings
O Muro de Berlim, Museu da Galeria do Lado Leste| ©Nick Fewings

Costumo dizer que, se tiver de escolher apenas uma experiência numa cidade que está a visitar pela primeira vez, uma visita guiada é a que mais vai proporcionar ao viajante. Numa cidade com tanto para contar como Berlim, esta recomendação torna-se ainda mais relevante.

Sendo Berlim uma cidade tão grande e com tantos pontos de interesse, as visitas guiadas a Berlim dividem-se, na sua maioria, por zonas.

Ficará a conhecer as melhores coisas para ver e fazer no centro de Berlim, mas também conhecerá o funcionamento interno dos bairros de Berlim, alguns deles tão únicos como o bairro judeu de Berlim.

Reservar uma visita guiada a Berlim

2. Fazer um cruzeiro no rio Spree

Cruzeiro de barco em Berlim| ©Dennis Jarvis
Cruzeiro de barco em Berlim| ©Dennis Jarvis

Berlim é uma cidade que exige constantemente a sua atenção e energia e, por essa razão, haverá alturas em que precisará de uma pausa e quer simplesmente desfrutar da cidade e dos seus pontos turísticos de uma forma descontraída. Quando isso acontece, recomendo fazer um cruzeiro de uma ou duas horas ao longo do rio Spree e passear pela cidade.

Reservar um cruzeiro com jantar em Berlim

3. Fazer um passeio de autocarro turístico pela cidade

Autocarro turístico pelas ruas de Berlim| ©Janusz Jakubowski
Autocarro turístico pelas ruas de Berlim| ©Janusz Jakubowski

Este é um passeio obrigatório, especialmente se estiver na capital alemã apenas por alguns dias. O passe de autocarro tur ístico não só é uma forma confortável de obter vistas panorâmicas de Berlim enquanto passeia pela cidade, como também é uma excelente forma de se deslocar entre os principais pontos de interesse, poupando tempo e longas caminhadas.

Mas Berlim é também uma excelente cidade para se deslocar de bicicleta, como acontece noutras capitais da Europa Central. Há poucas formas mais divertidas de se deslocar pela cidade do que com estes passeios de bicicleta recomendados, por isso atreva-se a conhecer a cidade à sua maneira!

Reservar um lugar num autocarro turístico de Berlim

4. Visitar a Ilha dos Museus

Museu Bode| ©Reiseuhu
Museu Bode| ©Reiseuhu

Berlim possui um dos mais importantes complexos de museus da Europa e situa-se na chamada Ilha dos Museus. Presidida pela icónica Catedral de Berlim, esta zona alberga cinco grandes museus:

  • O Museu Pergamon: o mais visitado graças a antiguidades como o friso de Pergamon ou a porta do mercado de Mileto, embora esteja atualmente encerrado para obras.
  • A Antiga Galeria Nacional: com obras classicistas, românticas, impressionistas e modernistas.
  • O Museu Antigo: o primeiro museu da Prússia.
  • O Novo Museu: com uma importante coleção de arte egípcia.
  • O Museu Bode: arte bizantina.

Se quiser visitar estes e outros museus durante a sua viagem, recomendo que dê uma vista de olhos ao Berlin Welcome Card e ao [Berlin Pass](/alemanha/berlim/Berlin Pass/sc-158-1154), que incluem entradas gratuitas ou com desconto nestes museus.

Reserve o seu bilhete para os museus de Berlim

5. Fotografar a vista da cidade a partir da torre de televisão

Vista de Berlim a partir da Torre de Televisão| ©bvi4092
Vista de Berlim a partir da Torre de Televisão| ©bvi4092

Visitar uma cidade e querer ver as suas vistas aéreas é um clássico para todos os viajantes e há sempre um lugar especial para o fazer, que é normalmente um símbolo da cidade em questão. No caso de Berlim, a torre de televisão na Alexanderplatz é esse lugar.

Para além de ser o edifício mais alto de Berlim, com 368 metros, é também um marco fundamental da capital alemã. Foi construída durante os anos da República Democrática Alemã como um símbolo do comunismo. Pode visitá-la durante todo o dia por cerca de 18 euros.

Reservar bilhetes para a Torre de Televisão de Berlim

6. Visitar o Palácio de Charlottenburg

Palácio de Charlottenburg| ©Dmitry Makeev
Palácio de Charlottenburg| ©Dmitry Makeev

Este palácio do século XVIII, construído para servir de residência de verão da primeira rainha consorte da Prússia, Sophie Charlotte, é um dos maiores e mais importantes palácios da Alemanha. Fica um pouco afastado do centro, mas pode ser facilmente acedido por transportes públicos.

O interior do Palácio mantém a maior parte da sua decoração original e está aberto ao público todos os dias, exceto às segundas-feiras. Para além das várias experiências que pode desfrutar no Palácio de Charlottenburg, a verdadeira joia do palácio são os seus jardins, que pode passear gratuitamente.

Reservar uma visita guiada ao Palácio de Charlottenburg

7. Passear pelo mercado Mauerpark

Pormenor de uma banca no mercado Mauerpark.| ©Roman Kraft
Pormenor de uma banca no mercado Mauerpark.| ©Roman Kraft

Se passar um domingo em Berlim, guarde-o para uma ida à feira da ladra do Mauerpark e para um dos concertos que certamente terão lugar ao fim da tarde. Este local é um exemplo da cultura alternativa que se está a tornar cada vez mais importante em Berlim.

O mercado Mauerpark vende antiguidades, roupas vintage, peças de arte, comida caseira e curiosidades de todos os tipos e está localizado num dos espaços verdes mais importantes da cidade, juntamente com o Tiergarten. A atmosfera deste sítio não o deixará indiferente.

8. Subir à cúpula do Reichstag

Dentro da cúpula do Reichstag| ©Sven Przepiorka
Dentro da cúpula do Reichstag| ©Sven Przepiorka

Já mencionei que o Parlamento alemão merece uma visita à parte, e uma das razões para isso é a sua cúpula de vidro. Já terá visto centenas de fotografias de visitantes junto a esta curiosidade arquitetónica, mas a sensação de caminhar pelo seu labirinto de espelhos não pode ser imitada por nenhum retrato.

Está aberto ao público durante todo o dia, gratuitamente, e a partir daqui pode ver os membros do governo alemão a trabalhar. Recomendo que evite os fins-de-semana e feriados, pois tende a estar bastante cheio. Veja este post para saber como reservar ingressos para o Reichstag Berlim.

9. Aproveite a vida nocturna no bairro de Kreuzberg

Kreuzberg à noite| ©David Soto-Karlin
Kreuzberg à noite| ©David Soto-Karlin

Berlim não se resume a museus e monumentos. A cidade também é conhecida por sua vida noturna e uma das áreas onde isso é mais presente é o bairro de Kreuzberg, também conhecido como bairro turco por causa dos imigrantes que vivem na região. Embora este bairro tenha muito para oferecer a todas as horas do dia.

Se quiser conhecer uma das zonas mais alternativas e autênticas de Berlim, não deixe de passear por este bairro à noite. Durante o dia, encontrará excelentes bancas de kebab, lojas interessantes e, às sextas-feiras, há uma feira da ladra que vale bem a pena visitar.

10. Experimente a cerveja, o currywurst e o pretzel

Cerveja e currywurst em Berlim| ©James Cridland
Cerveja e currywurst em Berlim| ©James Cridland

Era inevitável nomear a cerveja alemã como uma das bebidas imperdíveis de Berlim (nalguns locais, de facto, até é mais barata do que a água mineral). Experimente o maior número possível de variedades e deixe-se recomendar. Se é um amante de cerveja, recomendo também que considere uma visita guiada aos bares de cerveja mais importantes de Berlim, incluindo uma prova de cerveja.

Reservar uma excursão de cerveja em Berlim

11. Outras paragens obrigatórias perto de Berlim

paragens obrigatórias perto da capital alemã que, quer pelas suas vistas únicas, quer pela importância da história recente que representam, não podem faltar na sua viagem a Berlim:

Potsdam, residência da família real prussiana

Declarada Património Mundial pela UNESCO, esta pequena cidade burguesa situada a cerca de 20 km de Berlim é, sem dúvida, uma das melhores excursões possíveis. Tem a sua própria Porta de Brandemburgo, mais antiga do que a de Berlim, e o seu Castelo Cecilienhof e a Ponte dos Espiões não o deixarão indiferente.

Neste post, digo-lhe como chegar de Berlim a esta bela cidade.

O campo de concentração de Sachsenhausen, uma visita necessária

É necessário conhecer a história para não a repetir. Não se pode sair de Berlim sem visitar o campo de concentração de Sachsenhausen. Conheça este campo de concentração, um modelo da Alemanha nazi, onde verá as torres de vigia, as casernas e as salas de castigo.

Recomendo que descubra primeiro como chegar a Sachsenhausen a partir de Berlim.

Reservar uma visita guiada a Sachsenhausen

Dicas para viajar para Berlim

Sendo uma das capitais europeias mais visitadas e com tantas opções de passeios turísticos, recomendo que planeie bem a sua viagem para não deixar nada de fora. Por isso, deixo-lhe estas dicas necessárias para viajar para Berlim.

Além disso, se estiver a viajar com crianças, é melhor não deixar nada para improvisar e é aconselhável ter os transfers entre o aeroporto e Berlim organizados.

O que fazer em Berlim mês a mês

Se ainda está à espera das suas datas de viagem, não perca estes guias sobre as melhores coisas para fazer na capital alemã:

Também estão disponíveis por altura do ano:

Planeie a sua viagem de acordo com a sua duração

Também recomendo que planeie o seu itinerário de acordo com o número de dias que vai passar na cidade. Mas não se preocupe, eu sei que não é fácil, é por isso que tem estes guias fabulosos, para que só tenha de se preocupar em desfrutar de Berlim: