Excursões a Postdam partindo de Berlim

Se quiser afastar-se da azáfama da capital, Potsdam é uma excelente candidata: um belo palácio rodeado de jardins, que mais precisa?

Isabel Catalán

Isabel Catalán

leitura de 9 minutos

Excursões a Postdam partindo de Berlim

Potsdam | ©LoboStudio Hamburg

Berlim é uma cidade fantástica. Moderna, criativa, multicultural... sempre cheia de coisas para ver e onde cada canto respira cultura e história. Um lugar diferente que é fácil de deixar-se levar, pois está sempre a renovar-se e a surpreender-nos com muitas coisas novas.

No entanto, nos arredores da capital alemã existe uma cidade magnífica que vale bem a pena deixar Berlim e reservar um dia das suas férias para a visitar. Representa a combinação ideal de natureza, história e arte e durante muitos anos foi a casa da realeza prussiana - Potsdam, uma das mais belas cidades da Europa!

Como são organizadas as melhores excursões a Potsdam a partir de Berlim?

Vista da Igreja de São Nicolau| ©A.Savin - Wikipedia
Vista da Igreja de São Nicolau| ©A.Savin - Wikipedia

Potsdam é conhecida por ter sido a antiga residência da família real prussiana e dos kaisers alemães, razão pela qual abunda em palácios imponentes e belos jardins.

A sua arquitetura barroca e o papel que a cidade desempenhou no final da Segunda Guerra Mundial (com a famosa Carta da Conferência de Potsdam) são motivos que atraem milhares de viajantes todos os anos.

Esta excursão a Potsdam e aos seus palácios é ideal para os viajantes que visitam Berlim mas não têm muito tempo na agenda para uma viagem aos arredores. Em apenas 3 horas poderá ver os pontos altos da cidade com um guia profissional, que lhe contará anedotas históricas, curiosidades e lhe mostrará pormenores de locais que talvez não tivesse reparado se visitasse a cidade sozinho.

Durante a visita de autocarro a Potsdam, poderá utilizar auscultadores para não perder nenhuma das explicações do guia, e visitará a pé o Novo Palácio (com um toque renascentista) e os majestosos palácios de Sanssouci (conhecido como o Versalhes alemão) e Cecilienhof (com um toque de casa de campo britânica). Passeará também pelo belo centro histórico barroco de Potsdam e seguirá as pegadas de Frederico II "o Grande".

No final da sua excursão a Potsdam, recomendo que dê uma vista de olhos a alguns dos palácios da cidade, porque são fantásticos. E se a sua excursão a Potsdam coincidir com os meses de verão, está com sorte! Porque esta atividade inclui um bilhete de autocarro turístico com paragens livres para explorar a cidade confortavelmente sentado com vistas fantásticas.

O que é que vai ver?

  • Cidade Velha de Potsdam
  • Palácio Sanssouci
  • Castelo Cecilienhof
  • Palácio Novo

Informações úteis

  • Duração: 3 horas
  • Guia local em alemão.
  • Línguas do audioguia: inglês, francês, alemão, italiano, russo, espanhol.
  • Passeio de autocarro com paragens a pé no exterior do Palácio Sanssouci, Cecilienhof e Palácio Novo.
  • Bilhete incluído para um passeio de autocarro turístico por Potsdam durante os meses de verão.
  • Partida de: Babelsberger Str. 16, 14473 Potsdam às 11 horas.

Recomendado: para aqueles que querem apreciar a arquitetura dos palácios e os jardins desta bela cidade enquanto aprendem sobre a sua história e cultura, tanto a pé como a bordo de um autocarro turístico no verão.

Excursões de meio dia a Potsdam

Lago Templin a sul de Potsdam| ©Italiaone - Wikipedia
Lago Templin a sul de Potsdam| ©Italiaone - Wikipedia

Se tiver mais tempo para passear durante a sua estadia em Berlim, então esta excursão guiada a pé de meio dia a Potsdam é a excursão perfeita para si, enquanto explora as ruas desta cidade Património Mundial da Unesco a pé durante umas excitantes 6 horas.

Durante o percurso, verá as principais atracções turísticas de Potsdam que lhe deram fama internacional, tais como os jardins e o Palácio Sanssouci (com ares rococó), o Palácio de Mármore de Frederico Guilherme II (residência de verão do monarca prussiano), o Castelo Cecilienhof (local da Conferência de Potsdam no final da Segunda Guerra Mundial) ou o Castelo Babelsberg (com vistas impressionantes sobre o rio Havel).

Outras atracções desta visita a Potsdam incluem o pitoresco bairro holandês, a travessia da popular "Ponte dos Espiões" ou a passagem pela Porta de Brandeburgo (mais antiga do que a capital alemã).

Antes de regressar a Berlim, terá tempo para almoçar por sua conta num dos restaurantes locais e provar as especialidades locais.

E, se desejar, no final da sua visita a Potsdam, poderá fazer novamente o percurso por sua conta, aprofundando os locais que lhe chamaram a atenção, entrando num dos palácios que viu ou mesmo ficando para jantar.

O que é que vai ver?

  • Jardins e Palácio de Sanssouci
  • Palácio de mármore de Frederico Guilherme II
  • Castelo Cecilienhof
  • Castelo de Babelsberg
  • Bairro holandês
  • Ponte dos Espiões
  • Portão de Brandenburgo

Informações úteis

  • Duração: 6 horas
  • Guia local
  • Línguas: Inglês.
  • Partida de: Neue Promenade 3, 10178 Berlim às 9:30h.

Recomendado: para quem deseja descobrir a "Cidade Imperial" em pormenor e saber mais sobre a história, a cultura e as tradições da Alemanha.


O que ver em Potsdam?

Vista do novo Palácio| ©Axel Hindemith - Wikipedia
Vista do novo Palácio| ©Axel Hindemith - Wikipedia

Jardins e Palácio Sanssouci

Este impressionante palácio do século XVIII foi construído por ordem do rei prussiano Frederico II "o Grande" como sua residência de verão perto de Berlim e como ponto de encontro de artistas, filósofos, músicos e outros intelectuais da época com quem partilhava as suas preocupações.

O Palácio de Sanssouci (que significa "despreocupado") é considerado o "Versalhes alemão" pela sua arquitetura elegante e decoração de bom gosto, embora seja um edifício pequeno em comparação com o palácio francês.

O Palácio de Sanssouci é, sem dúvida, um dos locais mais interessantes de Potsdam e recomendo que desfrute de um passeio relaxante pelos belos jardins circundantes, que são Património Mundial da UNESCO.

Palácio de Mármore de Friedrich Wilhelm II

O monarca também encomendou o Palácio de Mármore nas margens do Lago Heiliger See como sua residência de verão.

É notável pela bela paisagem que o rodeia e por ser o único palácio prussiano de estilo classicista com uma forma cúbica. A verdade é que os arquitectos prussianos eram bastante originais quando se tratava de design e esforçavam-se para que nenhum palácio fosse igual a outro.

Castelo de Cecilienhof

Este belo palácio, construído em estilo gótico-tudor por ordem do imperador Wilhelm II e que faz lembrar uma grande casa de campo inglesa, chama a atenção não só pelo seu aspeto, mas também porque aqui teve lugar um capítulo importante da história europeia do século XX.

Foi o local onde Churchill (Grã-Bretanha), Truman (EUA) e Estaline (URSS) se reuniram no final da Segunda Guerra Mundial para redigir a Carta da Conferência de Potsdam, onde acordaram a forma como a Alemanha seria administrada após o conflito e como a Europa seria dividida em áreas de influência.

Palácio Novo

Perto de Sanssouci fica o Palácio Novo, o maior de todos os palácios de Potsdam, que também foi erigido pelo rei Frederico II no século XVIII.

É notável pelo seu estilo renascentista e aspeto sóbrio no exterior mas, se tiver tempo, vale a pena visitar o interior depois da visita, porque é um verdadeiro espetáculo. Terá a oportunidade de ver as sumptuosas salas de receção, a galeria de mármore e os luxuosos quartos palacianos, entre outros espaços.

Preste atenção à galeria marinha! As suas paredes estão decoradas com pedras preciosas, mármore e conchas.

Castelo de Babelsberg

Este é outro dos castelos mais encantadores de Potsdam. Data do século XIX e tem vistas espectaculares sobre o rio Havel - atenção, não vai parar de tirar fotografias!

O Bairro Holandês

Este é um dos locais mais invulgares de Potsdam. No século XVIII, muitos trabalhadores e artesãos holandeses que vieram trabalhar para a cidade a convite do rei Frederico Guilherme I estabeleceram-se aqui.

É carinhosamente conhecido como "Pequena Amesterdão" porque os seus edifícios de tijolo avermelhado fazem lembrar os da capital dos Países Baixos. De facto, os próprios holandeses sentiram-se em casa aqui e, se já visitou Amesterdão, pode certamente compreendê-los.

Ponte dos Espiões

Esta ponte tem uma história espantosa. Situada sobre as águas do rio Have, durante a Guerra Fria tornou-se uma espécie de fronteira entre a URSS e os Estados Unidos, onde se efectuavam as respectivas trocas de prisioneiros e espiões capturados pelo adversário. Curioso, não é? É daí que vem o seu nome peculiar, e também dos muitos filmes sobre espiões que aqui foram rodados.

Porta de Brandenburgo

Embora o mais famoso Portão de Brandemburgo se situe na capital alemã, o mais antigo encontra-se, na verdade, em Potsdam. Data do século XVIII e foi construída no centro histórico (junto à Ludwigplatz), inspirada no Arco de Constantino, em Roma.

Cidade Velha de Potsdam

Durante a visita, terá a oportunidade de passear pela bela Cidade Velha de Potsdam. Apesar de ter sofrido vários bombardeamentos durante a Segunda Guerra Mundial, foi mais tarde restaurada à sua antiga grandeza.

Aproveite a oportunidade para visitar a principal rua comercial da cidade velha, conhecida como Brandenburger Strasse, e comprar algumas lembranças da sua visita - há algumas lojas locais excelentes!

Porque é que vale a pena visitar Potsdam?

Porta de Brandenburgo em Potsdam| ©User Bruhaha - Wikipedia
Porta de Brandenburgo em Potsdam| ©User Bruhaha - Wikipedia

Dada a proximidade de Potsdam a Berlim (fica a apenas 25 quilómetros a sudoeste da capital alemã), é uma boa ideia reservar um dia das suas férias para fazer uma viagem a esta antiga residência dos reis prussianos e dos kaisers alemães e conhecer um pouco melhor os arredores de Berlim.

Como "Cidade Imperial", conserva uma cidade antiga muito bem conservada e bonita. O rei Frederico II "o Grande" tinha um fraquinho por esta cidade, por isso dedicou muitos esforços para a embelezar e torná-la num lugar admirável, construindo muitos palácios e jardins.

De facto, diz-se que Potsdam representa a fusão ideal de natureza, história e arte e, na minha opinião, há alguma verdade nisso, pois quem já visitou Potsdam sabe que é uma joia.

Outra razão para fazer uma viagem a Potsdam a partir de Berlim é aprender mais sobre a história recente da Europa. Este é o local da Conferência de Potsdam, onde os vencedores da Segunda Guerra Mundial dividiram a Alemanha e outras áreas de influência.

Se gosta de história, e especificamente deste período, pode combinar uma visita a Berlim e Potsdam com uma visita ao campo de concentração de Sachsenhausen, que também fica muito perto da capital alemã. Falo-vos mais sobre isso no post Visitar o campo de concentração de Sachsenhausen.

Como chegar a Potsdam?

Ponte Glienicke| ©Lienhard Schulz - Wikipedia
Ponte Glienicke| ©Lienhard Schulz - Wikipedia

Quando reservar online qualquer uma destas excursões a Potsdam a partir de Berlim, deve ter em conta que não incluem o transfer de e para Potsdam. Por outras palavras, é responsável pelo seu próprio transporte. A maneira mais fácil e rápida de chegar a Potsdam a partir de Berlim é de comboio.

Em Berlim, os comboios S-Bahn partem diretamente de Hackescher Markt para a estação central de Potsdam e a viagem demora cerca de 45 minutos. Um bilhete para todo o dia para a zona ABC custa 7,70 euros, mas também pode comprar um bilhete de 3,40 euros para a zona ABC, que é válido por duas horas.

A boa notícia é que pode utilizar o seu passe de viagem de Berlim nos transportes públicos de Potsdam, desde que seja válido para as zonas ABC.

Informações úteis para chegar a Potsdam

Porta da Fortuna e Igreja de São Nicolau| ©Andreas Fränzel (AndiF) - Wikipedia
Porta da Fortuna e Igreja de São Nicolau| ©Andreas Fränzel (AndiF) - Wikipedia

Quanto custam os bilhetes?

Recomendo-lhe que dê uma vista de olhos na Hellotickets para os bilhetes para Potsdam a partir de Berlim, porque normalmente há várias opções e os preços são bastante razoáveis. Aqui pode comparar a disponibilidade de bilhetes, os preços, os horários e as visitas guiadas. De momento, não há visitas guiadas a Potsdam disponíveis, mas veja o resto das actividades que pode fazer em Berlim.

Qual é a melhor altura para ir a Potsdam?

A melhor altura para fazer uma viagem a Potsdam a partir de Berlim é no verão. No entanto, a cidade continua a ser igualmente bonita noutras estações, mas o tempo fica mais frio e há mais probabilidades de chover. O meu conselho é que planeie a sua viagem para julho, agosto e setembro.

Como reservar?

Se está a planear uma viagem a Potsdam a partir de Berlim no verão, ou seja, na época alta, recomendo que faça a sua reserva online o mais cedo possível.

Reservar o seu lugar na excursão é muito fácil. Tudo o que tem de fazer é escolher a data em que pretende realizar a atividade e selecionar o número de participantes. Para garantir o seu lugar no grupo, terá de efetuar o pagamento no momento da reserva.

Se gostou deste passeio, talvez também esteja interessado em...

Berlim é uma cidade animada e em constante mudança, onde há sempre novos lugares para ver e coisas para fazer. É também uma das cidades europeias com mais história e personalidade.

Se quiser descobrir todos os segredos de Berlim durante as suas férias, consulte o artigo Os melhores passeios e excursões a partir de Berlim, onde encontrará uma seleção de passeios muito interessantes para tirar o máximo partido da sua viagem.

Reservar uma visita guiada a Berlim

Perguntas Frequentes

  • A que distância fica Potsdam de Berlim?

    Potsdam fica a 31 quilómetros (21 milhas) de Berlim e a viagem de carro demora 45 minutos, o que a torna perfeita para uma viagem de um dia.

  • O que se pode fazer em Potsdam num dia?

    Num dia, é possível visitar a maior parte das atracções desta cidade que foi outrora casa da realeza, com locais como o Palácio Cecilienhof, o Bairro Holandês, o palácio de mármore do Rei Frederico Guilherme II e o Palácio e jardins de Sanssouci, protegido pela UNESCO.

  • Por que é que Potsdam é famosa?

    Uma cidade famosa pelos seus castelos e pela sua rica história, Potsdam fá-lo-á recuar aos tempos antigos com o seu bairro holandês, o bairro russo e os seus muitos locais classificados como Património Mundial da UNESCO.