Melhores Museus em Berlim

Uma das principais razões para visitar Berlim são os seus espaços culturais e museus maravilhosos. Se quiser saber mais sobre os melhores e mais interessantes, continue a ler!

Katherine Betances

Katherine Betances

leitura de 9 minutos

Melhores Museus em Berlim

Berlim | ©SusaTom

Ao planear uma viagem a Berlim, irá encontrar uma cidade cheia de actividades e locais impressionantes; galerias de arte, espaços culturais e museus históricos são uma parte essencial da cidade. Aqui está a minha lista de museus preferidos, por isso, enquanto passeia pelo bairro judeu, passeia pelo bairro turco ou faz um cruzeiro nas águas do Spree, dê uma vista de olhos aos espaços de exposição que lhe chamam a atenção.

1. O novo museu de Berlim

Novo Museu| ©Context Travel
Novo Museu| ©Context Travel

Fundado em 1855, o Novo Museu de Berlim está localizado na própria Ilha dos Museus e é outra joia imperdível em qualquer visita a Berlim. Para além da fantástica coleção de arte egípcia antiga, encontrará artefactos de muitas outras civilizações. Preste atenção à própria arquitetura do edifício em estilo neoclássico e renascentista.

O que encontrarás neste museu

Deve visitar o Novo Museu de Berlim (ou Neues Museum) pela maravilhosa coleção de arte egípcia antiga e pela impressionante coleção de papiros que aqui encontrará. Possivelmente, a obra mais famosa da coleção é o maravilhoso Busto de Nefertiti, feito de calcário e gesso e descoberto em 1912, que retrata as características perfeitas da antiga rainha egípcia.

Detalhes de interesse

  • Como chegar lá: Situado na Genthiner Straße, 38; a estação de metro mais próxima é a Friedrichstraße, linha 6.
  • Horário: diariamente, das 10h às 18h; horário alargado às quintas-feiras até às 20h.
  • Preçoda entrada: um bilhete de adulto custa cerca de 12 euros.

Reservar bilhetes para o Neues Museum

2. Museu da DDR

Museu DDR| ©Kai Wegner
Museu DDR| ©Kai Wegner

O Museu da DDR, um dos mais pequenos e curiosos espaços de exposição que encontrará em Berlim, é um museu dedicado à antiga República Democrática Alemã, onde estão expostos objectos da vida quotidiana, bem como o estilo de vida imposto aos alemães que viveram sob o regime comunista. Se estiver interessado na história e na política mais recente deste país, de 1949 a 1990, não deve perder esta visita.

O que vai encontrar neste museu

Todo o tipo de objectos e curiosidades, desde medicamentos, reconstruções de espaços habitacionais, automóveis da época e explicações sobre a forma como o regime comunista lidava com aspectos como a publicidade. A melhor parte do museu é a coleção de vestuário da época.

Detalhes interessantes

  • Como chegar lá: O museu situa-se na Karl-Liebknecht-Straße, 1. Pode chegar lá utilizando o comboio interurbano de Berlim ou o autocarro da cidade.
  • Horário de abertura: A exposição está aberta diariamente das 10h às 20h.
  • Taxa deentrada: um bilhete de adulto custa aproximadamente 10 euros.

Reservar bilhetes para o Museu da RDA em Berlim

3. Museu do Muro do Checkpoint Charlie

Posto de controlo Charlie| ©Giuseppe Milo
Posto de controlo Charlie| ©Giuseppe Milo

Conhecido como o Museu do Muro, este é um daqueles espaços peculiares que só se encontram em Berlim. Um museu dedicado ao Muro de Berlim, mas sobretudo ao mais importante dos postos fronte iriços que uniam Berlim Oriental e Ocidental. Começou por ser uma pequena coleção de objectos do quotidiano, mas mais tarde foi compilada uma vasta seleção até se tornar no que é hoje.

O que vai encontrar neste museu

A exposição está dividida em peças que, por sua vez, são compostas por fotografias e documentos que relatam acontecimentos históricos e as mais invulgares tentativas de fuga bem sucedidas registadas ao longo dos anos. Embora o museu seja muito interessante, pode parecer um pouco desorganizado, por isso é melhor visitá-lo quando não houver muitos turistas.

Pormenores interessantes

  • Como chegar lá: Localizado na Friedrichstraße, 43; a estação de metro mais próxima é a Kochstraße.
  • Horário de abertura: A exposição está aberta ao público diariamente, das 9h às 22h.
  • Taxa deentrada: um bilhete de adulto custa cerca de 15 euros.

Reservar bilhetes para o Museu do Muro de Berlim

4. Museu Hamburger Bahnhof

Museu Hamburger Bahnhof| ©Dr. Matthias Ripp
Museu Hamburger Bahnhof| ©Dr. Matthias Ripp

A antiga estação ferroviária de Hamburgo, construída em 1847 em estilo neoclássico, foi convertida num museu em 1996. O Hamburger Bahnhof está situado no centro de Berlim e é um local obrigatório para todos os amantes da arte contemporânea. Para além de pinturas, estão expostos desenhos e serigrafias.

O que vai encontrar neste museu

Um espaço concebido principalmente para os amantes da arte contemporânea, o museu tem uma secção dedicada às obras do artista Andy Warhol, um artista proeminente do movimento Pop Art que ganhou grande popularidade na década de 1960.

Detalhes interessantes

  • Como chegar lá: O edifício situa-se na Invalidenstraße, 50-51; a forma mais fácil de lá chegar é utilizar o metro da cidade. A paragem mais próxima é a Zinnowitzer Straße.
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, o museu está aberto ao público das 10 às 18 horas; aos sábados e domingos, das 11 às 18 horas e aos sábados e domingos, das 11 às 18 horas.
  • Taxa deentrada: O bilhete de entrada custa aproximadamente 14 euros por pessoa.

5. Museu Berggruen

Museu Berggruen| ©TijsB
Museu Berggruen| ©TijsB

Também conhecido como Coleção Berggruen, este importante museu faz parte da Galeria Nacional de Berlim e alberga uma das mais importantes colecções privadas de arte moderna do mundo, com pinturas cubistas, surrealistas e pós-modernistas.

O que vai encontrar neste museu

A maior e mais interessante coleção de arte moderna de Berlim. No entanto, a parte mais interessante do museu é a que apresenta a vida, obra e evolução de Pablo Picasso, com uma coleção de mais de 100 obras desde o seu início em 1897 até à sua morte em 1972. Para além da coleção de Picasso, encontrará pinturas de Henri Matisse, Paul Klee e outros talentos da época.

Detalhes interessantes

  • Como chegar lá: Schloßstraße, 1; se apanhar o metro de Berlim, encontrará duas estações próximas, Richard-Wagner-Platz na linha 7 e Sophie-Charlotte-Platz na linha 2.
  • Horário de abertura: Às segundas-feiras, o museu está encerrado; de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas; aos fins-de-semana, das 11 às 18 horas.
  • Taxa deentrada: Os bilhetes de entrada para adultos estão disponíveis a partir de 10 euros.

6. Museu Judaico de Berlim.

Museu Judaico de Berlim| ©Stephan Herz
Museu Judaico de Berlim| ©Stephan Herz

O maior Museu Judaico da Europa está localizado em Berlim, com instalações de arte e objectos do quotidiano alegóricos dos judeus na Alemanha. A estrutura atual foi inaugurada em 2001 e desenhada pelo talentoso arquiteto Daniel Libeskind; é uma das obras mais notáveis do estilo desconstrutivista, pelo que vale a pena uma visita para admirar a sua bela e moderna fachada.

O que encontrarás neste museu

O Museu Judaico de Berlim é um local onde se pode aprender sobre a história do povo judeu na Alemanha, desde a Idade Média até ao século atual. Encontrará toda a história e cultura deste povo documentada através de diferentes colecções, o que o torna um verdadeiro deleite para os amantes de história.

Detalhes interessantes

  • Como chegar lá: Situado em Kreuzberg, a estação de metro mais próxima é a Kochstraße, a 10 minutos de distância.
  • Horário de abertura: Aberto ao público diariamente, das 10 às 19 horas.
  • Taxa de entrada: O acesso à exposição permanente é gratuito. Se quiser visitar uma das colecções temporárias, terá de pagar um bilhete de cerca de 8 euros.

7. Museu Alemão da Tecnologia

Museu Alemão da Tecnologia| ©Sergiy Galyonkin
Museu Alemão da Tecnologia| ©Sergiy Galyonkin

A antiga estação ferroviária de Anhalter Bahnhof foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial e reconstruída em 1982 para albergar uma vasta coleção de tecnologia, principalmente do século passado, dando origem ao Museu Alemão da Tecnologia.

A coleção do museu inclui uma extensa coleção ferroviária com vários modelos de locomotivas e comboios a vapor; uma extensa coleção aeronáutica com numerosos modelos de aviões de diferentes épocas e, finalmente, uma coleção de computadores com modelos muito antigos.

O que vai encontrar neste museu

Aqui são realizadas numerosas experiências e demonstrações, a maioria das quais centradas na aprendizagem didática através do jogo. Se está de visita a Berlim com crianças, uma visita a este museu é obrigatória.

Pormenores interessantes

  • Como chegar lá: O museu está localizado na Trebbiner Straße, 9. As estações de metro mais próximas são Möckernbrücke e Gleisdreieck.
  • Horário de abertura: O museu está fechado às segundas-feiras, de terça a sexta-feira das 9h às 17h30 e aos fins-de-semana das 10h às 18h.
  • Taxa deentrada: Os bilhetes para adultos estão disponíveis a partir de 8 euros.

8. Galeria Nacional (Alte Nationalgalerie)

Museu Alte Nationalgalerie na Ilha dos Museus| ©Jean-Pierre Dalbéra
Museu Alte Nationalgalerie na Ilha dos Museus| ©Jean-Pierre Dalbéra

A Antiga Galeria Nacional de Berlim é um belo edifício neoclássico com a aparência de um templo romano, construído em 1876. Repleta de história e arte, é considerada o berço de alguns dos mais importantes e influentes movimentos artísticos dos últimos tempos. É uma visita obrigatória para os amantes das artes plásticas.

O que vai encontrar neste museu

É o local ideal para admirar as pinturas de Adolph Menzel. Algumas das áreas obrigatórias numa visita à Galeria Nacional de Berlim incluem o átrio adornado com estátuas, onde estão expostas obras de pintores alemães romanos e talentosos expoentes do impressionismo francês.

Pormenores interessantes

  • Como chegar lá: O museu situa-se na Bodestraße 1-3; a paragem mais próxima é a Friedrichstraße do metro de Berlim.
  • Horário de abertura: Encerrado à segunda-feira, o museu está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas.
  • Preço da entrada: A partir de 10 euros para um bilhete de adulto.

9. Museu Bode

Museu Bode| ©abbilder
Museu Bode| ©abbilder

O Museu Bode foi originalmente construído entre 1898 e 1904 sob o domínio do Imperador Wilhelm II; os bombardeamentos durante a Segunda Guerra Mundial afectaram seriamente o edifício, que foi completamente renovado no estilo neo-barroco original imposto pelo seu criador.

Impressionante museu de arte escultórica, está situado na Ilha dos Museus, nas margens do rio Spree.

O que vai encontrar neste museu

A maior e mais impressionante coleção de esculturas do mundo está exposta nas salas do Museu Bode. As fabulosas criações vão desde a época medieval até ao final do século XVIII, incluindo tesouros históricos da era bizantina.

Detalhes interessantes

  • Como chegar lá: Situado na Bodestraße, 1; a estação de metro mais próxima é a Friedrichstraße, linha 6.
  • Horário de abertura: O museu está encerrado às segundas-feiras; de terça a domingo, está aberto ao público das 10 às 18 horas; aos sábados, o horário de abertura é alargado até às 20 horas.
  • Preço da entrada: A partir de 10 euros para um bilhete de adulto.

10. Museu Pergamon

Museu Pergamon,| ©Rob S
Museu Pergamon,| ©Rob S

Considerado um dos museus imperdíveis de Berlim, o famoso Museu Pergamon está localizado na chamada Ilha dos Museus, um complexo que inclui alguns dos mais importantes pontos culturais da capital. Foi construído em 1910 com a intenção de albergar obras de arte clássica que vão desde antiguidades islâmicas orientais a antiguidades gregas, tornando-o o museu mais visitado da cidade, mas atenção: este museu está atualmente fechado para renovação, pelo que terá de esperar pela sua reabertura para o poder visitar.

O que vai encontrar neste museu

Quando falamos do Museu Pergamon, a joia da coroa é, sem dúvida, o majestoso Altar de Zeus em Pergamon, um monumento religioso da Grécia antiga com mais de 2000 anos. Descoberto por Carl Humann durante as escavações da antiga acrópole de Pérgamo, a imponente estrutura foi trazida em partes para a Alemanha em 1871 e reconstruída para usufruto do público.

Poupe nos museus com o Berlin Pass

Autocarro turístico de Berlim pelas ruas de Berlim| ©Janusz Jakubowski
Autocarro turístico de Berlim pelas ruas de Berlim| ©Janusz Jakubowski

O [Berlin Pass](/alemanha/berlim/Berlin Pass/sc-158-1154) é uma ferramenta concebida para as centenas de milhares de turistas que passam pela cidade todos os anos. Trata-se de um cartão especial que lhes permite conhecer destinos altamente turísticos e outras actividades, como o autocarro turístico de Berlim. Os passes, concebidos para dois ou três dias, variam em termos de tempo de utilização e são uma óptima forma de poupar dinheiro se organizar o seu itinerário para aproveitar ao máximo o seu tempo.

O Berlin Pass cobre cerca de 50 atracções e, só na Ilha dos Museus, pode visitar gratuitamente: a Antiga Galeria Nacional, o Museu das Antiguidades, o Museu Bode, o Novo Museu e o Museu Pergamon. O melhor de tudo é que não precisa de fazer fila!