Cartão de Boas Vindas de Berlim

Se é um daqueles viajantes que não quer deixar nada por explorar, o Berlin Card será o seu melhor aliado para poupar dinheiro durante a sua viagem.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 8 minutos

Cartão de Boas Vindas de Berlim

Pormenor da Porta de Brandeburgo iluminada à noite | ©Dan Visan

A oferta cultural de Berlim está à altura da importância histórica da cidade: monumentos, museus, marcos históricos, visitas guiadas... a capital tem muito para oferecer e, para poupar dinheiro e tempo, existe o Berlin Welcome Card.

1. O que é o Berlin Welcome Card

Metro de Berlim
Metro de Berlim

Um passe de cidade ou cartão turístico dá-lhe acesso gratuito ou com desconto aos pontos de interesse da cidade durante um determinado período de tempo. O Berlin Welcome Card tem uma versão geral e várias extensões, consoante as atracções que pretende visitar:

2. Como funciona o Berlin Welcome Card

Museu DDR| ©Mario RM
Museu DDR| ©Mario RM

Existem diferentes tipos de Berlin Welcome Card com preços diferentes consoante o número de dias que pretende utilizar. Independentemente do tipo de cartão que escolher, durante o tempo em que estiver ativo, poderá utilizar todos os seus benefícios e aceder a todos os descontos e bilhetes gratuitos.

Quando for reservar o cartão online, poderá escolher a opção que mais lhe convém, mas aqui estão os preços em função do número de dias que pretende utilizar:

  • 2 dias - 23 euros
  • 3 dias - 33 euros
  • 4 dias - 40 euros
  • 5 dias - 46 euros
  • 6 dias - 49 euros

Dica de viajante da Ana

Nas opções de 48 e 72 horas, a utilização do cartão é contabilizada à hora e nas opções seguintes aos dias de calendário. Para tirar o máximo partido do cartão, active-o logo pela manhã.

3. Como funciona

Museu Histórico Alemão| ©Ralf Steinberger
Museu Histórico Alemão| ©Ralf Steinberger

Reserva e levantamento

Pode comprar o cartão online e imprimi-lo em casa ou levantá-lo num dos diferentes pontos de venda em Berlim. Quando for fazer a compra, ser-lhe-á perguntado por quantos dias quer o cartão e para que zonas de transporte, mas pode sempre contactar-nos por e-mail se tiver dúvidas sobre o levantamento ou a utilização.

Validação

O cartão Berlin Welcome funciona de uma forma simples: o cartão turístico é validado aquando da primeira utilização e, a partir daí, pode usufruir de todas as vantagens durante o período de tempo em que o adquiriu. Não se esqueça de o trazer sempre consigo durante a sua viagem e de o apresentar sempre nas bilheteiras dos museus e monumentos antes de comprar o seu bilhete.

Vantagens

Uma das vantagens mais importantes e que nem toda a gente conhece é o facto de as crianças até aos 14 anos viajarem gratuitamente nos transportes públicos acompanhadas por um adulto que possua este cartão. Inclui também um mapa da cidade com recomendações para a descobrir.

4. Atracções e experiências incluídas no Berlin Welcome Card

Torre de TV| ©Ana Rey
Torre de TV| ©Ana Rey

Enumerar os mais de 200 locais onde pode obter descontos com o Berlin Welcome Card (incluindo benefícios em lojas e restaurantes) é uma tarefa difícil, mas posso enumerar os que considero serem os descontos mais vantajosos do Berlin Welcome Card. Pode poupar 25% nos seguintes locais com o Berlin Welcome Card:

Museu Histórico Alemão

Com 8000 objectos seleccionados de diferentes colecções, este museu mostra os 2000 anos da história alemã num espaço de quatro andares.

Museu da DDR

Um dos museus mais visitados de Berlim e um dos mais interactivos do mundo. Através de uma experiência inversa, vai percorrer a rotina da Alemanha de Leste, os anos do Muro de Berlim ou o funcionamento da Stasi. Se nunca foi a um museu como este e se interessa pela história da cidade, recomendo.

Museu do Muro de Berlim

Um museu multimédia que cobre os anos da Guerra Fria e que conta a história de como o famoso muro mudou radicalmente o modo de vida na cidade.

Museu Judaico

Presidido por uma grandiosa obra de arquitetura, este é um dos museus mais inspiradores que se pode visitar na cidade de Berlim. Para além de oferecer interessantes factos históricos apoiados por fotografias reais, contém também testemunhos em diferentes formatos de judeus vítimas do Holocausto. A não perder.

Museu Madame Tussauds

Um dos museus de cera de maior qualidade da Europa. Uma visita aqui é uma forma diferente e divertida de aprender mais sobre a cultura alemã e mundial do passado e do presente.

Estádio Olímpico

Uma visita obrigatória para os adeptos do desporto, com várias visitas guiadas.

Museu Stasi

Não é segredo que, no que toca à espionagem, a Alemanha tem tido muito a dizer ao longo da história. Neste museu, encontrará uma interessante panorâmica histórica de tudo isto, que posso garantir que é muito interessante.

Subir à torre de televisão

O edifício emblemático da Alemanha na Alexanderplatz é também um dos melhores pontos de vista da capital alemã.

5. Possíveis extras ou extensões a acrescentar ao seu Welcome Card

Novo museu| ©Mike Steele
Novo museu| ©Mike Steele

Extensão do Berlin Welcome Card para a Ilha dos Museus

A extensão do Berlin Welcome Card que inclui o Museum Island Pass é válida por 72 horas. Durante este período, beneficiará de todas as vantagens do Berlin Welcome Card de 3 dias e terá também acesso a todos os museus situados na famosa Ilha dos Museus, um dos mais importantes sítios de museus da Europa.

  • A Antiga Galeria Nacional: abriga obras de arte do classicismo, do romantismo, do impressionismo e dos primórdios do modernismo.
  • O Museu Antigo: uma joia para os amantes de antiguidades. Foi o primeiro museu público da Prússia.
  • O Novo Museu: dividido entre uma coleção de arte egípcia e uma coleção de arte pré-histórica.
  • O Museu Pergamon: o museu mais visitado de Berlim. No seu interior, encontrará o Museu de Arte Islâmica e o Museu do Próximo Oriente com antiguidades como o friso de Pérgamo ou a porta do mercado de Mileto. Note-se que o Pergamon estará encerrado durante alguns anos para obras de construção, pelo que não está atualmente aberto aos visitantes.
  • O Museu de Arte Bizantina: também conhecido como Bode-Museum. Destaca-se a sua coleção de moedas, esculturas e tesouros.

A extensão do Berlin Welcome Card para a zona C de Berlim

O cartão genérico dá-lhe acesso gratuito à rede de metropolitano, autocarros e eléctricos de Berlim que cobrem as zonas A e B da cidade (centro de Berlim). Se estiver alojado mais longe ou se estiver interessado em visitar zonas mais distantes, pode pagar um suplemento de 3 a 5 euros para que o seu cartão de transporte cubra a zona C e Potsdam. Pode selecionar esta opção a partir do Berlin Welcome Card geral, escolhendo os dias e as zonas que desejar.

A extensão com tudo incluído do Berlin Welcome Card

Para além dos transportes gratuitos e dos descontos até 50% incluídos no pacote geral, esta opção VIP dá-lhe também entrada gratuita em vários locais de interesse e acesso ao autocarro turístico de Berlim com paragens gratuitas.

No caso da opção com tudo incluído, os descontos de 25% que obtém em locais como o museu da DDR, o museu da Stasi, o Madame Tussauds ou o Estádio Olímpico, entre outros, são convertidos diretamente em entradas gratuitas. Na minha opinião, se vai ficar alojado no centro de Berlim e a sua principal motivação para comprar o Berlin Welcome Card são os descontos e não os transportes, deve considerar esta opção, mesmo que opte por uma duração mais curta.

6. Quando é que vale a pena comprar o Berlin Welcome Card e que tipo escolher?

Pormenor do Museu Judaico| ©Mark B. Schlemmer
Pormenor do Museu Judaico| ©Mark B. Schlemmer

Os cartões de turista podem ser um investimento fantástico quando se visita uma cidade, mas o facto de compensar ou não depende sempre dos seus planos de viagem e do tempo que está disposto a gastar. Há uma série de factores a ter em conta para decidir se deve ou não comprar um cartão de boas-vindas a Berlim:

  • Quanto tempo vai ficar em Berlim. Este fator é essencial. Se vai estar na capital alemã durante 15 dias, não precisa de concentrar todas as suas visitas a museus em vários dias, mesmo que isso signifique poupar dinheiro. Por outro lado, se só vai estar dois dias em Berlim, talvez não queira passá-los só a ver museus e prefira desfrutar de outros aspectos da cidade.
  • A localização do seu alojamento. A principal vantagem do cartão Berlin Welcome é a gratuitidade dos transportes nas zonas A e B da cidade (zona C se escolher esta opção). O centro de Berlim é muito grande e pode viver num bairro central, mas longe das principais atracções turísticas. No entanto, se estiver alojado perto dos principais locais de interesse e também gostar de se deslocar a pé para os mesmos, não beneficiará tanto dos transportes gratuitos.
  • O número de museus que pretende visitar. Parece óbvio, mas talvez tenha ficado fascinado com a imensa oferta cultural de Berlim e não tenha tido em conta o número real de museus que vai visitar. Recomendo que planeie os museus ou monumentos que quer visitar e depois calcule quanto pouparia neles com os descontos do passe de cidade.
  • O seu ritmo de viagem. Para tirar o máximo partido de qualquer passe de cidade, é necessário viajar a um ritmo intenso. Quanto mais museus visitar, mais rentável será o investimento no seu cartão, o que significa visitar vários museus por dia. Se acha que isso o vai cansar e prefere alternar as visitas turísticas com os passeios pela cidade, escolha uma opção de menos dias para poder desfrutar do que vê e não visitar "por obrigação".
  • As outras actividades que vai fazer durante a sua visita: pretende alugar uma bicicleta, a visita a um restaurante é tão importante para si como a visita a um museu, quer subir à Torre de TV ou quer sair de Berlim sem visitar algumas das lojas? Se for esse o caso, consulte as outras vantagens deste cartão, para além dos descontos nas atracções turísticas.

Dica de viajante da Ana

Veja os restaurantes em Berlim onde pode obter um desconto com o seu cartão turístico; pode ficar surpreendido.

7. Outros passes turísticos de Berlim

Pormenor do Muro de Berlim| ©Carmel Rossen
Pormenor do Muro de Berlim| ©Carmel Rossen

Se está interessado na ideia de comprar um cartão turístico para visitar a capital alemã e quer comparar outras opções, recomendo este [artigo sobre o Berlin Pass](/alemanha/berlim/Berlin Pass/sc-158-1154). Esta é outra forma de desfrutar das atracções e museus de Berlim, poupando uma quantidade considerável de dinheiro.

Ao contrário do cartão Berlin Welcome, o Berlin Pass está mais focado nos passeios turísticos do que nos transportes: a versão standard inclui entrada gratuita nas atracções (em vez de descontos) e pode prescindir do bilhete de transportes para poupar nos custos, pelo que é uma boa opção se ficar no centro da cidade e andar a pé. O Berlin Pass está disponível para dois ou três dias e encontrará tudo o que precisa de saber sobre como o adquirir neste artigo: [Berlin Pass](/alemanha/berlim/Berlin Pass/sc-158-1154).

8. Se estiver interessado no cartão Berlin Welcome, também poderá estar interessado em

Palácio de Charlottenburg| ©Wesley van 't Hart
Palácio de Charlottenburg| ©Wesley van 't Hart

Uma das visitas que não pode perder em Berlim é o Palácio de Charlottenburg. Localizado a uma curta distância do centro e facilmente acessível por transportes públicos, este palácio e os seus impressionantes jardins merecem uma visita, especialmente se quiser escapar por uma manhã ao stress do centro de Berlim. Aqui está um link para o meu guia de Palácio de Charlottenburg em Berlim para que possa organizar a sua visita.

Com o cartão Berlin Welcome terá um desconto de 25% na visita ao interior, mas este palácio do século XVIII oferece também muitas outras experiências ao viajante que não deve perder.

Reservar uma visita guiada a Berlim