Berlin Pass

Se quiser tirar partido de tudo o que Berlim tem para oferecer a um preço muito vantajoso, leia mais sobre o Berlin Pass.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 8 minutos

Berlin Pass

Horizonte de Berlim | ©Fabian Schneidereit

Quando se faz turismo em Berlim, o ideal é ter todo o tempo e dinheiro do mundo para desfrutar do que a cidade tem para oferecer, mas como nem sempre é esse o caso, há uma forma de poupar tempo e dinheiro: o Berlin Pass.

1. O que é o Berlin Pass

Museu Bode| ©Reiseuhu
Museu Bode| ©Reiseuhu

O Berlin Pass é um passe turístico concebido para permitir aos visitantes de Berlim ver os principais pontos turísticos com uma série de benefícios e poupar tempo e dinheiro. Através do pagamento de um montante fixo, poderá:

  • Entrar gratuitamente em mais de 50 museus e monumentos de Berlim sem esperar nas filas.
  • Obter descontos em restaurantes e lojas seleccionadas
  • Fazer um cruzeiro no rio que atravessa a cidade
  • Desfrutar de um passeio de autocarro turístico
  • Obtenha um guia da cidade a cores para o ajudar a planear a sua viagem
  • Utilize gratuitamente os transportes públicos da cidade se selecionar esta opção

Passes de um dia

Dependendo dos seus planos de viagem, pode escolher entre o Berlin Pass de dois dias e o Berlin Pass de três dias e, por um pequeno custo adicional, pode adicionar a utilização gratuita dos transportes públicos da cidade, cobrindo as zonas A, B e C.

2. Como funciona o Berlin Pass

Antiga Galeria Nacional| ©Antonio Campoy
Antiga Galeria Nacional| ©Antonio Campoy

O funcionamento de qualquer passe turístico é simples: ativa-se com a primeira utilização e, a partir daí, tem um determinado período de tempo para beneficiar das suas vantagens, apresentando-o à entrada dos museus e monumentos. Quando chegar ao local turístico em questão, preste atenção à entrada principal, porque normalmente há uma entrada especial para quem tem este cartão para passar sem esperar na fila.

O Berlin Pass pode ser comprado em Berlim, mas também pode ser facilmente adquirido online e escolher entre levantá-lo em Berlim num ponto autorizado ou mandá-lo entregar no seu domicílio. Depois de o comprar, tem um período de dois anos para o ativar, pelo que não tem de se preocupar com a alteração ou cancelamento dos seus planos de viagem. Ao comprar o Berlin Pass online, pode resolver quaisquer dúvidas que possa ter por correio eletrónico ao fazer a sua reserva.

Preços por tempo de utilização

  • 2 dias: 99 euros
  • 3 dias: 119 euros
  • 2 dias + transporte: 115 euros
  • 3 dias + transporte: 145 euros

Preços especiais

As crianças com menos de seis anos não precisam de Berlin Pass para utilizar os transportes públicos e para entrar gratuitamente na maior parte dos museus e monumentos da cidade, quando acompanhadas por um adulto. Existe um passe especial para crianças dos 6 aos 14 anos que inclui o mesmo que o passe de adulto, mas a um preço reduzido.

Dica de viajante da Ana

Calcule a distância entre o seu alojamento e os pontos turísticos que pretende visitar para ver se deve ou não adicionar a opção de transporte ao seu Berlin Pass.

3. Que atracções e experiências estão incluídas no Berlin Pass

Checkpoint Charlie, Museu do Muro| ©Michael Fousert
Checkpoint Charlie, Museu do Muro| ©Michael Fousert

Já sabe o que é o Berlin Pass, como funciona, como comprá-lo e quais são os seus benefícios. Agora vou falar-lhe da parte mais interessante: o que inclui a entrada gratuita em museus e monumentos e que experiências pode fazer durante o tempo em que o tem ativo, também gratuitamente.

O Museu da Muralha

Localizado no Checkpoint Charlie, o mais famoso dos postos fronteiriços do Muro de Berlim, este museu é dedicado à história do muro que separava a cidade de Berlim em duas e aos anos da Guerra Fria. Uma opção ideal para uma visão aprofundada de como este período histórico afectou os habitantes da capital alemã e como influenciou o que a cidade é hoje.

Museu Pergamon

O museu mais visitado da famosa Ilha dos Museus, um dos mais importantes complexos de museus da Europa. Alberga arte islâmica e do Próximo Oriente, incluindo o friso de Pergamon e a Porta do Mercado de Mileto. Embora este museu esteja atualmente fechado para obras, terá de esperar vários anos para reabrir.

Subir à Catedral de Berlim

Um dos melhores sítios para contemplar as vistas da cidade enquanto se visita um dos seus edifícios mais conhecidos.

Antiga Galeria Nacional

Técnicas como o classicismo, o romantismo, o impressionismo e o modernismo misturam-se nesta galeria de renome.

Museu Bode

Também localizado na Ilha dos Museus, este museu alberga arte bizantina e é um dos favoritos dos caçadores de tesouros.

Museu Madame Tussauds

Este é um dos melhores museus de cera da Europa e a qualidade e quantidade das suas figuras fazem com que valha bem a pena uma visita. Pode também ser um programa divertido para toda a família.

Passeio de autocarro turístico com paragens gratuitas

Esta é uma das principais vantagens do Berlin Pass. Num dia à sua escolha, pode fazer um passeio de autocarro turístico por Berlim com vistas panorâmicas e comentários a bordo. Este passeio inclui também paragens livres, ou seja, pode entrar e sair do autocarro em todas as paragens que desejar, utilizando-o como meio de transporte para facilitar a sua visita à cidade.

Cruzeiro no rio da cidade

Se viajar para Berlim no verão (no inverno as temperaturas frias não o permitem), terá também acesso a um cruzeiro de uma hora no rio Spree. Recomendo que aproveite esta oportunidade; tem horários diferentes e é uma oportunidade ideal para apreciar as vistas da cidade sem pressas nem stress.

Passeio de bicicleta por Berlim

Durante a sua visita a Berlim, especialmente com bom tempo, verá centenas de transeuntes a andar de bicicleta pela cidade. Este é um meio de transporte muito popular na cidade e é também uma forma original e confortável de fazer uma visita guiada aos principais pontos turísticos da cidade.

Museu Judaico

Reconhecê-lo-á pelo conjunto arquitetónico à superfície e é um ponto de passagem obrigatório em qualquer visita a Berlim. Reserve pelo menos duas horas para o ver, pois contém uma multiplicidade de testemunhos e elementos contextuais que o ajudarão a mergulhar num período negro da história alemã.

Museu Stasi

Dedicado à espionagem alemã e aos diferentes momentos históricos em que esta desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da guerra e no futuro do país.

Museu da Fotografia

Este museu analisa diferentes temas através da fotografia, tanto das personalidades mais reconhecidas do género como de fotógrafos contemporâneos.

Museu Histórico Alemão

Mais de 8.000 objectos de diferentes tipos falam dos diferentes períodos da história alemã neste interessante museu. Um must para os amantes da história.

Legolândia

Um paraíso para os mais pequenos e uma visita divertida e curiosa para os adultos. No complexo Lego pode desligar-se do stress da cidade durante algumas horas.

Passeios a pé pela cidade

Esta é uma atividade obrigatória quando se visita qualquer cidade. Ter um guia especializado a acompanhá-lo num passeio a pé não só significa descobrir cantos interessantes da cidade que de outra forma não visitaria, mas também aprender factos importantes e históricos que o ajudarão a apreciar ainda mais tudo o que vê durante a sua viagem.

Dica de viagem da Ana

Há muitos museus em Berlim que estão fechados às segundas-feiras; tenha isso em conta antes de ativar o seu Berlin Pass.

4. Devo comprar o Berlin Pass?

Catedral de Berlim| ©Wendelin Jacober
Catedral de Berlim| ©Wendelin Jacober

Antes de decidir comprar este ou qualquer outro cartão turístico, o meu conselho é sempre o mesmo: planeie a sua viagem e faça as contas. O Berlin Pass é uma excelente forma de poupar dinheiro e tempo, mas é preciso planear com antecedência para tirar o máximo partido dele.

Sim, quando

  • A sua ideia é visitar a cidade a um ritmo intenso durante o período em que o Berlin Pass está ativo e ver dois ou três museus e monumentos por dia.
  • Vai utilizar regularmente os transportes públicos da cidade, quer porque o seu hotel fica longe do centro da cidade, quer porque não tenciona andar a pé.
  • Vai visitar a cidade na época alta, durante um fim de semana, e quer poupar tempo de espera.
  • Está interessado em experiências como um cruzeiro ou um passeio de autocarro turístico.

Não, quando

  • Os museus que pretende visitar estão fechados num dos dias em que o seu cartão está ativo.
  • Pode aceder aos museus ou monumentos com qualquer tipo de desconto especial (grupo, idade, profissão, etc.).
  • Pretende visitar apenas dois ou três museus durante a sua visita e os custos dos bilhetes individuais não cobrem o custo do cartão.

Seja qual for a sua escolha, lembre-se que Berlim não se resume a museus e monumentos; há bairros e espaços verdes para passear, bem como atracções turísticas que não exigem entradas. Reserve pelo menos um dos dias da sua viagem para passear por Berlim à vontade, sem pressas nem horários.

5. Diferença entre o Berlin Pass e o Berlin Welcome Card

Cruzeiro no rio Spree| ©Dennis Jarvis
Cruzeiro no rio Spree| ©Dennis Jarvis

Se já fez as contas e o planeamento e chegou à conclusão de que o Berlin Pass não é para si, pode também verificar as condições do Berlin Welcome Card antes de decidir não comprar um passe turístico. Esta é outra opção com a qual também pode poupar dinheiro durante a sua visita à capital alemã e eu escrevi tudo o que precisa de saber sobre o cartão aqui: Cartão de Boas Vindas de Berlim.

A principal diferença entre o Berlin Welcome card e o Berlin Pass é que o Berlin Welcome card está mais focado nos transportes públicos gratuitos (tem-no incorporado em todas as suas modalidades) do que nos bilhetes de entrada em museus e monumentos; na sua versão standard poderá aceder com descontos aos principais pontos de interesse da cidade, mas não de forma gratuita. Por outro lado, enquanto o Berlin Pass é válido por dois ou três dias, o Berlin Welcome Pass também pode ser utilizado por 4, 5 ou 6 dias.

Atualmente não está disponível no site Hellotickets nenhum destes passes turísticos de Berlim, mas pode dar uma vista de olhos ao resto das actividades que lhe podem interessar na sua viagem à capital alemã. Como sugestão, não perca alguns dos melhores museus da cidade ou suba à famosa Torre de TV de Berlim.

Reservar bilhetes para a Torre de Televisão de Berlim

6. Se estiver interessado em comprar o Berlin Pass, também terá interesse em

Palácio de Charlottenburg| ©Dmitry Makeev
Palácio de Charlottenburg| ©Dmitry Makeev

Há uma visita que não está incluída no Berlin Pass e que, se tiver tempo, vale bem a pena fazer durante a sua viagem à capital alemã: a visita ao Palácio de Charlottenburg.

Este palácio do século XVIII é o palácio mais importante da capital alemã e, para além de poder desfrutar da sua sumptuosa decoração interior, tem jardins impressionantes que estão abertos ao público gratuitamente. A visita é ideal para fugir ao stress do centro da cidade de Berlim, é facilmente acessível por transportes públicos e não demora mais do que uma manhã.

Além disso, o Palácio de Charlottenburg também oferece experiências premium, como um concerto de música clássica pela Orquestra Residente de Berlim ou um elegante jantar de três pratos no Orangery. Se estiver interessado em saber mais sobre esta experiência, pode visitar este artigo em Palácio de Charlottenburg em Berlim.

Reservar uma visita guiada a Berlim

Perguntas Frequentes

  • O Berlin Pass vale a pena?

    Sim, desde que planeie visitar várias atracções da cidade. Faça uma lista dos preços dessas atracções separadamente e veja quanto pode poupar com o Berlin Pass.

  • O que está incluído no Berlin Pass?

    Inclui entrada gratuita em mais de 50 museus e monumentos sem filas de espera, descontos em lojas e restaurantes, um cruzeiro fluvial e um bilhete de autocarro turístico, um guia da cidade e acesso aos transportes públicos.

  • Quais são os pontos altos do Berlin Pass?

    A Catedral de Berlim, o Museu do Muro, a antiga Galeria Nacional e o Museu Judaico, entre muitos outros.

  • Quanto custa o Berlin Pass?

    O preço depende do número de dias de aluguer e da inclusão ou não do acesso aos transportes públicos. Em geral, pode ser adquirido a partir de cerca de 93 euros.