Melhores trens panorâmicos saindo de Zurique

A beleza das montanhas e dos vales da Suíça é uma das atracções turísticas mais procuradas da Europa. Uma das melhores formas de a apreciar é de comboio.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

Melhores trens panorâmicos saindo de Zurique

Comboio a vapor no Vale do Alto Ródano | © Erich Westendarp

Zurique é uma cidade cheia de actividades e atracções turísticas. A sua localização também faz com que seja o destino perfeito para se ligar a outras cidades, graças ao excelente e moderno serviço ferroviário suíço.

É por isso que recomendo que, para admirar a beleza desta região, considere fazer um passeio num comboio panorâmico. Graças a estes trajectos, poderá desfrutar das belas paisagens de montanha que rodeiam esta cidade suíça.

1. Passeio de comboio pelas aldeias de Berna

Trilho do Eiger nos Alpes| ©Julita
Trilho do Eiger nos Alpes| ©Julita

Esta excursão permitir-lhe-á ligar facilmente a cidade de Zurique e o Oberland Bernês. É a maneira mais confortável de experimentar um comboio panorâmico se estiver alojado na capital suíça.

Esta excursão começa com um autocarro que o levará do parque de estacionamento do terminal rodoviário de Sihlquai. O autocarro deixá-lo-á na estação de Interlarken, onde começa a sua aventura de comboio através das épicas montanhas suíças.

Uma das maravilhas desta viagem é que poderá apreciar a altitude que estes comboios atingem enquanto admira as belas paisagens das cadeias montanhosas do Eiger, Monch e Jungfrau.

Um bónus desta excursão é que será acompanhado por um guia que lhe explicará todas as questões que possa ter sobre a geografia, a história do comboio e toda a beleza que vê durante a viagem.

Factos úteis

  • Duração: O passeio tem uma duração total de 12 horas
  • Preço: 296 euros aproximadamente

2. O Expresso do Glaciar

Expresso do Glaciar| ©BazzaBoy
Expresso do Glaciar| ©BazzaBoy

O Glacier Express é considerado uma das mais belas viagens de comboio do mundo. Inaugurado em 1930, tem sede em duas estâncias de esqui, Sankt Moritz e Zermatt, e percorre o centro e os vales dos Alpes suíços, passando por importantes estâncias de esqui como Chur, Distentis, Andermatt e Oberwald.

Embora o percurso tenha 291 km, o Glacier Express demora cerca de 8 horas a ser concluído. É por isso que é frequentemente referido como "o comboio expresso mais lento do mundo".

Este comboio é um bom exemplo de que há coisas na vida que são melhor apreciadas a um ritmo mais lento, uma vez que a sua velocidade permite descansar e admirar a paisagem.

Se 8 horas de comboio lhe parecerem muito tempo, pode optar por viagens intermédias. Se consultar os horários dos diferentes comboios, pode escolher a opção mais curta para viajar neste comboio. Desta forma, pode adaptar a viagem de comboio panorâmica ao seu horário

Uma das principais atracções desta viagem é a forma como o comboio percorre a intrincada geografia dos Alpes. O Expresso Glaciar passa por quase 300 pontes, a partir das quais se pode apreciar a beleza das montanhas e vales suíços.

Também é possível ver proezas de engenharia, como os 91 túneis que atravessam as montanhas. O mais importante deles é o Furka, com mais de 15 quilómetros de comprimento.

Conforto

O comboio tem grandes janelas, assentos confortáveis e um extenso menu de deliciosa cozinha suíça. Além disso, se desejar, pode ouvir os audioguias disponíveis em mais de 6 línguas, incluindo o espanhol, com auscultadores durante toda a viagem. Assim, poderá aprender factos interessantes sobre os locais que visitar, bem como a história do comboio e de cada aldeia que visitar.

Devido à duração da viagem, há apenas 4 partidas diárias, das quais apenas 2 fazem a viagem completa. Por este motivo, recomendo que tenha isto em conta quando reservar o comboio. Lembre-se que, para além do bilhete, este comboio exige a reserva do lugar, que pode ser feita até 90 dias antes.

O que verá no comboio

Uma das paisagens mais interessantes é a forma como os construtores dos caminhos-de-ferro suíços conseguiram fazer grandes extensões de túneis para atravessar o meio dos Alpes. O mais famoso é o Furka Pass, construído em 1982, que permite a circulação do comboio 365 dias por ano. No passado, a neve impedia a circulação deste troço no inverno.

O mais famoso é o Viaduto Landwasser, que atravessa o rio Landwasser. Ao atravessar o rio, a curvatura do viaduto permite ver todo o comprimento do comboio. Recomendo que procurem um lugar perto das extremidades do comboio para melhor apreciarem isto.

Se decidirem fazer a viagem completa, podem então observar a beleza do Matterhorn em Zermatt, que podem facilmente identificar, pois tem uma forma semelhante à barbatana de um tubarão.

Como lá chegar a partir de Zurique

Embora a opção do Glacier Express mais próxima da cidade de Zurique seja a estação de comboios de Chur, recomendo que , para apreciar a paisagem única, faça a viagem completa entre Zermatt e St. Moritz. Para tal, o ideal é dirigir-se a qualquer uma das estações centrais para iniciar a sua viagem.

Embora existam excursões que oferecem esta opção, a forma mais recomendada de chegar a qualquer uma das estações centrais do Glacier Express é de comboio. Para o fazer, sugiro que chegue um dia antes da excursão, pois não quer ter pouco tempo.

Além disso, lembre-se que quase todos os comboios partem de manhã, entre as 8 e as 10 horas, pelo que é aconselhável dormir em qualquer um dos terminais, tanto para partir como para regressar.

Se não quiser fazer a viagem completa, pode apanhar um comboio interurbano de Zurique para Chur e, a partir daí, apanhar o Glacier Express na direção que pretende.

  • De Zurique para Zermatt: A forma mais conveniente é apanhar um comboio interurbano de Zurique para a estação de Visp, onde poderá fazer a ligação entre Visp e Zermatt através de um comboio regional. Uma vez em Zermatt, pode apanhar o Glacier Express na plataforma 4 da estação.
  • De Zurique para St. Moritz: apanhe primeiro o comboio intercidades para a estação de Landquart. Depois, pode apanhar o comboio regional para St Moritz. Em St. Moritz, pode apanhar o Glacier Exress na plataforma 3.

Reservar uma viagem de um dia nos Alpes a partir de Zurique

3. Rota de Bernina (Coira - Tirano)

Expresso de Bernina| ©Andreas Stutz
Expresso de Bernina| ©Andreas Stutz

Esta viagem de comboio panorâmica é uma das mais belas da Europa e é ideal para ligar a Suíça ao Norte de Itália. Parte da estação de Coira e chega à estação italiana de Tirano.

Uma das principais atracções desta rota é o facto de subir até 2.500 metros acima do nível do mar no seu modesto percurso de 129 km. Estas subidas e descidas tornam a viagem emocionante.

Para além de passar por 55 túneis e 195 pontes, pode ainda desfrutar das belas paisagens dos Alpes Centrais. Além de ser uma das mais importantes atracções turísticas da Suíça, o Expresso de Bernina é, desde 2006, Património Mundial da UNESCO.

Se quiser viajar de e para Zurique, terá de desmarcar todos os seus planos para o dia, uma vez que a viagem pode demorar todo o dia. Em geral, a viagem completa demora entre 9 e 10 horas, porque a viagem de ida demora cerca de 4 a 5 horas. Recomendo que aproveite a viagem para descansar em Tirano e visitar esta bela cidade italiana na região da Lombardia.

Embora possa depender da categoria ou do valor do bilhete escolhido, o comboio tem muitas comodidades, tais como assentos espaçosos, janelas grandes para observar a paisagem e guias áudio em diferentes línguas.

É importante notar que este comboio não tem uma carruagem restaurante. Embora haja um frigobar a bordo para comprar lanches, doces e bebidas, sugiro que pense em almoçar quando chegar a Tirano.

O que verá durante este percurso

Este percurso oferece a possibilidade de viajar ao longo de uma obra de engenharia ferroviária: o viaduto em espiral de Brusio. Quando este percurso foi construído, procurou-se alterar o menos possível o ambiente natural. Por isso, não verá nenhum túnel à volta de Brusio. Este viaduto foi criado para resolver um erro de cálculo na projeção da inclinação.

Nesta viagem também se pode ver o maciço de Bernina a partir da curva de Montebello. Outra atração natural é o glaciar Morteratsch. Também os três lagos Lej Pitschen e Lago Bianco.

Como chegar a partir de Zurique

Esta rota é servida por 2 tipos diferentes de comboios: o comboio regional clássico e o comboio panorâmico Bernina Express. Este último não pode ser apanhado diretamente de Zurique. Para o fazer, terá de apanhar um comboio intercidades até à estação de Chur, onde poderá embarcar no Brenina Express para Tirano.

O comboio panorâmico desta rota é uma excelente opção pelas suas grandes janelas, assentos confortáveis, mini-bar e guias áudio em diferentes línguas.

Mas se tiver pouco tempo ou quiser apanhar um único comboio de Zurique para Tirano, pode apanhar diretamente o comboio Regional. Este tem a vantagem de ser mais frequente e de circular diretamente, pelo que a viagem será mais rápida. A sua desvantagem é que não tem janelas amplas como o comboio panorâmico e tende a ser mais caro se não for reservado com antecedência.

4. Passe Dourado

Lago Interlaken| ©Tucker Monticelli
Lago Interlaken| ©Tucker Monticelli

Uma das melhores opções se estiver na Suíça por pouco tempo e quiser ver as melhores paisagens dos Alpes. Zurique é uma óptima opção para excursões de 1 dia para ver os locais mais bonitos da Suíça. Se estiver hospedado em Zurique ou nos seus arredores, recomendo que apanhe qualquer comboio que o leve a Lucerna para começar a sua viagem.

O Golden Pass faz a viagem Lucerna - Montreaux em cerca de 5,5 horas, por isso, se decidir fazê-lo a partir de Zurique, gastará cerca de 12 horas em vários comboios. Para lá chegar a partir de Zurique, existem diferentes opções: apanhar um comboio para a estação de Lucerna ou um autocarro do terminal rodoviário de Zurique para Lucerna. Recomendo a opção de comboio, pois é a mais direta e mais rápida.

A rota panorâmica está dividida em 3 secções diferentes.

  • Interlaken
  • Zweisimmen
  • Montreux

Tenha em atenção que, se quiser fazer todo o percurso , terá de sair do comboio duas vezes para entrar no seguinte. Cada secção é fantástica, por isso aqui estão as principais atracções de cada secção e as suas principais características.

Secção 1: Lucerna a Interlaken Ost

Esta secção também pode ser encontrada como "Luzern-Interlaken Express". A distância entre Lucerna e Interlaken é de cerca de 100 quilómetros e o expresso percorre-a em uma hora e 50 minutos. Como já deve ter reparado, este comboio não se destaca pela sua velocidade, pois utiliza um ritmo perfeito para poder admirar as belas paisagens em pormenor.

Isto porque neste troço poderá admirar o Lago Lucerna, o Sarnen e o Lungern. Recomendo que, ao reservar os lugares nesta secção, escolha os lugares do lado direito, pois terá a oportunidade de ver os lagos e a forma como estes reflectem as montanhas.

Depois de passar os lagos, o comboio sobe até aos 1059 metros acima do nível do mar para atravessar o Bruning Pass. Depois desta incrível subida, o comboio começa a descer pelo vale até chegar a Meiringen. Depois de atravessar o belo vale de Hasli, poderá admirar o deslumbrante lago Brienz.

Secção 2: Interlaken Ost a Zweisimmen

Interlaken é considerada a porta de entrada do Golden Pass para a região de Jungfrau. Se tiver tempo, esta região é ideal para visitar em qualquer altura do ano. Tem várias pistas de esqui com uma extensão de 12 a 14 km, 40% das quais podem produzir neve artificial.

No verão, pode desfrutar de mais de 500 km de trilhos marcados para caminhadas e trekking, quer para visitar os lagos, quer para escalar as montanhas mais famosas, como o Eiger, o Mönch e o Jungfrau.

Ao continuar o seu caminho para Zweisimmen, pode admirar a beleza da cidade de Spiez e a vista panorâmica do famoso Lago Thun. Além disso, se prestar atenção, poderá admirar a forma particular da montanha Niesen.

Secção 3: Zweisimmen a Montreux

Esta última parte da viagem, para além de ser a secção onde se deixa a Suíça germanófona e se entra na Suíça francófona, é o ponto mais alto da linha: a cidade de Gstaad.

Ao reservar os seus bilhetes para esta viagem, pode escolher entre o Golden Pass Classic e o Golden Pass Panoramic. O primeiro é um comboio com carruagens da "belle époque". Estas têm todos os luxos das carruagens do Expresso do Oriente, pelo que entrar nelas será como viajar no tempo. Recomendo que reserve estes lugares com antecedência, uma vez que tendem a esgotar-se rapidamente

O Golden Pass Panoramic nesta secção é também uma experiência única, uma vez que estas unidades modernas têm grandes janelas, muito espaço e todos os confortos. Mas alguns destes comboios têm algo único, a possibilidade de investir alguns euros extra para reservar "lugares VIP de luxo" na primeira carruagem. Aqui a experiência torna-se única, pois vai sentir-se como se estivesse a conduzir a formação do comboio.

Extra: O Comboio do Chocolate

Comboio de chocolate na estação| ©Paula Funnell
Comboio de chocolate na estação| ©Paula Funnell

Se optar por viajar entre maio e setembro, poderá experimentar esta deliciosa viagem. Esta secção permite-lhe viajar entre Montreaux e Montbovon enquanto prova os melhores chocolates e queijos da região.

Se gosta de doces, este comboio leva-o até à fábrica da Nestlé em Broc. Uma atração adicional é o facto de poder viajar nos comboios históricos da Belle Epoque como se estivesse numa carruagem de primeira classe de 1915.

Qual é a melhor altura para apanhar um comboio panorâmico?

Estação de comboios com neve nos Alpes| ©Tambako the Jaguar
Estação de comboios com neve nos Alpes| ©Tambako the Jaguar

Uma das vantagens dos comboios panorâmicos é que não há uma altura do ano que seja melhor do que outra, uma vez que cada estação tem a sua beleza única. São todos muito modernos e têm todos os confortos para qualquer tipo de temperatura. Além disso, os percursos estão concebidos para funcionar com qualquer tipo de clima, seja nevoeiro, neve ou chuva.

Na primavera e no verão, o clima é ideal para admirar a beleza e o esplendor da natureza. Além disso, se quiser sair do comboio numa das estações, a Suíça oferece muitas actividades de trekking onde se pode admirar a beleza dos lagos e das montanhas. Zurique também oferece muitas e excelentes opções de verão para complementar a sua viagem.

No outono e no verão, os comboios panorâmicos são o local perfeito para admirar a forma como a neve realça a beleza da região: não só verá as tradicionais casas alpinas suíças com os seus telhados cobertos de neve, mas também as florestas e as encostas das montanhas cobertas de neve.

A maioria destes comboios chega às principais estâncias de esqui, pelo que terá a opção de esquiar ou praticar snowboard em mais do que uma ocasião. Recomendo que não perca a oportunidade de visitar Zurique no inverno, pois é um local cheio de actividades e opções para desfrutar ao máximo das suas férias.