12 Coisas para Fazer em Zurique no Inverno

Ir a Zurique no inverno significa paisagens nevadas e passeios de comboio. Vou mostrar-lhe algumas das melhores coisas para fazer no inverno.

Andressa García

Andressa García

leitura de 10 minutos

12 Coisas para Fazer em Zurique no Inverno

Zurique no inverno | ©Jörg Vieli

Percorrer as montanhas cobertas de neve à noite, beber chocolate quente e, acima de tudo, desfrutar das mais belas paisagens brancas, faz parte do que pode fazer durante a sua visita a Zurique durante o inverno.

Entre as coisas que pode ver e fazer em Zurique durante esta estação, não pode deixar de incluir o esqui na neve. Para além disso, vou mostrar-lhe outras actividades menos típicas que pode definitivamente fazer em Zurique durante o inverno, incluindo dormir num iglu ou mesmo tomar banho nas requintadas fontes termais que este país tem para oferecer.

1. Subir ao topo da Europa

Túnel azul de Jungfraujoch| © Angelo Burgener
Túnel azul de Jungfraujoch| © Angelo Burgener

O topo da Europa é um sítio onde se pode subir independentemente do tempo ou da estação do ano, mas visitar o topo da Europa durante o inverno é uma das melhores experiências que se pode ter durante esta estação, porque as vistas da montanha coberta de neve são verdadeiramente belas.

Por outro lado, outra experiência verdadeiramente deslumbrante é o passeio a bordo de um dos melhores comboios panorâmicos de Zurique, que o levará a ver muitas das aldeias alpinas que se situam em torno das montanhas cobertas de neve.

Na sua visita a Jungfraujoch, terá a oportunidade de subir ao miradouro, de onde poderá ver toda a montanha coberta de neve e tirar as fotografias mais espectaculares da sua viagem ao pico mais alto da Europa.

Reserve a sua excursão a Jungfraujoch

2. Patinagem no gelo em pistas de gelo naturais

Lago St. Moritz no gelo| © Etiaetia1020
Lago St. Moritz no gelo| © Etiaetia1020

Se há uma atividade que vai adorar em Zurique e no resto da Suíça, é a patinagem no gelo. O inverno traz consigo temperaturas negativas que ajudam a criar pistas naturais de patinagem no gelo.

Pode fazer esta atividade gratuitamente no centro da cidade, mas também há diferentes locais pagos onde pode alugar alguns minutos de patinagem no gelo. Além disso, se quiser ver diferentes pistas de gelo naturais, recomendo que apanhe um teleférico ou uma excursão de autocarro privada em Zurique e se deixe surpreender pelas paisagens naturais.

Reserve a sua excursão privada de autocarro em Zurique

3. Aquecer-se no Museu da Casa do Chocolate Lindt

Museu Casa do Chocolate Lindt| ©Dorothea
Museu Casa do Chocolate Lindt| ©Dorothea

Se quiser fazer uma pausa na neve e aquecer-se, recomendo uma visita ao Museu Lindt em Zurique, onde poderá desfrutar de interessantes exposições sobre a história do chocolate e da marca, bem como de degustações ilimitadas de chocolate.

Sabia que no interior encontrará uma fonte de chocolate com nada menos que 9 metros de altura? Por causa de coisas tão espectaculares como esta e também por causa da visita interactiva incluída no bilhete de entrada, esta é uma atividade que recomendo vivamente que faça com crianças na sua viagem a Zurique. Garanto-lhe que elas vão adorar!

Reserve o seu bilhete para o Museu Lindt

4. Passeio pela Cidade Velha de Zurique

Cidade Velha| ©Sergei Gussev
Cidade Velha| ©Sergei Gussev

Se pensava que o tempo frio o ia impedir de explorar a cidade velha, deixe-me dizer-lhe que estava enganado. Em Zurique, as excursões não param e a neve não atrasa ninguém. De facto, muito pelo contrário.

A Igreja de Grossmünster, a Bahnhofstrasse, as casas medievais e a Câmara Municipal são apenas alguns dos locais que pode visitar quando reservar uma visita guiada ao centro histórico de Zurique com um guia especializado que lhe contará histórias interessantes sobre a zona.

Só precisa de um bom casaco e de uma grande vontade de descobrir a zona mais clássica de todas.

Reservar uma visita guiada ao centro histórico de Zurique

5. Dormir num iglu

Dormir num iglu| ©CarmenD
Dormir num iglu| ©CarmenD

Esta é talvez uma das experiências mais incríveis que pode ter durante a sua visita a Zurique. Para esta experiência, terá de se deslocar a uma das zonas comuns de esqui. Estas costumam construir iglus durante o inverno para oferecer aos visitantes uma aventura completamente diferente.

Cada uma das empresas que oferecem este serviço costuma criar os seus próprios pacotes, entre os quais pode escolher o que melhor se adapta às suas capacidades e necessidades. Entre as comodidades que se costumam ter dentro do iglu estão as piscinas termais. O interessante destas experiências é que só podem ser vividas durante o inverno, porque no verão é impossível levantar o iglu.

Para além das piscinas termais, outras atracções que normalmente são oferecidas dentro destes iglus são o serviço de bebidas quentes de boas-vindas, sacos-cama e lâmpadas de segurança com pilhas suficientes.

6. Descer de trenó pelas montanhas nevadas

Crianças em trenós na Suíça| © Doc Searls
Crianças em trenós na Suíça| © Doc Searls

Se há algo que apela à aventura, é andar de trenó na neve, e se for de noite, tanto melhor. Estas experiências são comuns na Suíça durante a época de inverno e é definitivamente uma atividade que não pode perder.

Uma das coisas que mais gosto nesta experiência é o facto de se poder subir para o trenó e deslizar do cimo da montanha com todas as medidas de segurança em vigor. Dependendo da montanha que escolher para descer de trenó, pode comer um fondue antes para lhe dar a energia necessária para se atrever a fazer esta atividade.

Há muitas opções para esta experiência, desde o tobogã noturno às primeiras horas da noite, até às visitas guiadas quando há lua cheia. Tudo depende do local onde se decide fazer a experiência. Mas, em suma, há muitas estâncias de esqui onde também pode experimentar a aventura de andar de tobogã.

7. Andar na neve com raquetes de neve

Andar com raquetes de neve| © Andreas
Andar com raquetes de neve| © Andreas

Andar com raquetes de neve é uma das actividades mais divertidas que se pode fazer em Zurique durante o inverno, mas é preciso ter cuidado com a neve, pois alguns locais são mais macios do que outros.

Devido a esta situação, este percurso pedestre, que é uma das melhores excursões para descobrir a Suíça a partir de Zurique, é feito com raquetes de neve, que o ajudarão a caminhar melhor na neve. Além disso, este passeio pelos glaciares e zonas nevadas da Suíça é ainda mais bonito no inverno, porque as paisagens nevadas contribuem para a experiência.

O melhor desta atividade é que muitos parques estão preparados para que os habitantes locais e os turistas possam caminhar na neve com raquetes de neve. Muitos destes parques, onde é divertido explorar e caminhar, estão situados a curta distância de Zurique.

8. Tomar banho nas fontes termais

Fontes termais| ©Wells T
Fontes termais| ©Wells T

Um mergulho nas fontes termais é obrigatório, uma vez que a Suíça é tão fria no inverno que as fontes termais são um oásis para turistas e habitantes locais. Há muitos sítios para tomar banho nas fontes termais, tanto públicos como privados com grandes multidões.

Para além das fontes termais, em Zurique pode encontrar diferentes locais com um formato de spa onde pode alugar uma piscina termal. Esta é uma boa atividade para fazer com a família e amigos, e para incluir as crianças.

As temperaturas destas fontes termais rondam normalmente os 40ºC, pelo que vai adorar a ideia de relaxar nestes banhos enquanto olha para as paisagens à sua volta, como os picos nevados e as cores esbatidas pelo frio.

9. Esquiar na neve

Esquiar na neve| © Julita
Esquiar na neve| © Julita

Uma das actividades obrigatórias na Suíça é, sem dúvida, esquiar. Trata-se de uma atividade que pode ser praticada em qualquer altura do ano, mas esquiar nas montanhas nevadas durante o inverno é, sem dúvida, uma experiência mais emocionante e realista, graças às belas paisagens.

Outra vantagem de esquiar durante o inverno é que a neve é normalmente um pouco mais firme e, sobretudo, mais densa para esquiar. Há muitos locais que prestam este serviço durante o inverno, pelo que não será muito difícil encontrar o seu lugar para fazer esta atividade.

Moritz, uma aldeia com cerca de 87 pistas de esqui. Para além de ser uma das zonas mais altas da Suíça, é a sede dos Jogos Olímpicos de inverno, pelo que é um local interessante para visitar no inverno, quer goste de esquiar ou apenas queira apreciar a paisagem.

10. Visitar o Monte Rigi

Monte Rigi| ©Thomas
Monte Rigi| ©Thomas

Se visitar o Monte Rigi no inverno, não pode deixar de fazer caminhadas na neve e, sobretudo, snowboarding. Estas são as actividades preferidas aqui. Além disso, as vistas são de cortar a respiração e o ar fresco que se respira neste local é não só agradável, mas também ideal para a saúde respiratória.

Dependendo do tipo de excursão que escolher, pode apanhar o teleférico ou mesmo o comboio de cremalheira para uma das melhores excursões aos Alpes suíços a partir de Zurique.

A maioria destas excursões completas oferece-lhe a oportunidade de visitar Lucerna por conta própria durante cerca de duas horas, o que lhe dá tempo para tirar algumas fotografias extra e comer um almoço tradicional suíço. Esta é uma óptima experiência, especialmente se viajar com crianças, uma vez que Lucerna tem muito para oferecer aos mais pequenos.

11. Visita aos mercados de Natal

Mercado de Natal de Zurique| ©martin_vmorris
Mercado de Natal de Zurique| ©martin_vmorris

Uma das melhores coisas para fazer no inverno em Zurique é visitar os diferentes mercados de Natal. E, definitivamente, para desfrutar do Natal na cidade, é aconselhável fazer uma viagem a Zurique por pelo menos 3 dias.

Quer queira comprar decorações de Natal, quer queira provar os doces e a comida tradicional suíça durante a época natalícia, estes são definitivamente os locais onde se pode deixar envolver pela magia do Natal e desfrutar das festividades com as melhores tradições suíças.

Um facto interessante sobre estes mercados de Natal é que a Suíça alberga um dos maiores e mais coloridos da Europa, que se encontra no centro de Zurique, mesmo dentro da estação de comboios. A cidade de Basileia, perto de Zurique, é também um local onde se podem encontrar as criações de mais de 200 artesãos que se juntam para mostrar o seu talento no Natal.

12. Parapente nos Alpes

Parapente nos Alpes| © Julita
Parapente nos Alpes| © Julita

Se gosta de turismo mais radical, então vai adorar esta atividade. Se voar de parapente no verão já é uma experiência gratificante, ir no inverno em busca de aventura é uma experiência inesquecível.

Uma das coisas que mais aprecio e gosto de mencionar sobre esta aventura é a incrível vista dos Alpes que se pode ter das alturas. O melhor de tudo é que se pode sentir completamente seguro ao fazer parapente, porque na Suíça esta atividade foi muito aperfeiçoada, o que é uma vantagem se estiver à procura de aventura com segurança.

Do alto, podes tirar todas as fotografias que quiseres, porque a vista é verdadeiramente de cortar a respiração. Mas antes de fazeres parapente, deves saber que é importante seguir as instruções do teu guia especializado para evitar acidentes.

Como são as temperaturas em Zurique no inverno?

Rua de Zurique à chuva| © Valentin Hehli
Rua de Zurique à chuva| © Valentin Hehli

Na Suíça, o inverno chega por volta de novembro, altura em que as temperaturas começam a descer acentuadamente, com uma máxima de 7°C e uma mínima de 2°C. A estação fria na Suíça prolonga-se até março, sendo os meses mais frios dezembro e janeiro. No último mês do ano, as temperaturas aproximam-se dos 4ºC na máxima e dos -1ºC na mínima.

Em termos de humidade, o inverno é normalmente bastante húmido, sendo janeiro e fevereiro os meses com maior precipitação. E se quiser saber como será o céu, a verdade é que os meses mais nublados durante o inverno são novembro e janeiro.

Números de turistas de inverno em Zurique

Turistas em Zurique no inverno| © susan oh
Turistas em Zurique no inverno| © susan oh

Zurique não é claramente uma cidade particularmente movimentada durante o inverno, pelo que o número de turistas é muito menor durante estes meses do ano. No entanto, o número de turistas pode aumentar um pouco por volta de dezembro, devido à época natalícia.

O menor número de turistas facilita a procura de alojamento, de restaurantes e de reservas mais fáceis.

Preços de inverno em Zurique

Dinheiro em dólares| ©Karolina Grabowska
Dinheiro em dólares| ©Karolina Grabowska

Não é segredo que Zurique é uma das cidades mais caras da Europa, pelo que, em qualquer altura do ano, é natural que se note a diferença em relação a outras capitais europeias. Mas no caso da época de inverno nesta cidade, os preços são mais baixos do que no verão.

Se quiser ir a Zurique no inverno, deve saber que a melhor altura (em termos financeiros) para o fazer, se precisar de poupar dinheiro, é nos dias antes de dezembro.

Por outro lado, se quiser poupar muito mais dinheiro, deve fazer a sua reserva online, onde pode reservar com bastante antecedência para não perder nenhuma das atracções da cidade e dos seus arredores.

O que levar na mala para o inverno em Zurique?

Bagagem| ©Anete Lūsiņa
Bagagem| ©Anete Lūsiņa

O inverno é, sem dúvida, uma altura em que as temperaturas descem para níveis muito hostis, pelo que os agasalhos são imprescindíveis na sua mala quando visitar a cidade. Os sapatos fechados e os sapatos para caminhar no gelo são outra necessidade.

Recomendo que leve cremes protectores para a sua pele, porque o frio pode irritá-la se não tomar as precauções necessárias. Embora possa parecer contraditório, não se pode esquecer de incluir um fato de banho na sua lista de coisas a levar na sua viagem de inverno. Nas termas, dificilmente encontrará aluguer de fatos de banho, pelo que o melhor é levar o seu.

Também não deve deixar para trás o chapéu, o cachecol e as luvas. E como acessório, recomendo o uso de óculos de sol, mesmo que o dia esteja nublado.