Palácio de Godollo: tudo o que você precisa saber para aproveitar

O Palácio Gödöllo é uma das atracções que não pode perder se viajar para Budapeste. Vou contar-lhe tudo o que precisa de saber sobre o local preferido da Rainha Elisabeth da Hungria.

Joaquín Montaño

Joaquín Montaño

leitura de 7 minutos

Palácio de Godollo: tudo o que você precisa saber para aproveitar

Palácio Real de Gödöllő | ©Andrey Sulitskiy

A experiência de visitar o Palácio de Gödöllo não é uma experiência comum. Situado no condado de Pest, mais concretamente na aldeia de Gödöllo, este local é famoso por ter sido o lugar preferido da Imperatriz Sissi da Áustria.

A arquitetura do Palácio de Gödöllo faz dele um dos monumentos mais fascinantes da Hungria, sendo a fonte de inúmeras lendas e mitos. Os bilhetes para o Palácio de Gödöllo são fáceis de comprar, e prometo que não se arrependerá de considerar esta imponente atração durante a sua viagem.

A melhor proposta

Passeio Turístico Guiado ao Palácio da Pricesa Sissi Godollo em Budapeste

Reservar uma visita guiada ao Palácio Gödöllo

Perfeito se quiser conhecer as histórias da Rainha Elisabeth e de Francisco José no local onde foram vividas, graças ao trabalho de um guia profissional, sem ter de se preocupar com as deslocações.

A visita guiada ao Palácio de Gödöllo é uma das melhores visitas e excursões a partir de Budapeste, com a duração de uma hora e quinze minutos, e inclui um guia profissional, transporte para o palácio num veículo com ar condicionado e entrada no palácio.

Recomendado se... quiser saber mais sobre a história de Sissi e do Imperador Franz Joseph e também conhecer por dentro o palácio barroco que foi a residência de verão da Casa de Habsburgo.

Marque a sua visita ao Palácio Gödöllo

Existem visitas guiadas ao Palácio de Gödöllo - vale a pena?

Palácio e jardins| ©Andrey Sulitskiy
Palácio e jardins| ©Andrey Sulitskiy

Existem visitas guiadas ao Palácio de Gödöllo, e valem definitivamente a pena, muito mais do que uma simples visita não guiada, que o fará sentir que há uma parte da história que lhe escapa.

O mais interessante de fazer uma visita guiada é poder mergulhar nas histórias obscuras que se tecem entre os pisos do grande Palácio Real. É uma experiência fascinante, pois não é apenas o estilo arquitetónico inconfundível que liga o Gödöllo ao passado desta paisagem europeia.

Nas visitas guiadas, conhecerá os segredos, as passagens ocultas, as histórias privadas, o amor. Não se trata de visitar o palácio sozinho e esperar que as paredes falem consigo, porque não o fazem. Neste caso, tem de confiar em alguém para o guiar, e então sentirá que a própria história está a morrer para escapar ao esquecimento.

A maioria dos visitantes do Palácio de Gödöllő recomenda a visita com um guia. Como já expliquei, não é um edifício tão espetacular como alguns outros palácios europeus, e embora possa ser atraente para visitar, sem a componente de visita guiada, vai sentir que está a perder algo fundamental.

Enquanto pensa nisso e decide que quer mesmo ir ao palácio numa visita guiada confortável, aproveite para ler tudo o que precisa de saber sobre o Budapest Card.

Marque a sua visita ao Palácio de Gödöllo

Preços dos bilhetes para o Palácio de Gödöllo

Bilhete em euros| ©Pixabay
Bilhete em euros| ©Pixabay

Os bilhetes para o Palácio de Gödöllo custam cerca de 8 euros.

Por outro lado, se estiver à procura de uma visita guiada ou de uma excursão específica, os preços podem variar consoante o serviço oferecido.

Embora seja mais caro do que simplesmente pegar o bilhete, esta é a minha opção recomendada, pois a diversão desta atração turística reside, acima de tudo, em toda a história por trás dela que o guia encarregado de sua experiência irá lhe contar.

Marque a sua visita ao Palácio Gödöllo

Como chegar ao Palácio de Gödöllo a partir de Budapeste

Pessoa a conduzir| ©JESHOOTS.com
Pessoa a conduzir| ©JESHOOTS.com

O Palácio de Gödöllo situa-se a cerca de 40 minutos do centro da cidade de Budapeste. Tem algumas opções para lá chegar, desde uma viagem de comboio, autocarro ou carro ou, a minha preferida, uma visita guiada para o levar até lá.

Visita guiada ao Palácio de Gödöllo

A minha opção preferida: é conduzido num carro com ar condicionado, não tem de se preocupar com a visita e, quando chega, está pronto para ver o grande palácio barroco.

Tem muitas vantagens, a começar pelo facto de não ter de tirar mil bilhetes ou ir de um lado para o outro, mas simplesmente contratar um pacote que trata da maior parte dos seus planos para o dia.

Chegar ao Palácio de Gödöllo de comboio

Se quiser chegar ao Palácio de Gödöllo de comboio, pode fazê-lo apanhando o comboio da estação de Keleti. Chegará à estação de Gödöllo e, a partir daí, terá de caminhar pelo Alsópark. É uma óptima opção se quiser ir sozinho, pois é uma alternativa barata e bastante rápida.

O comboio parte de meia em meia hora, aproximadamente, e demora entre 26 e 38 minutos a chegar ao seu destino. A tarifa é de 1 ou 2 euros e a empresa responsável é a Hungarian Railways.

Como chegar ao Palácio de Gödöllo de autocarro

Para chegar ao Palácio de Gödöllo de autocarro, deve dirigir-se ao terminal de autocarros de Budapeste Kacsóh Pongrác út. Aí, encontrará um autocarro que parte diretamente para Gödöllo. A viagem demora cerca de meia hora, mas é preciso caminhar para lá chegar e os horários de partida não são tão exactos como nos outros casos. Se o seu orçamento está a começar a ficar apertado, esta é uma boa opção porque é uma viagem barata. No entanto, é o que demora mais tempo a chegar ao seu destino.

O bilhete custa entre 1 e 2 euros e a empresa responsável é a Volanbusz. A linha que deve apanhar é a 2199.

Chegar ao Palácio de Gödöllo de carro

Se quiser chegar ao Palácio de Gödöllo de carro, pode fazê-lo apanhando a estrada M3. Claro que terá de ter em conta os custos do combustível e do aluguer do carro. Mas é sempre uma boa opção deslocar-se desta forma, uma vez que pode até parar pelo caminho se vir algo que lhe chame a atenção e que nenhum guia turístico lhe tenha falado, como será o caso se escolher um dos melhores passeios de bicicleta em Budapeste.

Se está a planear uma viagem a Budapeste e costuma alugar um carro para se deslocar ao seu próprio ritmo, provavelmente terá de comprar uma vinheta húngara, que pode utilizar para se deslocar nas auto-estradas.

Reservar uma visita ao Palácio Gödöllo

Horário de abertura do Palácio de Gödöllo

Vista aérea do Palácio| ©Civertan
Vista aérea do Palácio| ©Civertan

O Palácio de Gödöllo abre as suas portas aos visitantes às 10:00 e fecha às 16:00. No entanto, dependendo da altura da sua viagem a Budapeste, deve prestar especial atenção aos horários de abertura, uma vez que estes variam por vezes de acordo com a estação do ano. Em particular, o horário de encerramento, que é geralmente um pouco mais tarde durante as épocas turísticas altas.

É aconselhável ir ao Palácio de Gödöllo com crianças?

Jardim do Palácio| ©Zolee78
Jardim do Palácio| ©Zolee78

Uma visita ao Palácio de Gödöllo não é uma visita que não possa ser feita com crianças. No entanto, cabe-lhe a si decidir se acha que será confortável ou não. Pode ser uma ocasião interessante, especialmente se estiver a viajar com crianças curiosas e respeitadoras de espaços como este.

Além disso, o Palácio Gödöllo oferece visitas guiadas para mães, sob o nome "Look, Mummy". Estas visitas são especialmente concebidas para mães com bebés e têm a duração de uma hora, podendo ser uma excelente alternativa se não se sentir à vontade para fazer este tipo de atividade com os seus filhos e estes se aborrecerem ou fizerem barulho.

Se estiver a viajar com crianças, recomendo este artigo com 10 dicas para seguir na sua viagem a Budapeste, que pode ser útil para se organizar da melhor forma possível. Se não estiver a viajar com crianças, recomendo também este artigo, mas as mães devem tomar precauções extra.

Marque a sua visita ao Palácio de Gödöllo

O que não pode perder no Palácio de Gödöllo

Salas do Palácio| ©Maria Eugenia
Salas do Palácio| ©Maria Eugenia

Há muitas coisas que não pode perder no Palácio de Gödöllo, uma vez que é um sítio enorme, cheio de salas e de referências à história. Gostaria também de recomendar alguns dos quartos que não deve perder:

  • O quarto de Sissi: Quem não gostaria de conhecer o sítio onde a imperatriz viveu?
  • A capela: É um belo edifício de estilo rococó, ideal para os crentes e os fanáticos da arquitetura.
  • Os jardins: O espaço que rodeia o palácio é tão grande como o próprio edifício. Os seus jardins são muito bonitos e o passeio é permitido aos turistas.
  • Pinturas e fotografias: Pode apreciar numerosos retratos de Sissi.

Marque a sua visita ao Palácio Gödöllo

Que tipo de eventos oferece o Palácio de Gödöllo durante o ano?

Advento no palácio| ©veuropa
Advento no palácio| ©veuropa

O Palácio de Gödöllo acolhe numerosos eventos ao longo do ano. Alguns deles são de natureza privada, uma vez que existem várias salas disponíveis para o efeito. Outros, no entanto, são abertos ao público e são óptimas ocasiões para visitar este imponente palácio.

Alguns destes eventos incluem:

  • Festival de Música de Câmara: Uma ocasião incrível para apreciar os melhores compositores do continente europeu. Ideal para quem viaja em julho.
  • Dias Barrocos no palácio: Como se viajasse no tempo, pode assistir a uma feira de época, com concertos e espectáculos de dança. Ideal para quem viaja em agosto. Nesse caso, descubra o que mais se pode fazer em agosto em Budapeste.
  • Festival Internacional de Harpa: Quer ouvir os melhores harpistas de todo o continente? Eles se apresentam aqui no Gödöllő. Ideal para outubro. Em outubro, em Budapeste, há também outras opções.
  • Advento no palácio: O melhor artesanato popular, mesmo antes das férias de Natal. Ideal para aqueles que querem fazer presentes e estão à procura de coisas para fazer em Budapeste no Natal.

Dicas para visitar o Palácio Gödöllő

Detalhes do Palácio| ©Károly Szántai
Detalhes do Palácio| ©Károly Szántai

Se vai visitar o Palácio Gödöllő, há uma série de recomendações que penso que deve ter em conta.

Para começar, recomenda-se que use sapatos confortáveis, pois os passeios interiores e exteriores são feitos a pé, e podem ser extenuantes. Além disso, leve consigo um par de óculos de sol, para o proteger da luz intensa quando estiver a passear pelos jardins.

Por fim, é proibido fumar no palácio.

Marque a sua visita ao Palácio Gödöllo